ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

4 participantes

Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Astroavani Dom 07 Out 2012, 23:09

Como eu não consigo ficar sossegado, e estou sempre remoendo para tentar melhorar cada vez mais, tive a seguinte idéia:
Pensei com meus botões:
Bem... o objetivo do Castrator é centralizar todos os frames para tornar o serviço do AS!2 mais fácil e optimizar assim o resultado. Só que eu já tinha notado que mesmo usando o Castrator o planeta ainda continuava dando os seus pulinhos, devido ao alinhamento deficiente ou a turbulência atmosférica.
Aí eu tive a idéia de castrar (palavrinha marota! Laughing ) o filme duas vezes ao invés de uma só, e ao mesmo tempo dar um crop (o castrator também faz isto!) para reduzir mais a área de interesse ao próprio planeta.
Pois bem... olhando o filme cru depois de castrado duas vezes pude perceber que a pulação (existe esta palavra, ou devo dizer pulaida, No ) diminuiu bastante.
Testando minha teoria no AS!2 notei de cara que no gráfico que indica a qualidade dos frames, no filme que foi castrado 2X tinha aumentado bastante o nº de frames bons acima de 50%.
Só para ter uma idéia: Nas duas fotos que eu estou enviando a Sat.2 foi castrada uma vez e eu pude aproveitar 740 frames com qualidade superior a 50%, já a Sat.3 que foi Castrada 2 x eu pude aproveitar 1037 frames com qualidade superior a 60%!
Só para saber, o total de frames deste filme era de 1201.
Pessoal.... não sei onde isto vai parar!! Rolling Eyes
Eu ando de imaginação fértil, mas como tudo tem um limite......qualquer hora eu chego lá, mas por enquanto está gostoso ir explorando as possibilidades.
Pode ser impressão minha, mas na foto Sat.3 dá para ver pelo menos 1 nódulo (tipo oval) muito fraco na zona polar norte de Saturno.
Enfim ficam as fotos para análise dos colegas!
Setup utilizado:
Sky Watcher 10" em NEQ-6
DBK 31AU + Powermate 5X
Captação: Conrado Seródio
Processamento: Avani Soares
Softwares usados: Castrator 2X + AS!2 + Registax 6 + Photofiltre + Irfan

Avani.


Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Saturno_e_Castrator

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Re: Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Bruno Seg 08 Out 2012, 06:54

Astroavani escreveu:"eu já tinha notado que mesmo usando o Castrator o planeta ainda continuava dando os seus pulinhos, devido ao alinhamento deficiente ou a turbulência atmosférica."
"Aí eu tive a idéia de castrar o filme duas vezes ao invés de uma só para reduzir mais a área de interesse ao próprio planeta."
"olhando o filme cru depois de castrado duas vezes pude perceber que a pulação diminuiu bastante."
"Pessoal.... não sei onde isto vai parar!!"
Avani, acho que sei onde isso vai parar, ou seja, antes de comentar sobre as sua astrofotos preciso ver se te entendí e perguntar o seguinte: será que assim como eu tenho as imagens visuais prejudicadas pelas turbulências e não tenho como resolver isso, você ao "castrar" o filme pode transformar as imagens coligidas numa atmosfera turbulenta em algo aceitável?
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Re: Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Astroavani Seg 08 Out 2012, 10:08

Respondo na 5ª estou em viagem!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Re: Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Durva Seg 08 Out 2012, 11:07

Astroavani escreveu:
Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Saturno_e_Castrator

Esse planeta é muito bonito, foi ele que me trouxe para a astronomia. E quando vejo um registro como esses, só posso apreciar o trabalho. Muito bom Avani.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Re: Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Bruno Seg 08 Out 2012, 11:28

Astroavani escreveu:Respondo na 5ª estou em viagem!
Ok parceiro, fico no aguardo e bom retorno.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Re: Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Bruno Seg 08 Out 2012, 11:32

Durva escreveu:
Esse planeta é muito bonito, foi ele que me trouxe para a astronomia.
Também não me canso de ficar vendo essas astrofotos de saturno. Quando comecei na astronomia com uma lunetinha japonesa de 40mm F/15 e aos 11 anos de idade, foi a visão do anelzinho de saturno destacado do globo achatado do planeta que me arrebatou definitivamente também.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Re: Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Lucas87 Seg 08 Out 2012, 20:52

Bruno escreveu:
Durva escreveu:
Esse planeta é muito bonito, foi ele que me trouxe para a astronomia.
Também não me canso de ficar vendo essas astrofotos de saturno. Quando comecei na astronomia com uma lunetinha japonesa de 40mm F/15 e aos 11 anos de idade, foi a visão do anelzinho de saturno destacado do globo achatado do planeta que me arrebatou definitivamente também.



Comigo também foi Saturno que ano passado me inspirou para a astronomia. Foi muito grande a emoção de vê-lo pela primeira vez com o tele, é tipo: "os anéis existem" kk. Júpiter também foi uma grande emoção, principalmente quando pela primeira vez notei as 2 faixas equatoriais cheers
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Re: Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Astroavani Qui 11 Out 2012, 01:25

Mais um reprocessamento de outro filme de Saturno procurando evidenciar como o uso de programas específicos para cada etapa otimiza o resultado. No caso se nota que usando o Castrator, AS!2 e Registax 6 em conjunto resulta melhor que usando só o AS!2 e o Registax. Tenho plena certeza que se usar apenas o Registax o resultado deverá ser pior ainda que os dois aqui postados.
SkyWatcher 10" + NEQ-6
DBK 31 AU + Powermate 5X
Captação: Conrado Seródio
Processamento: Avani Soares

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Saturno1

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Re: Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Bruno Qui 11 Out 2012, 06:04

Astroavani escreveu:Tenho plena certeza que se usar apenas o Registax o resultado deverá ser pior ainda ..."
Avani, você está conseguindo imagens com contrastes cada vez mais superiores em relação às postadas anteriormente. Você tem aí algum material sobre marte também?
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Re: Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Astroavani Sex 12 Out 2012, 22:47

Infelizmente com o pane no laptop eu tive que reformatar e perdi todos os meus arquivos.
Aos pouco o Conrado está me enviando alguma coisa de novo.
Vou pedir a ele os filmes de Marte e se ficar bom eu posto por aqui.
Abraço!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Re: Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Bruno Sáb 13 Out 2012, 07:12

Não é fácil passar por isso Avani, mas a dupla AVACON vai dar um jeito nisso.
Ficamos no aguardo ok?
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2 Empty Re: Reprocessando fotos usando o Castrator + AS!2

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos