Johannes Kepler

Ir em baixo

spica Johannes Kepler

Mensagem  Bruno em Dom 04 Nov 2012, 09:00

"Johannes Kepler nasceu em 27 de Dezembro de 1571 no Sul da Alemanha, no seio de uma família protestante. Com o auxílio de uma bolsa de estudo, ingressou em 1589 na Universidade de Tübingen, e aí aprendeu grego, hebreu, astronomia, física e matemática. Com tenra idade tornou-se professor de matemática num colégio protestante na Áustria e em 1596 publicou o seu primeiro trabalho, “Mysterium Cosmographicum”.
Entre 1617 e 1621 publicou sete volumes do “Epitome Astronomiae Copernicanae”, obra que se tornou a introdução mais importante à astronomia heliocêntrica, contrariava a concepção aristotélica do universo, na altura defendida pela Igreja Católica. Foi ainda autor de diversos artigos científicos sobre óptica, astronomia e matemática. É de destacar a convivência que teve com o prestigiado astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, a quem viria a suceder, por ocasião da sua morte, em Outubro de 1601, como matemático da corte. Com esta sucessão, Kepler teve acesso a dados de Tycho Brahe que lhe permitiram, ao fim de várias tentativas, determinar as leis dos movimentos dos planetas e conquistar um lugar de destaque no desenvolvimento da astronomia.
Os muitos cálculos que Kepler teve de efectuar foram facilitados pelo aparecimento dos logaritmos de Neper, tendo sido Kepler o primeiro a publicar uma explicação rigorosa dos mesmos. Assim, eram muito rigorosas as tabelas astronómicas que veio a publicar, as “Tabulae Rudolphinae”. Ao estudar o problema da determinação do volume de uma pipa de vinho, Kepler, utilizando métodos com raizes em Arquimedes, veio a colaborar nos primórdios do cálculo infinitesimal.
Durante a sua vida, Kepler foi diversas vezes perseguido pela Contra-Reforma Católica. Em 1626 a sua casa foi incendiada, facto que o levou a deixar a Aústria e a refugiar-se na Alemanha, onde imprimiu as “Tabulae Rudolphinae”, publicadas em 1627. Faleceu em Regensburg, Alemanha no dia 15 de Novembro de 1630 com 58 anos de idade. Tinha à sua frente um futuro promissor como astrónomo."

FONTE: PENSADOR.INFO

Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Johannes Kepler

Mensagem  IsaacClarke em Dom 04 Nov 2012, 19:15

Lembro-me de ter visto a dramatização da biografia de Kepler em um dos episódios da saga Cosmos, de Carl Sagan, que vale ser revista de tempos em tempos.
Interessante notar que Kepler, apesar de toda a pressão da Igreja de seu tempo, distanciou-se do conceito "astrológico" que permeava a ciência, engatinhando, pouco a pouco na direção certa. Ele, sem sombra de dúvida, juntamente a Galilei, deve ser considerado - e lembrado - como sendo um dos primeiros cientistas modernos, bastiões, de todo o saber que hoje temos em meio à astronomia. Para ter uma breve noção de como ele lutou pela razão, basta olharmos para a sua formação, teológica e religiosa, que o encaminhava sem dó nem piedade ao sacerdócio. A Alemanha ainda demorou a se tornar um espaço livre para o naturalismo, que porventura, nos trouxe grandes gênios nos séculos que seguiram a posteridade. Mas olhe para ele! Que proeza! Nesta época!?
Deve ter sido estranhíssimo para ele basear uma "nova ciência" em um mundo mergulhado em astrologia, como o era para Napier, criador dos logaritmos. Pergunto-me o quão forte não terá sido o seu anseio pelo conhecimento. Grandioso. De fato. E eu olho para estes antigos como gênios, inspiradores e formadores de caráter.
Esplêndida postagem.
avatar
IsaacClarke
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/10/2012
Idade : 23

http://www.nobre-pensador.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum