O planeta Saturno e o que podemos ver.

Ir em baixo

spica O planeta Saturno e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno em Dom 13 Nov 2011, 14:19

Saturno.

Distância média do Sol: 1.426 milhões de km
Diâmetro no equador: 120.536 km
Tempo de rotação no próprio eixo: cerca de 10,77 hs
Tempo de uma órbita ao redor do Sol: 29,46 anos

-Pode ser visto durante pelo menos oito meses ao ano, sendo nos dois primeiros de manhã, nos dois últimos apenas à noite e nos intermediários geralmente também á noite.
Encontra-se na faixa do zodíaco em meio às constelações, onde se destaca como um astro mais lumioso em relação às estrelas de coloração alaranjada. Saturno proporciona uma visão espetacular com lunetas de apenas 50mm de abertura como uma miniatura notável. Com um refrator de 60mm o anel é bem visível bem como a forma achatada nos pólos do planeta além de sua maior lua titã.
Com refratores de 70mm a 90mm, ou refletores com 114mm e na fase de maior abertura dos anéis a divisão de cassini mostra-se inteiramente visível além do anel de Crepe. Com refletores de 150mm a 180mm o anel interior C (anel de Crepe) pode ser fácilmente observado.
Com refratores de 100mm de abertura e refletores de até 200mm, além da divisão de cassini, na fase de boa abertura dos anéis a divisão de Encke poderá ser visualizada. Deve-se ficar atento o equador do planeta pois às vezes ele apresenta faixas que apesar de meio sombrias são semelhantes às de Jupiter.
Certas estruturas como pontos ou manchas esbranquiçadas costumam serem vistas na zona equatorial. A última mancha proeminente foi descoberta em 1933 pelo amador W.T.Hay e era suficientemente nítida para ser vista através de um refrator de 75mm. Outra mancha começou a desenvolver em 1962, mas esta não se tornou verdadeiramente proeminente.
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: O planeta Saturno e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno em Dom 20 Nov 2011, 05:44

É com alegria que anuncio o retorno de Saturno que foi visto por mim sem querer hoje (20/11/2011) de madrugada às 05:15hs a uns 25 a 30º acima do horizonte leste. Não estava muito brilhante mas reconheci na hora, sei que ainda está a uma grande distância, mas podemos disparar as nossas observações contra ele utilizando aumentos elevados nessa ocasião pois por possuir uma coloração alaranjada saturno suporta fortes aumentos.
Marte se encontrava a uns 40 a 45º a noroeste, porém ainda continua longe e pequeno e ainda sofrerá mais um movimento retrógrado. Com Marte não adianta perder a paciência, é só quando ele decide ficar perto da Terra é que temos alguma chance de se fazer observações úteis.
É isso, nesses dias a alvorada começa com saturno, marte e a lua a leste, de tarde temos vênus e mercúrio a oeste e no meio da noite próximos do zênite temos jupiter, urano e netuno alinhados de oeste a leste respectivamente.
É so saber esperar (o que para nós é quase impossível) os períodos de clemência do clima e aproveitar essas brechas na atmosfera lavada e límpida, pois isso nos permite a utlização de aumentos elevados em superfícies planetárias, apenas com a clássica excessão do ingrato planeta marte!
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum