ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação visual de jupiter/oposição 2012.

+11
Tellescópio
orlando
ajc
Rildinho
Durva
Lucas87
M.couto
adrianourataki
Edinaldo
Spectro7
Bruno
15 participantes

Página 15 de 16 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16  Seguinte

Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Fenda na SEB.

Mensagem  Bruno Sáb 05 Jan 2013, 20:49

São 21:44 UT23:44 e observo agora a enorme fenda que tem acompanhado a GMV nos últimos dias a leste dela, bem no meio da faixa equatorial sul. Vejo também na borda dessa fenda a mancha oval-BA a leste da GMV e uma mancha oval escura DOS na borda sul da NEB, e que está entrando pelo limbo leste do planeta e se deslocando em direção ao meridiano central do planeta. A lua europa começa daqui a pouco uma imersão atrás de jupiter.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty STB e a fenda na SEB.

Mensagem  Bruno Sáb 05 Jan 2013, 21:00

São 21:56 UT23:56 e elevei o aumento do refrator de 100mm F/15 para 200x com uma ocular Vixen NPL de 8mm e o contraste continua excelente, e vejo sem problemas que a faixa temperada sul STB "esticou" um pouco mais adiante da GMV (a oste dela), e a fenda na SEB começa a leste da GMV e quase toca o limbo leste do planeta, e posso ver pefeitamente que essa fenda vai se afunilando nessa direção.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Fenda na NEB e "baías" na NEB.

Mensagem  Bruno Sáb 05 Jan 2013, 21:29

São 22:23 UT00:23 e na porção leste da NEB e próxima ao limbo apareceu uma fenda no meio dessa faixa equatorial, bem no centro dela, com as mesmas características da fenda na SEB. Posso visualizar a leste e a oeste da mancha oval escura DOS na borda sul da NEB duas "baías" com uma coloração esbranquiçada bem mais acentuada do que as zonas entre as faixas, tanto é que elas estão bem destacadas contra a EZ ao fundo. Elas tocam a borda sul da NEB e adentram na zona equatorial na sua extremidade norte. Interessante também é que a faixa equatorial EQ dessa vez está mais próxima da extremidade sul da zona equatorial EZ, e nas observações anteriores ela sempre era vista bem no meio da EZ.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Aproximação de Europa e fenômeno no limbo.

Mensagem  Bruno Sáb 05 Jan 2013, 21:48

São 22:42 UT00:42 e elevei o aumento do refrator 100mm F/15 para 260x com uma ocular WA de 6mm e as imagens continuam excepcionais, com todos os detalhes relatados anteriormente visualizados com perfeição. Gostaria de sugerir para quem estiver observando também que observem atentamente quando a lua Europa se aproximar do limbo oeste de jupiter instantes antes da imersão, que atentem para um fenômeno, certamente uma ilusão de ótica, que é um "amassamento" no limbo oeste de jupiter, como se ele perdesse um pouco da sua curvatura quando a lua estiver tocando o limbo. É um fenômeno muito interessante que observo sempre nos instantes que antecedem uma imersão ou um trânsito de alguma das luas em relação à borda do disco do planeta.
Outro detalhe interessante é que a fenda na SEB continua a se alongar em direção ao limbo leste de jupiter, enquanto a fenda na NEB continua aumentando à medida em que ela avança em direção ao meridiano central do planeta.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty A Baía cruza o MC.

Mensagem  Bruno Sáb 05 Jan 2013, 22:02

São 22:58 UT00:58 e com 260x de aumentos eu vejo a baía a leste da mancha oval escura na borda sul da NEB acabando de cruzar o meridiano central de jupiter. Outro fato interessante é que a faixa temperada sul STB diminuiu bastante a intensidade da sua coloração também bem em cima do meridiano central do planeta. Devo salientar que é incrível o contraste desse filtro #82A-azul da série 500, foi o melhor filtro que já utilizei na observação de jupiter. A lua Europa se aproxima cada vez mais do limbo oeste do planeta.

Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Sáb 05 Jan 2013, 22:41, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Amassamento no limbo oeste.

Mensagem  Bruno Sáb 05 Jan 2013, 22:13

São 23:10 UT01:10 e é incrível ver o fenômeno que sugerí que fosse observado, pois com a aproximação da lua para realizar uma imersão, eu posso ver perfeitamente o "amassamento" no limbo oeste de jupiter. Não sei porque isso acontece embora eu acredite que seja mesmo uma ilusão de ótica. Muito interessante mesmo.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty A lua Europa e a GMV desaparecem no limbo oeste.

Mensagem  Bruno Sáb 05 Jan 2013, 22:30

São 23:26 UT01:26 e a lua Europa depois de "amassar" o limbo oeste um pouco ao norte da faixa temperada norte desapareceu atrás de jupiter, e simultâneamente a GMV também desaparece no mesmo limbo.
Os destaques da noite ficaram por conta do seeing excepcional que permitiu 260x de aumentos e da excelente "performance" do filtro #82-A-azul série 500.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Durva Sáb 05 Jan 2013, 22:36

Muito legal esse formato de relato em tempo real Bruno.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Observação em tempo real.

Mensagem  Bruno Sáb 05 Jan 2013, 22:39

Olá Durva, faço isso principalmente com o intuito de caso eu observar algum fenômeno raro ou inusitado, que possa também ser corroborado e compartilhado com outros observadores. Valeu parceiro. Wink

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty sem céu

Mensagem  ajc Sáb 05 Jan 2013, 23:29

Quando fui observar o gigante gasoso à partir das 23:30hs.... uma névoa seca cobriu todo o céu.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Observações de Júpiter

Mensagem  Jr. Martini Seg 07 Jan 2013, 00:50

Olá Bruno, gostei muito de suas observações e registros detalhados de Júpiter . Mostra que tem muita experiência e persistência nas observações Very Happy
Também observo Júpiter mas não regularmente . Espero fazer algumas imagens e postar aqui pra complementar suas ricas descrições .
Até mais
Jr. Martini
Jr. Martini
Jr. Martini
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 28/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Seg 07 Jan 2013, 08:27

Jr. Martini escreveu:
1-persistência nas observações
2-Espero fazer algumas imagens e postar aqui pra complementar suas ricas descrições .
Olá Jr. Martini:
1-Você falou tudo, tem que ter muita persistência, mesmo com o céu desfavorável como tem sido ultimamente, aliás, como foi todo o ano passado. Temos de perseguir as noites favoráveis.
2-Será muito bom ter aqui no AF mais registros fotográficos de jupiter, contamos com a sua contribuição, ok?
Abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Simulador Calsky.

Mensagem  Bruno Qua 09 Jan 2013, 15:58

Há algumas observações atrás eu fui alertado pelo colega Lucas87 quando confundí uma estrela de fundo com uma das luas de jupiter, e isso porque eu me baseio apenas em observações e deduções visuais e ele em simuladores o que também não deixa de estar certo, e desde então não posso deixar de sugerir aqui o uso de um simulador muito útil, que além de mostrar inúmeros detalhes de jupiter ano a ano, mês a mês, dia a dia, hora a hora, minuto a minuto e segundo a segundo, nos dá um panorama completo do movimento das suas luas ao seu redor, com as estimativas de horários para trânsitos e ocultações, além das coordenadas topocêntricas desse planeta. Aqui vai o link desse importante simulador, o Calsky: http://www.calsky.com/ . Ao entrarem, logo de início à direita em Local Sponsors: Your name? vocês devem selecionar de Hobby para Astronomer para terem mais tempo de simulação, depois clicar em Planets, depois clicar em Jupiter e finalmente em Apparent View/Data. Em Select start of calculation vocês atualizam a data que quiserem tanto para frente quanto para trás no tempo, e em Simulation coloquem a aumento desejado não esquecendo de clicar em Realism (e.g., show Planets/Moons), e à direita em Spacecraft Aperture onde colocarão a abertura do instrumento de vocês em polegadas, e mais abaixo cliquem em Vertex is up, Left-right mirrored image, Inverted image, Maintains ratio among planets, Closeup of Planet e finalmente clicar em Go. Não podemos dispensar esse tipo de ajuda virtual extremamente útil, inclusive para ficar sabendo da hora dos trânsitos da GMV. Boas simulações, não só de jupiter mas também de todos os objetos do sistema solar. Fica aí a dica.

Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Qua 09 Jan 2013, 16:12, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Simulador Calsky.

Mensagem  Durva Qua 09 Jan 2013, 16:02

Mais uma útil ferramenta para nos auxiliar nas observações.
Ótima postagem Bruno.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Lucas87 Qua 09 Jan 2013, 21:12

Valeu Bruno, será muito útil nas observações dos participantes do fórum!
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Qua 09 Jan 2013, 21:18

Sim Lucas87, é isso o que eu sinceramente espero. Inclusive eu vou continuar estimulando as observações em conjunto feitas em tempo real. E não esqueçamos de que dia 21/01/2013 teremos outra ocultação de jupiter pela lua.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty sem ocultação

Mensagem  ajc Qua 09 Jan 2013, 21:22

Bruno escreveu:E não esqueçamos de que dia 21/01/2013 teremos outra ocultação de jupiter pela lua.
Bruno
Moderador

Ao que parece, essa ocultação não será visível do Brasil, mas nos países andinos, Japão e Austrália.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Ocultação de jupiter 21/01/2013.

Mensagem  Bruno Qua 09 Jan 2013, 21:34

Obtive esses dados ajc: A ocultação de Júpiter pela Lua poderá ser observada numa pequena parte do Brasil. Praticamente, somente os observadores localizados no Acre, Rondônia, Mato Grosso e parte do Mato Grosso do Sul e Amazonas poderão contemplar esse fenômeno. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul irão apreciar apenas a imersão de Júpiter, ou seja, momento inicial da ocultação. Para essas regiões, o fenômeno da emersão não poderá ser observado, pois quando isso ocorrer a Lua irá se pôr. Para as demais regiões do Brasil, apenas a aproximação de Júpiter pela Lua será possível ser contemplado.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Ocultação de jupiter.

Mensagem  Bruno Qua 09 Jan 2013, 22:06

Pelo menos nas latitudes mais baixas como as nossas poderemos ver a imersão. Wink

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Efemérides janeiro 2013.

Mensagem  Bruno Qua 09 Jan 2013, 22:32

Pessoal, falando da ocultação de jupiter no dia 21/01/2013 não deixem de consultar as efemérides de janeiro 2013 para o dia 21, e vejam maiores informações no comentário 4, confiram aqui no tópico: https://astronomia.forumeiros.com/t679-efemerides-janeiro-2013

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty a 4 graus

Mensagem  ajc Qui 10 Jan 2013, 08:13

Bruno escreveu:Pelo menos nas latitudes mais baixas como as nossas poderemos ver a imersão. Wink

Bruno
Moderador

Olá Bruno e demais, aqui em Belo Horizonte a imersão ocorrerá a apenas 4 graus de altura no horizonte, impossível para mim (muro e casas ao redor). Passo a missão para vocês.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Lucas87 Qui 10 Jan 2013, 11:12

Aqui a imersão será com 6,5 graus kk.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  orlando Qui 10 Jan 2013, 20:56

pela simulação no stellarium,aqui não haverá ocultação,ele passará bem próximo,do lado da lua.e mesmo se tivesse não vai dar pra mim ver devido a baixa elevação.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty OBSERVAÇÃO DE JUPITER / REFRATOR VIXEN 70MM F/10.

Mensagem  Bruno Dom 20 Jan 2013, 07:17

Observação de jupiter
Data: 19/01/2013 - 20/01/2013
Hora: 21:45hs UT23:45 - 00:11 UT02:11
Localização: 19º 42' 03" S - 43º 57' 18" O
Instrumento: refrator Vixen 70mm F/10
Oculares 1.25": Vixen Plossl 10mm + Barlow 2x GSO rosqueada no barril reduzindo para 1.5x (105x), Vixen NPL 8mm (87.5x), Kellner 6.3mm (111x), WA Expanse 6mm (116x) e Huygens 4mm 0.965" (175x).
Filtros: #82A-azul Série 500 e Densidade Neutra 25%.
Diagonal: Meade 1.25"
Cond. atmosféricas: céu parcialmente encoberto com estrato-cúmulos a SO, O, NO, N e NE, temp. 24º, vento 17km/h direção SO-NE.
Seeing estimado em 7.


-21:45 UT23:55 Posso visualizar com 87.5x as duas zonas polares SPZ e NPZ, a faixa temperada sul STB, a faixa Eq. sul SEB, a faixa Equatorial EB como uma linha muito fina dividindo a zona equatorial EZ e que às vezes devido a turbulências atmosféricas ela desaparece, a faixa Eq. norte NEB, a faixa temperada norte NTB e duas manchas ovais escuras DOS ou nodosidades, uma a leste e outra a oeste do meridiano central e na borda sul da NEB. Começo a perceber uma ligeira mudança ou perturbação na SEB próxima ao limbo leste e que sugere o aparecimento da GMV em breve. As luas Europa, Io, Ganimedes e Calisto encontram-se a oeste de jupiter.

-22:33 UT00:33 Aconteceu o que eu estava prevendo, a GMV já se encontra dentro do disco de jupiter realizando mais um de seus trânsitos, e eu conseguí esse feito sem a ajuda de nenhum software ou simulador de eventos astronômicos, mas foi tudo propositalmente feito visualmente com apenas o olho na ocular sem saber da hora do trânsito para não ser influenciado. Estou utilizando 87.5x e 105x de aumentos + filtro 82A-azul, e vejo a GMV como uma falha na SEB com uma pequenina área sombria e difusa sinalizando a sua presença alí. Interessante é que a interrupção na SEB na parte que precede a GMV, apresenta uma leve descaída formando uma pequenina baía onde podemos encontrar a Grande Mancha Vermelha. A GMV não tem uma cor definida, ela é apenas uma manchinha difusa e que destoa da coloração esbranquiçada da zona tropical sul ao redor e dentro da pequenina porém nítida baía. Uma belíssima miniatura!

-22:49 UT00:49 A GMV já entrou totalmente no disco de jupiter. O interessante é que a GMV sendo observada no Vixen com 175x de aumentos apresenta o seu interior sem cor, porém a "linha" que delimita o seu contorno torna-se perceptível em rápidos e constantes vislumbres voltando depois a ser uma área sombria e difusa, muito interessante essas observações, talvez devido a algumas fortes correntes atmosféricas que de vez em quando fazem aumentar de intensidade o violeta nos contornos do disco de jupiter quando esse fenômeno é registrado visualmente, entretanto nos momentos de calmaria eu vejo também a faixa temperada sul STB como que fundindo com a zona polar sul próxima ao limbo leste do planeta.

-23:20 UT01:20 A GMV acabou de cruzar o meridiano central de jupiter e vejo atrás e a leste dela o que parece ser uma perturbação ou um clareamento dentro da faixa. A SEB apresentou nessa área um alargamento voltando depois ao normal mais a leste nela. Vejo também perfeitamente com 87.5x + filtro 82A-azul que a faixa temperada sul fundiu-se com a zona polar sul, e a faixa temperada norte está com a cor notadamente escurecida embora a sua espessura continue estreita. Com 175x eu continuo a observar os mesmos detalhes porém o seeing de hoje não está permitindo explorar o coeficiente teórico máximo de aumentos. As melhores imagens ficaram mesmo com as oculares Vixen NPL de 8mm me fornecendo 87.5x de aumentos e a original Plossl de 10mm + barlow 2x GSO rosqueada a 1.5x (105x).

-00:11 UT02:11 A GMV aproxima-se do limbo oeste de jupiter, e abaixo e a leste na borda sul da NEB uma nodosidade escura acaba de cruzar o meridiano central MC a poucos minutos. Não vejo mais a faixa equatorial EB e nesse momento mais uma pequena oval escura DOS se fez visível entrando pelo limbo leste e pela borda sul da NEB. O seeing piorou pois jupiter já declinou muito a noroeste e está sobre esse horizonte a aproximadamente uns 30º de altura, e isso gerou uma significativa perda de contraste nas imagens, embora com a ocular de 8mm (87.5x) + o filtro 82A-azul Série 500 ou então com o filtro Densidade Neutra 25% eu ainda posso continuar a visualizar com o Vixen a maioria dos detalhes relatados.
Devido à baixa altura de jupiter sobre o horizonte noroeste, embora eu ainda consiga imagens satisfatórias dou por encerrada a sessão de observação de hoje em tempo real.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Trânsito GMV hoje 22/01 às 20:450hs.

Mensagem  Bruno Ter 22 Jan 2013, 18:44

Aproveitando para reanimar os ânimos depois da ocultação frustada pelas condições climáticas na última madrugada, hoje 22/01 às 20:45hs UT22:45 (num horário bem mais acessível) teremos um trânsito da GMV pelo meridiano central de jupiter.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 15 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 15 de 16 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos