ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo sobre filtros.

+3
alemão do espaço
Durva
Bruno
7 participantes

Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Tudo sobre filtros.

Mensagem  Bruno Sáb 25 Ago 2012, 06:30

Segue no link tudo sobre os filtros astronômicos e como utilizá-los. Indispensável, uma verdadeira aula: http://www.parsec.net.br/filtrosastron.html
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Re: Tudo sobre filtros.

Mensagem  Durva Sáb 25 Ago 2012, 08:26

Uma aula mesmo, muito bom o material Bruno.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Re: Tudo sobre filtros.

Mensagem  alemão do espaço Seg 17 Mar 2014, 11:10

Bom dia Bruno e Durva!
Senhores eu comprei um telescópio recentemente e descobri aqui pelo fórum que em determinadas ocasiões
eu terei que fazer uso de filtros para obter uma observação mais precisa (e confortável). Tenho pesquisado
muito sobre esses filtros e confesso que as dúvidas me dominaram. Em um primeiro momento eu vou querer
observar a lua, planetas e estrelas duplas e vi aqui no fórum algumas postagens sobre os filtros de densidade
neutra (os #ND's). Fui atrás de informações desses filtros e encontrei vários filtros dentro deste grupo que me
parecem desempenhar a mesma função. Abaixo vou citar alguns deles:
#ND96-0.3
#ND96-0.6
#ND96-0.9
#ND13%
#ND25%
O telescópio que eu comprei é o Skywatcher 90mm AZ3. Comprei também uma barlow 2x 1,25 Skywatcher.
http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/90az-detail
http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/barlows/barlow-2x-1-25-skywatcher-com-rosca-t2-detail
Minhas dúvidas:
1. Estes filtros citados acima são compatíveis com o meu equipamento?
2. Caso sejam compatíveis, qual deles vai desempenhar o melhor papel?
Desde já obrigado!
Um abraço!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Re: Tudo sobre filtros.

Mensagem  Bruno Seg 17 Mar 2014, 12:30

alemão do espaço escreveu:a) em determinadas ocasiões eu terei que fazer uso de filtros para obter uma observação mais precisa (e confortável).
b) eu vou querer observar a lua, planetas e estrelas duplas e vi aqui no fórum algumas postagens sobre os filtros de densidade
neutra (os #ND's).
c) encontrei vários filtros dentro deste grupo que me parecem desempenhar a mesma função
#ND96-0.6
#ND96-0.9
#ND13%
#ND25%
d) eu comprei o Skywatcher 90mm AZ3. Comprei também uma barlow 2x 1,25 Skywatcher.
Minhas dúvidas:
1. Estes filtros citados acima são compatíveis com o meu equipamento?
2. Caso sejam compatíveis, qual deles vai desempenhar o melhor papel?
Olá alemão do espaço,
a) Exato, e os filtros realizam os "milagres" prometidos apenas em determinadas ocasiões, e sempre quando o seeing ou a transparência atmosférica e principalmente as condições dos ventos estiverem favoráveis. Caso contrário eles vão diminuir ainda mais o brilho das imagens. Na observação visual todos os filtros ficarão comprometidos diante de uma atmosfera limpa porém turbulenta. Não só as nuvens e a poluição luminosa, mas também os ventos de superfície e na troposfera podem arruinar durante semanas a estabilidade atmosférica, deixando as imagens planetárias e lunares como fora de foco, tremendo e parecendo ferver nas bordas do disco. Por vezes a imagem de um planeta chega a dar pequenos pulos no campo do telescópio.

b) Um filtro de densidade neutra vai basicamente diminuir o brilho de uma imagem observada, e que pode variar em porcentagem de brilho reduzido a 13%, 25% e por aí vai. Particularmente o ideal seria ter filtros desse tipo em variadas densidades, entretanto o de 25% é bastante interessante em instrumentos com a distância focal mediana como a do seu Sky-Watcher 90mm AZ3.

c) O #ND96-0.9 é o mesmo que o ND13% ou seja, permite a passagem de apenas 13% da luz do objeto observado. O #ND96-0.6 é o mesmo que o #ND25% e diminui o brilho em 25%.

d) Com as oculares que vieram com ele, uma boa Barlow 2x, alguns filtros coloridos para os planetas (#12-amarelo e #21-laranja para marte e #82a-azul para jupiter e saturno), um densidade neutra para a lua, vênus e mercúrio e um UHC para as nebulosas o seu refrator 90mm AZ3 ficará perfeitamente equipado.

1- Sim, os filtros são compatíveis e altamente indicados já que o seu telescópio produz imagens mais brilhantes por causa da distância focal mediana (F10 para refratores).
2- O de 25% é ótimo quando utilizado num F10, ele diminui o excesso de brilho no contorno do disco da lua ajudando a diminuir a aberração cromática, e melhora de forma apreciável o contraste entre as áreas claras e escuras (mares e montanhas lunares). O 13% ficará com o brilho reduzido à metade do de 25%.

Espero ter ajudado, e qualquer dúvida é só retornar aqui.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Re: Tudo sobre filtros.

Mensagem  starman Seg 17 Mar 2014, 20:29

Bruno escreveu:
a) Exato, e os filtros realizam os "milagres" prometidos apenas em determinadas ocasiões,
principalmente as condições dos ventos estiverem favoráveis.
os ventos de superfície e na troposfera podem arruinar durante semanas a estabilidade atmosférica,
Boa noite Bruno.
Realmente os ventos aqui no sudeste estão praticamente ininterruptos desde janeiro. Afinal porquê isso está acontecendo no verão já que os ventos se intensificam no outono e no inverno?

starman
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Re: Tudo sobre filtros.

Mensagem  Bruno Seg 17 Mar 2014, 21:58

starman escreveu:Afinal porquê isso está acontecendo no verão já que os ventos se intensificam no outono e no inverno?
Boa pergunta starman, na verdade isso não é normal, é atípico e pode ser considerado uma anomalia. Esses ventos são característicos do outono e do inverno quando nessa época uma zona de alta pressão atmosférica que se forma sobre o Atlântico, desloca-se para o oeste em direção à costa do continente sul-americano mantendo um sistema intenso de ventos. Já nesse último verão essa zona se deslocou para o oeste quando ela deveria ter ido para o leste, em direção ao continente africano. Apesar do monitoramento feito por satélites 24hs por dia e atualizado de 6 em 6 horas, a estabilidade atmosférica sobre o nosso território está cada vez mais incerta e imprevisível, e se continuar assim as previsões meteorológicas a curto e médio prazo poderão ter índices de acertos cada vez menores.
Quanto à utilização de algum filtro específico contra a turbulência atmosférica, a única maneira de se amenizar um pouco o efeito dos ventos nas imagens telescópicas será a utilização na astrofotografia de um filtro IR de corte de infravermelho (filtro de absorção de calor), e assim diminuir o "ruído eletrônico" nas imagens.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Re: Tudo sobre filtros.

Mensagem  M.couto Dom 23 Mar 2014, 19:34

Bruno escreveu:

os filtros realizam os "milagres" prometidos apenas em determinadas ocasiões, e sempre quando o seeing ou a transparência atmosférica e principalmente as condições dos ventos estiverem favoráveis.

Oi pessoal,

bem, parece que estou começando a entender.

Eu queria saber mesmo se para observar marte bastam os filtros  #12-Amarelo e o #21-Laranja.

abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Re: Tudo sobre filtros.

Mensagem  Bruno Dom 23 Mar 2014, 20:53

M.couto escreveu:Eu queria saber mesmo se para observar marte bastam os filtros  #12-Amarelo e o #21-Laranja.
Olá M.couto, há mais de 100 anos os filtros amarelo e laranja são utilizados para a observação de marte. Tudo começou quando o astrônomo italiano Schiaparelli seguido pelo norte-americano Percival Lowell, observaram em fins do século 19 linhas que cruzavam a superfície marciana à qual denominaram de canais. Principalmente Lowell era um entusiasta da utilização do filtro #12-amarelo para a observação desse planeta. Além do #12-Amarelo e o #21-Laranja eu utilizo os seguintes:
#23A–Vermelho claro - melhora o contraste entre o planeta e o céu de fundo.
#25–Vermelho - muito útil para realçar as calotas polares e escurecer ainda mais as regiões escuras.
#47–Violeta - adequado para a visualização das calotas polares.
#56–Verde claro - muito bom para a observação das calotas polares, e também das tempestades de poeira que tingem de amarelo a superfície do planeta.
#58–Verde - eleva o contraste nas regiões polares, deixando as calotas parecendo projetar o brilho delas para fora do limbo do planeta.
#82A–Azul claro - eleva o contraste de áreas de baixo contraste sem redução dos níveis luminosos.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Re: Tudo sobre filtros.

Mensagem  alemão do espaço Dom 23 Mar 2014, 21:28

Boa noite senhores!
Ontem, depois de quase uma semana de tempo ruim eu finalmente pude estrear o meu "90 Black Diamond".
Fiz muitas observações. Júpiter, Marte, Saturno, Lua e algumas estrelas, tais como Hadar, Rigil Kentaurus.
Pena não poder registrar par. Uma coisa que eu já sabia e que ontem se confirmou na prática: Preciso de filtros!
Assim que estiverem disponíveis la no Armazém eu comprar. Os objetos bem nítidos, porém muito brilhantes.
A Lua por exemplo. Brilho intenso. Mas é isso ai. Vamos aos poucos melhorando o equipamento. E futuramente buscar uma câmera.
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Re: Tudo sobre filtros.

Mensagem  Fernando Danelis Ter 01 Abr 2014, 14:19

Alemão do Espaço, acredito que no Tellescópio os filtros estejam mais baratos. Só não sei quanto a qualidade, por isso peço aos mais experientes que nos ajudem. Falo dos seguintes filtros, para exemplificar:

http://tellescopio.com.br/filtros/filtros-visuais/filtro-colorido-25a-vermelho

e

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/filtros/25-vermelho-1-25-detail

Agradeço desde já!

Fernando Danelis
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 28/03/2014
Idade : 39
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Re: Tudo sobre filtros.

Mensagem  Diogo Felipe Qui 15 Jan 2015, 08:21

Para mim este link se encontra fora do ar.

Mas encontrei esses dois outros links neste mesmo site que falam sobre filtros, separados em planetários e de interferência;

http://www.parsec.net.br/filtros--planetarios.html
http://www.parsec.net.br/filtros-interferencia.html
Diogo Felipe
Diogo Felipe
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 54
Data de inscrição : 31/12/2014
Idade : 31
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre filtros. Empty Re: Tudo sobre filtros.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos