ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Matéria escura pode não estar neste universo

3 participantes

Ir para baixo

Matéria escura pode não estar neste universo Empty Matéria escura pode não estar neste universo

Mensagem  Xevious Qua 12 Dez 2012, 08:29

Uma coisa que não se encherga mas que pode ser "detectado" através da sua influência gravitacional, pode simplesmente "não estar aqui".
Ou seja, pode estar em outro universo.

Sei que a afirmação pode ser bem polêmica, mas esta é uma dedução que fiz, considerando como realidade uma outra teoria minha, que é explicada neste tópico => Energia na forma de ondas explica fenômenos quanticos.

Naquele tópico, além da conclusão que da título ao tópico, intrinsicamente relacionado estaria uma conclusão da existência de uma outra dimensão (para entender é necessário ler aquele tópico).

Esta minha definição de "outra dimensão" é uma definição diferente das definições de outras dimensões a que outras pessoas já idealizaram.
Pois, seriam dimensões não completamente separadas da nossa, a nossa e esta outra se relacionariam, e uma das formas seria a gravidade.
Ou seja uma matéria que esteja numa das dimensões teria sua influência gravitacional "nas duas".

A matéria escura "estaria ali".. mas não poderemos encherga-la pois para podermos encherga-la deveríamos estar dentro da outra dimensão, ele não seria enchergável na nossa.
Mas também não podemos "entrar" nesta outra dimensão, a única forma de "irmos para lá" seria modificando nossos atomos..

Bem.. a princípio esta minha teoria a respeito da matéria escura, é compatível com todas as evidências já encontradas da matéria escura, e também é compatível com a teoria quantica, sendo que esta seria bastante desmistificada naquele tópico que mencionei anteriormente.

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Matéria escura pode não estar neste universo Empty Re: Matéria escura pode não estar neste universo

Mensagem  M.couto Dom 16 Dez 2012, 17:41

Xevious escreveu:

A matéria escura "estaria ali".. mas não poderemos encherga-la pois para podermos encherga-la deveríamos estar dentro da outra dimensão, ele não seria enchergável na nossa.
Mas também não podemos "entrar" nesta outra dimensão, a única forma de "irmos para lá" seria modificando nossos atomos...

Oi Xevious,
eu tenho uma dúvida que é, se a matéria escura está em outra dimensão ela seria incomunicável e indectável pois ela não poderia nem mesmo exercer influencia no nosso universo, já que ela estaria numa dimensão fora dele como vc propôs.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Matéria escura pode não estar neste universo Empty Re: Matéria escura pode não estar neste universo

Mensagem  Xevious Dom 16 Dez 2012, 18:30

M.couto escreveu:eu tenho uma dúvida que é, se a matéria escura está em outra dimensão ela seria incomunicável e indectável pois ela não poderia nem mesmo exercer influencia no nosso universo, já que ela estaria numa dimensão fora dele como vc propôs.
abs
Compreendo

Por isto que falei que "minha interpretação" de dimensão ou universo diferente, é diferente da usual.
Porque no meu conceito, elas não estariam realmente separadas, só que nós não podemos interagir com a matéria "quando ela esta" na outra dimensão, nem vê-la também. Mas sua atração gravitacional poderia ser sentida.
Por isto que a matéria escura, poderia ser detectada via sua influência gravitacional e é mesmo assim que os cientistas a detectam.

No caso, nós também estamos metade do tempo nesta dimensão e metade na outra.
Ocorre que as subpartículas que compoem nosso corpo, passam metade do tempo "na outra dimensão" e lá fazem parte de outras formas materiais.
A matéria formada por nossas próprias partículas não pode ser detectada por nós.
Porque a influência gravitacional delas já é sentida no nosso universo, normalmente, afinal de contas elas estão também aqui.

Mas no caso da matéria escura, ela não estaria "aqui" mas sempre "lá" por isso não as detectamos, mas apenas sua influência gravitacional.

Agora.. para confirmar essa hipótese, seria interessante encontrar alguma forma de matéria que só pode existir "neste universo", porque se uma só existe no outro, deverá ser possível uma existir "só no nosso" também.

No meu conceito de universos.. existiria um "universo zero", que conteria os nossos dois universos. Mas não em "áreas" diferentes.

É mais fácil entender esse conceito se conhecer a teoria da orientação de objetos de informática.

O universo zero, teria as partículas todas, mas sem uma diversificação de uma de suas propriedades, que definiria se ela esta neste ou em outro universo.
Ou seja, quando analizamos esta propriedade a mais (em relação a elas mesmas mas estando no universo zero) então poderemos diversificar se esta neste ou no outro, mas de qualquer forma nunca deixam de sair do universo zero.

Mas nós que estamos no nosso universo, não enchergamos nem nada que façamos influencia algo do outro universo.

Isto com exessão da influência gravitacional, porque a área de atuação desta força estaria no universo zero.

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Matéria escura pode não estar neste universo Empty Uma 'viagem' sobre Matéria Escura

Mensagem  mautresim Dom 23 Jan 2022, 09:45

Eu não tenho estudo. Apenas uma imensa curiosidade.

E, não detendo nenhum título que me obrigue a publicar ideias fundamentadas para justificar um diploma, posso conversar a respeito de qualquer assunto, uma vez que minhas ideias poderão ser refutadas por quem tem autoridade para assim fazê-lo e desconsideras pelo geral, o que já é uma garantia de que nenhum mal farei à Sociedade.

Isto posto, gostaria de conversar.

É dito que a matéria-escura existe, mas indetectável a não ser gravitacionalmente.

Mas, quem sabe se a atual procura pela matéria-escura não seria o mesmo que, como no século XIX, sair em busca do éter luminífero, que Michaelson-Morley rechaçaram com a construção do interferômetro?

Naqueles anos finais do penúltimo século, tinha-se o mesmo conceito: o éter 'teria' de existir para explicar a face ondulatória da luz.
Agora, do mesmo modo, a matéria-escura teria de ser constituída de partículas para poder ser explicada.

Formularam-se várias hipóteses, as de quais partículas seria feita essa entidade. Neutrinos foi uma delas, mas o consenso passou longe.

Ora, aprendendo a lição do passado, se a matéria-escura como entidade atuante existe, embora de natureza invisível (insípida, incolor e inodora), então o próprio espaço - independentemente de ter ou não matéria bariônica em si - é que poderá ser a entidade única que promove a interação atrativa.

Isto poderia causar espanto se considerássemos o espaço como de natureza física homogênea, mas não se pensarmos o espaço como tendo nichos de "densidade espacial".
A verdadeira entidade gravitacional seria o próprio espaço, heterogêneo em seu 'tecido': aqui a malha é mais larga; ali, mais junta.
Tal como a Radiação Cósmica de Fundo, que tem suas variações em seu mapa térmico, e embora remanescente de um único evento postulado como homogêneo, o espaço poderia ter curvaturas diferentes setorialmente (as tais malhas), independentemente de haver matéria nesses nichos.
Como imagino haver nichos, nada impede de também imaginar haver uma quantidade infinita deles, de modo que dentro de tais nichos outros menores, num 'líquido' com uma quantidade infinita de bolhas espaciais a navegar numa bolha maior que as encerra.

Pela Física Clássica, Newton deu uma imensa contribuição à Ciência, relacionando as interações das matéria bariônica na atração gravitacional.

Mas, fazendo um paralelo, conceitos equivocados do movimento aparente de Marte levou Cláudio Ptolomeu a explicá-lo via epiciclos por força do geocentrismo. Tal como a Lei de Newton, funcionou.
Einstein veio desmentir Newton em parte, mas não invalidou seus trabalhos, assim como Galileu e Kepler e Copérnico também não invalidaram a obra de Ptolomeu.

Assim pensando, poderíamos dizer que, se a hipótese do nicho espacial comandar a interação gravitacional, ao contrário do senso comum a matéria é que se reuniria mais notadamente nas regiões onde a densidade do espaço seria mais compacta, dando a ilusão de que a massa bariônica, por ser a única visível, é que seria a causadora do fenômeno atrativo.

Continuando na hipótese dos nichos espaciais, as regiões espaciais, com ou sem matéria, é que representam repositórios de energia gravitacional potencial. A Lei de Gravitação Universal de Newton, portanto, trataria da interação entre diferentes bolhas de espaço e não dos conteúdos materiais existentes nelas.

Não sendo o espaço homogêneo em densidade, as regiões mais densas trariam uma curvatura espacial mais intensa do que de suas vizinhas,
fazendo com que as regiões menos densas fizessem um movimento em direção à zona de menor curvatura e, com isto, arrastando os corpos consigo.
A 'bolha vizinha', por sua vez, de menor densidade, se deslocaria para a vizinhança da primeira, a fim de manter o espaço geral em harmonia
densitométrica.

mautresim
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/01/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Matéria escura pode não estar neste universo Empty Re: Matéria escura pode não estar neste universo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos