ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pernas finas no espaço?!

Ir para baixo

Pernas finas no espaço?! Empty Pernas finas no espaço?!

Mensagem  Bruno Qua 26 Set 2012, 20:18

Mais essa, os astronautas crescem cerca de 5 cm e ficam com as pernas mais magras no espaço, confira nesse texto que reproduzo abaixo:

"A razão porque os astronautas se sentem de cabeça para baixo deve-se ao facto dos fluidos do corpo, que ficam sem peso, deixarem de se concentrar na parte de baixo do corpo por causa da acção da gravidade. Os fluidos começam a deslocar-se em direcção à cabeça, ficando distribuídos mais igualmente por todo o corpo. E 60% do nosso peso corresponde ao peso da água contida no nosso corpo! As veias do pescoço ficam salientes e a cabeça começa a inchar. Como durante uma constipação, fica-se com uma congestão nasal que só passa durante os exercícios físicos. Ao fim do primeiro dia de voo, verifica-se que as pernas perdem cerca de um décimo do seu volume; o que corresponde a uma perda de um litro de fluido. E ficam assim durante todo o voo. Como os órgãos não têm peso, a caixa toráxica expande-se. Sente-se os intestinos a flutuar como se boiassem. Não admira que os astronautas se sintam enjoados e com dores de cabeça!
Como a coluna vertebral deixa de ser comprimida pelo peso, os astronautas crescem cerca de 5 cm. Os músculos usados normalmente para manter a postura vertical atrofiam-se. E, durante todo o voo, há uma perda de massa óssea, a uma taxa de 1% por mês, nas vértebras inferiores, nas ancas e no alto do fémur superior. O nível de cálcio no corpo sobe e isso potencialmente poderá originar uma tendência para surgirem pedras nos rins e calcificação nos tecidos moles.
Quando regressam a terra, dá-lhes inicialmente a sensação de que o seu corpo pesa 3 vezes mais do que era habitual e, quando movem a cabeça, que é o ambiente que os rodeia que se está a mover. Têm sensações parecidas com as dos pacientes que ficam acamados por muito tempo (que também sofrem perdas a nível muscular e nos ossos). Alguns efeitos parecem-se com os associados ao envelhecimento: se ficarem quietos em pé por mais de 10 minutos, têm tendência a desmaiar. Mas, excluindo as alterações no sistema esqueleto-muscular, tudo volta ao normal ao fim de alguns dias ou semanas. Só passado um mês a perda de cálcio nos ossos pára. Mas não se sabe se os ossos recuperam totalmente. Os efeitos parecem semelhantes aos da osteoporose sofrida pelas mulheres na menopausa."

FONTE: http://to-campos.planetaclix.pt/astron/espaco/espaco.htm
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos