ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resolução do telescópio constante usada

3 participantes

Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  astrorege Ter 14 Jul 2015, 14:20

Tenho procurado saber qual é a resolução do meu telescópio, pesquisando na internet o método, verifiquei que existe algumas constantes:

139.7/ D

114/ D

120/ D

E por ai vai. No site ADT nas características do 70mm e 90mm, por exemplo, constam como 1.66" e 1.3" respectivamente. Qual foi a constante utilizada para esse cálculo? Porém no site Apollo11, referente ao artigo da bandeira norte americana e dos equipamentos deixados lá, foi utilizada a constante 139.7. Em cada site aparece uma diferente da outra. Gostaria de saber qual é a mais utilizada e que oferece o cálculo mais realista.
astrorege
astrorege
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/07/2015
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  Bruno Ter 14 Jul 2015, 23:00

astrorege escreveu:Tenho procurado saber qual é a resolução do meu telescópio.
Gostaria de saber qual é a mais utilizada e que oferece o cálculo mais realista.
O cálculo do ganho de luz, baseado apenas no diâmetro da objetiva não reproduz fielmente a realidade por causa das perdas por reflexão, absorção e obstrução. Em todos os instrumentos registra-se o aparecimento de um disco ao redor de uma forma luminosa puntiforme. Esse é o "disco espúrio" ou disco de Airy. Esse disco pode ser observado numa noite calma num instrumento que permita uma ampliação mais elevada ou D em mm x coeficiente 2 ou D x 2. Ao redor desse disco vamos notar um ou dois anéis conhecidos como anéis de difração. A presença deles atesta a boa qualidade da atmosfera e do instrumento. Para determinar o poder resolutivo estabeleceu-se na prática a fórmula p = 120 / D. Dessa forma uma objetiva de 120mm vai separar exatamente 1 segundo de arco (1"), ou 120 vezes mais que o olho humano consegue, ou o mesmo que dizer 120 / D ou 120 / 120mm = 1".

Tabela prática:
60mm = 2.0"
76mm = 1.6"
80mm = 1.5"
90mm = 1.3"
100mm = 1.2"
120mm = 1.0"
150mm = 0.8"
200mm = 0.6"
250mm = 0.5"
300mm = 0.4"
355mm = 0.3"

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  deco27x Ter 14 Jul 2015, 23:28

A depender dos pressupostos usados para fazer o cálculo chega-se ao resultado de 120/D ou 140/D.

Em minha opinião, para um equipamento de excelente qualidade, é razoável assumir a fórmula 120/D. Mas a maioria das óticas não é tão boa assim...., daí para a maioria dos telescópios da orion, skywatcher, celestron, GSO, e outras a fórmula 140/D me parece mais realista.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  Bruno Qua 15 Jul 2015, 00:10

A título de reforçar a utilização da fórmula para o cálculo da resolução 120 / D, não podemos nos esquecer de que a procedência óptica é a mesma para todos ou seja, são provenientes de fabricantes chineses. Isso significa que as marcas tradicionais poderão estar niveladas com outras recém lançadas, então parece ser mais seguro a velha fórmula p = 120 / D. E para ajudar a justificar a utilização da fórmula 120 / D, o astrônomo Ronaldo Mourão, Jean Nicolini, Nelson Travnik, o professosr Rubens de Azevedo, Nilo Perissinoto e outros grandes, se valeram também dessa fórmula.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  astrorege Qua 15 Jul 2015, 00:27

Dependendo da ótica do equipamento, caso ela seja "padronichinada",  justifica - se o uso do p = 120/D, mas se a ótica for mais refinada, tipo das marcas mais conceituadas, tais como, Takahashi, Televalue e equivalentes ou dos grandes telescópios astronômicos, qual cálculo será usado?
astrorege
astrorege
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/07/2015
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  astrorege Qua 15 Jul 2015, 00:32

astrorege escreveu:Dependendo da ótica do equipamento, caso ela seja "padronichinada",  justifica - se o uso do p = 120/D, mas se a ótica for mais refinada, tipo das marcas mais conceituadas, tais como, Takahashi, Televalue e equivalentes ou dos grandes telescópios astronômicos, qual cálculo será usado?

Corrigindo segundo informações do colega deco27x justifica - se o uso do p = 120/d por p = 140/D. para óticas "padronichinada".
astrorege
astrorege
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/07/2015
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  Bruno Qua 15 Jul 2015, 01:06

Usando o Limite de Dawes temos a capacidade do telescópio em separar dois objetos estreitamente espaçados como as estrelas binárias por exemplo, em duas imagens distintas medidas em segundos de arco. Teoricamente para se determinar este limite dividimos 4,56 pela abertura do telescópio em polegadas. Por exemplo, em um telescópio de abertura de 8″ (200mm) a resolução Dawes é de 0.6 segundos de arco (4,56 dividido por 8 = 0.6), e o mesmo resultado é encontrado usando a fórmula 120 / D ou 120 / 200 = 0.6.
E nunca é demais lembrar de que as condições atmosféricas desfavoráveis, e a acuidade visual do observador podem na prática diminuirem este valor.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  astrorege Qua 15 Jul 2015, 13:32

Perfeito. Até aqui consegui entender a respeito dos problemas da ótica do telescópio, das condições atmosféricas e da acuidade visual do observador. Todavia, Lendo a respeito temos duas constantes principais: Dawes e Rayleigh. O que ambas tem em comum e o que tem de diferente? Qual é a mais utilizada? No site Apollo11 foi utilizada a constante de Rayleigh para calcular se os grandes telescópios enxergavam os equipamentos deixados na Lua. Já os sites de venda utilizam a de Dawes.

Talvez seja isso a final: utilizando Dawes para ótica mais elaborada e refinadas e Rayleigh para equipamentos ditos comuns. Esta conclusão confere.
astrorege
astrorege
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/07/2015
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  astrorege Qua 15 Jul 2015, 13:47

Foi aqui que vi a respeito sobre as medidas:

http://www.astrosurf.com/carreira/info_formulas.html
astrorege
astrorege
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/07/2015
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  deco27x Qua 15 Jul 2015, 14:22

Boa fonte colega. Eu não lembrava onde tinha lido sobre isso. Agora você me lembrou!

Este é um ponto onde é normal discordar...

Cada um assume o que acha mais razoável. Cada uma dessas constantes foi deduzida utilizando pressupostos ligeiramente diferentes.

O Limite de Resolução de Dawes, assume uma ótica impecável. Até onde posso ver, equipamentos de excelente qualidade chegam perto disso e me parece razoável utilizá-la para os mesmos.

O Limite de Resolução de Rayleight é menos otimista, e me parece mais razoável na maioria dos casos. Como o colega Bruno falou, muitos fatores podem contribuir para diminuir o poder separador do equipamento para um dado observador. O seeing naturalmente é o limite mais importante na maioria dos casos, e o limite de Rayleight nem leva isto em conta. Acontece que as óticas das marcas que citei são decentes mas longe da perfeição, sem falar que um equipamento dificilmente está perfeitamente colimado e erros de colimação, mesmo que pequenos, podem afetar o poder resolutivo do equipamento. Por estas razões, PESSOALMENTE, acho mais razoável usar o limite de Rayleight na maioria dos casos. Ele corrobora melhor o que eu mesmo tenho observado.

Vou citar exemplos:

Até hoje tive dois telescópios de verdade. Um refletor de 114mm e um de 200mm. Com o 114mm, a estrela dupla mais cerrada que consegui separar tinha 1,4" de separação.

Era um equipamento muito rápido, cuja colimação é muito crítica, sem falar que a ótica dele era um pouco abaixo do que deveria (lambda/3 segundo testes que realizei, os limites de Rayleight e Dawes assumem ótica com no mínimo qualidade lambda/4).

No meu 200mm a dupla mais cerrada que pude separar tinha 0,7" de separação (esta com bastante dificuldade, mas mostra que a ótica do meu 200mm é melhor que a do 114mm), em concordância com o limite de Rayleight. Evidentemente, preciso conseguir tentar observar uma dupla com 0,6" de separação para ter certeza se é possível, mas ma pareceu que aquela com 0,7" era o limite.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  astrorege Qua 15 Jul 2015, 14:53

Falando em estrelas duplas, caso eu veja uma dupla no telescópio, e não tenha certeza de qual seja, como faço para calcular distância angular entre elas.
astrorege
astrorege
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/07/2015
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  deco27x Qua 15 Jul 2015, 16:36

O ideal é justamente tentar identificar a estrela, para então utilizar os dados existentes sobre a separação da dupla. Se não me engano, existem oculares específicas para esta tarefa de medir as distância angular, raramente as vejo por aqui e só vejo sentido em adquirir uma se for um aficionado em estrelas duplas.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução do telescópio constante usada Empty Re: Resolução do telescópio constante usada

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos