ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A gravidade seria derivada do BigBang?

3 participantes

Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Xevious Qua 04 Jul 2012, 14:43

Ontem, acabei tendo uma idéia sobre a gravidade, um conceito novo que seria relacionado com o BigBang.
No caso a singularidade teria uma estabilidade até certo ponto, não temos como saber se esta estabilidade teria durado frações de segundo ou um tempo maior doq a existência do universo. (isto considerando o universo como sendo ciclico)

Mas o caso é que em toda partícula gerada teria ficado 'uma memória' daquele momento de estabilidade.

E toda partícula tende a retornar ao mesmo estado..

Ou seja, é como uma inércia, ao movimento de expansão, causado pela explosão..

Assim como numa poça de agua, onde tu joga uma pedra, forma ondas, e com o tempo elas são anuladas, retornando a estabilidade, também o universo retornaria a estabilidade.. e estamos no meio termo entre uma estabilidade inicial e uma posterior..

Segundo os cálculos o universo esta em expansão, e aceleradamente, e.. nada poderia parar essa aceleração..
Mas segundo esta hipótese recém criada, a gravidade seria essa força, ela poderia "GANHAR" potencial a medida do afastamento.

Ou seja, a gravidade seria menor, antes, quando toda a matéria estava mais próxima, e a diferença entre a situação daquele momento e a estabilidade era menor.

Com um aumento dessa diferença, a gravidade cresceria, causando uma desaceleração da expansão e posterior encolhimento..

A gravidade seria uma reação colateral ao BigBang, mais precisamente ela é relacionada ao estado anterior, da estabilidade..

A gravidade seria uma herança da estabilidade da singularidade

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Spectro7 Sáb 07 Jul 2012, 22:12

Peço licença pois sou novato aqui mas tenho acompanhado os tópicos, e em relação ao assunto "gravidade" vejo aí um ponto delicado pelo fato de associar um efeito observado entre os corpos no espaço a uma teoria, no caso a do Big Bang, e que até o presente momento não está cem por cento comprovada. A variedade de modelos cosmológicos propostos também carecem de um percentual absoluto ou com cem por cento de certeza.

Se procuramos então não ver o problema como é oficialmente visto, incorremos na possibilidade de contrariar os "dogmas" da ciência oficial. O que fazer então? Em outro tópico lí sobre a possibilidade de a gravidade não ser uma força. De causa ela passou a efeito. Segundo a ciência oficial a gravidade ou a "força" de gravidade varia de acordo com a massa dos corpos.

Sendo assim e com a sua licença Xevious, eu gostaria de perguntar como pode uma força que sofre variações ser herança de uma estabilidade?
Spectro7

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Xevious Dom 08 Jul 2012, 00:52

Spectro7 escreveu:Sendo assim e com a sua licença Xevious, eu gostaria de perguntar como pode uma força que sofre variações ser herança de uma estabilidade?
Pela proporcionalidade a esta estabilidade

Parecido com uma mola, que quanto mais estendida mais tem uma força no sentido dela voltar a posição inicial.

Mas achei interessante sua colocação sobre como se pode explicar algo se baseando de algo que não esta plenamente provado.
Inicialmente que esta minha hipótese é de acordo com certa linha de pensamento, se considerar outras linhas, ou tem que encontrar outras soluções ou mesmo deixar sem.

Outra coisa é que nós acharmos que BigBang existe ou não não afeta a origem dele então podemos fazer teorias baseado na possibilidade de ele existir.

Eu acredito no universo cíclico.

Confesso que tento encontrar teorias que nos levem a conclusão que o universo é cíclico mesmo, hoje em dia a opinião preponderante é que ele não é cíclico mas sim ele tenderá ao desaparecimento, com a desintegração de todas suas partículas.

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Spectro7 Dom 08 Jul 2012, 06:47

Obrigado pela resposta Xevious.

E dando sequência na linha de pensamento, eu também creio na desintegração de todas as partículas, porém só das que não concorrem para a estabilidade no universo.
Spectro7.

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Bruno Ter 10 Jul 2012, 07:20

Olá.
Já que de forma velada eu fui citado confesso tenho observado para onde caminham as postagens nesse tópico, e vejo que o conceito de força gravitacional pode ser entendido sob outra ótica. Na questão de eu ter sugerido que a gravidade poderia não ser uma força ainda assim eu não uso nenhum modelo cosmológico atual, e o que mais se aproximaria seria o modelo estacionário, mas mesmo esse modelo ainda sucumbe ao ser confrontado com o Big Bang. Eu utilizo na minha concepção o conceito de imobilidade.
Eu pergunto: poderia me dizer Spectro7 o que ou qual fator não concorre para a estabilidade no universo?
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Spectro7 Ter 10 Jul 2012, 14:17

Oi Bruno

antes de eu responder poderia me dizer na sua concepção qual a diferença entre o modelo estacionário e o seu conceito ou modelo de imobilidade?
Spectro7.


Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Bruno Ter 10 Jul 2012, 21:21

Vou tentar ser breve. Com a descoberta de Arno Penzias e Robert Wilson sobre a radiação cósmica de fundo a teoria do estado estacionário recebeu o golpe final. Em 1967 o teórico do estado estacionário Dennis Sciama admitiu que fora vencido pelos partidários do Big Bang. Segundo Sciama, a teoria do estado estacionário tinha uma elegância e uma beleza que, por algum motivo inexplicável, o Arquiteto do universo parecia ter dispensado. Ele acreditava então que o universo, de fato, era uma obra mal acabada e que devíamos fazer o melhor possível dele. Chegou-se à conclusão de que tudo o que existe no universo visível foi criado a partir de partículas primordiais em um processo dividido em dois estágios: inicialmente os elementos mais leves teriam sido cozidos no BIG BANG. Num segundo momento os mais pesados foram forjados no interior das estrelas.
Vemos aí um processo de evolução e de transição.
Já o modelo inspirado na imobilidade sustenta que se o universo é o conjunto de todas as regiões possíveis, não há então lugar algum para o qual ele precise se mover já que está em todas as regiões e em todos os lugares ao mesmo tempo.


Última edição por Bruno em Qua 11 Jul 2012, 12:10, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Spectro7 Qua 11 Jul 2012, 08:32

Oi Bruno

obrigado pela explicação mas eu fiquei pensando pois se então o universo não precisa se mover por já estar em todos os lugares ao mesmo tempo, o que significa então os movimentos relativos entre os corpos?
Spectro7.

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Bruno Qua 11 Jul 2012, 08:36

Muito boa a sua pergunta colega, porém eu gostaria de te ouvir dando uma opinião sobre isso: e se eu afirmasse que não são os corpos que se aproximam mas o espaço entre eles é que encurta?
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Spectro7 Qua 11 Jul 2012, 08:43

Oi Bruno

tambem gostaria de perguntar se esse encurtamento do espaço não seria também relativo entre os corpos.
Spectro7.

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Bruno Qua 11 Jul 2012, 08:53

Sem querer fugir à sua pergunta duas postagens atrás, eu questiono se a nível quântico, no submundo quântico, para além das "flutuações quânticas" pode se dizer que esta ou aquela partícula se afasta ou se aproxima, pois ao determinar-mos esta ou aquela posição para uma determinada partícula, essa mesma partícula ao ter a sua posição determinada pode já não existir mais. Lembra da sua afirmação sobre "a desintegração daquilo que não contribui para a estabilidade no universo"?
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Spectro7 Qua 11 Jul 2012, 08:57

Com sua licença Bruno deixa eu digerir isso!

Rolling Eyes
Spectro7.

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A gravidade seria derivada do BigBang? Empty Re: A gravidade seria derivada do BigBang?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos