ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra.

4 participantes

Ir para baixo

Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra. Empty Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra.

Mensagem  Bruno Sáb 10 Ago 2013, 19:25

Em se tratando de um tópico sobre a Exobiologia, por mais polêmico que seja não posso me furtar a um pronunciamento de um astrônomo conceituado. Julguem vocês mesmos:

Em uma entrevista com Eugen Semitjov, um jornalista de astronomia com dupla cidadania (russa/sueca), do jornal sueco Expressen, o descobridor de Plutão, professor Clyde Tombaugh disse em 1973 que seu primeiro avistamento ocorreu quando ele trabalhava na área de testes White Sands, nos EUA, em 20 de agosto de 1949.  Na época ele trabalhava como Werner Von Braun no programa espacial.  Tombaugh era encarregado do controle óptico dos foguetes.  O avistamento ocorreu em Las Cruses.
Segue abaixo a entrevista traduzida do livro de Eugen Semitjov, “De Otroliga Tefaten“.

“Era uma noite incrivelmente limpa. Até mesmo as estrelas de sexta magnitude eram claramente visíveis; normalmente mal podem ser vistas a olho nu.  Era por volta das 22h45min quando os pontos de luz apareceram quase na altura do zênite.  eles brilhavam uma luz amarela esverdeada fraca e pareceram estar distribuídos de forma geometricamente iguais – dois ou três deles na frente, e outros atrás, um em cada aresta de cada lado.  O grupo todo não era maior do que a metade da Lua cheia.  A formação se estreitou à medida que se afastava, como se estivesse encolhendo em largura…  …no total, eu os vi por somente 3 a 4 segundos.  Não houve qualquer som.  Eu apontei, mas minha esposa somente os viu por um segundo antes de desaparecerem.  Eu nunca havia visto nada igual durante todos os meus anos que vigiei o céu“.
“Nunca podemos excluir a possibilidade de que alguns dos casos de objetos voadores não identificados sejam visitantes extraterrestres.  Mas eu tenho dificuldades em acreditar nisso antes de ver alguma prova autêntica.  Tenho que ser reservado; não posso dizer que sim, ou não.  Têm havido tantas farsas neste campo, e tantos enganos de julgamento que esses objetos voadores não identificados certamente têm tido uma má reputação…“
“Na década de 50 eu vi mais dois objeto voadores não identificados, se posso chamá-los assim.  Eu estava aqui em Las Cruses.  Eles eram totalmente diferentes.  Um deles eu vi em plena luz do dia.  Era como uma estrela berrante – com uma luz intensa, mais brilhante do que Vênus…“
“Quem sabe?  Podem mesmo ser artefatos que em poucas ocasiões visitam o nosso planeta; quem sabe?  É possível que as estrelas em nossa vizinhança estejam rodeadas de planetas que são habitados por civilizações avançadas – que tenham alcançado a era espacial há muito tempo.  Mas se eles viajam até aqui, é uma questão em aberto…"

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra. Empty Re: Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra.

Mensagem  Durva Sáb 10 Ago 2013, 20:42

Achei bem interessante essa sua postagem Bruno. É tão difícil pessoas sérias e conceituadas no meio ciêntífico exporem suas experiência e opiniões pessoais. Em minha humilde opinião, acho que a vida como a conhecemos é uma questão de condições favoráveis para a sua formação. E essas condições podem ser comuns no universo. Daí a essa vida ser evoluida o suficiente a ponto de nos visitar, já é uma outra história.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra. Empty Re: Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra.

Mensagem  Bruno Sáb 10 Ago 2013, 20:53

Sim Durva, essa complexa possibilidade apesar de não poder ser descartada ainda foge de todos os padrões estabelecidos pela Ciência Moderna, entretanto acredito que mesmo para a Ciência Oficial essa possibilidade de a terra receber visitas de alguma civilização distante no cosmo seria extremamente importante e até fundamental, pois os projetos desenvolvidos por ela na busca de outras formas de vida no universo (Seti, busca de exoplanetas e outros), continuariam a receber apoio e principalmente verbas que manteriam estas instituições e uma grande quantidade de cientistas. E quanto ao pronunciamento do descobridor de Plutão, não posso tirar as palavras da boca desse renomado astrônomo.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra. Empty Re: Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra.

Mensagem  Durva Sáb 10 Ago 2013, 21:01

Concordo totalmente.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra. Empty Re: Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra.

Mensagem  starman Seg 12 Ago 2013, 21:03

Boa noite.
Eu confesso que estava admirado com a demora em se reconhecer que existem objetos aéreos não identificados, mesmo admitindo que no que consistem constituem um mistério, tanto quanto a sua procedência ou origem. Também a atitude de um moderador de um fórum tem peso, e a credibilidade do mesmo e do próprio fórum podem ficar em jogo contra a ética científica, entretanto aqui no AF antes de ser escurraçada tal hipótese foi irrefutávelmente exposta sem ferir a integridade científica. Eu diria que foi um grande passo para uma nova concepção de um fórum de astronomia e da necessidade de se reconhecer a seriedade de uma parcela de um problema científico chamado objetos voadores não identificados.

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra. Empty Re: Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra.

Mensagem  Bruno Seg 12 Ago 2013, 21:18

starman escreveu:a atitude de um moderador de um fórum tem peso, e a credibilidade do mesmo e do próprio fórum podem ficar em jogo contra a ética científica, entretanto aqui no AF antes de ser escurraçada tal hipótese foi irrefutávelmente exposta sem ferir a integridade científica. Eu diria que foi um grande passo para uma nova concepção de um fórum de astronomia e da necessidade de se reconhecer a seriedade de uma parcela de um problema científico chamado objetos voadores não identificados.
Boa noite starman, puxa, obrigado em nome do AF, e sim, não queremos encrenca com a Ciência Oficial mas também não vamos desmentir homens do calibre do Sr. Clyde Tombaugh, e se as palavras de um moderador de um fórum tem peso o que dizer então das palavras desse homem? Pode ter certeza starman, o AF nunca vai virar as costas para um problema só por que não temos ainda as respostas. Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra. Bigthumb

Bruno
moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra. Empty Re: Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra.

Mensagem  M.couto Sáb 17 Ago 2013, 15:44

É de extrema importância relatar todo e qualquer fenômeno ocorrido no céu, por mais anômalo que possa parecer já que é lá a nossa

área de pesquisas e o fundamento de toda a astronomia.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra. Empty Re: Descobridor de Plutão fala sobre a possibilidade de vida fora da Terra.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos