ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dando os primeiros passos na observação do céu.

+11
Simon31
Jhoy
ajc
M.couto
Lucas87
Edinaldo
adrianourataki
orlando
Spectro7
Bruno
Durva
15 participantes

Página 11 de 23 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 17 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Qui 06 Dez 2012, 00:22

Veja no link Jhoy algumas dicas para se realizarem boas observações: http://blog.astroshop.com.br/2009_06_01_archive.html

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Jhoy Qui 06 Dez 2012, 00:54

Brigado mesmo Bruno.
Agora so esperar a questao do Binoculos..
Cool
Jhoy
Jhoy
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 32
Localização : Macéio/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qui 06 Dez 2012, 07:54

Olá Jhoy, seja bem vindo!

Pegei o telescópio a pouco tempo, mas já pude observar diversas nebulosas com ele. M42 é especial, pois mesmo sem filtro ela fica bem visível e como o Bruno falou com a ocular de 10mm (70 de aumento) que vem com o telescópio, ela ocupa todo o campo da ocular. Um filtro UHC para o futuro te mostrará ainda mais os contornos da nebulosa. Quanto ao binóculo, existem varios modelos no mercado, vou procurar algum na faixa de preço que você passou, mas alguns mais interessantes estão na faixa dos R$ 200,00.

Fique a vontade para tirar suas duvidas aqui, ok?!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qui 06 Dez 2012, 10:57

Olá Jhoy, de uma olhadinha nesse modelo, é indicados para o uso na astronomia. Pois existem muitos binóculos a venda na internet, mas poucos estão aptos a realizar um bom trabalho. São muitas variantes que podem prejudicar um binóculo: Fuja das lentes coloridas e binóculos com zoom. Os aumentos mais indicados são 7 e 10 respectivamente, mas eu possuo um Nikula com aumento de 20 e estou muito satisfeito com ele. Você vai encontrar as especificações como 7x50, 10x50, 20x50 (meu), etc. Onde o primeiro numero é o aumento e o segundo é o tamanho da objetiva. Existem binóculos melhores como os 10x60, 15x70, etc. Mas os preços são bem mais salgados, algo em torno de R$ 600,00 pra mais.

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=71256

Vou ver se encontro mais algumas opções e posto aqui, ok?!

Abraço.






Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Jhoy Qui 06 Dez 2012, 17:02

Obrigado Durva.
So que agora eu fiquei desepcionado pois o 70mm da vixen ta esgotado no armazem do telescopio e com previsao para marco de 2013.

To tentando comprar o unico do ML que por sinal é usado mais pelo valor de 270 vale a pena.

Qual melhor Refletor ou o Refrator, pois se nao conseguir comprar ele eu irei comprar esse http://www.astrobrasil.com/ecommerce_site/produto_114_4527_Telescopio-114mm-Toya-Skyview-THB9-114AZ2-Super-Ploss-CD-ROM

e outra Durva eu achei uma luneta que substitui umbinculo http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/xt6-detail
Que vo es acham?
Jhoy
Jhoy
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 32
Localização : Macéio/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qui 06 Dez 2012, 18:59

Olá Jhoy, se você está iniciando na astronomia e tem pouca experiência com os panoramas celestes, como a identificação das constelações e localização dos planetas, meu conselho é você deixar o telescópio para março mesmo e adquirir um bom binóculo. No início deste tópico você encontrará uma série de relatos feitos atraves do meu Nikula 20x50, e assim terá uma noção do alcance desse equipamento essencial para qualquer observador do céu, seja ele experiente ou não. O telescópio tem um campo de visão muito pequeno e é necessário alguns conhecimentos básicos para que você tenha sucesso em suas observações e não acabe desestimulado pelas dificuldades que com certeza encontrara. Muita gente compra o telescópio e só consegue observar a Lua. Não que não seja interessante, mas existem outros aspectos que podemos explorar e a melhor forma de começar é com um binóculo.


Equipamentos usados não tem garantia e se ele tiver algum problema você não terá como reclamar.
O outro equipamento tem algumas lentes de plástico e é como um "brinquedo" caro, por isso não aconselho.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Jhoy Qui 06 Dez 2012, 19:13

Entendi.
Eu ja tenho uma otima nocao do mapa celestial, pois estudei o mesmo nos ultimos meses (quando estava comecando) já vai fazer 3 meses que eu observo e indentifico constelações, planetas e estrelas claro que todos de mag 6- a questao de binoculos esta muito caro para o meu orçamento pois com 189,00 da luneta eu não vou ter uma ampliação se caso eu optar por um binoculos nessa faixa de preço.
com 250,00 eu compro um 20x50?
E a questão pra começar seria bom o Vixen 70mm ou o outro Refletor 114mm??
Jhoy
Jhoy
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 32
Localização : Macéio/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qui 06 Dez 2012, 19:50

Aí a coisa muda de figura, pois você está no caminho certo. Se você consegue se localizar bem no céu, e sabendo que um binóculo será seu companheiro mesmo que lá na frente você adquira um telescópio. Não há dúvida, para continuar acertando deixe o telescópio um pouco mais pra frente. Vou dar uma procurada pra ver se encontramos algum 20x50 nessa faixa de preço. Mas mesmo que seja um 10x50, o que importa é que tenha qualidade.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qui 06 Dez 2012, 19:58

Olha só, na Astroshop tem esse 20x50 da Celestron, que é uma marca conceituada e mesmo com o frete não ficará mais de R$ 250,00.

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=71258

Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Jhoy Sex 07 Dez 2012, 01:19

Durva Com o teu 50x20 ja da pra ver M42, M20 ou M8?
Pois ficar 4 meses com binoculos é tenso.
Durva e Bruno obrigado mesmo por estarem me ajudando.
Não sei nem como agradecer.
Cool
Jhoy
Jhoy
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 32
Localização : Macéio/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Sex 07 Dez 2012, 07:13

Se você souber identificar esses objetos no céu, será muito fácil e interessante visualiza-los com o 20x50. A Lua também se mostrará bem interessante e com um pouco de paciência você poderá localizar todos os mares e algumas das crateras e montanhas mais evidentes, além do fenomeno da Luz Cinéria na fase da Lua nova. Não se preocupe em quanto tempo você ficará só com o binóculo, pois mesmo agora que tenho o telescópio, em certas ocasiões, dependendo da situação e da condição climatica prefiro observar com o 20x50.

Não precisa agradecer, basta que depois que você escolher seu equipamento, continue voltando aqui e postando suas considerações e observações, ok?!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Seg 10 Dez 2012, 18:33

Só pra deixar registrado, hoje consegui testar o filtro amarelo em Júpiter e na Lua também. Em Júpiter não adiantou nada, já que tinha um ventão que deixava a imagem fervendo e péssima na ocular. Uma hora depois o vento parou e a atmosfera ficou bem calma. Júpiter já não estava mais visível, mas a Lua sim. Não percebi nenhuma melhora significativa na imagem, tirando o fato de que com o filtro não preciso, pelo menos pra Lua, diafragmar a objetiva. Também vi Saturno, não fez diferença já que ele está minúsculo agora comparado com o tamanho que ele fica na oposição. Mesmo assim só de ver os anéis mais inclinados que na última oposição já foi bem legal!
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty O filtro amarelo e o seu uso.

Mensagem  Bruno Seg 10 Dez 2012, 19:48

Muito bom Lucas87, o uso de filtros pode mostrar uma diferença significativa porém os coloridos são de uso restritivo. O filtro amarelo pode ser usado com sucesso em:

-observações da lua onde aumenta o contraste na sua superfície nas áreas de maior concentração de crateras (região polar sul).
-Esse filtro amarelo é principalmente o mais indicado na observação de marte, onde destaca bem os desertos laranjas e as suas calotas polares (as áreas mais claras).
-Já em saturno e jupiter ele destaca apenas os detalhes que apresentam as colorações laranja e vermelha, podendo ajudar a evidenciar a GMV durante um trânsito no disco de jupiter.
-em vênus ele destaca o baixo contraste de suas nuvens.


Bruno
Moderador

Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty O uso dos filtros coloridos na observação dos objetos do Sistema Solar.

Mensagem  Bruno Seg 10 Dez 2012, 20:07

Filtro Amarelo
Lua - Aumenta o contraste de sua superfície e crateras.
Marte - Destaca os desertos laranjas e suas calotas polares.
Saturno e Júpiter - Destaca seus detalhes laranja e vermelhos.
Vênus - Destaca o baixo contraste de suas nuvens.


Filtro Azul
Lua - Aumenta consideravelmente o contraste de sua superfície.
Mercurio e Venus - Permite vê-los facilmente ao nascer e por do Sol.
Marte - Mostra melhor suas calotas e nuvens altas.
Jupiter - Melhora o contraste entre as faixas e as zonas no globo, e produzem um efeito interessante no contorno do planeta provocando um leve escurecimento na borda interna do disco. Acentua também detalhes no interior e nas bordas das faixas equatoriais.
Cometas - Aumenta o contraste de suas caudas.


Filtro Verde
Lua - Aumenta os detalhes deste satélite.
Jupiter - Aumenta o contraste de sua grande mancha vermelha e aumenta o contraste de colorações mais sutis de vermelhos e azuis.
Marte - Mostra as zonas de degelo em volta das suas calotas.


Filtro Vermelho
Marte - Apresenta mais detalhes em grandes telescópios.
Mercurio - Aumenta seu contraste contra o céu azul.
Jupiter e Saturno - Mostra suas nuvens azuladas.
Vênus - Aumenta o contraste e a definição de suas nuvens e manchas.


Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Sáb 22 Dez 2012, 14:27

Boa tarde, pessoal! Sou novo aqui e sou apaixonado por astronomia. Recentemente adquiri um Vixen 70mm e estou bastante satisfeito com esse refrator. Dei um up grade nele tbm: adquiri uma ocular Kokusai de 5mm, uma Wide Angle de 6mm e uma barlow 2x, além de filtro solar. Estou ainda aguardando a chegada de uma ocular Série 500 de 40mm, um filtro UHC e outro colorido 11# - amarelo e verde.

O que tem me feito falta mesmo é um binóculo, pois só consigo localizar objetos tênues mais conhecidos, como as plêiades e a nebulosa de Órion, pois ainda sou iniciante... pretendo adquirir um 20x50 mais à frente para poder fazer a busca de outras nebulosas e aglomerados.

Uma dúvida que tenho: pretendo adquirir ainda um adaptador de 1.25" para 2" e uma ocular 2" de 30mm. Nesse refrator da Vixen 70mm será que esse conjunto fica muito pesado no focalizador e há risco de que ele não os sustente?
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Upgrade no Vixen.

Mensagem  Bruno Sáb 22 Dez 2012, 18:01

Simon31 escreveu:
1-Boa tarde, pessoal! Sou novo aqui e sou apaixonado por astronomia.
2-Recentemente adquiri um Vixen 70mm e estou bastante satisfeito com esse refrator. Dei um up grade nele tbm: adquiri uma ocular Kokusai de 5mm, uma Wide Angle de 6mm e uma barlow 2x, além de filtro solar. Estou ainda aguardando a chegada de uma ocular Série 500 de 40mm, um filtro UHC e outro colorido 11# - amarelo e verde.
3-O que tem me feito falta mesmo é um binóculo, pois só consigo localizar objetos tênues mais conhecidos, como as plêiades e a nebulosa de Órion, pois ainda sou iniciante... pretendo adquirir um 20x50 mais à frente para poder fazer a busca de outras nebulosas e aglomerados.
4-Uma dúvida que tenho: pretendo adquirir ainda um adaptador de 1.25" para 2" e uma ocular 2" de 30mm. Nesse refrator da Vixen 70mm será que esse conjunto fica muito pesado no focalizador e há risco de que ele não os sustente?

1-Olá Simon31, seja bem vindo ao AF.
2-Pelo que eu estou vendo você já está começando bem, com um bom equipamento e acessórios importantes.
3-Nesse mesmo tópico em que estamos temos os relatos do colega Durva que possui um binóculo exatamente com essas características, e sem dúvida ele te ajudará muito. Sugiro que adquira um bom atlas celeste que te será imprescindível. O próprio colega Durva poderá te orientar bem sobre esse binóculo 20x50 e o seu alcance.
4-É sem dúvida uma aquisição importante, entretanto temo que vá ficar um pouco pesado pois a distância focal desse Vixen é relativamente curta, e por ele ter o tubo fixo na montagem talvez será um pouco difícil mantê-lo equilibrado. É uma opção a ser estudada, mas gostaria de te sugerir a troca imediata da diagonal dele pois ela apresenta defeito de fabricação incorrigível no espelho. Enquanto você não troca a diagonal aconselho a realizar as observações utilizando um diafragma na abertura. Na minha opinião seria mais importante (repito:imprescindível) trocar a diagonal original do Vixen agora por uma de qualidade e depois então pensar em adquirir uma ocular de 2". Mesmo com essa ocular de 2" as imagens estarão longe de serem satisfatórias se você utilizá-la com a diagonal original do Vixen.
Qualquer coisa pode retornar as suas questões, inclusive sobre a troca da diagonal, e espero ver aqui os relatos
das suas observações.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Sáb 22 Dez 2012, 19:39

Olá, Bruno! Cara... não sabia que a diagonal tinha este problema. Andei caçando no site do Armazém, Astroshop e Tellescópio mas essa diagonal está em falta. Se vc souber informar algum site que tenha em estoque esta diagonal, eu agradeço!

Já estou desistindo da ideia de comprar o adaptador e a ocular de 2", pois quando eu uso a wide angle de 6mm com a barlow rosqueada em seu barril, ele já fica querendo dar um certo desequilíbrio. Acho que ele não suportará o peso. Pretendo adquirir um GSO 305mm dobsoniano futuramente, é melhor deixar estas oculares de 2" pra quando conseguir comprar o GSO.

Tem um bino da Celestron Up Close 20x50 2012 no site da Astroshop. O que vcs acham deste bino? E se vcs tiverem um link de uma boa carta celeste para repassar, seria ótimo.

Eu vi alguns posts do Durva e é bom saber que ele compartilha do mesmo equipamento. Com certeza trocaremos ideias e informações sobre o setentinha e outros assuntos relacionados à astronomia. Como disse, sou iniciante e observo somente a pouco mais de 2 meses. Com certeza vou precisar de muitas dicas. Espero também compartilhar minhas observações aqui com vocês! Desde já agradeço as boas vindas e obrigado pela ajuda! Valeu!
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Sáb 22 Dez 2012, 19:53

Sim, e já ia me esquecendo: o que seria um diafragma na abertura e como fazer isto? Neutral
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sáb 22 Dez 2012, 20:14

Olá Simon31, quanto à diagonal infelizmente a camada refletora do espelho dela é muito tênue e causa reflexões duplas, estragando assim as imagens observadas. No presente momento, a única loja de astronomia que tem uma diagonal para pronta entrega é a AstroBrasil http://www.astrobrasil.com/ecommerce_site/produto_1794_4527_Prisma-Diagonal-com-angulo-90-graus-e-1-25-polegadas-de-diametro-32mm
A marca dessa diagonal é Silstar, e eu conheço as oculares S. Plossl desse fabricante e elas são boas, entretanto não sei dizer sobre a diagonal. Você pode consultá-los pois eles são prestativos em responder.
As que eu conheço e garanto só mesmo depois do dia 15 de janeiro próximo no Site Tellescópio http://tellescopio.com.br/telescopios-acessorios/prisma-diagonal
Quanto à ocular de 2" faça isso mesmo, deixe para utilizá-la num dobsoniano de 12" pois tanto esse telescópio quanto essa ocular são ótimos para a observação do céu profundo.
Em relação ao binóculo Up Close 20x50 http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=71258 o preço dele está bom, e um binóculo desses irá fazer um bom trabalho.
E quanto ao diafragma, é só deixar a tampa que vem na boca do tubo do Vixen e retirar apenas a tampinha central ao observar, ou seja, você vai observar com a tampa na boca do tubo através desse pequeno orifício central, recurso esse utilizado para diminuir a luminosidade das imagens e assim suavizar as distorções nelas causadas pelo espelho imperfeito da diagonal original.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Sáb 22 Dez 2012, 21:17

Beleza... então vou aguardar a chegada da diagonal no site do Tellescópio. Melhor esperar do que comprar algo de qualidade duvidosa.

Fiz um teste agora utilizando o diafragma na abertura e realmente melhorou bastante. Antes ficava tipo uns reflexos quando ia observar. Observei a Lua com a wide angle de 6mm e a barlow rosqueada, me dando um aumento de 175x e tive a imagem mais nítida do que antes. Utilizei também a kokusai de 5mm e a barlow rosqueada com um aumento de 210x e ainda sim tive boas imagens das crateras e ranhuras lunares. Também observei Júpiter com a wide de 6mm com um aumento de 117x e obtive uma melhor visualização das faixas jupiterianas.

Então acho que vou comprar esse bino da Celestron Up Close 20x50 mesmo. E tá bem em conta o preço!

E vou correr atrás também de um kit de limpeza e de álcool isopropílico, pois minha barlow apesar de pouco tempo de uso já está bem sujinha!

Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sáb 22 Dez 2012, 21:43

Sim, espere um pouco e obtenha uma diagonal que te será definitiva.
Quanto a utilizar 210x na observação lunar quando as condições atmosféricas permitem, o estudo da lua com aumentos elevados costuma ser recompensador nesse aspecto.
Quanto ao binóculo será uma ótima aquisição.
E quanto ao kit de limpeza eu nunca experimentei um então não tenho como emitir uma opinião, a única coisa que eu recomendo para a limpeza das lentes são o uso de lenços de papel do tipo mais suave possível comprados numa farmácia. Nem algodão eu recomendo pois deixam fiapos nas lentes e também não arrisco alcool isopropílico pois acredito que ele pode deixar manchas permanentes como uns embaçamentos, pois foi isso o que eu constatei em algumas lentes minhas quando eu utilizei ele.

Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Dom 23 Dez 2012, 08:04, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Alcool isopropílico.

Mensagem  Bruno Sáb 22 Dez 2012, 22:05

A questão do uso ou não do alcool isopropílico parece variar de observador para observador. O Leandro do Armazém do telescópio usa esse tipo de alcool sem problemas, seria bom então você entrar em contato com ele e pedir uma opinião.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Dom 23 Dez 2012, 13:53

Um amigo de outro fórum me aconselhou a não comprar um bino de 20X50, pois treme demais devido ao aumento ser maior do que o de 10x50. Segundo ele, esses binos 20x50 são mais aconselháveis com o uso de tripé. Como o Up Close 10x50 G2 da Celestron está em falta na Astroshop e muito caro em outras lojas, decidi aguardar o Binóculo Orion 10x50 + Led + Starry Night SE no site do Armazém, onde o campo de visão e o Eyerelief são bem maiores do que o da Celestron, além de o preço ser muito bom e o frete gratuito.

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/binoculos/orion10x50-detail
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Dom 23 Dez 2012, 14:07

Eu não sei como o colega Durva está se arranjando com o 20x50 dele, mas sem dúvida de que para uma boa qualidade nas imagens esse binóculo fica muito melhor num tripé. No caso de não se dispor de algum tripé um bom binóculo 10x50 também irá fazer um bom trabalho observando os principais aspectos do céu.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Qua 26 Dez 2012, 21:18

Bruno, me explica em maiores detalhes como vc limpa as oculares, pois eu não quero usar nenhum tipo de produto químico para não afetar o revestimento das lentes. Alguns dizem que se limpar sem líquido vai arranhar as lentes e tal... gostaria de saber seu procedimento.
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 12 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 23 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 17 ... 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos