Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis

Lente para inverter a imagem...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Lente para inverter a imagem...

Mensagem  johana.klotz em Ter 18 Dez 2012, 16:29

Olá pessoal,
sou nova no assunto, e acabei de construir minha primeira luneta. Utilizei uma lente de óculos de acrílico de 1 grau positivo e duas lupas... Tenho mais outras duas lupas sobrando, e estive pensando no que poderia fazer para que a imagem ficasse não-invertida? Ela ficou agradável, embora exija um pouquinho de paciência até o olho achar a imagem (todas são assim?). Outra coisa que gostaria de perguntar é se posso usar (ao invés das lupas) um monóculo como esse (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448163282-monoculo-nikula-golfscope-700-7x18-binoculo-luneta-1000m-_JM), já que nao consigo encontrar monóculos de fotografia na minha cidade, nem na internet...
Abaixo as imagens da luneta...

johana.klotz
Curioso
Curioso

spica Re: Lente para inverter a imagem...

Mensagem  Bruno em Ter 18 Dez 2012, 19:53

johana.klotz escreveu:
1-Olá pessoal
2- acabei de construir minha primeira luneta. Utilizei uma lente de óculos de acrílico de 1 grau positivo e duas lupas...
3-Tenho mais outras duas lupas sobrando, e estive pensando no que poderia fazer para que a imagem ficasse não-invertida?
4-Ela ficou agradável, embora exija um pouquinho de paciência até o olho achar a imagem (todas são assim?).
5-Outra coisa que gostaria de perguntar é se posso usar (ao invés das lupas) um monóculo como esse (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448163282-monoculo-nikula-golfscope-700-7x18-binoculo-luneta-1000m-_JM), já que nao consigo encontrar monóculos de fotografia na minha cidade, nem na internet...
1-Olá johana.klotz, seja bem vinda ao AF.
2-Muito interessante a sua luneta, e a propósito essa lente é a mesma utilizada para a correção de hipermetropia e ela tem de ser o maior possível para coletar o máximo de luz.
3-Examine bem a lupa, e coloque a lente que é plano-convexa dentro do tubo da luneta entre a objetiva e a ocular, a +- 1/4 da distância focal da objetiva e na extremidade do tubo onde se encontra a ocular (lupa) do seu telescópio. Vou tentar explicar, por exemplo: se a distância focal da sua luneta for de 40cm, ela (a lupa) deve ficar dentro do tubo onde está a ocular e a cerca de 10cm de distância dessa mesma ocular. Para funcionar essa lente que funcionará como inversora deverá estar dentro do tubo com a sua face ou o seu lado convexo voltado para a lente ocular.
4-Isso é porque o campo da sua ocular é um pouco restrito, talvez da ordem de uns 20º, ou seja, menos da metade de uma ocular de telescópio.
5-Se você quis dizer a ocular desse monóculo, sim, pode utilizá-la.

Espero ter ajudado.

Bruno
Moderador

Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  johana.klotz em Qua 19 Dez 2012, 11:05

Olá Bruno, fico muito agradecida pela atenção!
Ainda tenho algumas dúvidas...
1 - quando você em (2) que ela (a lente) tem de ser a maior possível referes-te ao diâmetro, certo?
2 - há algum cálculo para saber o campo da ocular? e como posso fazer para aumentá-lo (dados que tenho: diâmetro das lentes 60 mm; distância focal +-280 mm)?
3 - em (5), não é possível utilizar o monóculo assim como ele vem? Tenho a impressão de que a construção dessa peça é um pouco mais precisa, e sou meio desajeitada No . Estou cotejando a possibilidade de comprar uma ocular pronta. Qual me indicariam (no max. R$ 70,00) para essa luneta (se possível que eu pudesse utilizar num eventual futuro telescópio)?

Mais uma vez, obrigada pela ajuda!

johana.klotz
Curioso
Curioso

Mensagem  Bruno em Qua 19 Dez 2012, 12:07

johana.klotz escreveu:
1 - quando você em (2) que ela (a lente) tem de ser a maior possível referes-te ao diâmetro, certo?
2 - há algum cálculo para saber o campo da ocular? e como posso fazer para aumentá-lo (dados que tenho: diâmetro das lentes 60 mm; distância focal +-280 mm)?
3 - em (5), não é possível utilizar o monóculo assim como ele vem? Tenho a impressão de que a construção dessa peça é um pouco mais precisa, e sou meio desajeitada No .
4- Estou cotejando a possibilidade de comprar uma ocular pronta. Qual me indicariam (no max. R$ 70,00) para essa luneta (se possível que eu pudesse utilizar num eventual futuro telescópio)?
Olá johana.klotz, vamos lá:
1-correto, ao diâmetro da lente objetiva, ademais quanto maior ela for melhor será a capacidade desse telescópio caseiro apresentar mais detalhes.
2-Sim, mediante os dados da manufaturação dela, e no caso de uma lupa, é aquilo mesmo, cerca de uns 20º no máximo, mas não se preocupe em calcular quantos graus de campo pois não poderá alterar isso.
3-Essa eu não estou entendendo, na minha opinião o que deveria ser aproveitado no monóculo seriam a objetiva ou a ocular. O ideal seria utilizar o monóculo sem desmontá-lo para outros fins de observação.
4-para você não gastar muito dinheiro agora com uma luneta caseira (não que ela seja ruim, mas é muito limitada), utilize algumas dessas oculares Huygens padrão 0.965 polegadas disponíveis nesse link a seguir http://www.astrobrasil.com/ecommerce_site/categoria_514_4527_Oculares
As oculares Huygens são as que tem o destaque no anúncio na cor verde, e quanto menor for a distância focal da ocular maior será o aumento, e quanto maior a dist. focal menor será ele. Essas oculares padrão 0.965" tem um diâmetro menor e são mais leves, então a título de experiências valem a pena além de serem baratas. Você pode me dizer qual o tamanho da sua lente objetiva (a de óculos) e qual a dist. focal da sua luneta? Assim poderemos escolher umas duas oculares que te servirão para proporcionar um aumento maior para a observação da lua e jupiter por exemplo, e uma outra para a observação de campos estelares.
No futuro posso te orientar a conseguir um instrumento (telescópio) razoável e com um preço acessível.
Fico no aguardo.

Bruno
Moderador

Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  orlando em Qua 19 Dez 2012, 23:05

bem vinda johana!
voce teve a coragem que eu não tive,de montar uma luneta dessas,parabéns pelo empenho!

orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  johana.klotz em Qui 20 Dez 2012, 23:23

Obrigada pelo apoio e ajuda de todos!
Então, eu não sei dizer exatamente a distância focal da luneta (seria a distância focal da objetiva + a da ocular?)... Em todo caso, a lente de óculos é 1000mm (de acordo com o que li em outras discussões) e a distância focal da ocular eu não consegui medir (a distância da lente de óculos para o conjunto de lupas é de 108 cm)... ocorre que, tentei fazer aquilo de colocar a ocular (conjunto de lupas) embaixo de uma luz e medir a distância entre o ponto onde se concentra a luz e a lente... porém percebi que essa medida variava de acordo com o que eu afastava ou aproximava a ocular da fonte de luz... então fico na dúvida quanto a isso (são lupas bem simples, de 2 reais, e a caixa não traz informações).
Dei uma modificada na luneta, agora coloquei mais uma lupa na minha 'ocular' e ficou razoavelmente bom... dá pra ver as crateras da lua legalzinho Very Happy
Quanto à dica de comprar uma ocular, acho que farei isso mesmo, mas só em janeiro quando entrar meu dinheirinho do trabalho... mas ainda precisaria da ajuda de vocês justamente por essa questão da distancia focal da luneta e fazer a escolha certa...
Um beijo e muito obrigada a todos!

johana.klotz
Curioso
Curioso

spica Luneta caseira.

Mensagem  Bruno em Sex 21 Dez 2012, 01:53

johana.klotz escreveu:
1-Obrigada pelo apoio e ajuda de todos!
2-a lente de óculos é 1000mm (de acordo com o que li em outras discussões) e a distância focal da ocular eu não consegui medir (a distância da lente de óculos para o conjunto de lupas é de 108 cm)...
3-Dei uma modificada na luneta, agora coloquei mais uma lupa na minha 'ocular' e ficou razoavelmente bom... dá pra ver as crateras da lua legalzinho Very Happy
4-Quanto à dica de comprar uma ocular, acho que farei isso mesmo, mas só em janeiro quando entrar meu dinheirinho do trabalho... mas ainda precisaria da ajuda de vocês justamente por essa questão da distancia focal da luneta e fazer a escolha certa...
1-É nosso dever dar todo o apoio, afinal a filosofia do AF é uma astronomia para todos.
2-Ok, sua luneta tem uma dist. focal de 1000mm.
3-Sim, colocando mais um elemento (a lupa) a imagem passou por uma correção cromática e consequentemente uma melhora no contraste.
4-Quando chegar a hora faremos a escolha certa baseados nas dist. focal da objetiva que é de 1000mm.
Ps* Gostaria de saber o diâmetro útil dessa lente de óculos, ok? Dessa forma poderei fazer uma estimativa do poder de resolução dela, ou a capacidade dela de mostrar detalhes e pormenores.
Fico no aguardo e à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Um grande abraço.

Bruno
Moderador

Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  johana.klotz em Sab 29 Dez 2012, 18:03

Olá Bruno,

já estou com o dinheiro separado para comprar a ocular. O diametro da lente de óculos é de aprox. 50mm (originalmente era 70mm, mas tive que reduzir pra conseguir encaixar nos canos), e aí recortei uma cartolina com esse diametro e no meio fiz um furo do tamanho de uma moeda de 1 real (segui mais ou menos esse projeto: http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2012/09/aprenda-como-montar-uma-luneta-utilizando-materiais-simples.html).
No entanto, como o projeto tem um custo baixo (aprox. 40 reais), poderia comprar canos de diâmetro maior pra encaixar uma lente inteira, que teria em torno de 70mm, caso isso dê uma diferença significativa em algum aspecto... Entao gostaria de saber, caso construa uma nova luneta com esse diametro, qual a ocular recomendarias? E caso fique com o projeto que estou, qual recomendarias?
Um abraço,
Johana

johana.klotz
Curioso
Curioso

Mensagem  Bruno em Sab 29 Dez 2012, 19:35

johana.klotz escreveu:
1-Olá Bruno, recortei uma cartolina com esse diametro e no meio fiz um furo do tamanho de uma moeda de 1 real.
2-No entanto, como o projeto tem um custo baixo (aprox. 40 reais), poderia comprar canos de diâmetro maior pra encaixar uma lente inteira, que teria em torno de 70mm, caso isso dê uma diferença significativa em algum aspecto...
3-Entao gostaria de saber, caso construa uma nova luneta com esse diametro, qual a ocular recomendarias? E caso fique com o projeto que estou, qual recomendarias?
Olá johana, vamos lá:
1-Isso de reduzir a área útil da lente de 70mm para 50mm foi bom pois ao reduzir a abertura ela ficou diafragmada, e isso ajuda a conter as distorções (aberrações) inerentes às lentes. Melhor deixar assim.
2-Como eu disse acima será melhor que deixe como está com 50mm, já foi um grande passo dado por você construir essa luneta, e se aumentar o diâmetro da lente, por ela não ser uma lente especialmente construída para esse fim (astronômico) você aumentará também as distorções.
3-Recomendo que fique com o mesmo projeto. De acordo com informações suas a lente tem 1000mm (1 metro) de distância focal (preciso que você tente medir qual o comprimento total da luneta quando você observa com ela para confirmar se os dois tubos encaixados medem mesmo 1 metro), e por ter um diâmetro de 50mm ela teoricamente aguentaria 125x de aumentos mas apenas se fosse uma lente já préviamente corrigida contra as aberrações, então sugiro que utilize o aumento normal dela que é de 50x. Nesse caso, tendo 1000mm de distância focal, para atingir-mos esse aumento de 50x teríamos de colocar uma ocular de 20mm (1000/20=50). Então para ter uma segurança em obter imagens com qualidade, utilize na sua luneta uma ocular de 20mm de distância focal. Com 50x de aumentos será possível observar vários aglomerados de estrelas, a nebulosa de Orion, algumas estrelas duplas, o anelzinho em volta de saturno, as luas de jupiter e provavelmente as suas faixas equatoriais, as fases de vênus e de mercúrio além de inúmeros detalhes na lua. Posteriormente se precisar posso te orientar quais os objetos que estarão específicamente ao alcance da sua luneta. Aproveite ela ao máximo pois é muito recompensador construir o seu próprio instrumento de observação. Depois também se a qualidade das imagens com 50x de aumentos forem satisfatórias, poderemos arriscar um pouco mais de aumento, ou seja, algo em torno de 75x a 100x porém será melhor agora dar apenas esse passo inicial de adquirir a ocular de 20mm.
Ps* Antes de comprar a ocular precisamos ter certeza de que a distância focal dessa lente objetiva tem mesmo 1 metro, e dessa forma saber exatamente qual a ocular ideal para obter-mos 50x de aumentos.
Não sei se fui bem claro, qualquer dúvida pode me consultar de novo pois eu estou aqui para isso, ok?

Bruno
Moderador

Bruno
Moderador
Moderador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: