Jupiter 2013/2014
5 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Jupiter 2013/2014
boa noite a todos
depois de longo tempo, consegui lembrar minha senha e ontem começei a frequentar meu observatorio, pois pretendo tirar umas fotos de jupiter.
ontem mesmo totalmente despreparado consegui uma pequena foto de jupiter com pouco aumento pois estou totalmente esquecido dos programas, enfim, velho é isso.. rs
preciso mudar o 254mm (azulão) pois como estou em -22 graus e jupiter está + 22 ou por ai, não está dando angulo para o 254mm então usei meu 203mm.
vou tentar anexar.Caso não esteja no local adequado peço por favor colocar o topico no seu devido local.
abs a todos
Darío Pires
depois de longo tempo, consegui lembrar minha senha e ontem começei a frequentar meu observatorio, pois pretendo tirar umas fotos de jupiter.
ontem mesmo totalmente despreparado consegui uma pequena foto de jupiter com pouco aumento pois estou totalmente esquecido dos programas, enfim, velho é isso.. rs
preciso mudar o 254mm (azulão) pois como estou em -22 graus e jupiter está + 22 ou por ai, não está dando angulo para o 254mm então usei meu 203mm.
vou tentar anexar.Caso não esteja no local adequado peço por favor colocar o topico no seu devido local.
abs a todos
Darío Pires
Pires- Astronomo Amador
Re: Jupiter 2013/2014
Obrigado por retornar ao AF Pires. Eu estava ansioso por um primeiro registro de jupiter nessa atual oposição, e no canto inferior direito da sua astrofoto podemos notar a GMV na SEB entrando pelo limbo leste quase confirmando algo que ultimamente estamos notando, ou seja, um escurecimento acentuado nessa mancha. Se possível depois nos envie um registro com a GMV próxima do meridiano central para podermos tirar a prova.
Grande abraço.
BrunoGrande abraço.
Moderador
Bruno- Moderador
Bela foto Pires,muito bom!
orlando- Astronomo Amador
Oi BrunoBruno escreveu:Obrigado por retornar ao AF Pires. Eu estava ansioso por um primeiro registro de jupiter nessa atual oposição, e no canto inferior direito da sua astrofoto podemos notar a GMV na SEB entrando pelo limbo leste quase confirmando algo que ultimamente estamos notando, ou seja, um escurecimento acentuado nessa mancha. Se possível depois nos envie um registro com a GMV próxima do meridiano central para podermos tirar a prova.Bruno
Grande abraço.
Moderador
assim que o tempo permitir vou tentar tirar uma melhor e com mais detalhes e se possivel com a gmv bem no centro.
abração
Darío Pires
Pires- Astronomo Amador
Obrigado mas tentarei com um 254mm que dai mostra mais detalhes.orlando escreveu:Bela foto Pires,muito bom!
estou esquentando os tambores e esperando o tempo dar uma tregua... rsss.
abraço
Darío Pires
Pires- Astronomo Amador
jupiter 2013
Conforme pedido do Bruno, aqui vai uma foto de jupiter aparecendo a gmv
o dia estava com nuvens e ameaçando chuva por isso a imagem saiu meio "rala"...
tentarei novamente em um dia melhor.
abraço
Darío
Pires- Astronomo Amador
Olá Pires, obrigado pela astrofoto. Para efeito de comparação e embora tenham sido feitas com instrumentos de dimensões diferentes, eu coloquei uma astrofoto de jupiter em 2012 de sua autoria junto com essa ultima enviada por você.
Oposição 2012:
Oposição 2013:
Observando visualmente com telescópios eu não tenho mais dúvidas de que a GMV está mais evidente nessa atual oposição, e dadas as devidas proporções eu pude observá-la sem muita dificuldade com um refrator de 70mm, ao passo que na oposição passada com o mesmo instrumento eu apenas conseguia distinguir a falha na faixa equatorial sul onde ela se "encaixa". Se possível, por favor, continue nos enviando os seus registros sempre que possível, ok?
Grande abraço.
BrunoOposição 2012:
Oposição 2013:
Observando visualmente com telescópios eu não tenho mais dúvidas de que a GMV está mais evidente nessa atual oposição, e dadas as devidas proporções eu pude observá-la sem muita dificuldade com um refrator de 70mm, ao passo que na oposição passada com o mesmo instrumento eu apenas conseguia distinguir a falha na faixa equatorial sul onde ela se "encaixa". Se possível, por favor, continue nos enviando os seus registros sempre que possível, ok?
Grande abraço.
Moderador
Bruno- Moderador
Enfim Júpiter contempla nossos céus!!!
Henrique- Astronomo Amador
jupiter 2013
Boa noite a todos
estou inserindo uma foto de jupiter tirado com meu 203mm 7,5 . Espero que gostem. Logicamente o tempo não ajuda mas isso é uma desculpa que estou cansado de ler e tambem citar. Tirei a foto porque quis dai não é culpa do tempo e sim do astrofotografo se não saiu como queria.
abs
Darío Pires
Pires- Astronomo Amador
Olá Pires, continue querendo tirar mais fotos de jupiter, o AF agradece. Tem como você me dizer se tendo alguma culpa o tempo, qual método ou recurso você utiliza para "silenciar" as suas astrofotos?Pires escreveu:
Tirei a foto porque quis dai não é culpa do tempo e sim do astrofotografo se não saiu como queria.
Moderador
Bruno- Moderador
Oi BrunoBruno escreveu:BrunoOlá Pires, continue querendo tirar mais fotos de jupiter, o AF agradece. Tem como você me dizer se tendo alguma culpa o tempo, qual método ou recurso você utiliza para "silenciar" as suas astrofotos?Pires escreveu:
Tirei a foto porque quis dai não é culpa do tempo e sim do astrofotografo se não saiu como queria.
Moderador
O método que uso é o comum que todos usam, nesse em especial usei o ez planetary 3,42 ja tem muitas atualizações mas tudo que é atualização so serve para pesar mais no PC.. a camera é a QHY5-II, a barlow é uma meade aphcromatica de 2x e o telescopio é feito por mim (optica e mecanica). Agora citei sobre o seeing devido que sempre a turma (inclusive eu!!) cita o "problema da foto não sair boa. Acontece que o certo é quando estiver um dia ruim não tirar as fotos mas por outro lado a gente abre o telhado do observatorio, liga os telescopios e acaba tirando mesmo. Dai porque acho que não resolve nada a gente ficar reclamando do clima pois estamos cansado de saber que a turbulencia atmosferica é a maior inimiga do telescopio.
sobre o processamento:
usei o AS!2 que se mostra melhor que o registrax 4,0. e depois o photoshop (versão simplificada e portatil) é um pouco superior nos levels e nos filtros que o photofiltre (versão free não tem alguns inclusiver sharpen) e isso dificulta muito na hora de acertar a foto. fora disso nada de mais, porque sempre cito que a optica é fundamental na astrofotografia.Logicamente a camera também faz diferença mas sem optica nada feito. Veja que estou usando o 203mm porque o 254mm como "enxerga" mais acaba provando o que Texereau citou em seu livro: isto é: um telescopio acima de 150mm se torna inviavel em cidades .. e ele estava certissimo. tenho 300, 254mm e tenho que usar o 203mm que da show nos outros..
uma curiosidade: o 203mm uso prata no lugar de aluminio e eu mesmo faço a prateação por processo quimico. Isso da uma diferença muito grande na imagem (para melhor).
abs e espero ter respondido sua pergunta, caso faltou alguma coisa, estou as ordens.
abraço
Darío Pires
Pires- Astronomo Amador
Olá Pires,Pires escreveu:1-a turbulencia atmosferica é a maior inimiga do telescopio.
2-sempre cito que a optica é fundamental na astrofotografia. Logicamente a camera também faz diferença mas sem optica nada feito. Veja que estou usando o 203mm porque o 254mm como "enxerga" mais acaba provando o que Texereau citou em seu livro: isto é: um telescopio acima de 150mm se torna inviavel em cidades .. e ele estava certissimo. tenho 300, 254mm e tenho que usar o 203mm que da show nos outros uma curiosidade:
3-o 203mm uso prata no lugar de aluminio e eu mesmo faço a prateação por processo quimico. Isso da uma diferença muito grande na imagem (para melhor).
1-A determinação do seeing durante uma observação telescópica depende 100% da presença ou não de turbulência atmosférica. E entendo o fato de aberturas superiores a 150mm em centros urbanos não serem recomendadas, tornando-se até mesmo inviáveis quanto ao propósito de atingirem um seeing perfeito. Apesar do recurso como por exemplo o uso de um filtro IR para silenciar as astrofotos, ainda não encontrei nenhum filtro com a mesma eficiência no visual, a não ser diminuindo (diafragmando) a abertura do instrumento. Ao estreitar a abertura útil do instrumento a "janela" óptica forçosamente terá reduzida a entrada de determinados comprimentos de ondas. No inverno um refrator de 70mm sofrerá menos a ação do jato subtropical do que um outro com 80mm ou mais, e o mesmo efeito se nota em refletores, ou seja, quanto maiores forem as aberturas maiores serão as turbulências "sentidas" (ou registradas). As grandes aberturas trazem consigo grandes turbulências.
2-Quanto a óptica você quis dizer sobre as características físicas do espelho (abertura, espessura, distância focal), ou o material utilizado para o espelhamento?
3-Pelo menos na observação lunar pois foi o que eu pude constatar, na minha opinião a imagem refletida pelo nitrato de prata é superior à do alumínio. Acho que não é à toa a expressão popular sobre a beleza da "Lua de prata".
Moderador
Bruno- Moderador
Ola BrunoBruno escreveu:BrunoOlá Pires,Pires escreveu:1-a turbulencia atmosferica é a maior inimiga do telescopio.
2-sempre cito que a optica é fundamental na astrofotografia. Logicamente a camera também faz diferença mas sem optica nada feito. Veja que estou usando o 203mm porque o 254mm como "enxerga" mais acaba provando o que Texereau citou em seu livro: isto é: um telescopio acima de 150mm se torna inviavel em cidades .. e ele estava certissimo. tenho 300, 254mm e tenho que usar o 203mm que da show nos outros uma curiosidade:
3-o 203mm uso prata no lugar de aluminio e eu mesmo faço a prateação por processo quimico. Isso da uma diferença muito grande na imagem (para melhor).
1-A determinação do seeing durante uma observação telescópica depende 100% da presença ou não de turbulência atmosférica. E entendo o fato de aberturas superiores a 150mm em centros urbanos não serem recomendadas, tornando-se até mesmo inviáveis quanto ao propósito de atingirem um seeing perfeito. Apesar do recurso como por exemplo o uso de um filtro IR para silenciar as astrofotos, ainda não encontrei nenhum filtro com a mesma eficiência no visual, a não ser diminuindo (diafragmando) a abertura do instrumento. Ao estreitar a abertura útil do instrumento a "janela" óptica forçosamente terá reduzida a entrada de determinados comprimentos de ondas. No inverno um refrator de 70mm sofrerá menos a ação do jato subtropical do que um outro com 80mm ou mais, e o mesmo efeito se nota em refletores, ou seja, quanto maiores forem as aberturas maiores serão as turbulências "sentidas" (ou registradas). As grandes aberturas trazem consigo grandes turbulências.
2-Quanto a óptica você quis dizer sobre as características físicas do espelho (abertura, espessura, distância focal), ou o material utilizado para o espelhamento?
3-Pelo menos na observação lunar pois foi o que eu pude constatar, na minha opinião a imagem refletida pelo nitrato de prata é superior à do alumínio. Acho que não é à toa a expressão popular sobre a beleza da "Lua de prata".
Moderador
1- correto! de fato não vejo um filtro para resolver isso. Tentei varios mas em astrofotografia tudo que a gente tenta, sempre é barrada pela turbulencia...
2-Sim, a abertura e a expessura, faz a diferença e qualidade do vidro tambem é fundamental, agora a optica nem se fala.. um instrumento com uma parabola errada é
inviavel até para observação visual... A parabola, a distancia focal escolhida como fiz com o 203mm ( f-7,5) e a meu ver a melhor configuração para fotos planetarias..
mesmo no visual vejo uma diferença grande de detalhes mas isso acredito que é a parabola que ficou boa...
3-Sim!! mil vezes sim! A prata é muito superior ao aluminio e a imagem muito mais correta, sem reflexos, e com detalhes muito mais nitidos.
Acredito eu que o banho de proteção da aluminização é o grande vilão. forma um tipo de casca de laranja e isso provoca luz difusa iluminando em volta do objeto observado e com a camera e os aumentos exagerados na astrofoografia a coisa piora.
abs
Dario
Pires- Astronomo Amador
Peço licença ao mestre Darío para postar uma fotinho!
Não ficou grande coisa mas foi a primeira captura aproveitável.
Assim como ele, não vou reclamar do seeing pois também fiz a foto porque quis..
Empilhamento de 960 frames com o AS!2
Processamento no Registax 6, Photofiltre e Irfan
GSO 12" f/5 + IMG OH Mono + IR Pass 742
December, 15-2013; 03:00 UT
Transito de Europa
Não ficou grande coisa mas foi a primeira captura aproveitável.
Assim como ele, não vou reclamar do seeing pois também fiz a foto porque quis..
Empilhamento de 960 frames com o AS!2
Processamento no Registax 6, Photofiltre e Irfan
GSO 12" f/5 + IMG OH Mono + IR Pass 742
December, 15-2013; 03:00 UT
Transito de Europa
Astroavani escreveu:Aqui a melhor imagem das 4 usadas no GIF acima!
Caro Avani. pare com essa sua modéstia.. A foto ficou muito boa e o gif então maravilhoso.
tenho duas ou treis filmagens com esse filtro do dia 5 (no dia da foto que postei e ainda não processei.
gosto muito desse filtro pois ele mostra muitos detalhes.
correto não reclamar do tempo porque a atmosfera é a maior inimiga do telescopio mas "precisamos dela". então não vamos reclamar mais.
hoje os soft e as cameras estão avançando e logo teremos cameras que burlam praticamente tudo.
parabens pelas fotos, Agora pedir licença para postar a foto?. essa você chutou o pau da barraca rssss.
abraço
Darío Pires
Pires- Astronomo Amador
jupiter 2013
Mais uma processada que tirei dia 5/12/2013 mas que ainda estava em AVI.
Ainda não achei o AVI com o filtro 742 mas tenho fé que acharei rssss.
abraço e vamos ver se tem mais gente com fotos de jupiter para postar que agora ele ja está começando a se mostrar..
Darío Pires
www.techs.com.br/users/dariopires
Pires- Astronomo Amador
Pra mim nada de ver ele ainda, não consegui usar ate hoje o meu 150mm Newtoniano na minha roça, só na cidade. E ainda, eu conseguiria observar Jupiter aproximadamente as 11 horas da noite, porém to com uma tosse e acho que é uma faringite contraída de meu pai que também esta com pneumonia, então como aqui na minha cidade faz um calorzão de dia e frio de noite não posso observar.
Henrique- Astronomo Amador
jupiter 2013
Mais uma processada referente as filmagens do dia 05/12/2013
abs e um Feliz Natal e prospero Ano novo a todos....
Darío Pires
Pires- Astronomo Amador
Brincando em cores falsas com o transito de Io
O último dia 20 foi a noite de melhor seeing que consegui até agora, mesmo assim foi impossível obter uma boa foto de Júpiter usando a QHY 5L com o filtro L que me permitiria obter uma foto a cores, tudo por culpa da turbulência.
Porém é nestas horas que um filtro IR Pass mostra o seu valor!
Aquilo que não foi possível obter com o filtro L, me forneceu um bom resultado com o IR Pass 685 da Baader.
Para a coisa não ficar tão monocromaticamente monótona fiz uma brincadeira usando os Canais RGB do Irfan, espero que os colegas apreciem!
GSO 12" f/5 + QHY 5L Color + IR Pass 685 + Powermate 4X
Empilhamento no AS!2 e processamento com o Registax 6, Photofiltre e Irfan.
O último dia 20 foi a noite de melhor seeing que consegui até agora, mesmo assim foi impossível obter uma boa foto de Júpiter usando a QHY 5L com o filtro L que me permitiria obter uma foto a cores, tudo por culpa da turbulência.
Porém é nestas horas que um filtro IR Pass mostra o seu valor!
Aquilo que não foi possível obter com o filtro L, me forneceu um bom resultado com o IR Pass 685 da Baader.
Para a coisa não ficar tão monocromaticamente monótona fiz uma brincadeira usando os Canais RGB do Irfan, espero que os colegas apreciem!
GSO 12" f/5 + QHY 5L Color + IR Pass 685 + Powermate 4X
Empilhamento no AS!2 e processamento com o Registax 6, Photofiltre e Irfan.
Perfeito Avani, inclusive essas suas astrofotos usando diferentes comprimentos de ondas, nos mostram como os filtros coloridos podem influenciar e ajudar no contraste dos detalhes planetários.
BrunoModerador
Bruno- Moderador
Trânsito de Io
Após debater com meu amigo Almir Germano a dificuldade de criar um GIF em que todas as tomadas ficassem com o mesmo tom de claros e escuros resolvi tomar mais cuidado com este.
Em primeiro lugar antes de começar as tomadas para o GIF estabeleci parâmetros de captura que melhor correspondessem as condições de seeing nesta noite. Fiz vários pilotos processei, analisei e selecionei um parâmetro determinado no FireCapture para que todas as fotos ficassem com o mesmo contraste.
De um filme para o outro foi estabelecido um intervalo de 10 minutos e foram coletados cerca de 3000 frames dos quais em cada um foi empilhado exatamente 1070 frames.
Todos os parâmetros usados no AS!2 foram iguais para todos os filmes e a mesma coisa foi feita ao processar cada imagem TIFF obtida do AS!2 usando o Registax, Photofiltre e Irfan.
Creio ter obtido um bom resultado em termos de uniformidade do GIF e estou aberto a sugestões!
Que se manisfeste meu amigo Almir!
GSO 12" f/5 + QHY 5L colour + IR pass 685 + Powermate 4X
December, 20-2013; das 06:05 as 07:25 UT
Seguem dois GIF pra ver se consigo satisfazer os vários gostos do pesoal!
Após debater com meu amigo Almir Germano a dificuldade de criar um GIF em que todas as tomadas ficassem com o mesmo tom de claros e escuros resolvi tomar mais cuidado com este.
Em primeiro lugar antes de começar as tomadas para o GIF estabeleci parâmetros de captura que melhor correspondessem as condições de seeing nesta noite. Fiz vários pilotos processei, analisei e selecionei um parâmetro determinado no FireCapture para que todas as fotos ficassem com o mesmo contraste.
De um filme para o outro foi estabelecido um intervalo de 10 minutos e foram coletados cerca de 3000 frames dos quais em cada um foi empilhado exatamente 1070 frames.
Todos os parâmetros usados no AS!2 foram iguais para todos os filmes e a mesma coisa foi feita ao processar cada imagem TIFF obtida do AS!2 usando o Registax, Photofiltre e Irfan.
Creio ter obtido um bom resultado em termos de uniformidade do GIF e estou aberto a sugestões!
Que se manisfeste meu amigo Almir!
GSO 12" f/5 + QHY 5L colour + IR pass 685 + Powermate 4X
December, 20-2013; das 06:05 as 07:25 UT
Seguem dois GIF pra ver se consigo satisfazer os vários gostos do pesoal!
jupiter 2013
Belas fotos e animações Avani
espero conseguir ( quando acabar a chuva) algumas fotos também
as coloridas estão muito boas mas eu não consigo distinguir mais detalhes pois, tenho problemas com filtros e cores..
os gifs estão lindos e não sei como fazer isso mas deve ser bem trabalhoso...
abs
Pires
espero conseguir ( quando acabar a chuva) algumas fotos também
as coloridas estão muito boas mas eu não consigo distinguir mais detalhes pois, tenho problemas com filtros e cores..
os gifs estão lindos e não sei como fazer isso mas deve ser bem trabalhoso...
abs
Pires
Pires- Astronomo Amador
Página 1 de 2 • 1, 2