ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saturno 2013

+12
M. Alex
Admin
Luiz Brandt
Conrado Serodio
Pires
starman
orlando
Lucas87
M.couto
Durva
Bruno
Astroavani
16 participantes

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Bruno Seg 27 maio 2013, 21:22

Olá Conrado, mais uma bela astrofoto.Saturno 2013 - Página 6 Bigthumb
Por acaso você utiliza o filtro IR-Pass para atenuar os efeitos das turbulências atmosféricas? Ele tem uma transmissão no espectro onde a turbulência se faz sentir com menos intensidade.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Astroavani Ter 28 maio 2013, 00:01

Saindo do forno a pouco tempo, hehehe!
Hoje como o seeing estava pior que ontem resolvi alterar o setup. Vinha fazendo fotos usando a Powermate 4X, o que me fornecia uma resolução de 0,12" de arco e uma distância focal de 6080mm.
Para driblar o seeing ruim apelei para a Barlow Orion Ultrascópic 2X o que me forneceu uma resolução de 0,24" de arco e uma distância focal de 3040mm.
Para manter o tamanho médio que eu vinha usando nas fotos na hora de empilhar no AS!2 usei um Drizzle de 1,5 X.
Creio ter obtido um resultado apresentável para um seeing deficiciente.
Isto nos mostra como é importante ter uma base teórica para saber aplicar a melhor configuração possível para as condições climáticas que se tem.
GSO 12" + QHY 5L
Empilhamento de 2156 frames no AS!2 e processamento no Registax 6 e Photofiltre.
Saturno 2013 - Página 6 4f4e7926-9856-432f-aa61-3e278d6aa776_resized

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Astroavani Ter 28 maio 2013, 00:04

Mesmo assim a de ontem na configuração tradicional usando a Powermate ficou melhor.
Isto demonstra que o mais importante de tudo para uma boa fotto ainda é o seeing.
Saturno 2013 - Página 6 33d940e2-3479-4fa9-99ac-ecaeca4d6f8e_resized

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Astroavani Qua 05 Jun 2013, 20:54

Num dia de péssimo seeing ainda consegui salvar uma foto. Tive que usar algumas artimanhas para driblar o seeing e manter a foto em tamanho pequeno só assim a coitada ficou passável mas notem como a parte de baixo da Divisão de Cassino ficou mal resolvida.
GSO 12" + QHY 5L + Powermate 4X
Empilhados 1452 frames no AS!2 e processamento no Registax 6 e Photofiltre
Saturno 2013 - Página 6 51c783e1-9dc9-46fc-bcfd-fc177a0afd6a

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Durva Qua 05 Jun 2013, 22:21

Olá Avani, mesmo com um seeing ruim você consegue belos resultados. Nós do sul do Brasil sofremos muito com as correntes de jato. Aqui no leste do Paraná o céu está muito limpo, mas a tubulencia atmosférica acaba com as imagens. Estava observando Satuno agora, e ele piscava e pulava sem parar. Aqui quando não está tudo nublado, ou com muita cerração, é o jato-subtropical. Mas fazer o que, não posso me mudar. rs...

Abraço e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.

Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Astroavani Qua 05 Jun 2013, 23:32

Obrigado por acompanhar e apreciar o meu trabalho Durva!

Realmente nesta época a gente sobre com os jatos, hoje eu tentei fazer umas tomadas e desisti pois não conseguia discernir a Divisão de Cassini enquanto observava o filme no laptop.
Aí não tem jeito, não se consegue nada que preste, ontem ainda dava para ver a Divisão fracamente, mas hoje nada.
Aqui no sul a melhor época é o verão porém tem que ser de madrugada depois que o calor do dia se dissipou.
Abraços!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Durva Qui 06 Jun 2013, 00:00

É sempre um prazer ver suas astrofotos publicadas aqui no AF.
Realmente a região sul do Brasil é bem prejudicada com o clima instável. Aqui na minha região no verão quando da influência do El Ninho, forma-se um sistema que trás toda a umidade formada na Amazônia, parecendo um rio atmosférico que desemboca no leste do Paraná. Esse verão não chegaram a vinte as noites de céu aberto por aqui.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  orlando Qui 06 Jun 2013, 15:17

mestre Avani sempre mandando bem nas astrofotos!
Saturno 2013 - Página 6 Bigthumb
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Astroavani Qui 06 Jun 2013, 23:13

Amigo Orlando!

Sem esta de Mestre, recém comecei na astrofotografia, tenho muito a aprender ainda, sou apenas esforçado.
Mestres são o Darío, Plocos, Vaz Tolentino, etc.
De qualquer forma, obrigado por apreciar o meu trabalho!
Abraço.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Primeiro ensaio com IR Pass

Mensagem  Conrado Serodio Dom 16 Jun 2013, 17:52

Olá amigos, meus primeiros ensaios com o filtro IR Pass 685nm da Baader. O seeing mais uma vez não colabora muito, mas aparentemente o filtro de fato ajudou a reduzir um pouco o efeito da turbulência (bastante pronunciada nesta noite). Setup habitual com a QHY5L, captados 3.500 frames, processados 2.100.
Anel C bastante visível, mas globo com uma indesejável sombra no limbo..


Saturno 2013 - Página 6 A5db127c-d0c8-40e9-a77a-f11ed3a66eb6_resized
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  orlando Seg 17 Jun 2013, 09:08

ficou muito boa Conrado!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Bruno Seg 17 Jun 2013, 13:49

Dá para ver que apesar da turbulência essa astrofoto em relação a outras sob as mesmas condições, por causa do uso do filtro IR-Pass nessa câmera a imagem parece mais "silenciosa". Efetivamente o uso adequado de filtros ajuda muito diante de um seeing desfavorável.
Bom seria se esse filtro também servisse para a observação visual.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Pires Dom 30 Jun 2013, 18:22

Ola  a todos
foto de saturno com 254mm f-6 (azulão  ex Fábio) em  29 de junho de 2013,  QHY + Barlow 2x com extensor.
foto  normal, mas aprecio esse tipo de foto pois   fica  semelhante como a gente  observa   no telescopio.
apenas para  movimentar o tópico.
abs
D.Pires
Saturno 2013 - Página 6 29junho2013

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Durva Dom 30 Jun 2013, 18:48

Olá Pires, muito bacana essa astrofoto. Esse planeta é muito bonito mesmo!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Astroavani Seg 01 Jul 2013, 01:13

Oi amigo Darío!

Ficou bacana a foto, creio que fazia tempo que você não conseguia algo do tipo, apesar disto os anéis ficaram com um leve tom avermelhado, talvez devido a dispersão atmosférica ou excesso de PL aí em Araraquara.
As faixas ficaram bem definidas e de brinde um bom anel C.
Qual o programa usado na captura?
Abração!

PS: Ocorreu aquela dentadinha chata onde o anel encontra a borda do planeta, isto até hoje eu ainda não tenho certeza do motivo e ocorre comigo muitas vezes também!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Pires Seg 01 Jul 2013, 01:37

Durva escreveu:Olá Pires, muito bacana essa astrofoto. Esse planeta é muito bonito mesmo!

Abraço.

Oi Durva
De  fato  saturno é um planeta lindíssimo.
abs
D.Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Pires Seg 01 Jul 2013, 01:53

Astroavani escreveu:Oi amigo Darío!

Ficou bacana a foto, creio que fazia tempo que você não conseguia algo do tipo, apesar disto os anéis ficaram com um leve tom avermelhado, talvez devido a dispersão atmosférica  ou excesso de PL aí em Araraquara.
As faixas ficaram bem definidas e de brinde um bom anel C.
Qual o programa usado na captura?
Abração!

PS: Ocorreu aquela dentadinha chata onde o anel encontra a borda do planeta, isto até hoje eu ainda não tenho certeza do motivo e ocorre comigo muitas vezes também!

Oi Avani
O  programa que usei  é  o  EZ planetary  da própria  câmera  (ainda não instalei o fire capture no  observatório)
o  tom avermelhado  é  a  realidade da  filmagem  e  é fácil de   tirar (  photoshop = auto levels) mas prefiro  não   mexer muito do  que sai  da filmagem e  você sabe que  gosto de fotos bem coloridas ..
as vezes uso  o  as2  mas não vejo muita diferença.
sobre a mordida  dou  meu  chute:
os  programas  fazem "quase" milagres ,  mas  sempre tem  alguma coisa que  escapa  dai  porque a  astrofotografia  é apaixonante,  senão  não  haveria  graça . O  gostoso da astrofotografia  é  justamente isso.  Curtir e aceitar  as  limitações  dos programas, da optica (devido a turbulencia) e porque  não  também  do astrofotografo.
MAS desde que  não seja praticada a famosa   "astroborrografia" tudo é válido.  rssss
o  importante que  estou  com meu  azulão de volta!! (254mm f-6 ) agora vamos   curtir  o Fábio Plocos  com o  400tão. Ele vai  deitar e rolar... pode ter certeza..
abração
Darío Pires.

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Astroavani Seg 01 Jul 2013, 02:55

Amigão!

Estive falando ainda ontem com ele, está com dificuldades de usar o FireCapture com a ASI 120 MM, pelo jeito ele preferiu uma camera diferente da nossa mas está apanhando mais que cavalo encilhado para fazer a bixa funcionar com o Fire e ela não vem com programa próprio como a QHY 5L.
Passei mais de 3 hs dando umas dicas para ele ver se consegue acertar a taxa de FPS que trava em 20 FPS e não consegue mais. A drogra é que até as janelas do Fire para ASI são difrentes da QHY então não sei se a coisa vai rolar, mesmo assim passei uns 3 PDF que eu próprio elaborei do funcionamendo do FireCapture para a QHY, talvez ele consiga algo.
Na próxima semana ele está de férias e disse que vai deitar e rolar em cima do 400centão.
O camarada está mais feliz que passarinho quando escapa da gaiola, rsrsrs e eu mais ainda porque um camarada do nível do Plocos aceitou a ajuda de um simples iniciante!
Abração!

PS: Eu sei muito bem como você gosta das fotos e principalmente como detesta dar uma de Play Boy tirando umbigo de Miss com o Photo Shop, kkkkkkk.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Pires Seg 01 Jul 2013, 03:37

Astroavani escreveu:Amigão!

Estive falando ainda ontem com ele, está com dificuldades de usar o FireCapture com a ASI 120 MM, pelo jeito ele preferiu uma camera diferente da nossa mas está apanhando mais que cavalo encilhado para fazer a bixa funcionar com o Fire e ela não vem com programa próprio como a QHY 5L.
Passei mais de 3 hs dando umas dicas para ele ver se consegue acertar a taxa de FPS que trava em 20 FPS e não consegue mais. A drogra é que até as janelas do Fire para ASI são difrentes da QHY então não sei se a coisa vai rolar, mesmo assim passei uns 3 PDF que eu próprio elaborei do funcionamendo do FireCapture para a QHY, talvez ele consiga algo.
Na próxima semana ele está de férias e disse que vai deitar e rolar em cima do 400centão.
O camarada está mais feliz que passarinho quando escapa da gaiola, rsrsrs e eu mais ainda porque um camarada do nível do Plocos aceitou a  ajuda de um simples iniciante!
Abração!

PS: Eu sei muito bem como você gosta das fotos e principalmente como detesta dar uma de Play Boy tirando umbigo de Miss com o Photo Shop, kkkkkkk.

Oi Avani
Então, que coisa  essas câmeras heim...  não  saírem com os  softs!. Isso  é  ruim pois jamais a  gente  vai  ficar sabendo  o  real  desempenho delas..
O  Fábio vai apanhar bastante porque  se  a  câmera não aceita  os soft que tem por  ai, como fica?.
é ruim isso.Agora  ele  é  humilde e  logicamente  recorreu a  você porque  já  tem  muitas horas  de as2, registax, firecapture etc etc..   nada  de mais  pedir ajuda..Acho  isso  muito bom  pois  "A mente aberta a  uma nova ideia  jamais voltará a seu  tamanho original". duas cabeças  pensam melhor e assim os  dois lucram. (sempre tem algo  que  um ensina para o outro)
abração
Darío

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Bruno Seg 01 Jul 2013, 18:25

Pires escreveu:
foto de saturno com 254mm f-6 D.Pires
Saturno 2013 - Página 6 29junho2013
Olá Pires, muito bom tê-lo de volta por aqui. Como você mesmo disse essa astrofoto realmente reproduz com bastante fidelidade a coloração de saturno quando observado visualmente. Como o Avani ressaltou ficou bem discernido o anel C. E muito interessante também a variação de coloração no anel A. Esperamos contar com mais registros seus.
Grande abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Pires Seg 01 Jul 2013, 21:48

Bruno escreveu:
Pires escreveu:
foto de saturno com 254mm f-6 D.Pires
Saturno 2013 - Página 6 29junho2013
Olá Pires, muito bom tê-lo de volta por aqui. Como você mesmo disse essa astrofoto realmente reproduz com bastante fidelidade a coloração de saturno quando observado visualmente. Como o Avani ressaltou ficou bem discernido o anel C. E muito interessante também a variação de coloração no anel A. Esperamos contar com mais registros seus.
Grande abraço.

Bruno
Moderador

Oi Bruno
Na  medida do possível  vou  postando  com prazer  algumas fotos planetárias pois  é o que da  para fazer  com o  céu  daqui .
processei outra com 3 minutos  apenas de diferença da  que  postei acima,  mas não usei o photofiltre e sim o photoshop e  isso mostra como  um programa afeta  uma astrofoto. o  astrofotografo precisa  tem  muito cuidado  com certos programas como o photoshop pois é muito sofisticado  e sem a pratica necessaria  a foto pode sair muito da realidade. Eu  estou  começando a  usar   mas  é  muito sofisticado e com muitos  recursos  que  não se deve aplicar  em astrofotografia planetária (logicamente um expert  em photoshop  faria  misérias na foto mas dai não vale rssss.)
prefiro o Photofiltre...
abraço
Darío Pires

Saturno 2013 - Página 6 Satpsp

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Astroavani Qui 11 Jul 2013, 04:07

Ontem fiz 15 filmes de Saturno. Nenhum prestou pois o tempo nesta época por aqui não ajuda em nada. Então só resta voltar aos arquivos de dias melhores e tentar caçar algum filme que ainda não tenha sido processado, como eu tenho muitas centenas de Gigabytes inéditos guardados sempre acho alguma coisa.
Saturno 2013 - Página 6 Mosaico2

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Conrado Serodio Qui 11 Jul 2013, 21:54

Mais uma registro de Saturno com a QHY5L , filtro IRPass + RGB, 07 Jul 2013.
Não consegui ainda me livrar da famosa "mordida" dos anéis sobre o globo, mesmo com todo o cuidado no processamento.Suspect 
E tenho que dar razão ao amigo Dario, RGB é uma trabalheira danada....Very Happy 
Abraços

Saturno 2013 - Página 6 9263773307_8a696bcfb0_o
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Pires Sex 12 Jul 2013, 02:19

Conrado Serodio escreveu:Mais uma registro de Saturno com a QHY5L , filtro IRPass + RGB, 07 Jul 2013.
Não consegui ainda me livrar da famosa "mordida" dos anéis sobre o globo, mesmo com todo o cuidado no processamento.Suspect 
E tenho que dar razão ao amigo Dario, RGB é uma trabalheira danada....Very Happy 
Abraços

Saturno 2013 - Página 6 9263773307_8a696bcfb0_o

Ola Conrado
Bela foto!  parabéns  mas  volto a   dizer que  se você  tem  uma câmera colorida e  com sua capacidade e  seus  equipamentos, certamente a  diferença  será mínima e  com muito menos trabalho!. A  gente curte mais  pois  fica  muito mais fácil. Essa é a minha  opinião pois  não  estamos competindo  com ninguém e temos  que usar a astronomia e a astrofotografia  para  se divertir e  não para sofrer rssss.
Logicamente  tem gente que  não vai concordar comigo mas?...  essa é a minha modesta opinião.
abraços
Darío Pires..

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Pires Sex 12 Jul 2013, 02:27

Conrado Serodio escreveu:Mais uma registro de Saturno com a QHY5L , filtro IRPass + RGB, 07 Jul 2013.
Não consegui ainda me livrar da famosa "mordida" dos anéis sobre o globo, mesmo com todo o cuidado no processamento.Suspect 
E tenho que dar razão ao amigo Dario, RGB é uma trabalheira danada....Very Happy 
Abraços

Saturno 2013 - Página 6 9263773307_8a696bcfb0_o

Esqueci de comentar sobre a famosa  mordida:
Se  aparece em  quase todas as fotos  é  porque  é  real ! Aqui também sai,(com a QHY, com a DBK, Com a toUcam 840 e varias opticas,) e também vejo  muitas fotos no exterior  iguais  então não devemos  ficar  tentando "subtrair"  Dados   que  a câmera enxerga e registra!.
abs
D.Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 6 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos