ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

5 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  cyllaz Qua 22 Jul 2015, 23:25

Faz muito sentido essas imagens, pena que não ocorrem hoje em dia, eu li alguns artigos sobre o universo elétrico e confesso que ainda não o compreendi, ela não parece descartar a atual teoria da relatividade, mesmo por que ela já foi provada, preciso estudar mais esse assunto, pois pelo que me parece, o plasma é o protagonista da teoria o que me gera muitas duvidas, por exemplo, a terra não esta em estado platicopo e sim liquido, e mesmo assim a lua é atraída por ela, ou seja, não sei quase nada sobre essa teoria ainda, vou pesquisar mais...
cyllaz
cyllaz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  domingos.cjm Qui 23 Jul 2015, 02:10

Cuidado com as certezas da cosmologia, por exemplo, a velocidade da luz é tratada como uma constante mesmo já se tendo constatado em diversos experimentos q ela varia. Até recentemente era certo q os cometas eram bolas sujas de neve, muita coisa deverá ser revista com a aceitação da teoria do Universo Elétrico.
Sim, o plasma é fundamental na teoria do UE, mas é importante ressaltar q a cosmologia do plasma é uma teoria paralela e q foi incorporada pela teoria do UE q se considera mais abrangente.
Uma das coisas q mais me atraiu pela teoria do UE foi q ela não apela p/ partículas desconhecidas (dark matter), para energias desconhecidas (dark energy) e não desobedece as leis da química (estrela de nêutrons). Esta teoria parte de um princípio óbvio de q os corpos são eletricamente carregados, esta mesma energia q viabiliza nossa comunicação pela internet, e q o universo não deve ser interpretado como sendo preenchido por objetos q não estão interligados (por exemplo, já se constatou q galáxias se apresentam alinhadas no universo).
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  domingos.cjm Sex 02 Out 2015, 00:07

Pinos caídos do céu
Publicado em 30 outubro de 2013 por Rens van der Sluijs

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 0-0-0-0-bolts-out-thin-air
(Esquerda): A imagem clássica do raio alado como mostrado no reverso de uma moeda de 8 litras de Siracusa, Sicília, Itália (214-212 aC). (Direita): Sprites durante trovoadas em Kansas, 10 de agosto de 2000, observados na mesosfera, cerca de 50 a 90 quilômetros acima da superfície. Sua verdadeira cor é rosa-vermelho. © Walter Lyons, FMA Research, Fort Collins, Colorado, Estados Unidos da América / NASA

31 de outubro de 2013

A descoberta (ou reconhecimento) de 'mega-relâmpagos', relâmpagos na atmosfera superior ou eventos luminosos transitórios (TLE) é relativamente recente, devido à natureza fugaz desses fenômenos: a maioria não dura mais do que alguns milissegundos.

Uma mistura variada de tipos - como os ludicamente rotulados de 'sprites' e elfos '- descarregam energicamente entre a ionosfera e a cobertura das nuvens, completando, assim, circuitos elétricos entre a ionosfera e a superfície da Terra através de um raio comum.

Reconhece-se agora que a maioria dos sprites cai em uma das duas categorias: sprite em colunas ou C-sprites e ‘sprites cenoura’, talvez com ‘sprites de água-viva’ como uma terceira alternativa. Os chamados "sprites cenoura” são o tipo mais comumente relatado. Eles são caracterizados por "regiões centro luminosas fortes, afinando para altitudes mais baixas, enquanto mostrando um difuso 'cabelo' na região acima do corpo": "Perto do fundo, as cenouras são frequentemente acompanhadas por descargas capilares finas ou gavinhas”.

A semelhança visual notável junta sprites de todos os tipos, mas especialmente a cenoura, a representação clássica do bilobado 'raio' sagrado na Mesopotâmia antiga e arte Neo-hitita, do mundo greco-romano e Índia. Nessas culturas, o símbolo do 'raio' está bastante em desacordo com a aparência familiar do raio terrestre.

Sprites cenoura foram descritos como "feixes de gavinhas luminosas que se espalham para o exterior acima e abaixo de uma bola central brilhante”:' ... os ramos parecem começar a partir de pontos com características semelhantes a pequenas esferas localizados na, ou perto da, superfície do volume ocupado pelo sprite. ' Esta morfologia é também característica do raio mítico.

Assim, o vájra de tradição védica, que foi transportado para o misticismo budista:


    "O centro é uma esfera que representa a semente ou germe do universo em sua forma indiferenciada como "bindu" (ponto, zero, gota, menor unidade). .... Desde a unidade indiferenciada do centro crescer os dois polos opostos do desdobramento em forma de flores de lótus...”

Na mitologia, este curioso objeto é normalmente colocado nas mãos de um "Deus do céu" ou "Deus da tempestade” como uma arma contra os inimigos cósmicos. Por exemplo, mitografias gregas relacionam com 'Zeus’ a utilização de tais relâmpagos contra os Titãs durante sua batalha pela supremacia cósmica, ao final da sequência de ‘mitos da criação’:


    “Do céu e de Olympus ele veio imediatamente, lançando seus raios: os pinos voaram espessos e rápido de sua mão forte juntamente com trovões e relâmpagos, rodopiando uma chama incrível. ... Chama indizível subiu para o ar superior brilhante: o brilho intermitente do trovão brilhou ...”

Se o Monte Olimpo, a sede do deus irado, é interpretado corretamente como uma forma de axis mundi e este último foi realmente uma descarga de aperto Z (z-pinch) de plasma junto a ionosfera para a terra, talvez os "raios" que emanam desta residência foram efetivamente sprites.

Poderia o relâmpago atmosférico superior ter sido mais intenso e mais duradouro em condições geomagnéticas instáveis? A possibilidade parece genuína, considerando que - mesmo sob condições tranquilas de hoje - Sprites podem durar mais tempo (dezenas a centenas de milissegundos), mas com brilho muito reduzido. Mesmo no momento atual, pessoas com olhos de águia vendo trovoadas baixas acima do horizonte de uma distância considerável em uma noite de outra maneira escura e desanuviada são ocasionalmente capazes de ver sprites acima dos topos das nuvens. Talvez observações incidentais de sprites na região do Mediterrâneo do primeiro milênio AC mantiveram vivo memórias anteriores do relâmpago divino exercido pelos deuses durante as grandes guerras cósmicas em ‘illo tempore’ (tempo distante) - um raio mais brilhante, um pouco menos efêmero sustentado por uma atmosfera eletricamente mais ativa. O mesmo pode ser verdade para os aspectos do 'tradição do relâmpago' de culturas independentes em outros lugares.

As porcas e parafusos de como mega-relâmpagos trabalham fisicamente continua longe de ser entendido. A correspondência experimental mais próxima da estrutura discreta complicada dos sprites - até recentemente ignorado pelos especialistas - parece ser a simulação da evolução de um aperto Z (z-pinch) de plasma de alta densidade de energia de Anthony Peratt. Numa fase tardia na sequência, a instabilidade da coluna Peratt é reduzida a uma forma achatada central com eletrodos superior e inferior em forma de ‘copos’ ou ’braços’ dobrados em torno de um elemento central:

"Os padrões podem ser semelhantes a raios, elipsoidal, triangulares ..., um raio ou terminações de correntes com múltiplos filamentos."

Como sprites e Coluna de Peratt são dois fenômenos de plasma, mas em escalas diferentes, não é inconcebível que sprites sejam fisicamente formações equivalentes a Coluna de Peratt, que pode ter acompanhado a aparência do muito maior e mais duradouro axis mundi. A variante com múltiplos filamentos nas extremidades compara à estilização clássica do raio com uma flor ou um monte de 'pára-raios', enquanto aquela com copos ou toros corresponde naturalmente à Vajra.

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 800px-Thunderbolt_%28Vajra%29_LACMA_M.91.232.5
Vajra (raio) Camboja, 11º-12º século: Ferramentas e Equipamentos: ligas de cobre: Comprimento: 5 3 / 4 na (14,6 cm).; Diâmetro:. 2 em (5,1 cm):

De forma encorajadora, como a pesquisa sobre raios da atmosfera superior progride, um número crescente de propriedades é constatado como sendo aspectos correspondentes a coluna de Peratt. Estes incluem as 'colunas quase alinhadas verticalmente pontuadas por gotas" que constituem "as estruturas filamentosas luminosas de menor altitude de sprites colunares (sprites C)". Esta característica faz lembrar de variações sobre o raio greco-romano, como aquele com dois vórtices em forma de pinha estendendo em direções simetricamente opostas.

Mesmo o mais entusiasmado dos estudiosos muitas vezes detesta explicar temas enigmáticos sobre mito antigo e simbolismo em termos de raras listras marcantes da natureza. Então, o que será de maior vantagem para o apelo estrondoso da hipótese de Sprite - a cenoura ou a vara?

Rens Van Der Sluijs
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  domingos.cjm Sex 02 Out 2015, 02:12

Volta e meia eu gosto de jogar um jogo de estratégia, em particular Roma Total War II. Este jogo é muito bem feito e tem uma pesquisa mitográfica aprofundada e totalmente independente dos proponentes do Universo Elétrico, por isso pode ser considerado uma boa fonte de comparação. Um dos muitos símbolos utilizados para identificar as tribos da antiguidade me chamou a atenção pela semelhança incrível com a instabilidade diocotron observada no quadro do meio da imagem abaixo. O símbolo do jogo está na segunda linha, quarto escudo.

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Diocotron%20instability
Instabilidade diocotron


Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Sngl11
Símbolos dos escudos do Roma Total War II

Vários outros poderiam estar relacionados com alguma forma de estilização de fenômenos do plasma, nós mal começamos a fazer este tipo de relacionamento. Vc sugere algum outro?
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  domingos.cjm Ter 01 Dez 2015, 01:30

Abaixo temos mais um vídeo transcrito para o português.

Este vídeo aborda rapidamente a metodologia que os teóricos do Universo Elétrico utilizam p/ estudar antigos mitos e suas possíveis correlações com a cosmologia. Nesse ponto é absolutamente fundamental q o espectador já tenha algum grau de compreensão da prevalência do eletromagnetismo como força motriz do universo em contraposição a gravidade, pois é por conta do eletromagnetismo q podemos conjecturar em um universo muito mais dinâmico do q a atual teoria prevalente nos faz crer.





Eu mesmo demorei a aceitar tal conjectura e passei um bom tempo revendo os vídeos que explicam o universo com base no eletromagnetismo antes de aceitar imaginar tal possibilidade. Um vídeo fundamental como elemento de ligação, do meu ponto de vista, é o q fala s/ a morfologia da superfície de Marte.

Acima de tudo, não creia em histórias fantasiosas. Se não há coerência temporal nas diversas proposições que vagam pela internet, descarte-as!

Minha opinião pessoal é a de que há muita coerência em toda a teoria do Universo Elétrico e que esta proposta de reinterpretação do passado merece ser conhecida e seu entendimento aprofundado.


Vídeo s/ a formação da superfície de Marte
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  domingos.cjm Qua 17 Fev 2016, 16:36

Pintado em um canto?
Publicado em 02 de fevereiro de 2012 por Rens van der Sluijs

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 110808peratt
Dr. Anthony Peratt com (inserção) Don Marcelino Sanz de Sautuola

02 de fevereiro de 2012

A história se repete - e isso inclui a história da ciência.

Por volta de 1879, a própria noção de ‘arte pré-histórica em caverna’ era algo inédito. As famosas galerias de arte do Paleolítico dentro dessas cavernas como em Altamira, Trois Frères e Lascaux ainda estavam por ser descobertas no ventre da terra. Entra então o cavalheiro, jurista e arqueólogo amador espanhol, Don Marcelino Sanz de Sautuola (1831-1888). De Sautuola possuía a terra em que a caverna de Altamira foi encontrada em 1868 e começou a explorar as cavernas em 1875. Em 1879, uma descoberta ao acaso revelou as imagens maravilhosas para o mundo - enquanto Marcelino estava cavando no chão da caverna, em busca de ferramentas pré-históricas do tipo que ele tinha examinado na Exposição de Paris um ano antes, sua filha Maria, ainda criança, estava "correndo na caverna e brincando aqui e ali", quando, de repente, ela "descobriu formas e figuras no teto". Seus olhos eram os primeiros em mais de 10.000 anos a ver o grupo de grandes bisontes policromados no teto.

De Sautuola instantaneamente sentiu a antiguidade desta arte parietal. No ano seguinte, suas conclusões cuidadosas receberam elogios quando um professor de Madrid, Juan Vilanova y Piera (1821-1893), vistoriou o sítio, fazendo uma palestra sobre a descoberta, inclusive no Congresso Internacional de Antropologia e Arqueologia Pré-Histórica em Lisboa, e multidões inspiradas de pessoas foram visitar - entre eles o rei Alfonso XII. Claramente, de Sautuola tinha marcado o início de uma nova era na arqueologia.

Ou não tinha? Professor Vilanova y Piera era um geólogo e paleontólogo, enquanto os membros entusiasmados do público eram leigos. Especialistas da comunidade arqueológica pintaram um quadro muito diferente de Sautuola. Nas palavras de Paul Bahn e Jean Vertut, dois escritores modernos:
"Alguém poderia pensar que um achado tão notável, embora sem precedentes e inesperado, teria angariado interesse - mesmo comoção - ...; que teria havido um corre-corre de especialistas para ver o local; que Sanz de Sautuola teria sido festejado e parabenizado. É a vergonha eterna para a arqueologia que o oposto ocorreu, e que isto tenha ajudado a provocar sua morte prematura em 1888, um homem triste e desiludido ainda sob suspeita de fraude ou ingenuidade, com a descoberta rejeitada pela maioria dos pré-historiadores. Ele tomou a hostilidade pelo lado pessoal, como um ataque à sua honra e sua honestidade. "

A elite francesa de arqueólogos naquele momento tratou a proposição de de Sautuola com extremo desprezo. No grande Congresso em Lisboa, um decano, Émile Cartailhac (1845-1921), saiu em desgosto mediante exposição de desenhos das figuras de Altamira de Sautuola, sugerindo depois que os animais pintados eram anatomicamente incorretos. Em meio a rejeição universal, na sequência desta conferência, a única pessoa conhecida que realizou uma inspeção pessoal em Altamira foi mais uma vez um não arqueólogo: mesmo assim, o engenheiro francês, Edouard harle (1850-1922), aparentemente já tinha feito a sua opinião sobre a recente produção das pinturas antes de sua visita em 1881. A pintura estava bem preservada demais.

Eventualmente, os opositores bem credenciados tiveram que ceder. Com a descoberta de pinturas rupestres adicionais no La Mouthe, Dordogne, em 1895, seguido por um fluxo constante de outros, o nome de de Sautuola simplesmente tinha que ser inscrito nos anais da arqueologia. Em 1902, Cartailhac finalmente retirou de Sautuola toda a culpa, comentando mais tarde que "nós fomos cegados por algum espírito perigoso de dogmatismo".
Mais ou menos um século após e outro arqueólogo amador e amante de caminhadas é visto envolvido em uma exploração sistemática de arte rupestre pré-histórica, de cavernas a rochas expostas, trabalhando em círculos cada vez mais distantes das imediações de sua casa. Embora a maioria dos sites registrados ainda carreguem nomes espanhóis, o Novo México é agora o centro de ação. Acumulando o que é sem dúvida o maior banco de dados de imagens petroglíficas e imagens pictográficas em todo o mundo, este coletor faz outra descoberta que deveria balançar o mundo acadêmico. Desta vez, a revolução do pensamento não diz respeito à requintada arte naturalista do Paleolítico, mas as brutas e angulares imagens produzidas no Neolítico - e algum tempo depois. Um grupo misto de engenheiros elétricos e mitologistas são rápidos em oferecer apoio e espalhar a palavra a um público receptivo. Plenamente consciente da importância de suas descobertas e com um entusiasmo inabalável para o conhecimento, o pesquisador sem temor faz palestras numa universidade de prestígio para uma audiência de arqueólogos e outros especialistas. Mas ele é recebido com escárnio. Uma década depois, nem uma única publicação arqueológica abordou seu trabalho, e nem um único arqueólogo pegou o desafio e saiu para testar a nova ideia. Um silêncio impressionante é a voz coletiva de pesquisadores.

Infelizmente, de Sautuola não viveu para ver a aclamação pública da sua obra. A alegria de ver suas premonições corroborada pela descoberta de inúmeras cavernas similares não lhe foi concedida. Acelerada pela recepção áspera de suas divulgações, a sua morte prematura precedeu o pedido de desculpas de Cartailhac por um total de 14 anos. Por temer um destino semelhante para esse segundo pioneiro, Dr. Anthony Peratt, não é um cientista do etéreo, ele é um cientista de plasma que viu nas rochas algo real sobre o nosso passado.

Rens Van der Sluijs
mythopedia.info
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  domingos.cjm Qua 17 Fev 2016, 16:45

Imagem da caverna de Altamira - Espanha

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 140228101703-altamira-cave-1-horizontal-large-gallery

Mais da história da caverna no Wikipédia clique aqui.
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  domingos.cjm Dom 24 Jul 2016, 05:39

Por traduzir diversos vídeos p/ o site do Universo Elétrico fui convidado a participar da última conferência deste ano em Phoenix com tudo pago, realmente os americanos são de tirar o chapéu. Infelizmente pouco antes de viajar sofri de paralisia de Bell (não permanente e causada por vírus) e acabei não ficando muito bem na foto, mas foi um prazer enorme conhecer todos os postuladores do Universo Elétrico q me trataram com o maior carinho e atenção.

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 34pc5tc

A conferência foi extraordinária e em breve espero voltar a postar novos vídeos traduzidos p/ o português.
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  Bruno Dom 24 Jul 2016, 21:45

domingos.cjm escreveu:Infelizmente pouco antes de viajar sofri de paralisia de Bell (não permanente e causada por vírus)
A conferência foi extraordinária e em breve espero voltar a postar novos vídeos traduzidos p/ o português.
os americanos são de tirar o chapéu
Olá domingos.cjm, o Astro Fórum deseja a sua pronta recuperação. E de fato pude há tempos também comprovar que quando você trabalha sério, a cultura lá é a de reconhecer o seu trabalho e te fornecer meios de progredir. Ao que parece lá ainda continua sendo a terra da oportunidade, que o digam os astrônomos de lá, mesmo os amadores que sem burocracia tem ao alcance disponibilizados o que eles podem ter de melhor.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  domingos.cjm Seg 25 Jul 2016, 07:37

Obrigado pela consideração Bruno.
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  domingos.cjm Seg 01 Jan 2018, 08:52

Quando eu era jovem, meio século atrás, a televisão exibia muitos filmes s/ Roma e Grécia antiga, num destes filmes tinha uma coruja mecânica q considerei ridícula na época (assim como o tridente p/ um Deus guerrear), mas ao entrar em contato com as ideias do Universo Elétrico acabei entendendo o pq dos realizadores do filme 'Fúria de Titãs', na sua primeira versão, introduziram uma coruja mecânica como a da imagem abaixo.

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Bubo

Na realidade eles estavam tentando ser fieis ao texto mitológico original q comentava s/ uma coruja q não era exatamente um animal mas q tudo via e sabia. Pois justamente se vc tivesse no céu uma imagem como a da descarga elétrica no plasma q comentei no início deste tópico a condição de uma coruja q não é o animal, mas q tudo vê e 'sabe' é satisfeita.

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Plasma-owl-eyes

Vídeo:
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Teriam os povos antigos observado um universo diferente? - Página 2 Empty Re: Teriam os povos antigos observado um universo diferente?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos