ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dando os primeiros passos na observação do céu.

+11
Simon31
Jhoy
ajc
M.couto
Lucas87
Edinaldo
adrianourataki
orlando
Spectro7
Bruno
Durva
15 participantes

Página 13 de 23 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 18 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Qui 27 Dez 2012, 11:33

Espanador de pena, é bem macio também.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Dicas de limpeza nas lentes.

Mensagem  Bruno Qui 27 Dez 2012, 12:21

São várias as opções ao que estamos vendo, e o importante mesmo é evitar qualquer arranhão nas superfícies óticas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  M.couto Sex 28 Dez 2012, 09:04

Oi Bruno,
e se de fato a lente vier a sofrer um arranhão?
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Arranhão em superfície ótica.

Mensagem  Bruno Sex 28 Dez 2012, 09:34

Olá M.couto, se o arranhão não alterar a imagem com alguma distorção é melhor se conformar com ele se a lente não puder ser facilmente substituída como no caso de uma objetiva. Em se tratando de uma ocular se for po$$ivel é melhor trocar a arranhada por outra nova, pois na observação lunar por exemplo os mais finos riscos aparecem grosseiros diante da imagem da Lua, principalmente se você estiver utilizando aumentos elevados.
No caso dos espelhos, se o arranhão afetou apenas a camada de revestimento refletora (alumínio ou a prata) pode-se removê-la e renovar o espelhamento. Já no caso de arranhões e riscos profundos se a imagem não sofrer alterações significativas continue utilizando normalmente, será um problema mais estético do que ótico.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Qui 03 Jan 2013, 23:34

Estou querendo comprar um telescópio dobsoniano de 12" que vai estar à venda no Armazém em março, mas o seu tubo não dá para levar no banco traseiro do meu carro por ser muito grande. Então o Leandro me sugeriu um GSO 12" desmontável que também estará a venda ou então o GSO 10" que dará no banco detrás, mas apertado.

Estou em dúvida quanto a esses tubos desmontáveis. Será que com o tempo a "aranha" de sustentação não pode entortar e dificultar o alinhamento dos espelhos? Algum de vcs pode dar sua opinião se vale a pena ou não investir num 12" de tubo desmontável ou seria melhor pegar o de 10" sem ser desmontável?
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty FLEX

Mensagem  ajc Sex 04 Jan 2013, 11:13

Usamos um Flex de 12 pol no VTOL. A questão é que ele descolima cada vez que fechamos e abrimos o tubo. Com um colimador sempre à mão isso não é problema. Um tubo de 10 pol, inteiriço vai manter mais a colimação, aí é com você.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Refletores com o F curto na observação visual.

Mensagem  Bruno Sex 04 Jan 2013, 19:18

Gostaria de alertar que é preciso saber de antemão se a intenção do usuário ao adquirir um refletor de 10" ou 12" com o F/5 é a observação visual planetária, pois com uma razão focal 5 em qualquer um desses refletores haverá um baixo contraste nas imagens dos planetas, ou seja, excesso de brilho e poucos detalhes. Se for para a astrofotografia ou a observação visual de céu profundo não haverão problemas, mas a observação visual dos objetos do sistema solar poderá ser frustante.


Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Ter 12 maio 2015, 21:31, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Sáb 05 Jan 2013, 18:59

E meu intuito é esse, Bruno. Quero um telescópio com razão focal baixa para Deep Sky. Para observações planetárias vou levando com o Setentinha mesmo. Num futuro penso em adquirir mais um tele com abertura e razão focal maiores, com uma montagem equatorial com GoTo para astrofotografia. Mas antes de entrar nesse ramo, quero conhecer mais o céu e adquirir mais experiência.

E hoje comprei um bino da Orion 10x50 lá no site do Armazém. Só estou agora no aguardo da diagonal lá no site do Tellescópio para substituir a original da Vixen. A previsão é que chegue até o dia 15 de janeiro. Surprised
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sáb 05 Jan 2013, 22:06

Ok Simon31, entendí, e vejo que você sabe o que quer. Será uma ótima aquisição para a observação de céu profundo um refletor desse porte, e a GSO fabrica excelentes instrumentos. Realmente com o setentinha da Vixen muitas observações interessantes dos objetos do sistema solar poderão serem relizadas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 07 Jan 2013, 09:20

Olá a todos, enfim consegui uma diagonal Orion 90 graus. Ela acabou de ser entregue, espero que o clima colabore logo para que eu possa fazer todos os testes possíveis! Apenas com ela em mãos já foi possível fazer uma breve compração, pois a original do setentinha é leve e frágil e esta parece muito mais robusta.

Bons céus a todos.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Seg 07 Jan 2013, 18:00

Durva, onde vc conseguiu essa Diagonal? Também estou querendo uma!
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 07 Jan 2013, 21:30

Apenas por breves momentos o clima colaborou. Então pude ver com meus próprios olhos, que a conclusão a que nosso colega Bruno chegou, depois de fazer varios testes com o Vixen 70mm, é perfeita. Realmente a diferença na luminosidade e o contraste oferecido pela diagonal nova são notáveis. Mesmo lutando com uma camada fina e intermitente de nuvens, vi detalhes de Júpiter que nunca tinha observado e pela primeira vez pude ver as luas como esferinhas. Só que como ela é menor e mais curta que a original, não consegui usar a barlow 2x, fiquei com medo de comprometer o espelho. Por isso observei com Ocular Plossl 10mm + barlow 1.5x (105 de aumento).

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Substituição da diagonal do Vixen.

Mensagem  Bruno Seg 07 Jan 2013, 21:55

Olá Durva, fico feliz que a troca da diagonal tenha sido satisfatória, e realmente agora você poderá ver do que o Vixen 70mm F/10 é capaz. Após essa substituição parece que você está observando com outro refrator. Agora é torcer para que o tempo dê uma trégua, para dessa forma poder ler aqui um relato seu. Outro acessório que faz enorme diferença é o filtro #82A-azul série 500, é notável o belo contraste que ele proporciona entre as faixas e as zonas de jupiter. Nos mantenha informados sobre as suas observações de modo que elas sirvam de estímulo para outros usuários que também possuem esse refrator. Boas observações. Wink

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Barlow 2x.

Mensagem  Bruno Seg 07 Jan 2013, 21:59

Não se preocupe quanto à barlow de 2x, pois os aumentos ideais podem ser alcançados rosqueando a barlow no barril da ocular proporcionando o coeficiente 1.5x. O maior problema para utilizar a barlow de 2x é que o tubo do focalizador do Vixen é mais curto do que deveria ser, mas isso é também contornável com o procedimento citado anteriormente.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 07 Jan 2013, 22:12

Bom que você tocou no assunto, outra coisa que precisei fazer com essa nova diagonal foi não introduzi-la até o final no focalizador, para que fosse possível ajustar o foco.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Ter 08 Jan 2013, 01:08

Legal!!! Já fiquei mais animado em saber que uma diagonal de qualidade realmente faz a diferença nas observações! Eu tbm estou atrás desse filtro azul claro que o Bruno citou, mas ele tbm não está em estoque lá no site do Tellescópio. Espero que chegue o mais breve possível.
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty onde?

Mensagem  ajc Ter 08 Jan 2013, 12:21

onde conseguistes essa diagonal 1,25?
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Ter 08 Jan 2013, 14:22

Olá ajc, comprei com o Leandro no Armazém!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty encomenda?

Mensagem  ajc Ter 08 Jan 2013, 15:33

Durva escreveu:Olá ajc, comprei com o Leandro no Armazém!

Abraço.

Mas foi por encomenda via email? a diagonal do site é de 45 graus.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Ter 08 Jan 2013, 16:11

Eu perguntei pra ele como quem não quer nada e ele me disse que tinha algumas 90graus.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Qua 09 Jan 2013, 22:20

Não senti muita melhora nas observações com o filtro UHC que comprei. Observei a Nebulosa de Orion com a ocular de 40mm, a de 20mm e depois com a barlow 1,5x e não consegui ver tão bem a nuvem de gás da Nebulosa. O seeing estava muito bom, céu limpo... não sei se é por causa da diagonal. Semana que vem deve estar chegando a diagonal da Orion que comprei ao Leandro do Armazém! E muito obrigado, Durva! Se não fosse por vc não teria conseguido esta diagonal!
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty M42 e filtro UHC com outra diagonal no Vixen 70mm F/10.

Mensagem  Bruno Qua 09 Jan 2013, 22:26

Olá Simon31, não tenho dúvidas que o problema é a diagonal. O nosso colega Durva constatou uma grande melhora depois de substituir a diagonal e utilizar esse filtro UHC.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Qua 09 Jan 2013, 23:28

Bruno escreveu:
Olá Simon31, não tenho dúvidas que o problema é a diagonal. O nosso colega Durva constatou uma grande melhora depois de substituir a diagonal e utilizar esse filtro UHC.

Bruno
Moderador


Que bom saber que é o motivo é a diagonal mesmo, pois fiquei um tanto que frustrado quando não consegui ter uma melhora substancial na observação com esse filtro.
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qui 10 Jan 2013, 07:08

Olá Simon31, realmente fiquei impressionado com a difereça da imagem depois de substituir a diagonal. Em M42 (Nebulosa de Orion) o nosso colega Bruno sempre me falava das quatro estrelas que formam um quadrilátero dentro da nebulosa, mas eu nunca tinha conseguido observar a quarta estrela. Foi só trocar a diagonal que ela apareceu. A nebulosidade também fica muito mais evidente e isso usando apenas 70x (ocular 10mm) + filtro UHC. Outra diferença foi para a observação de estrelas duplas. Por exemplo, a estrela Mintaka. Sua dupla está distante aproximadamente 53" e é bem tênue, mas de fácil observação. Com a diagonal antiga parecia que eu estava vendo mais um reflexo interno, pois a estrela parecia uma manchinha, com a nova não há como confundir. Ainda espero uma condição climática favorável, pois estas contatações foram feitas sob uma condição precária, mas mesmo assim fiquei bastante animado.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  ajc Qui 10 Jan 2013, 08:28

Durva escreveu:Olá Simon31, realmente fiquei impressionado com a difereça da imagem depois de substituir a diagonal. Em M42 (Nebulosa de Orion) o nosso colega Bruno sempre me falava das quatro estrelas que formam um quadrilátero dentro da nebulosa, mas eu nunca tinha conseguido observar a quarta estrela. Foi só trocar a diagonal que ela apareceu. A nebulosidade também fica muito mais evidente e isso usando apenas 70x (ocular 10mm) + filtro UHC. Outra diferença foi para a observação de estrelas duplas. Por exemplo, a estrela Mintaka. Sua dupla está distante aproximadamente 53" e é bem tênue, mas de fácil observação. Com a diagonal antiga parecia que eu estava vendo mais um reflexo interno, pois a estrela parecia uma manchinha, com a nova não há como confundir. Ainda espero uma condição climática favorável, pois estas contatações foram feitas sob uma condição precária, mas mesmo assim fiquei bastante animado.

Abraço.

Durva e Simon:
Penso que são DUAS coisas distintas: separar estrelas duplas e as estrelas do trapezio na M42 não parece ter a ver com filtro UHC mas com a óptica do equipamento. Com um Tasco 60mm vejo as 4 estrelas do trapézio com 80x de aumento sem filtros. Ao que me parece o filtro UHC não PROMETE separar estrelas o que tem a ver com resolução do equipamento. A proposta do filtro seria diminuir os efeitos da poluição luminosa mas vai depender de que tipo de poluição seria. Poluição luminosa é diferente de poluição atmosférica mesmo considerando que uma afeta a outra, são coisas distintas.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 13 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 13 de 23 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 18 ... 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos