Dando os primeiros passos na observação do céu.

Página 4 de 23 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 13 ... 23  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno em Seg 27 Ago 2012, 07:30

Bom dia Edinaldo, a observação lunar é altamente gratificante, principalmente quando você leva o conhecimento astronômico para as pessoas que não tiveram a oportunidade de observá-la através de um telescópio. Vamos aprofundar sim cada vez mais as observações, e que seja de estímulo para os outros colegas darem também sequência nos relatos que tendem a cada dia ficarem mais pormenorizados, e quem sabe com até um registro de algum TLP ou uma cratera nova. Vamos seguindo firmes, ok?
Grande abraço e fico no aguardo de mais relatórios e informações sobre esse trabalho seu de levar a astronomia para todos aí na Paraíba.
Grande abraço.
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva em Seg 27 Ago 2012, 08:38

Olá pessoal, sensacional os relatos do Edinaldo e do Bruno. E bem nos dias que não pude observar devido as condições climáticas aqui em São José dos Pinhais. Apenas ontem (26/08) tive a oportunidade de ter a Lua em minha ocular, e numa janela de apenas 70 minutos. Segue relato:

Data: 26/08/12
Hora (UT): 21:40 – 18:40(LT)
Localização: São José dos Pinhais – (S 25ᵒ 34’12” / W 49ᵒ 10’48”) – 916m
Instrumento: Refrator Vixen 70 mm F/10 – OcularesPL20mm, PL10mm e Série 500 4mm Binóculo Nikula (20x50)
Cond. Meteorológica: 58%UR – Algumas nuvens e vento moderado, 17ᵒC.

Lua quarto crescente, lunação de 9 dias está localizada a uns 65 graus de ascensão, sua magnitude aparente é de -11.82e está aproximadamente75 % iluminada e a uma distancia de 366.215km. Observação com seeing estimado de 2.Iniciando com 35 de aumento tive a bela visão de toda a Lua no campo do F/10. Com o terminadouro passando de norte para sul pelo Mare Frigoris, Mare Imbrium, Montes Carpatus, Mare Insularum, Oceanus Porcellarum (planície lunar com cerca de 5 milhões de km quadrados), Mare Nubium, Cratera Capuanus e a Planície Murada Longomontanus. Ao norte destaque para outra Planície Murada conhecida como Platô. Outra formação interessante vista com 70 de aumento é a cratera Archimedes que se encontra dentro do Mare Imbrium (planície lunar com uma área de 887.000 km quadrados) na região dos Montes Apenninus. Passei para 175 de aumento para observar os picos iluminados dos Montes Carpatus (2.400 metros) e a cratera Copernicus com seu formato hexagonal e suas montanhas centrais. Mais ao sul a cratera Clavius destaca-se, em meio a um extenso campo de crateras, com as crateras Rutherfurd e Porter incrustrada em sua borda. A cratera Tycho de 85 km de diâmetro e 4580 m de profundidade, é uma bela visão e com 175 vezes. 22:50UT - Novamente a neblina começa a comprometer a observação com aumento maior que 70 vezes.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva em Seg 27 Ago 2012, 09:55

"Abaixo vai o link de algumas fotos de pessoa que tiveram interesses na observação, principalmente crianças. Aproveitei que era um aniversário de criança para divulgar a astronomia, e até os palhaços se interessaram a ver a lua.
http://edinaldofilho.multiply.com/photos/album/9/9#photo=1

Att. Edinaldo"

Todo mundo se interessa por astronomia, só que é raro uma oportunidade como essa que você proporciomou Edinaldo, tanto é que formou uma fila para observar a Lua pelo seu telescópio.

Parabéns pela iniciativa.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Edinaldo em Seg 27 Ago 2012, 10:56

Durva escreveu:Olá pessoal, sensacional os relatos do Edinaldo e do Bruno. E bem nos dias que não pude observar devido as condições climáticas aqui em São José dos Pinhais. Apenas ontem (26/08) tive a oportunidade de ter a Lua em minha ocular, e numa janela de apenas 70 minutos. Segue relato:

Data: 26/08/12
Hora (UT): 21:40 – 18:40(LT)
Localização: São José dos Pinhais – (S 25ᵒ 34’12” / W 49ᵒ 10’48”) – 916m
Instrumento: Refrator Vixen 70 mm F/10 – OcularesPL20mm, PL10mm e Série 500 4mm Binóculo Nikula (20x50)
Cond. Meteorológica: 58%UR – Algumas nuvens e vento moderado - 17ᵒC.

Lua quarto crescente, lunação de 9 dias está localizada a uns 65 graus de ascensão, sua magnitude aparente é de -11.82e está aproximadamente75 % iluminada e a uma distancia de 366.215km. Observação com seeing estimado de 2.Iniciando com 35 de aumento tive a bela visão de toda a Lua no campo do F/10. Com o terminadouro passando de norte para sul pelo Mare Frigoris, Mare Imbrium, Montes Carpatus, Mare Insularum, Oceanus Porcellarum (planície lunar com cerca de 5 milhões de km quadrados), Mare Nubium, Cratera Capuanus e a Planície Murada Longomontanus. Ao norte destaque para outra Planície Murada conhecida como Platô. Outra formação interessante vista com 70 de aumento é a cratera Archimedes que se encontra dentro do Mare Imbrium (planície lunar com uma área de 887.000 km quadrados) na região dos Montes Apenninus. Passei para 175 de aumento para observar os picos iluminados dos Montes Carpatus (2.400 metros) e a cratera Copernicus com seu formato hexagonal e suas montanhas centrais. Mais ao sul a cratera Clavius destaca-se, em meio a um extenso campo de crateras, com as crateras Rutherfurd e Porter incrustrada em sua borda.A cratera Tychode 85 km de diâmetro e 4580 m de profundidade, é uma bela visão e com 175 vezes . 22:50UT - Novamente a neblina começa a comprometer a observação com aumento maior que 70 vezes.

Bom dia a todos.

Durva, obrigado pelo apoio. Acabei de ler seu relato, simplesmente sensacional, você e Bruno deram um show de relato, tanto que imprimi os dois para me auxiliar na identificação dos acidentes geográficos da lua nas minhas observações. Astronomia é como matemática, quando você começa a aprender com os amigos, fica completamente empolgado. Valeu e parabéns!

Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 em Seg 27 Ago 2012, 10:59

Pessoal, falando em melhorar as observações, percebi que tanto com a Lua quanto com os planetas a nitidez, qualidade, etc, das imagens fica muito melhor diafragmando a abertura do tele. Como a tampa da objetiva do meu já é um diafragma (tem outra tampa menor nessa tampa), fica mais fácil. Mas as imagens melhoraram com Saturno e com a Lua e provavelmente com os outros planetas também. Sobre os filtros com certeza melhorariam muito a qualidade das imagens. O problema é que no Brasil o único site confiável que achei que vende filtros planetários é o astroshop, só que esses filtros (os que transmitem bastante luz) estão esgotados a um tempão (já mandei email pra eles perguntando quando chega e não responderam nada). Definitivamente a astronomia é mais difícil aqui Neutral

Ah... Ótimos relatos Very Happy
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva em Seg 27 Ago 2012, 11:02

Obrigado Edinaldo, e o seu relato foi justamente no dia que não pude observar nada aqui. Muito bom!

Segue um link que pode te ajudar na identificação dos acidentes lunares:
http://www.baixaki.com.br/download/virtual-moon-atlas-pro.htm

Pra mim foi uma mão na roda, apesar de ser em inglês.

Abraço.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno em Seg 27 Ago 2012, 15:02

Lucas87 escreveu:percebi que tanto com a Lua quanto com os planetas a nitidez, qualidade, etc, das imagens fica muito melhor diafragmando a abertura do tele.

Sobre os filtros com certeza melhorariam muito a qualidade das imagens. O problema é que no Brasil o único site confiável que achei que vende filtros planetários é o astroshop, só que esses filtros (os que transmitem bastante luz) estão esgotados a um tempão (já mandei email pra eles perguntando quando chega e não responderam nada). Definitivamente a astronomia é mais difícil aqui.
Olá Lucas87, o que acontece quando diafragmamos a abertura de um refrator aumentamos a sua razão focal (F), portanto o seu refrator que possui um F/10 ao ser diafragmado funciona como um F/15 ou até F/20, depende do tamanho do diafragma. Realmente o aumento da razão focal melhora os contrastes nas superfícies observadas dos planetas e na lua, mas existe o risco de as imagens parecerem um pouco desbotadas pois a razão focal foi artificialmente aumentada, mas o que vale nesse caso são os resultados, e se você achou que ficou bom, então vá em frente.
Quanto aos filtros, esses da GSO qua a Astroshop vende (quando tem) são ótimos e tenho vários deles, mas já passei por isso, você não é o primeiro a ficar sem resposta deles. De qualquer forma, deixe seu e-mail em "avise quando chegar" que mesmo eles não avisando, se você ficar de olho no site deles acabará sabendo quando eles chegaram, e pode comprar pois o preço era ótimo e quanto à qualidade, bem, tenho os meus que comprei a uns 4 anos e estão em perfeito estado. E a questão de a astronomia aqui ser mais difícil, sem dúvida, mas não fique apenas limitado a um Site, existem outros que vendem acessórios com um bom preço, aceitam encomendas e respondem prontamente às perguntas.
E esperamos mais registros fotográficos seus com o seu Powerseeker 70mm.
Abraço.
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva em Seg 27 Ago 2012, 15:10

O meu Vixen 70mm também tem essa pequena tampa, vou fazer uns testes pra ver como fica com a abertura menor. Isso quando o clima deixar.

Abraço.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno em Seg 27 Ago 2012, 15:15

Pois é Durva, o seu relato mais uma vez dispensa comentários, e faça esse teste sim, dê uma diafragmada na abertura e analise os resultados. Já abrí um tópico aqui sobre esse assunto, talvez possa te ajudar: http://astronomia.forumeiros.com/t87-aumente-o-contraste-nas-imagens-do-seu-telescopio-aumentando-a-razao-focal-f
Abraço e ceús abertos.
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva em Seg 27 Ago 2012, 15:19

Bruno escreveu:
Pois é Durva, o seu relato mais uma vez dispensa comentários, e faça esse teste sim, dê uma diafragmada na abertura e analise os resultados. Já abrí um tópico aqui sobre esse assunto, talvez possa te ajudar: http://astronomia.forumeiros.com/t87-aumente-o-contraste-nas-imagens-do-seu-telescopio-aumentando-a-razao-focal-f
Abraço e ceús abertos.

Eu já tinha lido esse tópico, só que nem imaginava que aquela tampinha faria o serviço! Acho que ela tem uma abertura de 50mm. Vai elevar a razão focal para 14, é isso?!
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno em Seg 27 Ago 2012, 15:26

É isso aí, 700/50=14, já fica bem interessante observando os astros mais luminosos, vai tirar o excesso de luz e melhorar o contraste, embora você venha a perceber uma sensível diminuição da luminosidade nas imagens, mas creio que não vai comprometer. Aproveite então e observe assim que uma razão focal 14, mesmo artificial, pode proporcionar resultados interessantes.
Boa sorte.
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno em Seg 27 Ago 2012, 15:30

Só gostaria de fazer uma ressalva, a diafragmação artificial não deve ser acompanhada se possível do uso de filtros coloridos, com o risco de as imagens ficarem muito escurecidas, ok?
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva em Seg 27 Ago 2012, 15:50

Bruno escreveu:
Só gostaria de fazer uma ressalva, a diafragmação artificial não deve ser acompanhada se possível do uso de filtros coloridos, com o risco de as imagens ficarem muito escurecidas, ok?

Preciso conseguir uma ocular que proporcione os 140 de aumento, pois quero fazer esse teste em Jupiter, já que a unica vez que consegui observa-lo, estava usando apenas 70 vezes e em alguns momentos era possível ver suas faixas equatoriais. Imagine com o dobro de aumento e um f/14!
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno em Seg 27 Ago 2012, 15:55

Olá Durva, você pode arriscar com a Barlow 2x da GSO + ocular de 10mm que a perda de luminosidade não será a mesma que se estivesse usando um filtro, pois na barlow a transmissão de luz ou a transmitância será maior nela do que num filtro.
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva em Ter 28 Ago 2012, 11:34

Olá Bruno, já fiz o pedido da Barlow 2x. O Leandro vai me entregar na sexta-feira. Agora é só torcer pro clima ajudar, quero fazer o teste já na sexta a noite em Jupiter com 140 de aumento e diafragmando o setentinha.

Abraço.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 em Ter 28 Ago 2012, 11:43

Pessoal, tava vendo uma foto minha da Lua Cheia e percebi que aparece o que parece ser o Mar Oriental.. Vocês acham que é ele? Neutral

http://img138.imageshack.us/img138/7503/marorientsl.png
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva em Ter 28 Ago 2012, 11:50

Olá Lucas87, mais uma bela contribuição para o Astro Forum. Infelizmente não tenho conhecimento suficiente pra te responder, mas o Bruno logo trará essa informação.

Abraço.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno em Ter 28 Ago 2012, 19:05

Durva escreveu:Olá Bruno, já fiz o pedido da Barlow 2x. O Leandro vai me entregar na sexta-feira. Agora é só torcer pro clima ajudar, quero fazer o teste já na sexta a noite em Jupiter com 140 de aumento e diafragmando o setentinha.
Olá Durva, gostaria de sugerir que você fizesse os testes com a Barlow ora diafragmando a objetiva, ora com a abertura total livre e comparar a luminosidade das imagens. Acredito que se você diafragmar a objetiva e associar uma Barlow, as imagens poderão parecer mais escuras por causa de mais um elemento a mais que irá se interpor entre a ocular e a objetiva com a superfície coletora diminuída. Creio ser melhor usar a barlow sem diafragmar e vice-versa, mas faça então lá os testes e me fale, ok?
Abraço.

Última edição por Bruno em Ter 28 Ago 2012, 21:20, editado 1 vez(es)
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno em Ter 28 Ago 2012, 19:22

Lucas87 escreveu:Pessoal, tava vendo uma foto minha da Lua Cheia e percebi que aparece o que parece ser o Mar Oriental.. Vocês acham que é ele? Neutral

http://img138.imageshack.us/img138/7503/marorientsl.png
Olá Lucas87, sim, é uma pequena porção do Mar Oriental, um dos maiores impactos visíveis na superfície lunar. Na verdade ele se encontra do outro lado da lua, mas devido à libração lunar ele pode ser vislumbrado no flanco ocidental da superfície lunar. Esta imagem mostra o Mar Oriental ou o Mare Orientale durante uma libração favorável. O Mar Oriental é uma vasta bacia de impacto e ao que parece foi causada por um dos últimos pedaços muito grandes de rochas que se chocaram com a lua. Nesse Mar a lava solidificada inundou o seu interior que geralmente aparece mais escuro e relativamente suave. Ele tem um diâmetro de cerca de 320 quilômetros e possui anéis concêntricos ao redor da bacia, resultado das violentas ondas de choque na crosta lunar. O diâmetro do anel exterior é de cerca de 930 km, perfazendo um total de 62.000 km quadrados. Mesmo com condições extremamente favoráveis ​​de libração lunar, podemos apenas vislumbrar o chão de lava de basalto escuro dessa bacia que se apresenta quase de lado.
Esses refratores de 70mm estão mostrando serviço!

Aproveite e faça um passeio por essa área no vídeo que segue no link: http://www.ndig.com.br/item/2012/04/um-passeio-pela-lua
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Edinaldo em Qua 29 Ago 2012, 07:40

Durva escreveu:Obrigado Edinaldo, e o seu relato foi justamente no dia que não pude observar nada aqui. Muito bom!

Segue um link que pode te ajudar na identificação dos acidentes lunares:
http://www.baixaki.com.br/download/virtual-moon-atlas-pro.htm

Pra mim foi uma mão na roda, apesar de ser em inglês.

Abraço.

Bom dia a todos.

Durva, já tenho o Virtual Moon Atlas Expert 3.5 c de 2008-05-27, será que este seu é mais novo e tem alguma novidade?

Abraço

Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva em Qua 29 Ago 2012, 09:06

Bom dia a todos.

Durva, já tenho o Virtual Moon Atlas Expert 3.5 c de 2008-05-27, será que este seu é mais novo e tem alguma novidade?

Abraço

Edinaldo[/quote]

Olá Edinaldo, acho até que o seu é mais atualizado então, por que se não me engano esse do link é de 2007.
Você conseguiu trocar a linguagem para o português?! Nesse tem um arquivo pra rodar depois de instalado o programa, que promete trocar a linghuagem, mas não consegui fazer.

Abraço.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Edinaldo em Qua 29 Ago 2012, 14:07

Durva escreveu:Bom dia a todos.

Abraço

Edinaldo

Olá Edinaldo, acho até que o seu é mais atualizado então, por que se não me engano esse do link é de 2007.
Você conseguiu trocar a linguagem para o português?! Nesse tem um arquivo pra rodar depois de instalado o programa, que promete trocar a linghuagem, mas não consegui fazer.

Abraço.[/quote]

Não troquei a linguagem, onde fica este arquivo? Vou procurar.

Abraço

Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva em Qua 29 Ago 2012, 14:55

Olá Edinaldo.
Encontrei junto com o programa no baixaqui.

Abraço.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 em Dom 02 Set 2012, 13:27

Oi pessoal. Fiz um vídeo do pôr da Lua, hoje, de 26 minutos, que queria fazer há algum tempo e hoje tive a oportunidade. Pena que a câmera grava em 360x240 pixels Evil or Very Mad Usei o movie maker pra acelerar o vídeo e mostrar o movimento da Lua.

E abaixo uma foto dessa mesma Lua de hoje:

Pôr do Sol no oeste lunar:
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Edinaldo em Dom 02 Set 2012, 16:22

Lucas87 escreveu:Oi pessoal. Fiz um vídeo do pôr da Lua, hoje, de 26 minutos, que queria fazer há algum tempo e hoje tive a oportunidade. Pena que a câmera grava em 360x240 pixels Evil or Very Mad Usei o movie maker pra acelerar o vídeo e mostrar o movimento da Lua.

E abaixo uma foto dessa mesma Lua de hoje:

Pôr do Sol no oeste lunar:

Boa tarde a todos.

Muito bem lucas, belo trabalho do vídeo e fotografia que você fez da lua de hoje ao amanhecer. Tem que ter paciência para obter um resultado bom como este, parabéns!

Abraço

Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Página 4 de 23 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 13 ... 23  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: