Avistamento de satélite ou supernova?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Avistamento de satélite ou supernova?

Mensagem  joaotomasdias em Seg 14 Ago 2017, 08:18

Exmos  

No passado domingo, 13 de Agosto, logo por volta da meia-noite (passariam uns cinco minutos da meia-noite, se tanto), estava a observar casualmente o céu, quando olhando na direcção da ursa maior, uns 20 a 30 graus  por cima da zona de balde da ursa, vi o que me pareceu ser Jupiter em todo o seu esplendor. Brilhava de forma mais intensa que alguma vez me lembrava de ter visto, e achei estranho por nao ter visto jupiter nos últimos tempos no céu. Parecia qeu a intensidade aumentava e depois começou a desvanecer-se... mas sempre no mesmo sítio (o que me levou a excluir a hipótese de ser um satélite, e além disso parecia mais brilhante e maior do que todos os satélites que já avistara alguma dia). Ainda fiquei a pensar se teria sido a formação de uma estrela??? Pois no fim parecia que só um pontinho trémulo se avistava no sítio do aparecimento inicial. O que poderia ter sido isto? Por favor ajudem-me! É que aquilo não se mexeu... as condições estavam limpas e não era satélite de certeza, pois como disse não se movia nada, apenas foi ficando menos intenso, menos intenso, até que já não se via...

Obrigado

joaotomasdias
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/08/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Avistamento de satélite ou supernova?

Mensagem  orlando em Ter 15 Ago 2017, 08:08

Olá!
Curioso hein,pelo horário não poderia ser um satélite,já que estaria na sombra da terra,impossibilitado de produzir flares.
Ontem teve um lançamento de um foguete rumo a ISS,será que poderia ser ele,visto que ele demora pra chegar a ISS e realiza várias manobras até chegar lá,quem sabe.
Eu realmente não faço ideia do que possa ser.
avatar
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 32
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Satélites geoestacionários

Mensagem  JLB em Ter 10 Out 2017, 20:17

Boa noite,

Pelo menos por três vezes vi reflexos de geoestacionários (apareceram, aumentaram e desapareceram), em dois casos umas 2 ou 3  horas depois do anoitecer e noutro talvez perto da meia-noite.
O último deles, foi nos primeiros dias deste mês de Outubro, por volta das 20:00. Possivelmente por estar em rotação, vi o clarão intensificar-se, diminuir, aumentar de novo e isto repetiu-se algumas vezes e depois desapareceu gradualmente. Claro que se manteve no mesmo 'ponto' do céu.
Isto é comum, mas claro que depende da posição da Terra na sua órbita (e portanto também da posição relativa do seu eixo em relação ao Sol) e da localização do satélite. Como um geoestacionário está a uma distância de uns 36 000 km, é natural que continue a receber luz solar noite dentro, até porque alguns estão já desactivados e as suas órbitas podem estar um bocado fora da zona do equador celeste onde se situavam enquanto operacionais.
Ou seja, não é nada de estranho.

JLB
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/10/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Avistamento de satélite ou supernova?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum