ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!?

5 participantes

Ir para baixo

Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!? Empty Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!?

Mensagem  Freesailor Qua 05 Dez 2012, 17:51

Olá, pessoal! Abro este tópico para referência àqueles que pretendem iniciar no "amadorismo" da Astronomia, bem como reverenciar os verdadeiros "profissionais" Amadores:
1. "Esqueça o Telescópio: Veja Dicas para ser um Astrônomo Amador"
Fonte: Terra - Engº. Tasso Augusto Napoleão (REA)
"
Para alguns, pode parecer que é só comprar um telescópio e mirar para o céu, mas se tornar um astrônomo amador não é nada fácil - e dois anos separam o início da atividade do primeiro telescópio. "Existe uma grande diferença entre o que a gente chama de entusiasta por astronomia e astrônomo amador" diz o engenheiro químico Tasso Augusto Napoleão, um dos fundadores da Rede de Astronomia Observacional (REA) e tido pelos próprios profissionais da ciência como um dos amadores mais ativos e competentes do ramo da astronomia. "O fato de o camarada comprar um telescópio não o qualifica como amador de jeito nenhum. Esse é o entusiasta. E não tem nada de errado em ser entusiasta, pois todo mundo começa assim", explica Napoleão.

A aquisição de um telescópio é, na realidade, o primeiro erro de quem quer ingressar no mundo da astronomia amadora. "Comprar telescópio é justamente coisa de quem não é do ramo. Essa é a pior coisa que você pode fazer. Quase sempre você vai ter um equipamento inadequado para aquilo que você queria, que não vai funcionar. Vai ficar desmotivado e acabar abandonando o interesse pela astronomia", alerta o engenheiro, que aconselha inicialmente que a pessoa observe o céu a olho nu e aprenda a montar um mapa para reconhecer as constelações.

Poluição luminosa
Até o ato de olhar para cima e analisar o céu tem lá suas complicações. A iluminação das grandes cidades, quando feita de modo não adequado, faz com que as luminárias joguem parte da energia consumida para o céu. "Em média, 30 ou 35% é perdido, dependendo do tipo de luminária empregada. O que quer dizer também que nós todos pagamos 35% a mais na conta de luz pública em função disso, e esse é um problema sério que afeta tanto a astronomia profissional quanto a amadora", diz Tasso Napoleão.

Ele cita o remanejamento do observatório da USP como consequência deste problema. "Para você ter uma ideia, o observatório da USP que fica na fronteira da cidade de Valinhos e Vinhedo teve que desmontar o maior telescópio que existia lá e levá-lo para Brasópolis, onde fica o maior observatório brasileiro. E por quê? Porque as cidades de Valinhos e Vinhedo cresceram em volta do observatório e a iluminação é tanta que não dá mais para fazer pesquisa lá", diz. Em cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a observação fica limitada a astros muito brilhantes, como a lua e os planetas. Por isso, para fazer um bom estudo das estrelas, é preciso sair do perímetro urbano e analisar o céu com atenção. Não bastam alguns minutos. É necessário passar pelo menos duas horas observando as mudanças.

Depois de passar alguns meses preparando mapas do céu e reconhecendo constelações, chega a hora de comprar o seu primeiro equipamento: um binóculo. "O binóculo, para a astronomia, é o melhor maneira para você começar, porque é um instrumento com campo de visão muito maior, o que é favorável para o iniciante. É algo que o astrônomo amador vai usar a vida inteira, e é um investimento muito menor do que um telescópio", diz o integrante da REA.

Clubes
Para fazer o melhor uso do seu binóculo e dar o próximo passo no ramo da astronomia amadora, é preciso procurar os clubes e associações da sua cidade - ou região. A Rede Brasileira de Astronomia RBA contabiliza 160 associações registradas em chamados "nós locais".

"É um numero comparável ao de clubes amadores da França, Inglaterra e Alemanha, que são países que, embora tenham população menor, são todos de primeiro mundo. O Brasil não deixa nada a desejar", diz Napoleão.

Engana-se quem pensa que estas associações são pequenos clubes de aficionados. Somente o Clube de Astronomia de São Paulo tem mais de 1 mil associados e possui uma grade de cursos em parceria com a USP. São seis semestres de formação gratuita para astrônomos amadores, com 40 horas/aula em cada módulo. Outros clubes do Brasil têm programações semelhantes, com observações públicas.

A compra do telescópio
Os astrônomos amadores recomendam experiência de, no mínimo, 2 anos de observações antes da compra do primeiro telescópio. "Todo astrônomo amador experiente vai te dar esta mesma recomendação. O camarada que compra um telescópio e nunca usou, vai ter dificuldade de localizar objetos, a não ser que seja a lua, evidentemente", explica o engenheiro. Isso porque o telescópio é um instrumento de campo de visão muito pequeno, e os anúncios para a venda dos equipamentos dão uma noção errada da sua função. e normalmente o leigo se engana sobre a real função do equipamento. "O telescópio não serve pra aumentar nada, é um conceito errado. A função do telescópio é recolher mais luz do que o olho humano. O aumento é dado por uma pecinha que a gente encaixa no telescópio - que se chama ocular - e que tem que ser compatível com o equipamento que você comprou", alerta o amador.

Cada instrumento em particular tem um aumento máximo permissível, e se você trabalhar acima deste limite, a visão ficará distorcida, como se a imagem estivesse dentro de um aquário. Isso acontece porque nós estamos dentro da atmosfera da Terra, onde turbulências, ventos e deslocamentos de massa de ar, principalmente na atmosfera superior, influenciam nos resultados e não é possível obter foco. "Mas isso a gente aprende com a experiência. Se quiser ser astrônomo amador, é preciso se dedicar, estudar, se preparar e, acima de tudo, observar muito", conclui. "

2. "Após estudar, se preparar e, acima de tudo, observar muito" .... nasce o Astrônomo Amador, ou seja, àquele ou àqueles que deram alguma contribuição para a Ciência da Astronomia, vejamos:
http://astropt.org/blog/2012/09/12/astronomos-amadores-observam-explosao-em-jupiter/
http://gaea-astronomia.blogspot.com.br/2012/02/extincao-do-astronomo-amador-e-o.html
http://onim.com.br/educacao-2/astronomo-amador-filma-colisao-entre-jupiter-e-asteroide/
http://exopoliticabrasil.net/astronomo-amador-alega-que-bio-station-alpha-e-prova-de-vida-em-marte/
http://www.confidencialinfo.net/2011/09/astronomo-amador-tira-foto-de-satelite.html
http://aviacaogeral.com/2011/07/astronomo-brasileiro-amador-assina-na-nature/
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1541052-5603,00.html
http://super.abril.com.br/ciencia/astronomia-feita-casa-438101.shtml
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2012/08/29/astronomo-amador-descobre-segunda-explosao-estrelar-por-acaso.htm
Bem, acho que chega por aquí. Afinal de contas são tantas as descobertas na Astronômia Amadora e, eu? Longe de ser Amador! Um simples entusiasta! Ajudante do "carregador" do Telescópio.

Um abraço Pessoal!

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!? Empty Re: Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!?

Mensagem  Bruno Qua 05 Dez 2012, 18:00

Olá Freesailor, muito boa essa sua postagem e gostaria de acrescentar um comentário que é o de que nem sempre alguns profissionais graduados em astronomia podem se gabar de serem astrônomos profissionais, pois se você é apenas um entusiasta, não sei o que dizer sobre alguns profissionais da astronomia com os quais eu trabalhei e que fácilmente preferiam uma noite com bebidas e conversas frívolas a terem o trabalho de abrir a cúpula debaixo de um céu favorável.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!? Empty Re: Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!?

Mensagem  orlando Qua 05 Dez 2012, 20:00

muito bom,parabéns pelo texto!
Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!? Bigthumb
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!? Empty Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!?

Mensagem  Freesailor Qua 12 Dez 2012, 12:59

Obrigado, pessoal!
Quero aproveitar para incluir as palavras do Astrônomo Ian Ridpath, membro da Royal Astronomical Society:
"A astronomia é uma ciência a que amadores ainda podem dar valiosas contribuições. Apenas com um binóculos, ou mesmo a olho nú, odem avaliar a mudança de brilho de estrelas variáveis, contar os meteoros na várias chuvas e registrar fenômenos atmosféricos como a auroras. Com modestos telescópios, podem mapear o aumento e a redução do número de manchas solares e monitorar mudanças na superfície dos planetas. Amadores avançados podem fazer patrulhas visuais ou fotografias para descobrir cometas, asteróides, novas e supernovas. "
"... Binóculos devem ser o primeiro item da lista (observação) - são portáteis e de uso fácil. Para os que quiserem ir além do básico, os telescópios estão mais acessíveis que nunca e têm uma variedade muito maior. A Astronomia amadora ingressou na era digital, com controles por computador que simplificam muito o uso dos telescópios, bem como os chips eletrônicos que podem captar imagens do céu noturno que superam as de observatórios profissionais de alguns anos atrás. Esta é de fato uma época de ouro para a Astronomia amadora. Apesar de todos essses avanços, a maioria dos amadores contempla as estrelas por puro prazer, sem esperar descobertas científicas. "

Fonte: Astronomia - Ian Ridpath, 3ª ed. 2009.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!? Empty Re: Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!?

Mensagem  Lucas87 Qua 12 Dez 2012, 13:17

Ótimos textos!!

Fiquei pensando e acho que o nome astrônomo não profissional é melhor que astrônomo amador...
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!? Empty AFINAL DE CONTAS, ASTRÔNOMO AMADOR OU ENTUSIASTA!?

Mensagem  Freesailor Qua 12 Dez 2012, 17:13

Olá, caro Lucas87!
Em verdade, o nome não importa. Para mim basta o texto do notável sr. Ian Ridpath, que apesar do avanço tecnológico do momento, o mais importante é a "comtemplação das estrelas por puro prazer, sem esperar por descobertas científicas". Neste contexto temos uma grande quantidade de pessoas que dedicam parte de seu tempo estudando e observando o céu, "vasculhando" as estrelas, a olho nú ou com instrumentos modestos, sentem prazer em fazer o que fazem... verdadeira "paixão" pelo Cosmo. Por outro lado, obviamente, temos também uma legião de entusiastas que "transitam" pela Astronomia e depois de algum tempo desistem. Neste quadro encontram-se àqueles que entusiasmado com o visual de um telescópio e levados pela propaganda, adquirem o equipamento pensando que vão ver imagens colossais, iguais às produzidas pelo Hubble. Acabam-se decepcionando e depois de horas e horas deobservações frustradas, desistem.

Um abraço.

Freesailor
Freesailor
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!? Empty Re: Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!?

Mensagem  gustavomazza Qua 12 Dez 2012, 17:50

Freesailor escreveu:Para mim basta o texto do notável sr. Ian Ridpath, que apesar do avanço tecnológico do momento, o mais importante é a "contemplação das estrelas por puro prazer, sem esperar por descobertas científicas".

Sou medico e posso te dizer que uma observação descompromissada do céu, que proporcione uma imersão e desligamento dos estressores do dia, vai te trazer grandes beneficios.

É notável que temos colegas no forum que chegaram a um nivel observacional muito alto e contribuem para bancos de dados astronomicos com suas observações, fazem por prazer, chegaram lá por um caminho gradual. Contribuem espontaneamente sem obrigação. Também tem beneficio para sua higiene mental.

Mesmo apenas participando de grupos, desenvolvendo pequenas soluções caseiras para equipamentos, ou testando, de forma isenta, produtos que comprou, você também faz uma contribuição.

Quanto a questão do telescópio que fica no armário, possivelmente o maior vendedor de telescópios para a geração anterior foram as viagens a lua, e possivelmente o maior vendedor da atualidade são as fotos dos observatorios em orbita. Muitos fazem textos, e esforços, para tentar mobilizar esses que inadvertidamente cairam na ilusão das imagens para que coloquem seus instrumentos em pratica, o que é correto, no entanto dificil.

gustavomazza
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!? Empty Re: Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!?

Mensagem  Bruno Qua 12 Dez 2012, 19:03

gustavomazza escreveu:
Sou medico e posso te dizer que uma observação descompromissada do céu, que proporcione uma imersão e desligamento dos estressores do dia, vai te trazer grandes beneficios.

Também tem beneficio para sua higiene mental.
Perfeito gustavomazza, um termo relegado ao esquecimento muitas vezes é o fator saúde mental. Isso não significa necessáriamente "exercitar os neurônios" mas antes "afrouxar os nervos" e como foi dito simplesmente contemplar e "deixar-se levar" despreocupadamente pelas belezas do firmamento.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!? Empty Re: Afinal de Contas, Astrônomo Amador ou Entusiasta!?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos