ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nebulosa Eta Carinae

Ir para baixo

Nebulosa Eta Carinae Empty Nebulosa Eta Carinae

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Ter 11 Fev 2014, 06:45

Ontem acabei de receber os filtros OIII e azul 82A do Armazém do telescópio!!

Já fui para o pátio do condomínio testar a visualização dos filtros, ainda mais com o céu limpo de ontem aqui no ABC apesar da secura e da turbulência do calor excessivo.

Pois bem, ainda colando em pratica os conceitos recém adquiridos, ontem fui em busca de outra nebulosa, a Eta Carinae NGC 3372 C 92:

00:53 UT
ALTURA 39º, AZIMUTE 149º (no campo de observação anotei pela bussola 170º, usando a declinação mag., porém ao conferir no stellarium, acertei a altura, porém errei no azimute, exatamente o valor da declinação, porque?)
Ocular 25mm Plossi, filtro OIII, depois com Barlow 2x

Em resumo, realmente o filtro OIII da um tom esverdeado, tipo verde-esmeralda nos objetos, mirando a Lua, Júpiter, bem notável, mesmo a M42, porém notei que realmente a turbulência fica bem diminuída, perceptível em ampliações maiores no limbo lunar. Voltando na Eta Carinae, porque me chamou a atenção, é que realmente a extensão dela é de impressionar e se meus olhos não se enganaram, notei que depois de alguns segundos fixos na observação, um tipo de aurea negra, como se fosse nuvens espalhadas em volta de uma estrela de tom amarelo alaranjada(segundo stellarium é a uma estrela variável B-1V1,70, justamente o que estou lendo no guia de astronomia, chamada wCar V0520) e depois de mais alguns segundos, notei em todo o campo de visão da ocular! Isso realmente é adaptação do olho a visão noturna, ou é o efeito do filtro OIII?

Estou curioso para saber qual o efeito do filtro UHC, que dizem ser melhor ainda, pois realmente o OIII, diminui o brilho do tele!!

Como ontem segunda, foi pouco tempo mas o setup do tele está ficando mais ligeiro e o alinhamento da buscadora mais rápido, acho que estou ficando mais objetivo nos alvos, já em se preocupar em anotar!!!

Abs,
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos