ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olá pessoal!

+2
Admin
Lagarinhos
6 participantes

Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Olá pessoal!

Mensagem  Lagarinhos Sex 28 Jun 2013, 02:48

Olá Pessoal! Estava meio ausente nesses ultimos meses, mas não deixei o hobby!

Comprei recentemente uma CCD ASI120mc, porém.. já fazem 4 dias que estou apanhando que nem doido para conseguir algo.

Gostaria de saber se podem me ajudar com essas duvidas:

1 - A camera não tem um zoom optico.. entao quando tento tirar foto da lua com meu setentinha, parece que estou usando uma ocular de 15mm com uma blarrow 2x =/ Gostaria de uma foto da lua por inteiro .. teria como? Como reduzir esse Zoom natural?

2 - Eu pesquisei muito e mesmo em foruns gringos...é dificil achar informaçoes precisas para leigos como eu. Conecto a CCD direto no telescopio? Sem Diagonal etc?

3 - Quando tento por a CCD direto no tubo do telescopio sem a diagonal, não consigo focalizar a lua.. fica sempre embaçada... entao peguei minha blarrow e tirei a lente deixando so o tubo como "extensor" e acoplei a CCD nela encaixando a mesma no telescopio.. dessa vez consegui focalizar a Lua, porem ela fica ENORME e não cabe toda na tela. (campo de visao)

4 - Se eu tento por a blarrow com a lente.. não focaliza também. Como podem ver.. estou tendo serios problemas para focalizar meus objetos.

5 - Já tem 3 dias que tento fotografar Saturno. Todas as vezes eu alinho ele perfeitamente e qnd ponho a CCD.. não consigo visualizar nada. Entao rapidamente troco pra minha ocular e saturno continua no campo de visao.. alinho ele novamente (bnao tenho motor de acompanhamento), e troco pra CCD... e nada novamente.. mexo em tudo... focalizador do tele, gamma, gain, exposure.. tudo... e nada faz ele aparecer.

Vocês poderiam me ajudar por favor? Estou ficando desesperado com a sensação de dinheiro jogado no lixo =/

Obrigado!

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Re: Olá pessoal!

Mensagem  Admin Sex 28 Jun 2013, 11:29

Qual o programa que você usa para a captura?

Geralmente as CCDs equivalem a uma ocular de 4mm, portanto, não há como pegar a Lua em todo o campo. Mas não conheço essa sua CCD. No caso de Saturno eu acredito que por a CCD aproximar muito, você acaba perdendo o enquadramento.

Vamos experar o que o Avaní ou o Israel podem falar..

Abraço.
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Re: Olá pessoal!

Mensagem  Lagarinhos Sex 28 Jun 2013, 12:56

Essa é a câmera.

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/astrofotografia/cameraplanetaria120color-detail

Bem .. se for o equivalente a uma ocular de 4mm.. acredito que estourei em muito o aumento máximo útil do meu setentinha rsrs


Abraços!

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Re: Olá pessoal!

Mensagem  Durva Sex 28 Jun 2013, 13:18

Lagarinhos escreveu:Essa é a câmera.

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/astrofotografia/cameraplanetaria120color-detail

Bem .. se for o equivalente a uma ocular de 4mm.. acredito que estourei em muito o aumento máximo útil do meu setentinha rsrs


Abraços!

Olá Lagarinhos, não conheço muito sobre CCD's, mas se ela realmente proporciona o mesmo aumento de uma ocular de 4mm, então ainda está dentro da capacidade do Setentinha. No meu eu uso a ocular de 4mm perfeitamente para a Lua e Saturno. 4mm no setentinha equivale a 175x de aumento, ou seja 2.5x o diâmetro da objetiva em milímetros.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Re: Olá pessoal!

Mensagem  Lagarinhos Sex 28 Jun 2013, 16:57

O que não entendo é por que não consigo focalizar NADA além da Lua.

Mesmo apontando em uma zona rica em estrelas... já passei 1 hora tentando focalizar alguma coisa e não consigo..chega a ser deprimente por não saber o que fazer rsrs

Não sei se é tiro no escuro.. aponta, grava e reza pra tá focalizado...ou se vai aparecer na tela do PC as estrelas como se eu estivesse olhando pela Ocular e então ajusto o focus aos poucos...

Complicado mesmo isso... já pesquisei MUITO na internet e todas as informações são vagas... sempre são informações voltadas para pessoas com um certo conhecimento e uma certa experiência... os "noobs" que nem eu ficam perdidos rsrs

Queria começar a postar minhas imagens.. mas tá tenso rsrs

Obrigado!

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Re: Olá pessoal!

Mensagem  Durva Sex 28 Jun 2013, 20:51

É rapaz, não desanime não! É assim mesmo, no inicio de qualquer atividade a gente tende a bater cabeça mesmo. Pelo que sei, as estrelas não vão aparecer na tela do computador, apenas os planetas e a Lua, portanto Saturno você deveria conseguir. Apesar de que com o setentinha, que é bastante luminoso, talvez a imágem não fique tão definida. Eu fiz alguns testes usando uma web-cam CMOS, e mesmo que toscamente consegui focalizar Saturno e a Lua. Continue tentando e vá postando suas dúvidas e sucessos, por que assim vai ficar mais fácil auxilia-lo.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Re: Olá pessoal!

Mensagem  Tellescópio Sáb 29 Jun 2013, 10:11

1 - A camera não tem um zoom optico.. entao quando tento tirar foto da lua com meu setentinha, parece que estou usando uma ocular de 15mm com uma blarrow 2x =/ Gostaria de uma foto da lua por inteiro .. teria como? Como reduzir esse Zoom natural?

2 - Eu pesquisei muito e mesmo em foruns gringos...é dificil achar informaçoes precisas para leigos como eu. Conecto a CCD direto no telescopio? Sem Diagonal etc?

3 - Quando tento por a CCD direto no tubo do telescopio sem a diagonal, não consigo focalizar a lua.. fica sempre embaçada... entao peguei minha blarrow e tirei a lente deixando so o tubo como "extensor" e acoplei a CCD nela encaixando a mesma no telescopio.. dessa vez consegui focalizar a Lua, porem ela fica ENORME e não cabe toda na tela. (campo de visao)

4 - Se eu tento por a blarrow com a lente.. não focaliza também. Como podem ver.. estou tendo serios problemas para focalizar meus objetos.

5 - Já tem 3 dias que tento fotografar Saturno. Todas as vezes eu alinho ele perfeitamente e qnd ponho a CCD.. não consigo visualizar nada. Entao rapidamente troco pra minha ocular e saturno continua no campo de visao.. alinho ele novamente (bnao tenho motor de acompanhamento), e troco pra CCD... e nada novamente.. mexo em tudo... focalizador do tele, gamma, gain, exposure.. tudo... e nada faz ele aparecer.

Lagarinhos,

apesar de ainda não ter testa uma câmera ASI, mas sei que tanto ela como a QHY5L-II são bem similares nas questões operacionais. Então respondendo suas perguntas:

1 - Essas são câmeras planetárias e lunares, então o tamanho da imagem nos pixels será sempre semelhante aquela se você estivesse observando através de uma ocular de 6mm. Isso é definido pelo próprio chip, então não há um software capaz de alterar este zoom, similar a uma máquina fotográfica. Mas tem como sim obter astrofotos do inteiro disco da lua e para isso será necessário o uso de um redutor focal de no mínimo 2x.

2 - Isso fica ao seu critério. Eu particularmente prefiro utilizar a câmera direto no telescópio sem a diagonal. Pois assim não tenho a interferência do espelho da diagonal, que em muitas vezes reduz a qualidade da foto.

3 - Sim, quando você tira a diagonal do telescópio você altera o caminho do foco de luz na distância focal e para encontrar o ponto x, ou seja onde a imagem realmente vai ser formada, é mesmo necessário o uso de um extensor. O uso do tubo de sua barlow é um excelente opção.

4 - No caso se desejar utilizar a barlow + câmera será necessário um outro tubo extensor. Sem ele você não conseguirá captar as imagens, a menos que use a diagonal para atingir o ponto onde a imagem se forma.

5 - Neste ponto você deve prestar atenção a alguns fatores.
1 - Ajuste o gain e a exposição em "ms" da câmera para que capte o brilho do planeta. Inicialmente para ficar mais fácil, ajuste os canais de forma a saturar o brilho da imagem, depois que conseguir visualizar o brilho vá ajustando os canais até notar que está adequado.
2 - Tome nota que o foco que você obteve com a ocular não será o mesmo com a câmera, ou seja, depois de ter centralizado o planeta na ocular, você deverá ajustar o focalizador até o planeta se torno um ponto luminoso. Se não fizer isto, o planeta mesmo estando centralizado nem irá aparecer, ou até pode aparecer mas só como uma bola de luz borrada e bem apagada.
3 - Notará que o movimento celeste é muito rápido quando se utiliza uma câmera. Então lhe aconselho não se guiar por uma ocular, mas deixe bem alinhado com seu telescópio, a sua mira. Assim você se guiará pela mira do telescópio e o planeta estando exatamente no centro da mira ficará mais fácil percebe-lo também na tela do computador.

Faça os testes e nos conte depois.

Abrçs

Israel Mussi
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Re: Olá pessoal!

Mensagem  Tellescópio Sáb 29 Jun 2013, 10:22

O que não entendo é por que não consigo focalizar NADA além da Lua.

Mesmo apontando em uma zona rica em estrelas... já passei 1 hora tentando focalizar alguma coisa e não consigo..chega a ser deprimente por não saber o que fazer rsrs

Lagarinhos,

para captar estrelas, você deve utilizar outros software como: Maxim DL, Nebulosity ou o gratuito Audela. Em todos eles a câmera será conectada e utilizada pelo suporte ASCOM. O funcionamento aqui não é por FPS (frames por segundo) mas sim por exposição. Se não me engano, sua câmera permite uma exposição de até 10min nestes softwares que mencionei. Mas como seu telescópio não é motorizado, uma curta exposição de apenas 10seg fará com as estrelas sejam apenas riscos.
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Re: Olá pessoal!

Mensagem  Astroavani Seg 01 Jul 2013, 00:54

Olá!

Nosso amigo Israel já respondeu muito bem a maioria das dúvidas, mesmo assim eu gostaria de fazer algumas considerações:

1. O chip da ASI que é igual ao da QHY mede 3,75 micras então pelo que eu sei equivale a uma ocular de 4mm mas posso estar enganado. Como foi dito pelo Israel seria possível captar a Lua por inteiro usando um redutor focal mas eles normalmente são designados por 0,65X, 0,50X a distância focal. Então teria que escolher o correto. Você pode fazer fotos da Lua por inteiro na forma de mosaico, ou seja, captando parte por parte e juntando tudo. Creio que num 70mm usar um redutor focal irá aumentar muito a aberração cromática.
2. Não se preocupe se o tele aguenta ou não tanto aumento, uma coisa é o limite para observação visual e outra é para fotografia. Em fotos você pode exceder em muito o aumento máximo que deve ser empregado.
4. Quanto a não conseguir focar você esta errado, se consegue focar a Lua deverá ter foco com os planetas e estrelas também. Faça foco na Lua e depois aumente bastante o gain, gama e exposure que você conseguirá visualizar os planetas também pois o que deve estar acontecendo é que a Lua tem Luz demais e os planetas de menos, então se você usar configuração parecida a da Lua os planetas simplesmente não aparecerão.
5. evite usar a diagonal, ela só irá roubar mais luz das estrelas e planetas que nun setentinha já é pouca.
6. Meu amigo, realmente é difícil achar o planeta quando se coloca a camera pois aumenta muito e qualquer deslocamento do tele por menor que seja irá afastar o astro de centro. Eu nem uso ocular, ponho a camera no focalizador e coloco o planeta no centro do X do buscador, normalmente não aparece nada, aí eu vou dando pequenos toques pra lá e pra cá até que ele passe pela tela, aí ei fixo nesta posição. Porém para achar o astro já terá que estar razoávelmente focado senão nada! Por isto sugiro que no começo faça primeiro o foco na Lua e depois tente centrar o planeta.
Espero que isto lhe dê uma ajudinha, no começo a gente apanha mas depois que pega o jeito é moleza!
Abraço!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Re: Olá pessoal!

Mensagem  Lagarinhos Ter 02 Jul 2013, 01:06

MUITO obrigado pelas informações pessoal!

Já foram de GRANDE ajuda! Assim que tiver um tempo limpo vou tentar fazer os testes e agradeço muito as informações detalhadas.
Praticamente não me sobraram mais dúvidas para fazer mais perguntas rsrs.

Assim que conseguir um tempo limpo, postarei aqui. Obrigado

Abraços!

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Re: Olá pessoal!

Mensagem  alemão do espaço Qui 27 Mar 2014, 16:59

Boa tarde senhores!
Estava acompanhando as explicações sobre a Câmera ASI120MC e tenho algumas questões:

1- Até que ponto esses procedimentos citados acima se aplicam em uma Câmera ASI034MC?
Vou comprar uma câmera e no momento eu só poderia comprar a ASI034MC devido ao valor.

2- Meu telescópio é o Skywatcher 90mm AZ3. Essa combinação "90 Black Diamond +  ASI034MC" funciona bem?

3- Pelo que vi seria necessário um redutor focal, porém, seria um específico. Neste caso, qual seria este redutor?

4- Na questão do extensor citado no tópico... seria de algum tipo específico também?

Desde já agradeço a ajuda.
Um abraço!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Olá pessoal! Empty Re: Olá pessoal!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos