ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que estudar primeiro?

2 participantes

Ir para baixo

O que estudar primeiro? Empty O que estudar primeiro?

Mensagem  Observatouro Ter 03 Fev 2015, 00:33

Pessoal, quem quer se aprofundar em física e consequentemente em tudo relacionado a astronomia deve estudar matemática primeiro?

Essa questão parece bem óbvia a ponto de nem precisar ser feita, mas na verdade não é.

Eu creio (se estiver errado por favor me corrijam), que seja possível estudar biologia e química independente de você se especializar em assuntos de matemática. Você pode ser mediano em matemática que não vai fazer diferença (bom, talvez com química menos). Já física se você não for "forte" em matemática não dá pra começar.

Estou certo?

Essa é uma dúvida que tenho e imagino que muitos novatos também.

Não digo o basicão, mas o médio/avançado da matemática mesmo.

Eu tenho material de todas as disciplinas, inclusive física, comigo (fora astronomia) mas antes de analisar me bateu essa dúvida sobre qual seria o mais indicado começar.

Se tem uma coisa que me incomoda é pegar uma matéria que é muito dependente da outra.

Observatouro
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 174
Data de inscrição : 07/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

O que estudar primeiro? Empty Re: O que estudar primeiro?

Mensagem  Bruno Qua 04 Fev 2015, 20:33

Observatouro escreveu:Eu tenho material de todas as disciplinas, inclusive física, comigo (fora astronomia) mas antes de analisar me bateu essa dúvida sobre qual seria o mais indicado começar.
Olá Observatouro, durante um período da minha vida eu comecei a estudar todas as disciplinas relacionadas às Ciências, uma a uma e a cada dia. Por exemplo, no primeiro dia uma ou duas horas de Matemática, desde as operações fundamentais até chegar um dia ao Cálculo Integral por exemplo. No segundo estudava Física desde o começo, no terceiro Química orgânica e inorgânica, Geologia, Meteorologia e etc..., indo assim com todas as disciplinas até completar um ciclo, para então recomeçar sempre um passo mais adiante. Aos poucos comecei a estudar duas disciplinas num só dia, às vezes três porque um assunto de uma remetia aos de outras. E foi assim que percebi como diferentes disciplinas eram interdependentes, ou mesmo se ajudavam.
Também não há duvidas quanto ao alcance de se poder contar com a Matemática, nem que seja na sua forma mais elementar ou básica. Quando ela era exigida a um grau superior ao meu conhecimento atual na época, eu me empenhava até dominar aquele assunto sem deixar de continuar avançando com as outras disciplinas, até que uma hora a coisa começava a fluir novamente. Mas se alguma coisa não entrava de jeito nenhum na minha cabeça, deixava de lado até que um dia ou eu acabava esquecendo daquilo, ou então num estalo compreendia.
Creio também que podemos compreender os conceitos sem precisar traduzir os pensamentos em números. Se dissermos que quanto mais rápido nós nos deslocamos mais rápido chegaremos ao nosso destino, isso pode ser compreendido imediatamente. Agora se você quiser acompanhar o aumento da velocidade terá de se valer de números em um gráfico.
Mesmo na Biologia precisamos contar as divisões celulares, as combinações genéticas, os períodos de tempo de vida dos seres vivos e por aí vai.
Me parece que ir formando uma base com um conhecimento mesmo que elementar ou básico sobre todos os assuntos relacionados à Ciência e se manter atualizado, certamente servirá para ampliar cada vez mais a nossa compreensão dos fenômenos no universo.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos