ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

usando uma webcam

+3
Orion
Bruno
ajc
7 participantes

Ir para baixo

usando uma webcam Empty usando uma webcam

Mensagem  ajc Dom 27 Nov 2011, 14:09

Prezados,
...colocar uma camera convencional na ocular de um telescopio pode não oferecer o que se espera de uma astrofotografia lunar ou planetária. A vantagem de se usar uma webcam seria em usar o proprio monitor como visor para a regulagem de foco. O tamanho do monitor de 14 polegadas faz diferença na hora de focar em relação ao monitor de uma camera normal de 3 polegadas. Há vários relatos de sucesso neste tipo de trabalho feito com webcam que democratizam a astrofotografia. Vale a pena conferir. Podemos até usá-las para o registro de estelas duplas.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Bruno Dom 27 Nov 2011, 14:20

Boa idéia ajc, tentarei isso na oposição de marte usando esse procedimento mesmo que a minha nova montagem não tenha motor de acompanhamento, mas como ela é sólida poderei tentar realizar registros das passagens do alvo pelo campo do instrumento.
Valeu a dica!
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Orion Sex 30 Dez 2011, 22:51

ajc escreveu:Prezados,
...colocar uma camera convencional na ocular de um telescopio pode não oferecer o que se espera de uma astrofotografia lunar ou planetária. A vantagem de se usar uma webcam seria em usar o proprio monitor como visor para a regulagem de foco. O tamanho do monitor de 14 polegadas faz diferença na hora de focar em relação ao monitor de uma camera normal de 3 polegadas. Há vários relatos de sucesso neste tipo de trabalho feito com webcam que democratizam a astrofotografia. Vale a pena conferir. Podemos até usá-las para o registro de estelas duplas.

Prezados,

Mesmo com a Webcam, não consigo focar bem, acredito que só pode haver algum problema com o espelho do tele, será? Com a ocular de 8mm já fica ruim de ajustar o foco e com a CCD, mesmo no visor do laptop não consigo ajustar o foco.
Bom, mas deixo aqui um registro feito hoje. Júpiter com Io e sua sombra no gigante e Ganymede.
Abraços!
usando uma webcam Jupiter-30-dezembro-Io-sombra-e-Ganimedes
Orion
Orion
Moderador
Moderador

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty qual web cam?

Mensagem  ajc Sáb 31 Dez 2011, 16:15

Olá Orion,
...qual a webcam que estás a usar? a imagem na ocular fica boa? aproveite presença da Lua e tire algumas fotos para comparação.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Bruno Sáb 31 Dez 2011, 17:40

Olá rapaziada,
no caso do uso da webcam, dando um pitaco, sugiro que o colega dê uma diafragmada na boca do refletor e não force na ampliação. O tamanho do diafragma a ser colocado seria de 1/3 do tamanho da abertura disponível, descontando-se a sombra do secundário. Mesmo em detrimento da perda de luminosidade ganha-se em contraste, o que é essencial na observação planetária através do aumenta da razão focal, efeito conseguido por causa do uso de um diafragma.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Orion Seg 02 Jan 2012, 12:36

ajc escreveu:Olá Orion,
...qual a webcam que estás a usar? a imagem na ocular fica boa? aproveite presença da Lua e tire algumas fotos para comparação.

Olá ajc!
Eu usei a NexImage e eu e o Admin processamos a foto. Inclusive esta foto está no multiply dele. Pois a única coisa que fiz foi configurar para elea webcam. O equipamento está com ele.
Sobre a foto da Lua, ele fez, mas ainda não ficaram boas. Acredito que ele postará em breve.

Abraços!
Orion
Orion
Moderador
Moderador

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Durva Sáb 16 Fev 2013, 10:20

Olá pessoal encontrei esse material sobre a adaptação de uma webcam para astrofotografia.

http://www.ucb.br/sites/100/118/TCC/1%C2%BA2011/Adaptacaodeumawebcamparausoastrofotograf.pdf

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Eojr Ter 03 Fev 2015, 10:35

Olá pessoal.

Tem como adaptar tb a webcam no telescópio com a ocular?
Gostaria de fotografar com a visão que se tem nas oculares, alguém já fez isso?

Outra pergunta: qual a web com melhor definição para essa adaptação? Quais seriam as melhores especificações ao comprar uma delas?

Grato
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Bruno Qua 04 Fev 2015, 21:08

Olá Eojr, talvez o material no link a seguir poderá te ser útil: http://www.ucb.br/sites/100/118/TCC/1%C2%BA2011/Adaptacaodeumawebcamparausoastrofotograf.pdf

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Rodrigo Miranda Sáb 07 Fev 2015, 14:45

Olá amigos do AF, já faz alguns meses desde minha ultima visita aqui, meu tempo anda curto e o clima pouco favorável para as observações.
Mas gostaria de aproveitar esse tópico e pedir para vocês que me indicasse alguma boa web cam, que eu possa começar a registrar minhas observações, uso meu celular, mas as fotos planetárias sempre ficam tremidas já que tem que tocar no celular para tirar a foto, só consegui fotos relativamente boas da lua até agora.

Abraço!

Rodrigo Miranda
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 24/10/2013
Idade : 37
Localização : Criciúma-SC

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Eojr Dom 08 Fev 2015, 14:58

Bruno escreveu:
Olá Eojr, talvez o material no link a seguir poderá te ser útil: http://www.ucb.br/sites/100/118/TCC/1%C2%BA2011/Adaptacaodeumawebcamparausoastrofotograf.pdf
Bruno
Moderador
Olá Bruno, obrigado pela resposta e ajuda. Dei uma boa olhada, pena que esses e outros tutoriais na net não explicam também a prática, ou seja, depois que vc adaptou a web, como fazer.

Eu fiz um teste com uma webcam de sensor CMOS. Sei que o indicado é CCD, mas vi por aí pessoas falando que conseguiram usar com o sendor CMOS e resolvi tentar. Fato é que não deu certo mesmo, na hora que vc tira a lente da web ela perde completamente o foco, fica tudo embaçado. Testei com o programa SharpCap 2.

Por isso minha dúvida persiste. Tá difícil achar uma webcam com sensor CCD. Realmente só CCD funciona? Alguém conseguiu com sensor CMOS?
E com relação ao software? Existe algum melhor, que ajude no foco?
Obrigado!
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Rodrigo Miranda Seg 09 Fev 2015, 17:22

Olá Eojr,
acho que estamos em busca da mesma coisa rsrs...
passei meu domingo pesquisando sobre esse assunto pois estou muito interessado em registrar minhas visualizações.
Quanto a questão do sensor CCD ou CMOS, vi muitas pessoas comentando que antigamente (2 ou 3 anos atrás) os sensores CCD eram os melhores, porém mais caros, mas que hoje as câmeras que usam sensor CMOS conseguem desempenho superior, vi alguns videos que mostram comparações e realmente o CMOS se mostrou superior em todos os ambientes testados.
Sobre a adaptação da web cam no telescópio, encontrei no youtube vários videos mostrando como se faz, me pareceu algo relativamente fácil, o maior problema está mesmo em pegar o jeito na hora de usar.
Vi também uma pessoa que utiliza essas câmeras de vigilância pra filmar e conseguiu resultados ótimos filmando uma nebulosa (acho que era nebulosa de órion), e essas câmeras de vigilância usam sensor CCD.
Encontrei em alguns videos gringos modelos de webcams que foram citados como sendo ótimos para astrofotografia e tem preço razoável, mas vou continuar minhas pesquisas antes de comprar, qualquer novidade eu volto rsrsr..

Abraço!



Rodrigo Miranda
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 24/10/2013
Idade : 37
Localização : Criciúma-SC

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Eojr Seg 09 Fev 2015, 20:58

Fala Rodrigo!
Obrigado pela resposta e pela ajuda!
Com ctza estamos atrás da mesma coisa, tô tentando procurar algo tb que seja o melhor possível nesse quesito de adaptação pra poder obter o melhor resultado.

Como eu disse, tentei numa webcam CMOS e no momento que vc tira a lente ela perde totalmente o foco. Talvez o software faça isso, de ajustar o foco, mas não tenho esse conhecimento, preciso procurar isso também.

De qualquer forma, assim que obtiver resultados tb posto por aqui!
Valeu e abs!

Rodrigo Miranda escreveu:Olá Eojr,
acho que estamos em busca da mesma coisa rsrs...
passei meu domingo pesquisando sobre esse assunto pois estou muito interessado em registrar minhas visualizações.
   Quanto a questão do sensor CCD ou CMOS, vi muitas pessoas comentando que antigamente (2 ou 3 anos atrás) os sensores CCD eram os melhores, porém mais caros, mas que hoje as câmeras que usam sensor CMOS conseguem desempenho superior, vi alguns videos que mostram comparações e realmente o CMOS se mostrou superior em todos os ambientes testados.
  Sobre a adaptação da web cam no telescópio, encontrei no youtube vários videos mostrando como se faz, me pareceu algo relativamente fácil, o maior problema está mesmo em pegar o jeito na hora de usar.
  Vi também uma pessoa que utiliza essas câmeras de vigilância pra filmar e conseguiu resultados ótimos filmando uma nebulosa (acho que era nebulosa de órion), e essas câmeras de vigilância usam sensor CCD.
  Encontrei em alguns videos gringos modelos de webcams que foram citados como sendo ótimos para astrofotografia e tem preço razoável, mas vou continuar minhas pesquisas antes de comprar, qualquer novidade eu volto rsrsr..

Abraço!


Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Rodrigo Miranda Dom 01 Mar 2015, 22:43

Olá amigos do astrofórum,
volto aqui nesse tópico pra relatar minha compra e utilização de uma webcam adaptada no telescópio. Usei uma webcam da marca microsoft modelo HD 3000, é uma boa câmera com 5mp de hardware que gera imagens bem legais mesmo sendo sensor CMOS, infelizmente o clima não tem colaborado todas as noites tem muito vento e muitas nuvens, mas mesmo com algumas poucas aberturas no céu consegui ver muito bem a lua, algumas estrelas o planeta Júpiter e as 4 maiores luas.
Agora irei baixar o programa sharpcap, pois até onde pesquisei é o melhor para este fim, fiz algumas gravações com o próprio programa da microsoft, mas as imagens eram ruins pois o programa ficava tentando se corrigir automaticamente e isso só piorava as imagens, e não consegui uma boa configuração de imagem.
Assim que o tempo melhorar e eu aprender a usar melhor a webcam volto aqui pra comentar mais.

Valeu amigos.
Abraço!


Rodrigo Miranda
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 24/10/2013
Idade : 37
Localização : Criciúma-SC

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Eojr Ter 03 Mar 2015, 00:57

Rodrigo Miranda escreveu:Olá amigos do astrofórum,
volto aqui nesse tópico pra relatar minha compra e utilização de uma webcam adaptada no telescópio. Usei uma webcam da marca microsoft modelo HD 3000, é uma boa câmera com  5mp de hardware que gera imagens bem legais mesmo sendo sensor CMOS, infelizmente o clima não tem colaborado todas as noites tem muito vento e muitas nuvens, mas mesmo com algumas poucas aberturas no céu consegui ver muito bem a lua, algumas estrelas o planeta Júpiter e as 4 maiores luas.
Agora irei baixar o programa sharpcap, pois até onde pesquisei é o melhor para este fim, fiz algumas gravações com o próprio programa da microsoft, mas as imagens eram ruins pois o programa ficava tentando se corrigir automaticamente e isso só piorava as imagens, e não consegui uma boa configuração de imagem.
Assim que o tempo melhorar e eu aprender a usar melhor a webcam volto aqui pra comentar mais.

Valeu amigos.
Abraço!
Olá Rodrigo e amigos!
Obrigado por continuarem dando essa força pra essa missão difícil mas muito gratificante!

Comprei uma webcan dessas de 1,3 mpx da maxiprint. Desmontei, tirei a lente e colei um tubo de pvc de a mais ou menos 5cm nela.

Primeiro fiz os teste a luz do dia. Meu telescópio é AZ2, portanto muito difícil de manter num ponto fixo e de acompanhar. É tudo na mão mesmo! Não tive muitos problemas, o maior no começo foi a questão do acerto do foco, mas depois descobri que no meu caso é só girar tudo para dentro, girando a manopla que controla o foco para dentrom até encostar no cano. Assim, pude ver a vizinhança na tela no note.

Com o dia mais escuro e sem ainda apontar pro céu, consegui buscar um letreiro luminoso a umas 5 quadras daqui.

Hoje, finalmente fui apontar pro céu, e aí começou meu novo dilema. Estou usando o sharpcap para captação das imagens, e aí já dá problema pois não imagino como mexer no software, e nas minhas tentativas de exposição, brilho etc não tive sucesso.

Mas o problemão mesmo foi para foco e gravação das imagens. Hoje o céu está limpo e lindo, a lua em conjunção com Jupiter, brilhante e quase cheia.

Primeiro notei que a dificuldade com a câmera é a mesma do que quando uso uma compacta e tento tirar a foto mirando na ocular. foi uma luta pra conseguir deixar a webcam alinhada com os espelhos do telescópio, e depois disso ainda, mais suor para manter o AZ2 na posição fixa pra tentar captar algo.

Quando conseguia fazer isso mais ou menos, tinha o problema de foco da lua na webcam, que só melhorara quando mexia um pouco no telescópio. É possível melhorar isso via o sharpcap?
Consegui gravar imagens bem ruins, ia filmando e a lua ia saindo do quadro, aí desfocava, ficava uma bola branca na tela, aí eu mexia no tubo, voltava um pouco mas continuava em movimento e sem uma imagem nítida, mesmo eu mexendo no foco, ou tentando, pq cada mexia tirava a lua e a webcam de posição.

Depois fui pra jupiter, e foi muito pior, talvez pela proximidade da lua, mas quando eu focava pelo espelho do telescópio sem objetiva, só via um ponto cinza e foi assim que gravou no sharpcap: uma bola cinza, sem definição e que ia se mexendo até sair da área de visão na tela.

Foi muito difícil, mas valeu por ter conseguido captar algo. Agora não sei o que fazer com os vídeos, parece que tem que por no regitax que tb é grego pra mim. Mas não sei se dará algum resultado pq tá cinza a bola no vídeo.

Bom, essa foi a primeira tentativa, espero dos colegas dicas pra poder fazer a coisa funcionar! O que tô fazendo errado? Como usar o regitax? Como captar pelo sharpcap ou outro software?Logo quero tentar pegar saturno, mas do jeito que tá, nem gripe vai dar pra pegar hehehe

Obrigado e abraços!
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  wtflucas Qui 18 Jun 2015, 23:29

Pessoal como eu consigo imagens? tenho um 1400x150mm Greika 1400150eq, minha webcam retirei a Objetiva pra deixar apenas o chip la no fundo fiz uma adaptação, mas minha imagem ou fica muito branco no caso de testar durante a manha ou muito Escuro testando de noite... o que pode ser?

Imagens da Webcam (WebCam GV BM 0601 10000K)

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/wp_20150618_22_16_50_pro-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/wp_20150618_22_17_17_pro-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/wp_20150618_22_17_27_pro-jpg
wtflucas
wtflucas
Curioso
Curioso

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/06/2015
Idade : 32
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

usando uma webcam Empty Re: usando uma webcam

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos