ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação visual de jupiter/oposição 2012.

+11
Tellescópio
orlando
ajc
Rildinho
Durva
Lucas87
M.couto
adrianourataki
Edinaldo
Spectro7
Bruno
15 participantes

Página 2 de 16 Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 16  Seguinte

Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  adrianourataki Ter 14 Ago 2012, 14:34

Salve salve rapaziada do astrofórum.
Bom depois de quase seis meses sem observar Júpiter decentemente e enferrujado nas observações, estou voltanto a ativa, e agora me parece que acertei o setup do meu tele(mais de 1 no fazendo modificações e construções)
Vou deixar meu relato dessa semana, senhor Bruno se ficar offtopic esteja a vontade para mover o post.
Essa semana terminei meu focalizador crayford, que eu mesmo projetei e construi, ainda é u protótipo , mas está a funcionar maravilhas, ja que um da GSO de 2' está sain por 400 pila Shocked mais os olhos da cara juntos...rsrs
Tentei observar Júpiter com ele de manha, na quarta dia 08/08. rapais a montagem estava funcionando razoável, mas a imagem "feia" assim por dizer, não conseguia-se foco e a imagem estava apresentando um halo do lado leste de Júpiter, para se ter noção só era visível o semblante das faixa equatoriais, realizei um startest em aldebaram e os discos apareceram concentricos, então a colimação estava ok. voltei para a cama e não consegui durmir pensando no problema.
Ontem "achei os problemas e foram todos sanados. alinhei a montagem equatorial, e deixei o tele do lado de fora coberto com lençol.
Hoje de manhã 14/08 fiz o teste no setup do newtoniano 180mm. vou deixar meu humilde relato dele para vocês.

Data: 14/08/2012
Hora: 5:35 (8:35 UT)
Local: 21° 03' 10" S 49° 41' 16" O José Bonifácio S.P.
Clima: temp por volta dos 23° poucos ventos e poucas nuvens.
Equipamento: newtoniano 180mm F/D 5.9
Oculares: ploss 10mm (106x) , kokusai 9mm(118x) e kokusai 7mm(152X)

Bem hoje foi o teste depois de um longo periodo sem observções gratificantes, logo de cara percebi que uma lua estava em ocultação, mais tarde constatei ser "IO" sendo que Ganimedes estava do lado oeste do planeta solitária e calisto e Europa do lado leste sendo Calisto tendo uma distancia de aprox 1.5x a distancia de Europa para o disco do planeta.
iniciei as observações com a 10mm, tentando verificar os testes com o equipamento, a GMV não estava visível para mim.
A faixa equatorial sul não apresentava muitos detalhes apenas uma manha meio escura quase que no centro dela, mais pouco visivel, apenas na visão periférica.
Já a faixa equatorial norte apresentava um fenda incrivel que a cortava de lado a lado, dexando a temperada norte(ou seria tropical norte?) em mais constraste ainda evidenciando também a calota polar, esta que apresentava uma cor creme um pouco mais escura que o disco.
Melhores observações foram feitas com as kokusai, oculares fantásticas que nesse novo setup funcionou de um jeito que fiquei de boca aberta, a de 9mm apresentou um contraste incrivel nas faixa equatoriais apresentando uma cor marron meio escura, e a faixa euquatorial norte um espetáculo com a fenda...nem consegui durmir depois da observação feita...
Hoje vou "pegar Saturno para ver o resultado.
abraços



adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Ter 14 Ago 2012, 15:27

É isso aí Japa, as oculares kokusai são imbatíveis na observação planetária, seja em refratores ou refletores. Essa fenda que você observou na Faixa Equatorial Norte na verdade a que está acima dela e mais próxima do pólo norte é a faixa temperada norte que vem logo depois da equatorial, e que esse ano ela está quase tão grossa quanto a NEB (f.equatorial norte). Realmente está belíssimo e cheio de contrastes o planeta jupiter nessa oposição, e mais para o final de novembro ele estará bastante próximo da aproximação máxima. É esperar mais um pouco que ele estará mais alto no horizonte (nessa o máximo será de apenas uns 50º para as nossas latitudes) e mais próximo.
Ficamos no aguardo de mais relatos seus.
Sayonara.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  adrianourataki Ter 14 Ago 2012, 17:57

imaginei que fosse a temperada norte, e ainda para cima dela consegui observar outra, essa de cor mais clara, com tons na cor creme um pouco mais escura que o globo...essas kokusai vieram direto da loja do fabricante em kyoto, acho que meu primo vai para la esse final de ano de novo, estou pensando em encomendar um outra de 5mm para ter uma gama maior de oculares...agora eu tinha ficado na dúvida se seria melhor pegar uma de 25mm ou maior para obsevações de deep skyes, que tenho me interessado ultimamente, aff esse hooby tem muitas decisões rsrs
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Ter 14 Ago 2012, 18:11

Salve Japa, essa faixa acima da temperada norte (NTB) é a temperada norte do norte (NNTB). Para a observações de Deep Sky eu não recomendo essa orto de 25mm, te sugiro uma ocular WA (grande ocular) que possui um campo de 66º. Tem da skywatcher e da Orion que são ótimas e não são muito caras. Você pode dar uma conferida no www.armazemdotelescopio.com.br
ou na http://www.astroshop.com.br/
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Qua 15 Ago 2012, 07:21

15/08//2012
OBSERVAÇÃO VISUAL DE JUPITER


Hora: 05:30/UT 08:30
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: série 500 10mm (157x), Plossl/Schöeter 9mm (175x) e WA Expanse 6mm 66º (262x)
Cond. atmosféricas: UR 58%, temp. 24º com nuvens (estrato-cúmulos) e com ocasionais rajadas de ar nas camadas mais altas.
Seeing estimado entre 5 e 8.5 na escala Pickering.


Grandes porções de estrato-cúmulos e fracto-cúmulos vinham rápidamente no sentido NE-SO, e só foi possível observar jupiter nas brechas entre uma frente e outra de nuvens. Por um único momento jupiter expandiu em sua majestade graças a um seeing que embora curto (cerca de 15 a 20 minutos) proporcionou ótimas imagens do planeta.
Com aumentos entre 105x, 157x e 262x jupiter a cerca de 45º de altura sobre o horizonte N-NE mostrou as suas zonas polares norte e sul PZN e PZS como sempre, ou seja, acinzentadas num tom escuro. A faixa temperada sul STB estava visível logo acima da PZS, e abaixo da zona tropical sul STZ. Por volta das 06:00hs UT 09:00, visualizei bem na borda interior norte da EZ um "penacho" equatorial cinza-azulado que saía da borda sul da faixa equatorial sul SEB adentrando na EZ próxima ao meridiano central MC. Um pouco a oeste outro "penacho" porém menor também se mostrou visível nas mesmas condições do que estava precedendo em suas marchas rumo ao limbo oeste do disco do planeta. A faixa equatorial sul SEB apresentava algumas irregularidades na borda sul, e tinha uma coloração cinza-castanho apresentando a Grande Mancha Vermelha GMV que já tinha entrado no disco pelo limbo leste com uma coloração desbotada, semelhante às das zonas intermediárias entre as faixas que eram de um marfim-opaco-cremoso. "Nodosidades" eram vistas na borda norte da faixa equatorial norte NEB além de uma "baía" na borda sul logo depois do MC , e podia-se ver perturbações por toda a sua borda norte assim como duas pequenas manchas ovais escuras DOS, uma próxima ao MC e outra próxima ao limbo leste do globo gasoso de jupiter.
A faixa temperada norte NTB continua quase tão grossa quanto à NEB, com uma coloração cinza-grafite levemente mais clara. A faixa temperada sul do sul SSTB foi observada bastante estreita e de coloração cinza-castanho-claro. Não conseguí visualizar a faixa temperada norte do norte NNTB. Uma lua bem próxima afastava-se a oeste e Europa encontrava-se bem mais a oeste, talvez em uma enlongação. Depois disso as nuvens cobriram todo o céu e dei por encerrada a sessão de observação do Rei dos planetas.

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  adrianourataki Qua 15 Ago 2012, 20:23

engraçado a diferença de cores nas imagens que vemos como sempre né Bruno, hj as nuvens cobriram os céus daqui de bonifácio, nas vanos torcer por amanha fazer um céu mais limpo...a qual acho mais limpo, depois de Júpiter não consegui observar mais nada, tudo fechado por aqui, a desvantagem da equatorial em relação a dobson é essa, está pesando mais de 32kg com o OTA junto...então penso antes de coloca-la para fora...rsrs
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Qua 15 Ago 2012, 23:43

Salve Japa, realmente, me lembro até hoje as descrições das cores variadas que você observava em jupiter na oposição de 2011. Enquanto as que eu via sempre eram cinza-grafite ou cinza-castanho nas faixas e algo semelhante a marfim-opaco-cremoso nas zonas entre as faixas, a gama de colorações que você observava com o refletor são diferentes, inclusive mais parecidas com as das astrofotos dele. E a montagem equatorial de um 180mm é mesmo osso pra ficar carregando! Não sei como é aí mas se for o caso deixa do lado de fora coberto com uma lona até ter um local fixo para ele.
Sayonara.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  adrianourataki Sex 17 Ago 2012, 17:09

To fazendo desse jeito mesmo, so guardo o ota para dentro, essa manhã acordei as 04:20 e nuvens para todo lado, e ainda muito baixo no horizonte para meu local de observção, andei lendo uns tutoriais do mestre Avaní sobre astrofotografias de uns videos que fiz no ano passado. rapais até que fica mais o menos, apesar de minha camera só filmar em 320X240... Crying or Very sad
e a camera segurada com a mão, to pra fazer um teste com uma web cam generica que arrumei aqui, ela grava em uma definição maior que a minha digital, vamos ver se eu consigo alguma coisa com ela, se quiser dar uma olhada nas fotos eu posso te mandar no teu email.
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sex 17 Ago 2012, 18:00

Salve Japa, acho que apenas você tem dúvidas sobre a qualidade das suas astrofotos de jupiter em 2011. Rapaz, se lembra de uma que eu sempre comentava, uma através do sistema com registax?
Pode me mandar sim as astrofotos por e-mail, mas gostaria muito que você postasse elas aqui no tópico também para dar uma ilustrada nos nossos relatos. Estamos inclusive também no aguardo dos próximos registros da dupla AVACON (Avani e Conrado). Inclusive gostaria se possível que você descrevesse sobre esse sistema feito através da webcam, não só para mim mas para que outros também possam conhecer a sua técnica, pois as suas "engenhocas" sempre obtiveram bons resultados.
Ficamos então no aguardo dos seus registros.
Sayonara!


ATT. BRUNO
MODERADOR


Última edição por Bruno em Dom 19 Ago 2012, 19:17, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Trânsito da GMV

Mensagem  Bruno Sex 17 Ago 2012, 18:33

Aproveitem caso seja possível observar jupiter nessa madrugada do dia 18/08/2012 por volta das 05:30 e 06:00hs (UT 08:30-09:00), quando a GMV estará realizando um trânsito pelo meridiano central no disco do planeta. Será uma ótima oportunidade também de tentar-mos registrar a mancha vermelha junior ou oval-BA.
Boas observações.

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  adrianourataki Sex 17 Ago 2012, 21:07

Olá Bruno,
[img][/img]Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Jupiter2674convmov02674
segue um resultado de uma foto processada com AS!A com tutorial do Avani...deu para destacar até a GMV e uma das luas que na época nem cataloguei qual era...
depois que fizer o teste com a webcam posto os resultados...basicamente desmontei uma webcam e retirei a lente e o filtro IR e fiz um adaptador no formato do barril da ocular.
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  adrianourataki Sex 17 Ago 2012, 21:14

como eu faço para postar uma foto aqui Bruno??me passa ae que eu vou upar ela...
por enquanto estou colocando no multiply segue o link
http://adrianourataki.multiply.com/photos/album/2#photo=4
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sex 17 Ago 2012, 22:47

Salve Japa, por enquanto faça via Multiply mesmo, que vou achar aqui em qual tópico o Admin passou umas dicas referentes à isso. Quanto à foto do post anterior eu não consigo visualizar aqui, poderia fazer de novo pelo Multiply? Me lembro bem da GMV destacada naquela foto.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sex 17 Ago 2012, 22:49

Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sáb 18 Ago 2012, 08:08

18/08//2012
OBSERVAÇÃO VISUAL DE JUPITER


Hora: 05:00/UT 08:0
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: série 500 15mm (105x) e série 500 10mm (157x)
Cond. atmosféricas: UR 50%, temp. 22º com nuvens (estrato-cúmulos) no início da sessão de observação e com ocasionais rajadas de ar nas camadas mais altas, estabilizando por volta das 05:45hs UT 08:45.
Seeing estimado entre 6 e 8 na escala Pickering.


O objetivo da observação de hoje foi o de observar o trânsito da GMV pelo MC de jupiter, além da tentativa de detectar a mancha oval-BA e que apesar de algumas dificuldades com fortes rajadas de ar intermitentes, durante vários momentos de estabilidade o objetivo foi alcançado com sucesso.
No sistema 2 a PZN e a PZS mostraram-se nítidas e com a coloração acinzentada. A STB estava visível um pouco estreita e próxima à PZS, apresentando uma coloração cinza-grafite. Já no sistema 1 registrei entre a STZ e a SEB por volta das 05:36hs (UT/08:36) o trânsito da GMV pelo meridiano central, e logo atrás dela e a sudeste pude divisar pela primeira vez a mancha vermelha junior ou a oval-BA, ambas com a mesma coloração (creme desbotado), e dessa vez o espaço na SEB entre essas duas manchas apresentava alguma perturbação (turbilhão). A GMV se apresentava com um aspecto ciclônico denunciado pelo material da SEB que contornava a GMV com alguma irregularidade no sentido contrário do deslocamento dela pelo disco do planeta, e a oval-BA estava encravada na SEB a sudeste. A EZ apresentou-se com a fina faixa que a estava dividindo ao meio dias atrás porém a divisei com dificuldade. Já a NEB apresentou no decorrer da observação do trânsito no sistema 1 na sua borda sul 3 manchas ovais escuras DOS (barcaças), que na realidade apresentavam-se com a forma elíptica, e com a coloração castanha-acinzentada. Uma encontrava-se depois do MC a oeste, uma próxima a leste e outra beirando o limbo leste do planeta. A NTB apresentava-se quase tão grossa quanto à NEB e dava mostras de irregularidades na sua borda sul. Para um observador com um pequeno instrumento, e nesse caso não separando a NEB da NTB ele julgará estar vendo a NEB com o dobro da largura. Não conseguí visualizar a NNTB e nem a SSTB. As quatro luas formando um quadrado incompleto lembravam um pouco as plêiades e mais duas estrelas de fundo a sudeste e a sudoeste completavam o quadro.
Foi uma sessão de observação satisfatória pois conseguí visualizar todos os detalhes relatados com apenas 105x de aumentos nos momentos de seeing favorável.

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Dom 19 Ago 2012, 18:04

19/08/2012
Observação visual de jupiter


Hora: 05:30/UT 08:30
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: série 500 15mm (105x), série 500 10mm (157x) e WA Expanse 6mm 66º (262x)

Cond. atmosféricas: UR 40%, temp. 20º com o céu limpo no início da sessão de observação e com ocasionais rajadas de ar nas camadas mais altas após o aparecimento de nuvens (estrato-cúmulos) no final da sessão, por volta das 06:15hs UT 09:15.
Seeing estimado em 8 na escala Pickering durante quase toda a observação.


Jupiter hoje mostrou-se excepcionalmente nítido nessa madrugada, com as faixas que eram visualizadas bastante contrastadas. As zonas polares NPZ e SPZ e as faixas equatoriais SEB e NEB estavam com a coloração cinza-grafite e castanho, a NEB apresentava irregularidades na borda sul e uma nodosidade escura nessa mesma borda e próxima ao MC de jupiter. A única coisa que quero acrescentar de novo foi [color=yellow]uma fina faixa que corta a zona equatorial EZ dividindo ela ao meio de limbo a limbo com extrema nitidez mesmo utilizando 262x de aumentos, ou seja, um a cifra de aumentos acima do limite teórico de aumentos desse refrator que é de 257.5x, o que evidenciou a transparência atmosférica excepcional de hoje. O globo de jupiter apresentava as zonas claras com uma coloração marfim-opaco. Duas luas encontravam-se a leste junto com três estrelas de fundo e duas luas se encontravam a oeste. Embora não se pudessem notar nenhuma mancha significativa nas faixas, o contraste delas estava extraordináriamente acentuado.

BRUNO
MODERADOR.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Seg 20 Ago 2012, 15:00

20/08/2012
Observação visual de jupiter


Hora: 05:30/UT 08:30
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: série 500 15mm (105x), série 500 10mm (157x) e WA Expanse 6mm 66º (262x)
Cond. atmosféricas: UR 60%, temp.14º com o céu limpo e com ocasionais rajadas de ar nas camadas mais altas no final da sessão, por volta das 06:15hs UT 09:15.
Seeing estimado em 8 na escala Pickering durante quase toda a observação.


Mais uma vez jupiter deu um show, e as imagens estavam tão contrastadas como ontem, impressionante. Rapidamente, pude divisar as zonas polares SPZ e NPZ com uma coloração acinzentada, as faixas temperadas STB e NTB com a coloração cinza-grafite e essa última continua quase tão alargada quanto à NEB, e a SEB com a GMV já adentrando no disco do planeta e bastante nítida, três manchas ovais elípticas na borda sul da NEB além de muitas irregularidades por alí. A linha ou faixa estreita que estava dividindo a zona equatorial EZ não foi visualizada hoje embora o seeing estivesse ótimo. Não sei se esse fenômeno é temporário ou se é alguma perturbação na atmosfera joviana na região da EZ pois não existem faixas por alí, embora eu a tenho visto regularmente e o colega Conrado registrou esse fenômeno através de astrofotos tiradas por ele no último dia 18.
Duas luas encontravam-se a leste, duas a oeste, uma estrela de fundo ao sul e outra a sudoeste. O mais incrível foi a qualidade das imagens tanto com apenas 105x mostrando perfeitamente a GMV e as DOS na borda sul da NEB, quanto com 262x sem perder nitidez ou contraste. Essa oposição promete muito pois as faixas estão a cada dia ficando mais contrastadas com a aproximação do Rei dos planetas.

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sáb 01 Set 2012, 07:26

01/09/2012
Observação de jupiter.


Hora: 05:00/UT 08:00
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: série 500 10mm (157x) e WA Expanse 6mm 66º (262x)
Cond. atmosféricas: excepcionais com a UR 20%, temp. 20º sem nuvens e sem ventos.
Seeing: Também excepcional estimado entre 8 e 9 na escala Pickering.


O objetivo da observação de hoje foi a observação do trânsito da GMV. Ao observar jupiter no campo pude constatar a SPZ e a NPZ com as habituais colorações acinzentadas. Ao norte da SPZ visualizei a STB quase na borda norte da SPZ. Mais ao norte a SEB com a GMV entrando pelo limbo leste nessa faixa que mantinha a sua coloração cinza-castanho e a NEB apresentava-se com a habitual coloração cinza grafite, com 3 DOS sendo uma a leste do MC e duas a oeste, todas na borda sul da NEB que apresentava também irregularidades na extremidade leste próxima ao limbo. A noroeste da GMV pude perceber na SEB um pequeno traço de coloração branco-marfim, e a sudoeste depois de ela já ter entrado bastante no disco do planeta pude visualizar a oval-BA com a mesma coloração da GMV ou seja, algo parecido com um creme-marfim. A NTB estava com a largura dilatada como tenho sempre visto nessa oposição de 2012, e mais ao norte tive a impressão de visualizar a NNTB mas precisarei de mais observações para confirmar isso, pois desconfio de que ela na verdade pode ter se aproximado da NTB por essa ter se dilatado. A coloração geral do disco era nas zonas como um branco-marfim entre as faixas, e com a parte interna do disco levemente acinzentado, formando um quadro bem contrastado e muito belo de se observar. Quatro luas encontravam-se a leste de jupiter.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  adrianourataki Sáb 01 Set 2012, 13:40

Salve salve colegas...
Epa Bruno eu sabia que você não iria perder essa GMV por nada, hj levantei cedo e coloquei as tralhas para fora...

Iniciei a observção com a oculoar kokusai de 9mm notando de cara a presença da GMV do lado leste do globo, as luas também formavam um desenho deslumbrante... apesar de céu limpo sem nuvens a qualidade das imagens não estava das melhores aqui...pude perceber a GMV bem grande em relação ao cinturão equatorial sul, nem dava para ver ele inteiro.
Do lado norte o cinturão estava muito espesso, não notei a fenda entre o cinturão equatorial norte e a tropical norte...talvez pela qualidade do seeing.
o fato curioso é que as veses eu podia jurar que na visão periférica eu notava uma faixa de cor clara abaixo da equatorial sul, destacando a zona polar...
consegui alguns registros fotográficos que deixo as colegas para conferir, apesar da qualidade das fotos não estarem das melhores pelo fato de minha camera só filmar em 320X240 que é uma resolução muito baixa...
abraços
Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Photo-7



Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Photo-8
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sáb 01 Set 2012, 15:23

adrianourataki escreveu:
1)pude perceber a GMV bem grande em relação ao cinturão equatorial sul, nem dava para ver ele inteiro.

2)Do lado norte o cinturão estava muito espesso, não notei a fenda entre o cinturão equatorial norte e a tropical norte...talvez pela qualidade do seeing.

3)o fato curioso é que as veses eu podia jurar que na visão periférica eu notava uma faixa de cor clara abaixo da equatorial sul, destacando a zona polar...
Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Photo-7
Salve salve Japa, rapaz eu vou te confessar uma coisa, aliás eu juro também:
1) Quando a GMV já havia entrado pelo limbo leste eu estranhei quando ví como ela ocupava quase toda a faixa equatorial sul (SEB), inclusive foi a primeira vez que eu percebí uma coloração nela semelhante a de um "caroço de pêssego". Ela estava bem grande e alongada apresentando uma forma elipsoidal de contorno bem pronunciado. A parte da faixa equatorial sul (SEB) que se encontrava entre a GMV e a borda norte dessa faixa ficou muito estreita, pois geralmente a GMV se apresenta mais na borda sul da faixa equatorial sul (SEB) e invade até mais da metade da zona tropiocal sul (STrZ). Definitivamente hoje a GMV estava enorme, com uma coloração escurecida meio marron avermelhado e bastante alongada ou elipsóide.

2)Pode ser o seeing sem dúvida pois até na sua astrofoto não houve separação entre ambas o que seria fácilmente conseguido com uma abertura de 7" (180mm) F/6.
O meu seeing aqui foi extremamente favorável e eu dei sorte e com o meu 100mm F/15 com 262x de aumentos eu visualizei bem essa divisão, ou melhor, a zona tropical norte (NTrZ) com extrema nitidez e com a coloração branco-marfim.

3)E eu confirmo também essa faixa de cor clara abaixo da faixa equatorial sul (SEB) pois também notei fácilmente.

Até que enfim Japa as nossas observações coincidiram, e um especial destaque para a observação simultânea da GMV confirmando que hoje ela estava enorme, quase partindo a faixa equatorial sul (SEB) ao meio.
Sayonara.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  adrianourataki Sáb 01 Set 2012, 22:04

Opa que beleza que o clima ae anda belezinha, aqui anda limpo o tempo, mas o seeing anda uma calmidade...eu estava a achar que fosse a colimação, realizei o star test para conferir e tudo dentro dos coformes...
até na lua o foco fica com qualidade baixa, já consegui fotos mais nítidas com a camera na mão...vamos ver se eu consigo outra camera e fazer outros videos para compar a qualidade...
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sáb 01 Set 2012, 22:19

Quanto ao seeing ruim uma sugestão: fique de olho no jato subtropical no link http://tempo.cptec.inpe.br/cartas.php?tipo=Altitude
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Seg 03 Set 2012, 07:16

03/09/2012
Observação de jupiter.


Hora: 04:30/UT 07:30
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: série 500 10mm (157x) , Huygens 8mm (196x) e WA Expanse 6mm 66º (262x)
Cond. atmosféricas: UR 20%, temp.22 º sem nuvens e sem ventos.
Seeing: Excepcional, estimado entre 8 e 9 na escala Pickering.


Diante de uma madrugrada extremamente favorável eu só podia esperar boas imagens. Me enganei pois elas estavam espetaculares! Estrelas brilhantes como Sirius e Aldebarã quase não cintilavam, apenas pulsavam lentamente denunciando uma estabilidade atmosférica perfeita. Iniciei a sessão de observação com 157x de aumentos sabendo que o trânsito da GMV já havia ocorrido antes, porém havia a possibilidade de eu registrar uma ou duas DOS (Barcaça) na borda sul da NEB. Começando pelo sistema 2 no pólo sul pude visualizar bem a NPZ com a habitual coloração cinzenta, e acima dela observei sem dificuldade a STB, ainda um pouco estreita porém nitida e com a coloração cinza-grafite. A STrZ apresentava uma coloração branco-marfim e logo acima já no sistema 1 a SEB tinha uma coloração cinza-castanho e apresentando um leve estreitamento próximo ao limbo oeste do planeta. Acima da SEB e no centro do disco de jupiter a EZ mostrou novamente a fina linha ou faixa cortando essa zona de limbo a limbo, porém não tão uniforme como das outras vezes. Elevei para 262x de aumentos + filtro 82A-azul da GSO e obtive belos contrastes das faixas e visualizei sem dificuldades três nodosidades na borda sul da NEB e dentro de cada uma delas uma pequena mancha oval escura DOS, uma logo após o MC, outra já quase o tocando e a última próxima ao limbo leste. Ultrapassando a EZ e ainda no sistema 1 observei na NEB um "penacho equatorial" bem próximo do limbo leste e que descia para o sul adentrando na EZ mas sem tocar na fina faixa cinzenta que divide essa zona. Subindo um pouco e passando pela NTrz observei a NTB com um escurecimento na borda sul e algumas irregularidades em sua borda norte. Nao consegui ainda visualizar a NNTB porém a zona polar norte estava bem visível e com uma coloração acinzentada. As zonas entre as faixas estavam quase brilhantes e tinham a tradicional coloração branco-marfim, e duas coisas de extrema beleza me chamaram a atenção, que foram uma ligeira coloração cinza que circundava por todo o globo de jupiter na extremidade interna do limbo em todo o disco, proporcionando um belo contraste nos limites da borda com a área interna do disco e outro fenômeno que que era o limbo leste que encontrava-se finamente recortado contra o céu negro de fundo, porém o limbo oeste apresentava-se ligeiramente difuso denunciando uma pequena fase no disco de jupiter nesse limbo, e esse fenômeno acontece realmente nos meses que antecedem a oposição. Três das suas luas encontravam-se a leste e uma a oeste, todas elas praticamente alinhadas tendo no extremo leste uma estrela de fundo que dava a impressão de uma 5ª lua. Todas as luas apresentaram diferenças em seus diâmetros e variações em suas colorações, indo do bege escuro ao verde azulado. Utilizei 262x de aumentos e as imagens continuaram com um contraste aceitável mas foi com 196x de aumentos é que as imagens ficaram extraordinárias. Embora eu tenha utilizado mais do que o coeficiente máximo teórico de aumentos (2.5x) ou 262x de aumentos, no meu refrator de 4 polegadas F/15 foi com o coeficiente (2.0x) e 196x de aumentos com a ocular Huygens de 8mm que eu obtive as imagens com a mais altíssima qualidade, e enquanto observava com esse aumento me foi impossível desgrudar o olho da ocular, tamanha era a beleza do panorama joviano riscado de faixas fortemente contrastadas com as zonas que brilhavam como um branco-marfim, e com visíveis irregularidades nas extremidades internas, além do desfile de 3 DOS e um penacho equatorial de coloração castanha. Tive um sincero sentimento de não ter sido digno de ter observado tanta beleza!

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Ter 04 Set 2012, 07:11

04/09/2012
Observação de jupiter.


Hora: 04:00/UT 07:00
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: série 500 10mm (157x) , Huygens 8mm (196x)
Filtros: 82A-azul GSO e 82b-Light Blue HIRSCH
Cond. atmosféricas: UR 15%, temp.24 º com nuvens esparças (cirro-cúmulos) e rajadas intermitentes de ar nas camadas mais altas da atmosfera.
Seeing: Médio a bom, estimado entre 6 e 8 na escala Pickering.


O objetivo da observação de hoje foi o de verificar a tamanho aparente da GMV que mostrou-se mais pronunciada na última observação. Com um seeing duvidoso por volta das 04:15 (UT/07:15) apontei o refrator de 4.1/8" F/15 armado com 196x de aumentos para jupiter e pude observar a GMV arrastando material da SEB no sentido anti-horário e levando esse mesmo material para dentro da STrZ cruzando simultâneamente o MC, e com ela no centro do disco pude constatar que realmente está mais pronunciada, com uma forma elipsóide acentuada e com a coloração ligeiramente escurecida, algo semelhante a um marrom claro-acinzentado ou com a cor de um "caroço de pêssego" na minha concepção. Ela ocupava quase toda a SEB e a leste na SEB pude ver sem dificuldade a oval-BA a sudeste da GMV, além de um pequeno turbilhão ou perturbação que fendia a SEB a leste. O panorama geral do disco com 196x vezes de aumento era o disco de jupiter riscado por faixas bem contrastadas (5 ao todo) e na ordem eu visualizei a SPZ, a SSTB, a STB, a STrZ, a SEB com a GMV e a mancha vermelha junior, a NEB com 3 DOS (Barcaça) na borda sul sendo um a oeste do MC e duas a leste. Mais acima a NTrZ, a NTB e a NPZ. A faixa temperada NTB e a NEB mostravam uma coloração cinza-grafite, a SEB aparecia com uma coloração cinza-castanho es as zonas polares com coloração acinzentada. Não ví nenhum sinal da NNTB. Todas as zonas entre as faixas apresentaram-se como um branco-marfim, e as bordas internas do disco de jupiter apresentavam-se levemente escurecidas por uma coloração acinzentada proporcionando um belo contraste ao realçar os acidentes que se apresentavam visíveis sobre a face do globo de jupiter voltado para a terra. Duas luas e uma estrela de fundo se encontravam a leste e duas a oeste. A surprêsa ficou mesmo para o final por volta das 05:45 (UT/08:45) quando inexplicávelmente e sendo pela 3ª vez que eu observo esse fenômeno, a faixa temperada sul STB que antes não era visível apareceu no limbo leste e foi "esticando" em direção ao MC do planeta. Não sei se era uma falha na STB ou se é assim que ela se forma, o fato e que ela "esticou" no sistema 2 com uma velocidade de deslocamento ligeiramente superior a dos acidentes (DOS) no sistema 1. Fica aí uma questão em aberto, se a STB apresenta falhas ou rupturas ou se ela em algum ponto da atmosfera joviana vem a se formar periódicamente pois nem sempre ela é visível.

GLOSSÁRIO:
GMV-Grande Mancha Vermelha
SPZ-Zona Polar Sul
SSTB-Faixa Temperada sul do sul
STB-Faixa Temperada sul
SEB-Faixa Equatorial sul
NEB-Faixa Equatorial norte
NTB-Faixa Temperada norte
NNTB-Faixa Temperada norte do norte
NPZ-Zona Polar Norte
EZ-Zona Equatorial
STrZ-Zona Tropical sul
NTrZ-Zona Tropical norte
MC-Meridiano Central
DOS/Barcaça-Manchas Ovais escuras
oval-BA-Mancha Vermelha Junior
Sistema 1: área compreendida entre as faixas equatoriais e a zona equatorial
Sistema 2: áreas nas latitudes mais elevadas

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Qui 06 Set 2012, 06:16

06/09/2012
Observação de jupiter.


Hora: 05:00/UT 08:00
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: série 500 10mm (157x), série 500 15mm (105x) e Huygens 8mm (196x)
Cond. atmosféricas: UR 15%, temp.16 º com presença de fumaça de queimadas e com rajadas intermitentes de ar nas camadas mais altas da atmosfera.
Seeing: variável, inicialmente medíocre e estimado entre 3 ou 4 e por volta das 05:45 estimado em 8 na escala Pickering.


A observação foi dificultada inicialmente devido ao grande índice de poluentes na atmosfera resultante de queimadas, mas no final a atmosfera mostrou-se muito transparente e calma. Num resumo rápido com 196x de aumentos eu visualizei no sistema 2 as zonas polares SPZ e NPZ, a faixa temperada sul STB, no sistema 1 a faixa equatorial sul SEB, a GMV quase no meridiano central MC, a mancha oval-BA a sudeste, perturbações no meio da SEB semelhante a um turbilhão na horizontal e a leste da oval-BA, a zona equatorial EZ, a faixa equatorial norte NEB com duas manchas ovais escuras DOS (barcaças) na sua borda sul e no sistema 2 a faixa temperada norte NTB ainda bem alargada em suas extremidades. Todas as zonas intermediárias entre as faixas apresentaram uma coloração branco-marfim, e as bordas internas do disco estavam levemente escurecidas. O limbo oeste parecia um pouco difuso sugerindo o início de uma pequena fase que antecede a oposição.
Chamo a atenção para a Grande Mancha Vermelha GMV que sem dúvida está mais alargada em seu diâmetro longitudinal e polar também. Indiscutívelmente ela está com os contornos bem definidos, e pode-se ver com clareza o material da SEB sendo arrastado no sentido anti-horário e adentrando na zona tropical sul STrZ, delimitando-a na borda leste e sul com uma fina faixa de coloração cinza-castanho, idêntica à coloração da SEB. A cor da GMV estava bem escurecida em relação à oposição passada, algo como um bege acinzentado. Foram apenas uns 15 minutos de seeing favorável e serão precisas mais observações para se chegar a um resultado conclusivo sobre o fato de a GMV ter se apresentado mais proeminente.

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 2 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 16 Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos