ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguém ja viu Ceres ou Vesta?

4 participantes

Ir para baixo

Alguém ja viu Ceres ou Vesta? Empty Alguém ja viu Ceres ou Vesta?

Mensagem  Reinaldo Bis Qua 02 Jul 2014, 10:49

Olá amigos da AF!

Muito ja ouvimos falar desses asteroides Vesta e o "Planeta Anão" Ceres. Que poucos conhecem sua existência, na verdade poucos sabem que existe um cinturão de asteroides entre Marte e Jupter.

Bom.. depois de ver a lista de eventos celestes do mês de Julho publicada pelo amigo Tellescópio eu fiquei curioso e vou tentar observa-lo esse mês, gostaria de observar alguns astros diferentes dos que habitualmente observo. Então segue as seguintes dúvidas.

1. Alguém de vocês aqui da AF ja observaram eles?
2. Como saberei que se trata de Ceres e Vesta? Vou ter que acompanhar seus movimento em comparação as estrelas ou dá pra diferenciá-lo das demais estrelas?

Ví também que o Cometa PANSTARRS está visível abaixo da estrela Rasalas na constelação de Leão... Alguém já observou ela?  

E agora lanço um desafio a galera da AF... vamos observa-los Ceres e Vesta esse mês e compartilhar essa "nova" experiência aqui.

Abraço a todos.
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém ja viu Ceres ou Vesta? Empty Vesta!!!

Mensagem  AGM Qua 02 Jul 2014, 16:40

Olá Reinaldo!
Há alguns meses atrás testando o GOTO através do Stellarium na minha janela a leste, eu estava bisbilhotando o software e vi na tela; "VESTA". Sim, eu o vi com o 114mm pela janela, com toda a interferência luminosa da cidade mesmo a noite, a menos de 40º, percebi que se tratava do Vesta porque ele fica diferente das estrelas: cinzento, opaco, fosco, quase esférico, pouca magnitude, parece uma pequena gota de mercúrio-cromo desfocado. Fiquei impressionado em ter presenciado, graças ao meu tubo de F curto que capta mais luz, se eu estivesse no terraço naquela noite teria o visto bem melhor, agora estou interessado num tablet ou num smartphone novo, pois o Android tem Stellarium e controle GOTO para bases motorizadas como no meu caso. Estou ficando mais interessado em céu profundo do que em planetas, e é muito bacana observar isso tudo no universo, mesmo com um espelho de baixo calibre.
Como nessa semana é possível ainda chover por aqui, ainda não me atualizei nos eventos do mês, o que faço de vez em quando, é uma simulação de tempo no Stellarium, para saber onde e quando alguns corpos celestes do meu interesse estarão em determinadas noites.

Vamos à caça do VESTA???
 Very Happy
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém ja viu Ceres ou Vesta? Empty Re: Alguém ja viu Ceres ou Vesta?

Mensagem  orlando Qui 03 Jul 2014, 09:01

Eu já tentei com binóculo e não consegui.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém ja viu Ceres ou Vesta? Empty Re: Alguém ja viu Ceres ou Vesta?

Mensagem  Reinaldo Bis Qui 03 Jul 2014, 09:21

Olá AGM...

Boa cara... agora sei que vou saber diferenciá-lo das estrelas. Também gosto muito de céu profundo por isso meu interesse de próximo ano pegar um refletor de 200mm.
Panetas são sim muito interessantes mas alguns são mais instigantes que outros como o caso de jupter que é um show de movimento e novidades; Saturno com seus anéis hipnotizadores; Vênus tem suas fases mas nenhum detalhe na superfície, ja Marte é preciso uma boa abertura, um bom aumento e uma boa condição atmosférica pra se ter uma imagem boa dele; Urano longe; Netuno nem se fala, Mercúrio muito pequeno e baixo no horizonte. O céu de fundo nôs proporciona belas imagens que apesar de imutáveis não cansamos de ver devido sua beleza.

Agora quero ver VESTA e CERES... Vamos a sua caça!
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém ja viu Ceres ou Vesta? Empty Re: Alguém ja viu Ceres ou Vesta?

Mensagem  Griszewski Qui 03 Jul 2014, 22:20

Já as vi sim, porém é um pouco confuso, pois é semelhante a estrelas. Com meu tele, vejo como se fosse uma estrela. A diferença é que não brilha, isso ajuda a identificá-lo. Pena que não para de chover, faz mais de 1 semana já.  :mad: :mad: 
Griszewski
Griszewski
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 29
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém ja viu Ceres ou Vesta? Empty Re: Alguém ja viu Ceres ou Vesta?

Mensagem  AGM Sex 04 Jul 2014, 08:39

Usem no celular o SkEye ou o SkyMap, ou antes de irem para o pátio se for o caso, pesquisem no Stellarium onde estarão esses objetos, usem como referência estrelas mais brilhantes de alguma constelação próxima, não é fácil, eu achei Vesta porque estava testando o GOTO pelo Stellarium no computador e minha base é motorizada.

Aqui por enquanto na cidade onde moro e mesmo com um céu aparentemente limpo por exemplo, na constelação de Gêmeos onde encontramos Júpiter, vejo apenas com clareza duas estrela mais brilhantes, Castor e Pollux, que são as cabeças. Então podemos nos utilizar desses meios para traçar caminhos no céu, dependendo de onde estará o objeto desejado após uma pesquisa no Stellarium.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém ja viu Ceres ou Vesta? Empty Re: Alguém ja viu Ceres ou Vesta?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos