ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Arco de Minuto e Arco de Segundo

2 participantes

Ir para baixo

Arco de Minuto e Arco de Segundo Empty Arco de Minuto e Arco de Segundo

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qua 19 Mar 2014, 18:50

Gente, boa noite!

Mais uma vez eu aqui com minhas dúvidas numéricas, mas vamos lá

Lendo e relendo sobre o assunto medidas de ângulos, esta muito confuso esse conceito de arco de minuto e arco de segundo.
Segundo diversas fontes, diz-se que a lua tem 30 arcos de minuto, equivalente a 0,50°, que entendi que se eu pegar 1° e dividir por 60 minutos, dá 0,0167 cada arco de minuto x os 30 arcos, chego em 0,5° OK!!! Então se eu pegar o mesmo 1° e dividir por 360 segundos terei o grau unitário por segundo, arco de segundos 0,0028 então quando falamos que um astro tem por exemplo 13" de arco, isso seria 13 x 0,0028 = 0,0364°?!?!? Estaria correto essa linha de raciocínio. Por que essa dúvida!!!??? Lendo sobre o seeing x transparência num artigo no face compilado por Cnrado serôdio, tem um exemplo de um tele de 11" dando um poder de separação de 0,4arcsec (0,0028 x 0,4 = 0,0011°), sabendo se que o campo aparente da ocular, por exemplo de WA 6mm, num refrator de 90mm, df 900, aumento de 150x, campo aparente de 66º, daria um FOV de 0,44° (CA/AUMENTO), como chego em arcos de minuto ai então, ou arcos de segundo, Como relacionar isso com meu tele, se pelo que vi depende da ocular?!! Entendem minha confusão?!!

Se alguém puder dar o help agradeço

Abs,

Espero que amanha não chova...rrsrs Ocultação Saturno!!!!!
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Arco de Minuto e Arco de Segundo Empty Re: Arco de Minuto e Arco de Segundo

Mensagem  Bruno Sáb 22 Mar 2014, 14:28

ALEXANDRE YUHASZ escreveu:tem um exemplo de um tele de 11" dando um poder de separação de 0,4 arcsec (0,0028 x 0,4 = 0,0011°)
Olá ALEXANDRE, me corrija se eu estiver enganado mas acho que sei o que está te confundindo: aí em cima onde eu grifei você entendeu 11 polegadas ou 11 segundos?
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Arco de Minuto e Arco de Segundo Empty Re: Arco de Minuto e Arco de Segundo

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Dom 23 Mar 2014, 11:45

Bruno escreveu:
ALEXANDRE YUHASZ escreveu:tem um exemplo de um tele de 11" dando um poder de separação de 0,4 arcsec (0,0028 x 0,4 = 0,0011°)
Olá ALEXANDRE, me corrija se eu estiver enganado mas acho que sei o que está te confundindo: aí em cima onde eu grifei você entendeu 11 polegadas ou 11 segundos?
Bruno
Moderador

Realmente 11" nessa notação e na materia falava de diametro em polegada do telescopio!!!

Pelo que entendi nos estudos o poder de resolução de um tele é D=120/d (objetiva), sendo que pelo que pesquisei o numero fixo 120 seria 2 segundos o poder de resolução da visão humana.

Minha confusão é por exemplo, se Saturno ocupa 20 segundos de arco, e se meu tele é 120/90 = 1,3 arco segundo, seria a capacidade de "ver" detalhes, ou seja, coisas menores de 1,3 arcsegundos não poderia identificar.

Agora se eu tiver uma medida em arc segundos para voltar em arc minuto, multiplica em 60 ou dividi isso ta dando nó na cabeça!!!
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Arco de Minuto e Arco de Segundo Empty Re: Arco de Minuto e Arco de Segundo

Mensagem  Bruno Dom 23 Mar 2014, 12:11

Por exemplo, a abóbada celeste é multiplicada em arcos ou minutos de 360º. Cada 360º desse arco será multiplicado por 60 partes ou minutos. Logo teremos 21600 minutos. E cada minuto de arco de 21600 minutos é multiplicado em 60 partes ou segundos. Logo teremos 1296000 segundos.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Arco de Minuto e Arco de Segundo Empty Re: Arco de Minuto e Arco de Segundo

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Dom 23 Mar 2014, 12:27

..........hum.....porque pegando a relação do campo aparente de ocular pelos aumentos, que dão em campo real de visão, meu limite no caso seria um campo real de no máximo 1,3 arcseg, então Saturno ocupando 20 arcsegundos seria 20/60minutos = 0,33 arcminutos / 60 = 0,0055° certo!!! Compreendi!!!

Agora se eu tiver um astro como por exemplo 25 arcminutos x 60 segundos seria 1500 arcsegundos e também seriam 25/60minutos seriam 0,416°!!! ok!!

Vlw
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Arco de Minuto e Arco de Segundo Empty Re: Arco de Minuto e Arco de Segundo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos