ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

17 bilhões de planetas "Terra"

+2
Bruno
Freesailor
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Freesailor Seg 07 Jan 2013, 18:39

Olá, pessoal!
Esta acabou de sair do "forno":
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-01-07/estudos-dizem-que-existem-17-bilhoes-de-terras-na-via-lactea.html

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Bruno Seg 07 Jan 2013, 22:03

Ótima notícia Freesailor, imagine só, mais de dois planetas para cada habitante do planeta Terra é uma tremenda chance de quem sabe encontrar-mos vida inteligente como a nossa ou quem sabe até mais evoluída!

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Freesailor Ter 08 Jan 2013, 07:19

Very Happy
Éh isso aí, prezado Bruno! Eu, pessoalmente, tenho plena convicção de que existem outras civilizações bem mais evoluidas que os habitantes do planeta Terra. Nossa civilização somente teve avanço tecnológico ha cerca de 50 anos para cá. Se estudarmos a história das civilizações, poderemos constatar que o "homem" passou a maior parte do tempo "adormecido" nas trevas. Portanto, eu acredito em Deus e em Extraterrestres (não nos esquecendo que Deus, ao criar o mundo, é um extraterrestre).
Um abraço.
Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Admin Dom 13 Jan 2013, 00:04

Freesailor escreveu: Very Happy Portanto, eu acredito em Deus e em Extraterrestres (não nos esquecendo que Deus, ao criar o mundo, é um extraterrestre).

Um abraço.
Freesailor

Prezado Freesailor,

Este assunto fere às regras do AF. Respeito as suas crenças, porém, evitemos entrar em assuntos místicos (Deus, religiões, etc..) e Ets.

Atenciosamente,

Admin
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Freesailor Dom 13 Jan 2013, 15:31

Prezado Administrador, peço desculpas se manifestei opinião não pertinente ao Fórum. Eu apenas enfatizei a afirmação do colega Bruno quando disse: "quem sabe encontrar-mos vida inteligente como a nossa ou quem sabe até mais evoluída!". Ora, há se convir que quando se refere-se à vida inteligente estamos falando de extraterrestre, assim como toda a matéria que está presente no Cosmos. Não tive nenhuma pretensão de correlacionar o assunto à questões religiosa ou quaisquer crenças.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Temas não afins.

Mensagem  Bruno Dom 13 Jan 2013, 19:43

Freesailor escreveu:
1-Portanto, eu acredito em Deus e em Extraterrestres
2-(não nos esquecendo que Deus, ao criar o mundo, é um extraterrestre).
Olá Freesailor,
não precisa se desculpar pois esse impasse pode ser resolvido da seguinte forma:
1-Sigo aquela máxima de que seria muito desperdício de espaço ter nessa vastidão incomensurável chamada de universo alguma forma de vida apenas no planeta Terra, seja tal qual a conhecemos ou possamos conceber ou até mesmo além da nossa imaginação e possibilidades biológicas. Ao colocar Deus em pauta (eu também acredito em Deus graças a Deus!) entramos no terreno Teológico, e a Teologia, mesma a teologia Natural ou a Teodicéia não são uma ciência afim. Isso então foi off topic, mas sem problemas, ok?
Afirmar a existência de extraterrestres onde assuntos relacionados com a astronomia e os diversos aspectos do céu são o objetivo acabou sendo também off topic, apesar de alguns cientistas renomados já terem se pronunciado à respeito dos OVNIS ou UFOS, alguns contra e outros a favor e eu me limito apenas a repetir as palavras deles, que por sinal são contundentes nos dois sentidos, mas são opiniões pessoais. Por ser a Ufologia um ramo do pensamento humano e não uma ciência (e eu sinceramente desejaria que fosse), não podemos então tê-la como uma ciência afim, e portanto nenhuma relação será possível por enquanto.
Melhor então será evitar termos de quaisquer disciplinas que não possuam correlação com a astronomia. Essa é a regra aqui no AF.
Espero que tenha compreendido, ok?
Forte abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Freesailor Seg 14 Jan 2013, 08:47

Ok, prezado Bruno! Entendi perfeitamente e estamos encerrando este assunto neste tópico. Se você puder apagar os últimos comentários meus, onde me referi à Deus, eu agradeço.

Um abraço.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Bruno Seg 14 Jan 2013, 08:53

Freesailor escreveu:Se você puder apagar os últimos comentários meus, onde me referi à Deus, eu agradeço.
De forma nenhuma Freesailor, não quero problemas com Ele! Fica tranquilo, a suas postagens sempre serão bem vindas aqui no AF, e vou até mais longe, elas tem sido extremamente úteis.
Grande abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty A maior galáxia em espiral já registrada

Mensagem  Freesailor Seg 14 Jan 2013, 09:36

Bruno! Eis mais uma descoberta recente muito interessante. E o melhor de tudo é que têm brasileiros na pesquisa:
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-01-11/satelite-capta-a-maior-galaxia-em-espiral-ja-registrada.html

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Bruno Seg 14 Jan 2013, 09:39

Ótima notícia Freesailor, inclusive por essa interessante observação de que estrelas mais jovens, que ficam nas bordas da espiral, se movem em direção ao centro da galáxia à medida que ficam mais velhas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty A maior galáxia em espiral já registrada

Mensagem  Freesailor Seg 14 Jan 2013, 10:24

Bruno, vc já leu algum artigo sobre a "reversão" da expansão do Universo? Eu estive lendo um artigo em um site (infelizmente não me lembro do nome do site) onde falava que a expansão está em rítmo de desaceleração e supõem-se que o universo passará por um período de contração, voltando à posição inicial de milhões de anos atrás. Minha convicção é de que o Universo em um dado momento reverterá a expansão. O que vc pensa a respeito?

Um abraço.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Bruno Seg 14 Jan 2013, 11:11

Veja bem, é a minha concepção sobre o movimento do universo (e não o movimento no universo), e
ela difere dos padrões aceitos atualmente pois imagino o seguinte: se o universo é o conjunto de todos os lugares e de todas as macro e micro regiões, então não há lugar algum fora dele para o qual ele precisa se mover.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  M.couto Seg 14 Jan 2013, 17:45

Bruno escreveu: apesar de alguns cientistas renomados já terem se pronunciado à respeito dos OVNIS ou UFOS, alguns contra e outros a favor
Oi Bruno, e se for descoberta alguma forma de vida inteligente fora da Terra a ufologia passa a ser imediatamente uma ciência?
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Bruno Seg 14 Jan 2013, 18:06

O que eu posso dizer é que apesar da ufologia não ser uma ciência, através dela tomamos ciência de fenômenos desconcertantes.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Revisão do tópico

Mensagem  Freesailor Seg 14 Jan 2013, 18:26

"Veja bem, é a minha concepção sobre o movimento do universo (e não o movimento no universo)"

O movimento no universo é fato científico e certo, a revolução dos astros (rotação, translação e prescessão) ao redor de estrelas, que por sua vez se movimentam ao redor do centro da galáxia. Se bem que não temos ainda certeza quanto à similaridade do "movimento" de exo-planetas correlacionados às suas respectivas estrelas. Mas de um modo geral o nosso sistema solar serve de "modelo" para suposições hipotéticas quanto a outros sóis.
Já o movimento do universo como um todo é ainda fato especulativo, apesar se sabermos que o mesmo está em expansão. Tenho convicções de que o "conjunto universo" é como uma sanfona que "abre e fecha", ou seja, expande e contrai, apesar da assertiva científica de que algumas galáxias em momento futuro vão entrar em colisão. Além desde conceito que faço (posso estar errado obviamente, porém nada hoje, científicamente , é assertivo) penso que existem outras dimensões no universo e que ainda não estamos "preparados" (e aquí refiro-me à ciência) para estas "portas" do espaço. E, para complicar, a Teoria das Super-cordas e a teoria do sr. Peter Higgs ainda nos dá muito a que pensar.
De qualquer modo, ainda estamos "engatinhando" na compreensão deste vasto universo.

Um abraço.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Bruno Seg 14 Jan 2013, 18:32

Freesailor escreveu:
Já o movimento do universo como um todo é ainda fato especulativo, apesar de sabermos que o mesmo está em expansão.
Olá Freesailor, eu gostaria de perguntar: são as galáxias que se afastam no universo ou o espaço que as contém que se expande levando-as juntas?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Freesailor Seg 14 Jan 2013, 18:44

M.couto escreveu:
Oi Bruno, e se for descoberta alguma forma de vida inteligente fora da Terra a ufologia passa a ser imediatamente uma ciência?
abs

Prezado M.couto, permita-me discordar de sua assertiva acima. Convém lembramos que toda ciência tem que ter uma base lógica racional e metodológica, englobando outras ciências como ferramenta. O fato de viermos a descobrir vida inteligente fora da Terra, ao meu ver, não faz da ufologia uma ciência.

Um abraço.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Freesailor Seg 14 Jan 2013, 19:02

Bruno escreveu:Olá Freesailor, eu gostaria de perguntar: são as galáxias que se afastam no universo ou o espaço que as contém que se expande levando-as juntas?

Caro Bruno, respondendo à sua "injusta" pergunta, o que eu entendo é que o espaço é que se expande, assim como o vácuo é um espaço não preenchido por qualquer matéria, nem sólida, nem líquida, nem gasosa, nem plasma, nem mesmo a matéria escura. Mas pode conter campo elétrico, campo pseudo-magnético, campo gravitacional, luz, ondas de rádio, raios X, ou outros tipos de radiação bem como outros campos e a denominada energia escura. E para complicar, No nada não existe nem o espaço, isto é, não há coisa alguma nem um lugar vazio para caber algo. O conceito de nada inclui também a inexistência das leis físicas que alguma coisa existente obedeceria, dentre elas a conservação da energia, o aumento da entropia e a própria passagem do tempo. Sendo o espaço o conjunto dos lugares, isto é, das possibilidades de localização, sua inexistência implica na impossibilidade de conter qualquer coisa. Isto é, não se pode estar no nada. O nada é, pois, um não-lugar. Concluindo: Espaço não preenchido por qualquer matéria e nada são duas coisas distintas.
O conceito de espaço é difícil de ser entendido pela maioria das pessoas, pois de um modo geral, não nos preocupamos com ele.

Freesailor

Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Bruno Seg 14 Jan 2013, 19:20

Bruno escreveu:se o universo é o conjunto de todos os lugares e de todas as macro e micro regiões, então não há lugar algum fora dele para o qual ele precisa se mover.
A falta da necessidade do universo se mover para onde as galáxias estão se expandindo pelo fato de ele já estar lá, implica então numa imobilidade do universo. E se ele se move em relação a sí mesmo então para onde quer que ele se expanda essa região já estará contida por ele mesmo.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Freesailor Seg 14 Jan 2013, 20:45

Bruno escreveu:
Bruno escreveu:se o universo é o conjunto de todos os lugares e de todas as macro e micro regiões, então não há lugar algum fora dele para o qual ele precisa se mover.
A falta da necessidade do universo se mover para onde as galáxias estão se expandindo pelo fato de ele já estar lá, implica então numa imobilidade do universo. E se ele se move em relação a sí mesmo então para onde quer que ele se expanda essa região já estará contida por ele mesmo.

Bruno
Moderador

?!?!?! Universo <sinal de diferente> Espaço. >>> Universo <está contido> Espaço.
!!??!? "então numa imobilidade do universo" : Verdade absoluta? E os buracos negros? Para onde vai toda matéria e não matéria absorvida pelo mesmo?
Prezado Bruno, esse "troço" é muito louco, né/

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Admin Ter 15 Jan 2013, 01:13

Freesailor escreveu:Prezado Administrador, peço desculpas se manifestei opinião não pertinente ao Fórum.
Freesailor

Não se preocupe. Só deixei o recado para o assunto não tomar outros rumos Laughing

Um abraço
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Mergulho no abismo.

Mensagem  Bruno Ter 15 Jan 2013, 07:18

Freesailor escreveu: E os buracos negros? Para onde vai toda matéria e não matéria absorvida pelo mesmo?
O horizonte de eventos de um buraco negro representa literalmente a fronteira do desconhecido. Do lado de fora, no mundo tal qual o conhecemos jamais será possível comunicar-nos com o mundo que se encontra no interior de um buraco negro, e vice-versa. Mesmo que um corajoso astronauta empreendesse uma viagem para dentro do interior de um buraco negro, jamais receberíamos notícias dele.
Tudo o que a ciência supõe até hoje sobre os colapsares baseia-se exclusivamente em teorias. Ainda não foram criadas condições de se realizarem pesquisas diretas com os buracos negros. Imaginar o que acontece além do horizonte de eventos esbarra no problema de se as nossas idéias e fórmulas continuarão válidas lá dentro.
Vamos imaginar o seguinte: num mergulho através de um horizonte de eventos a estrela colapsada iria desaparecer repentinamente quando um astronauta voluntário estivesse prestes a atingí-la. Isso aconteceria porque a luz emitida durante o mergulho para dentro do horizonte de eventos ainda estaria se dispersando para fora, o que daria a falsa impressão de que ela ainda se encontraria lá. A imagem da estrela colapsada que parecia estar prestes a ser atingida passaria despercebida ao astronauta, porque no instante final da queda para dentro do abismo ao corajoso astronauta tudo poderia passar despercebido, justamente porque não encontraria qualquer tipo de impedimento. Contudo, do outro lado do horizonte de eventos ele poderá encontrar um mundo completamente às avessas, e se no nosso mundo com uma quantidade de energia necessária nós podemos nos deslocar livremente pelo espaço em qualquer direção, pois nada limita o movimento, porém lá não teríamos meios de controlar o deslocamento no espaço. Com isso o tempo iria se comportar também de modo oposto apesar do seu fluir inexorável, e embora pudéssemos até reduzir a sua velocidade nas proximidades da superfície de um horizonte de eventos, assim mesmo ele seguirá em frente, entretanto além do horizonte de eventos os deslocamentos no tempo se dariam para frente e para trás pois ao atravessá-lo os ponteiros do seu relógio passariam a girar no sentido anti-horário, e quanto mais próximos do centro de um buraco negro mais devagar eles iriam se mover.
Apesar de agora estar perpétuamente atraído para o centro do buraco negro, força nenhuma seria capaz de impedir que o condenado astronauta se aprofundasse cada vez mais numa inescapável viagem para o centro do abismo, e por mais que ele se debatesse ou acionasse os motores de sua espaçonave não haveria como escapar do esmagamento que iria por fim à ele em algum ponto central do buraco negro, pois uma vez lá dentro a sua aniquilação completa é inevitável.
Sabemos que o tempo que vivenciamos quer seja na terra ou caindo para dentro de um buraco negro, será o nosso próprio tempo, ou seja, o mesmo que seria registrado por exemplo no relógio de pulso do astronauta durante a experiência fatídica. As forças então atuantes sobre o corpo dele no mergulho para o desconhecido e que o destruíram, em realidade apresentariam-se como ondas, iniciando com uma forte atração sobre os pés do astronauta, e ainda caindo de pé uma menor atração seria sentida sobre as partes do corpo mais distantes do centro do buraco negro. Na medida em que ele for caindo essas forças aumentarão indefinidamente, provocando uma diferença que se dilata entre a força exercida nos pés em relação a outras partes do corpo dele. Será esta diferença que influirá decisivamente na sua morte pois o seu corpo esticará a ponto de apresentar um comprimento indefinido. Contudo, simultaneamente o seu volume será reduzido gradativamente durante a queda justamente por causa da compressão geral existente no centro do famigerado buraco negro.
Pode-se até calcular aproximadamente a que distância de uma estrela colapsada um astronauta iria sucumbir às ondas de força acumuladas, e que inevitávelmente iriam romper o seus ossos e músculos no sentido do comprimento, além de um esmagamento generalizado em todas as outras direções. Um astronauta de peso médio e de força óssea e muscular normais já morreria a cerca de 100 quilômetros de distância de um buraco negro com uma massa solar, e nesse caso específico ele ainda estaria muito longe do horizonte de eventos que fica a apenas um quilômetro e meio do centro. Se o buraco negro tiver um tamanho mil vezes maior um astronauta morreria assim que ultrapassa-se o horizonte de eventos. Num colapsar um milhão de vezes maior, o seu fim só se daria quando ele se encontrasse cem vezes mais próximo do centro do que do horizonte de eventos. E se o tamanho do buraco negro fosse ainda maior, do tamanho da nossa galáxia por exemplo, ele morreria quando se encontrasse a cerca de um milhão de vezes mais próximo do centro do que do horizonte de eventos. Sendo então, demonstradas matemáticamente são essas as desagradáveis perspectivas reservadas para quem for absorvido por um buraco negro.

Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Ter 15 Jan 2013, 07:38, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Durva Ter 15 Jan 2013, 07:37

Esse tópico tá ficando muito interessante, estou acompanhado ele des de ontem a tarde!
Ótimas informações pessoal.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Mergulho no abismo.

Mensagem  Freesailor Ter 15 Jan 2013, 08:16

Interessante! Aproveito para lembrar a matéria publicada no IG sobre o "buraco negro gigante", descoberto recentemente, e que contradiz atuais modelos de crescimento de formações que ocupam centro de grandes galáxias:

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012-11-29/buraco-negro-gigante-confunde-cientistas.html

Éh isso aí prezado Durva! Gostaríamos de sua participação também, pois este tópico "tá redendo" assunto.

Um abraço.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Bruno Ter 15 Jan 2013, 08:28

Essa descoberta contradiz os atuais modelos de crescimento dos buracos negros, que sustentam que eles evoluem juntamente com as galáxias em que se encontram.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

17 bilhões de planetas "Terra" Empty Re: 17 bilhões de planetas "Terra"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos