ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Marte 2014

+8
ALEXANDRE YUHASZ
orlando
starman
Pires
Lucas87
ajc
Bruno
Astroavani
12 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Lucas87 Sex 07 Fev 2014, 21:07

Registro recente de Marte "comprovando" as nuvens próximas ao limbo do planeta observadas visualmente pelos nossos teles:

http://www.astrobin.com/77135/0/
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Bruno Sáb 08 Fev 2014, 19:40

Lucas87 escreveu:Registro recente de Marte "comprovando" as nuvens próximas ao limbo do planeta observadas visualmente pelos nossos teles:
http://www.astrobin.com/77135/0/
Valeu Lucas, excelente contribuição e confirmação. Vou tentar de novo o registro de nuvens marcianas nessa próxima madrugada (09/02), e dessa vez também com uma câmera Orion Starshoot.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Lucas87 Ter 11 Fev 2014, 18:31

Fiz uma nova observação hoje de manhã e pude notar bem melhor as nuvens no planeta, concentradas logo ao sul da sua "linha do equador", próximo ao limbo oeste.

Pude fazer este registro:

http://www.astrobin.com/77851/

Nele é possível ver as nuvens no canto superior direito do planeta, mas na observação visual elas eram mais evidentes.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Dom 02 Mar 2014, 15:34

Algumas capturas de Marte na noite de 25 de fevereiro quando fui em casa!
Ao invés de postar uma por uma resolvi postar as melhores juntas formando um mural. De cerca de 20 filmes consegui salvar estes cinco, o colorido não ficou bom mas foi o único que deu para aproveitar, já os P/B devido ao filtro IR Pass que reduz bastante a turbulência é possível ver uma imagem mais limpa..
http://www.astrobin.com/full/81248/0/
Marte 2014 - Página 2 15a1e3b0bd17493fc019a8c586a92a91.1824x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty sem calota

Mensagem  ajc Dom 02 Mar 2014, 20:05

Olá Avani e demais, nessas ultimas fotos não aparece a calota polar... ela derreteu? onde está o norte e o leste?
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Dom 02 Mar 2014, 20:21

Pois é eu já notei isto também!
Ela está visível mas bem menor. Porem não podemos esquecer que a foto foi feita com um filtro IR Pass 742, e este comprimento de onda é absorvido pela umidade relativa do ar, então poderia ter duas explicações: primeira que a própria calota Marciana não emite muito neste comprimento de onda e segundo que poderia ter umidade sobre a calota o que barra a transmissão nesta região!
Isto é o que eu acredito, porém notei que na foto colorida ela também está pequena. Outra coisa foi o seeing muito ruime a alta umidade na hora da foto que também pode ter influenciado no resultado.
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Dom 02 Mar 2014, 20:22

Ahh, esqueci de mencionar, em todas as fotos o norte está para cima!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Bruno Dom 02 Mar 2014, 23:16

Exato, o norte está para cima. A calota polar norte encolheu e a área escura nessa região ao seu redor é Utopia Planitia. No lado oposto Terra Ciméria, a mancha escura pouco acima do equador é a região de Elysium e o ponto brilhante a leste (à direita) se não for nuvens é o Monte Olimpo.
Se possível tente pegar marte um pouco mais cedo, antes dele passar pelo meridiano por volta das 03:00UT. Atualmente essa posição fica mais privilegiada com o aumento das áreas escuras, e com uma ligeira diminuição no albedo facilitando a percepção de uma coloração róseo-alaranjada em alguns pontos da superfície marciana.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Marte 2014

Mensagem  Pires Qua 26 Mar 2014, 04:28

Marte 2014 - Página 2 Marte%2020140325_234600
Ola a todos
aqui vai uma pequena foto de   Marte  com  203mm f-7,5  usando apenas uma barlow   devido  o clima adverso e para   ativar os  equipamentos rs.
abs
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Bruno Qua 26 Mar 2014, 16:07

Pires escreveu:foto de  Marte
Marte 2014 - Página 2 Marte%2020140325_234600

Olá Pires,
eu sempre fui fã de fotos dos planetas em preto e branco. Elas me remetem às primeiras astrofotos planetárias tiradas no Monte Palomar, Monte Wilson, no Observatório de Yerks, Lick, Meudon e etc... . Esta bela foto nos mostra com o norte para cima a calota polar norte Plannum Boreum bem menor do que antes da oposição, e rodeada pelo característico "anel" escuro que sempre aparece no verão marciano. Ao sul dela a grande Planície Utopia Planitia demarca no hemisfério norte os limites entre as regiões temperadas e polares. Mais ao sul quase na linha do equador e próximo ao meridiano central, os Montes Elysium brilham como uma mancha esbranquiçada na região de Elysium, e vemos ainda Syrtis Major virando pelo limbo oeste tendo ao sul os Montes Phlegra e a leste Terra Ciméria. Finalmente no extremo sul vemos nas regiões polares a planície de Hellas, que chega mesmo a brilhar parecendo uma calota polar.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Qua 26 Mar 2014, 23:55

Primeira luz do novo brinquedinho!
Eu fui na contramão da maioria e ao invés de aumentar a abertura eu diminuí. Mesmo assim procurei primar pela qualidade óptica o que sabidamente para planetárias é essencial. Apesar do seeing estar mediano e ter uma certa cerração presente em baixa altitude o resultado para um primeiro teste me deixou bastante feliz pois nem colimado direito o Orion UK ainda esta. Fiz uma colimação a laser pois não era possivel fazer o teste de estrela com este seeing e lasquei a primeira foto. O senão fica por conta daquele chato Edge Rind na borda esquerda.
Uma verdadeira pena que o colega Pedro Pessoa não vai mais trabalhar com esta empresa devido ao custo mais elevado dos equipamentos afinal qualidade tem seu valor!
Obs: Não confundir a Orion UK com a Orion americana, são duas empresas distintas.
Bruno!  Note como  a luminosidade sobre Hellas é impressionante, perceptível claramente na foto, confundindo até com a calota polar, que perde em tamanho e brilho. Creio que deve ser neblina ou geada de CO² pois aquele friozinho que faz lá deve congelar o CO² facilmente.
http://www.astrobin.com/full/86461/0/
Marte 2014 - Página 2 Ac21bb17d4a477a7e055d2bfd21dac81.1824x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Qui 27 Mar 2014, 00:45

Acredito que consegui melhorar um pouco a captura em relação a noite anterior!
Aos poucos vou me acertando com o novo tele e aperfeiçoando a colimação. O que continua incomodando é o seeing com turbulência bastante evidente. Ainda não consegui uma maneira de eliminar o problema do Edge Rind visível na foto. Hellas realmente está nos brindando com um belo espetáculo!
http://www.astrobin.com/full/86628/0/
Marte 2014 - Página 2 C6f5986a297b3f5e619a3040a29c744d.1824x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Pires Qui 27 Mar 2014, 02:35

Ola pessoal
Bem,  a  foto  do Avani ficou muito boa, colorido maravilhoso,  detalhes (muitos) mas  comento o seguinte:  Porque  esse anel?  Isso não existe em marte!  (é coisa do processamento ou sei lá o que  ) e  se    aparece  esse anel, como  vamos vamos   ter certeza   nos  outros detalhes?. Longe de duvidar pois conheço  a seriedade do Avani , mas e o anel?  existe?  Não!, dai  precisamos  verificar o que acontece e  porque  aparece  isso.  (comigo  ja  apareceu quando usava  a web cam  840c mas  eu  deletava a filmagem)
Porque  não aparece na  minha foto? e o  tempo estava   ruim, ventando, nuvens  esparsas  etc... será tipo de camera, processamento?, excesso  de frames?  pouco  ganho?. tipo de optica..  defeito da  camera?  enfim,
 Isso da uma boa discussão (no bom sentido é claro)  não é mesmo  mestre Avani..rs
Parece que  é só eu colocar uma fotinha  aqui o  Avani corre e  tambem coloca. que bom que  isso acontece..Assim vamos  enchendo  o forum de  astrofotos. (ou  é coincidencia?)
coloquei uma  de saturno ontem mas nem sei aonde.
Bruno :  me socorre. ache  ela rssss.
abração
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Qui 27 Mar 2014, 03:32

Olá amigão!

Você não participa de fóruns no Face book e lá eu venho justamente travando uma discussão sobre este anel na borda. Existe um artigo interessante que trata sobre ele: http://www.skyinspector.co.uk/Mars-Edge-Artefact%282449277%29.htm
Como você falou este é um tema muito importante a ser debatido e eu estou quebrando a cabeça para tentar eliminar isto sem apelar para o Photo Shop, pois trabalhando em camadas com o PS é possível eliminar aquele anel mas você sabe que eu sou totalmente contrário a eliminar ou adicionar qualquer coisa que já não estivesse presente no filme.
Olha... hehehe, postar logo depois de você foi acaso mesmo, eu já devia ter posto esta foto ante-ontem e esqueci, quando você postou que eu lembrei.
Como comentei a foto tem muitos defeitos inerentes tanto ao seeing deficiente como a falta de colimação adequada do tele que ainda não consegui realizar.
Viu que eu dei para trás e reduzi a abertura?
Fui na contra mão da maioria, rsrsrs, só o futuro dirá se acertei ou não!
A foto de Saturno está aqui: https://astronomia.forumeiros.com/t1133-saturno-2014#9071 eu vi e não quis postar uma minha justamente para você não pensar que eu estou querendo fazer concorrência, kkkkkkkkk, no bom sentido viu!!!!!
Uma abração velho amigo, sempre é bom falar com você!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Pires Qui 27 Mar 2014, 04:04

Oi Avani
Esse anel  deixa muitos astrofotografos  de cabelo em pé rss. Agora  tirar  ele com  photoshop    isso  é  inadmissivel..Quem faz isso não é astrofotografo e  nem gosta de astronomia (para dizer pouco!).
Bem, diminuir  abertura    eu  estou na frente pois  fiz  um 203mm f-7,5  porque    é  a lógica!. se não temos  local adequado, somente  diminuindo  a abertura  para se conseguir  algo   de bom. Isso é    citado    no  livro Texereau  e  você  sabe  que   sigo  muito  aquele livro e ja comprovei  isso na pratica pois tive  406mm,  312mm (ainda tenho o espelho)  e tenho o azulão de 254mm  mas  o  203mm f-7,5  pega todos eles e coloca debaixo do braço rsss.
sobre citar em colocar a foto depois de mim, foi para mexer com você. rssss.
abração e  aumenta o ganho  que  desaparece o anel .
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Bruno Qui 27 Mar 2014, 10:09

1-Marte 2014 - Página 2 Marte%2020140325_234600
Pires escreveu:Porque  esse anel?  Isso não existe em marte!  (é coisa do processamento ou sei lá o que  ) e  se    aparece  esse anel, como  vamos vamos   ter certeza   nos  outros detalhes?. Longe de duvidar pois conheço  a seriedade do Avani , mas e o anel?  existe?  Não!
2-Marte 2014 - Página 2 C6f5986a297b3f5e619a3040a29c744d.1824x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani  
Astroavani escreveu:Bruno!  Note como  a luminosidade sobre Hellas é impressionante, perceptível claramente na foto, confundindo até com a calota polar, que perde em tamanho e brilho. Creio que deve ser neblina ou geada de CO² pois aquele friozinho que faz lá deve congelar o CO² facilmente.

1-Olá Pires, temos aí de novo o problema do "anel" ou a "franja escura".
Nas proporções conhecidas, um avanço e um recuo das extensões geladas que delimitam os polos é um fenômeno marciano característico. Constato isso visualmente sem dificuldade com o meu refrator de 103mm F15.  Aquela "franja escura" acompanha o retrocesso da calota polar norte, exatamente como na oposição passada durante a transição da primavera para o verão marciano. Nessas ocasiões a "franja escura" ou "anel" revela-se visualmente com nitidez, contrastando não só com o tamanho pequeno da calota em si mas, com a tonalidade das regiões imediatamente limítrofes com a coloração muito diferente. Utilizando o refrator de 830mm (326 polegadas) do observatório de Meudon, o astrônomo Antoniadi via no fenômeno um efeito de contraste causado pela brancura da calota polar imediatamente vizinha. Um dos sucessores dele, o astrônomo Fournier, foi o primeiro a chamar a atenção para o fato de que a "franja escura" ou "anel" variava de intensidade. Jean Nicolini no Observatório Capricórnio deixou vários registros desse tipo de observação quando do retrocesso da calota polar. Poderia resumir afirmando que esse fenômeno é decorrente do mecanismo de "degelo" marciano, com o escurecimento de algumas regiões correspondendo à diminuição das áreas polares.
Quanto a problemas durante o processamento, se isso pode gerar o mesmo efeito eu não sei, não é a minha área, entretanto isso reforça ainda mais a imensa diferença entre uma astrofotografia e uma imagem visual. Só para dar mais um exemplo, com o meu 4" F15 eu observo a mancha oval-BA em jupiter a nordeste da GMV, entretanto não vejo essa oval nas astrofotos de jupiter aqui no AF.
O que você acha?

2-Olá Avani, exato, dá para confundir com a calota polar sul e é viável que a zona de convecção da baixa atmosfera marciana se estenda com a condensação do gás carbônico sob a forma de neblina ou geada, só que em proporções gigantescas já que a planície de Hellas ocupa grande parte das regiões próximas do polo sul de marte.    
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Pires Qui 27 Mar 2014, 14:07

Oi Bruno
você escreveu: Quanto a problemas durante o processamento, se isso pode gerar o mesmo efeito eu não sei, não é a minha área, entretanto isso reforça ainda mais a imensa diferença entre uma astrofotografia e uma imagem visual. Só para dar mais um exemplo, com o meu 4" F15 eu observo a mancha oval-BA em jupiter a nordeste da GMV, entretanto não vejo essa oval nas astrofotos de jupiter aqui no AF.
O que você acha?


Bem, concordo que  esse sistema de   filmagem e  usando   programas de   empilhamento mostra muita coisa que não é real!. E  quanto maior e  mais frames, maior a possibilidade de  ser alterado  os dados.Sobre    a  mancha  oral BA   voce  está com um refractor e 99%  usa  reflector  (não se esqueça que o  reflector  usa secundario que reverte a posição  (espelho!!) para entender melhor:  como se escrevessemos   da direita para a esquerda  alem da imagem   invertida)  sendo que o refractor não  tem esse problema do secundario  dai porque  o  inversor de imagem para uso terrestre para refractor é simples mas para reflector  é  complicadissimo!!)
Eu pessoalmente   costumo usar  o  limite de frames de 1200  ou por ai  justamente para não  ficar visualizando o "supostamente" irreal.
Só sei que  o mundo inteiro  está usando   esse sistema (e   começando a inventar e  abusar!), ajuda muito mas eu  sou  meio  desconfiado desses softs milagrosos, mas  que  é gostoso  fazer uma bela  imagem é rsss.
Infelizmente  não tenho a visão e nem o conhecimento seu  para   visualizar  todos esses detalhes. (observando)
 a  prova  disso é o que escreveu acima sobre a   mancha  oval BA, então acho que  os astronomos deveriam ter    mais cuidado  com  esses softs milagrosos, usando varios programas etc    porque  é preferivel uma imagem  mais    desfocada e  com menos detalhes  do que  uma imagem  espetacular mas que  deixa a gente de orelha  em pé (como diz o caipira rssss.)
Sobre   o  anel  que a foto do Avani mostra  também é uma prova que  os  programas  usados  não  são infaliveis e  para finalizar:  ninguem jamais vai  burlar a turbulencia atmosferica. Quando se vê  uma foto espetacular, pode ter a certeza  que  foi  bem "trabalhada".
abraços
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Bruno Qui 27 Mar 2014, 18:42

Pires escreveu:os astronomos deveriam ter mais cuidado com esses softs milagrosos
ninguem jamais vai  burlar a turbulencia atmosferica. Quando se vê  uma foto espetacular, pode ter a certeza  que  foi  bem "trabalhada".
Infelizmente  não tenho a visão e nem o conhecimento seu  para   visualizar  todos esses detalhes. (observando)
Exatamente Pires, você falou com propriedade. Qual não será a decepção de quem se inicia nas observações astronômicas, se ele comparar uma imagem numa astrofoto com o que ele está observando na ocular. Fatalmente ele acabará por pensar que não comprou um bom instrumento.
E quanto à visualização e o reconhecimento dos vários detalhes numa dada superfície planetária, eu não sei se tenho uma acuidade visual tão privilegiada ou mesmo tanto conhecimento assim. Acredito que no meu caso essa "perícia" é o resultado da minha persistência noite após noite atrás dos breves momentos de calmaria na atmosfera (cada vez mais raros), quando eu utilizo o instrumento consciente dos limites impostos pelas principais características ópticas dele (abertura e F), o que acaba por fazer dos planetas e seus aspectos mais evidentes "velhos conhecidos" meus.
Bruno  
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Pires Sex 28 Mar 2014, 02:07

Oi Bruno
É,  infelizmente  a astrofotografia tem  os dois lados  (um bom e outro ruim)
eu pessoalmente  fico mais olhando computador, focalizando  do que  observando e  isso  a gente vai   perdendo a  pratica  em observar, etc..
Antigamente  quando eu tinha apenas um telescopio e no quintal de casa  eu conhecia  muito mais o céu do que agora que  tenho observatorio e varios telescopios à disposição,   alem do mais  a  memoria  não é a mesma  de 30 anos atras. rs..
Astrofotografia  é muito   gostoso e gratificante mas  com a tecnologia de hoje    astronomos ficam mais de luz  acessa do que apagada  e  observação mesmo  nada!!!..
Não tenho   ccd  P&B   mas vou tirar  algumas fotos e  processar em  preto e branco para colocar aqui, dai você  vai me falando o que viu nelas rss.
abração
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Sex 28 Mar 2014, 20:18

Uma tentativa meio frustrada de reduzir o artefato no limbo esquerdo usando a opção Denoise/Deringing do Registax 6 citada pelo amigo Ilídio.
Logicamente ele altera alguma coisa mas não resolve o problema, talvez se o Edge Rind fosse bem fraco isto seria suficiente. O fato é que esta é apenas a primeira foto da noite passada de um total de 7 selecionadas onde eu procurei variar bastante os parâmetros de captura para ver em qual delas este artefato irá se manifestar em menor intensidade. Pretendo montar um quadro com as 7 fotos indicando os principais parâmetros de captura (gain, gama, exposure e fps) assim ficará fácil comparar. Nesta foto foi aplicado um rezide de 180% no Registax para se visualizar melhor os detalhes. Foram empilhados 1377 frames de um total de 5000.
Interessante destacar como a suposta geada de CO² em Hellas se deslocou para o lado!
Marte 2014 - Página 2 10153305_272643602897718_1374773016_n

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Pires Sex 28 Mar 2014, 21:26

Oi Avani
Uma bela foto mas o  anel persiste e  praticamente comprometendo  todo o lado esquerdo da foto e  se repararmos  bem  o  anel está  em quase a totalidade    do globo.
eu  conheço  esse  famijerado anel e  sei o quanto  custa a  gente  anula-lo.
fotos  excelentes  as vezes  são comprometidas por  ele.  Não tem uma  explicação lógica  pois    isso vem  do   filme  e  os  programas  é que "faz"  o anel.
abraço e  vamos que vamos  que  saturno está subindo, marte está bom, apenas   as nuvens  é que  estão me deixando trancado dentro de casa. rsss.
D.Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Astroavani Sex 28 Mar 2014, 23:36

Olá amigo Darío!
Tem um artigo interessante de um camarada que trata deste assunto, quem tiver interesse pode ler aqui: http://www.skyinspector.co.uk/Mars-Edge-Artefact(2449277).htm

O mesmo fulano abriu uma discussão no CN, onde o assunto foi muito debatido por vários experts e vale a pena ler também: http://www.cloudynights.com/ubbthreads/showflat.php/Cat/0/Number/5134298/page/0/view/collapsed/sb/5/o/all/fpart/all/vc/1

Enfim como você falou a gente faz o que pode, o que não é pode é manipular a foto para sumir com algo e deixá-la esteticamente mais bonita.
Abração e vamos que vamos, logo posto uma de Saturno!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Bruno Dom 30 Mar 2014, 14:52

Pires escreveu:persiste e  praticamente comprometendo  todo o lado esquerdo da foto e  se repararmos  bem  o  anel está  em quase a totalidade    do globo.

Olá Pires, acho que eu entendi errado a questão do "anel" levantada por você, porque acabei associando ele ao anel escuro que circunda a calota polar norte quando ela encolhe durante o verão marciano. Quanto ao anel em questão discutido por você e o Avani, eu achei interessante também como ele aparece na sequência abaixo ainda mais escuro e bem destacado do limbo.
Marte 2014 - Página 2 9e6e590dadef77d62b15d0ce17afc58b.1824x0_q100_watermark_watermark_opacity-10_watermark_position-4_watermark_text-Copyright%20astroavani
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Pires Dom 30 Mar 2014, 21:43

Bruno escreveu:
Pires escreveu:persiste e  praticamente comprometendo  todo o lado esquerdo da foto e  se repararmos  bem  o  anel está  em quase a totalidade    do globo.

Olá Pires, acho que eu entendi errado a questão do "anel" levantada por você, porque acabei associando ele ao anel escuro que circunda a calota polar norte quando ela encolhe durante o verão marciano. Quanto ao anel em questão discutido por você e o Avani, eu achei interessante também como ele aparece na sequência abaixo ainda mais escuro e bem destacado do limbo.

Bruno
Moderador

Oi Bruno
De fato  você fez confusão sim. O  anel que cito não tem nada ha  ver com o  anel  na  calota polar. (esse é genuino rs)  é um problema que as vezes dependendo da filmagem  quando processamos a  imagem  ele aparece como na  foto do Avani que está muito acentuado. Isso é um problema grave  dos  programas  da camera e  do  softs de  processamento e acredito que  está associado  ao ganho  da camera, tamanho da imagem  projetada e   o  seeing  e porque  não  optica  e PL.
É  de dificil  diagnostico e  tudo que a gente debate sobre o assunto  não se chega   a  um denominador comum.
Isso afeta  totalmente o processamento e  eu costumo deletar a   filmagem do que  processa-la porque  é  um  detalhe  que  certamente não existe (no caso  nas fotos do Avani  em  marte!)e certamente não foi captado pela imagem do planeta e  sim "construido" pelo processamento que  é um defeito   ou na filmagem, ou  no processamento, sei lá..Acontecia muito comigo  no começo com a  ToUcam .. depois que  começei a  usar a DBK e a QHY  a coisa sumiu.. então..   sei lá o que é rss.
abs
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty marte 2014

Mensagem  Pires Ter 01 Abr 2014, 18:13

Marte 2014 - Página 2 01abril2014mars
Ola a todos
Aqui vai uma fotinha de marte para movimentar o tópico.
Marte está mostrando bem  seus detalhes (inclusive   observando)  mas   como sempre minha cidade é terrivel em materia de PL   alterando a cor da  filmagem..(preciso comprar uma   ccd P&B) assim que procesar mais uma filmagem, posto aqui. Quem sabe sai melhor..
abs
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Marte 2014 - Página 2 Empty Re: Marte 2014

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos