ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filtro UHC

3 participantes

Ir para baixo

Filtro UHC Empty Filtro UHC

Mensagem  Alexandre92 Qua 27 Jul 2016, 22:07

Tenho um skywatcher 70 mm, e gostaria de adquirir um filtro UHC para observações de nebulosas. Sei que esse telescópio, devido sua abertura, não é indicado para observações de céu profundo e jamais obterei imagem com estrutura, mas o que gostaria de saber se alguém tem experiência com esse filtro em um 70 mm e pode observar alguma diferença nas nebulosas com ele. Ouvi dizer também que esse filtro até revela algumas nebulosas não aparentes. É verdade?
Alexandre92
Alexandre92
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC Empty Re: Filtro UHC

Mensagem  Bruno Qui 28 Jul 2016, 08:44

Seja bem vindo Alexandre92, um refrator de 70mm com poucos aumentos pode revelar muitos objetos no céu profundo, e no caso específico das nebulosas o uso conjunto do filtro UHC com uma ocular pode ajudar a visualizá-las melhor, embora devo lembrar que as imagens ficarão esverdeadas. A vantagem do filtro UHC é que ele inclui tanto as linhas do OIII quanto do H-beta, reduzindo as outras linhas de emissão atribuídas ao brilho do céu, a poluição luminosa ou as fontes artificiais das luzes, aumentando assim o contraste das nebulosas contra o céu de fundo escuro.

Filtro UHC Filtro-uhc-1-25-922760572-500x416

Site onde encontrar: https://tellescopio.com.br/filtros/filtro-uhc

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC Empty Re: Filtro UHC

Mensagem  Alexandre92 Qui 28 Jul 2016, 11:02

Então você recomendaria esse filtro para um 70 mm? E será que algumas nebulosas de emissão como, a da estrela flamejante AE auregae, que não é visível sem esse filtro, eu passaria a enxergar?
Alexandre92
Alexandre92
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC Empty Re: Filtro UHC

Mensagem  deco27x Qui 28 Jul 2016, 11:38

Algumas nebulosas serão mais beneficiadas pelo uso do filtro que outras. Cada caso é um caso.

Um caso notável é a nebulosa de Eta carina, e algumas nebulosas planetárias de pouco brilho como a nebulosa da Hélice. Nelas o filtro faz verdadeiros milagres. Em outros casos como a nebulosa de Orion, e Tarântula o filtro melhora a visualização das regiões mais periféricas, mas atrapalha a visualização das regiões mais brilhantes.
Mas no caso de outras nebulosas, como M43 ou M48, eu acho que o filtro atrapalha mais que ajuda.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC Empty Re: Filtro UHC

Mensagem  Alexandre92 Qui 28 Jul 2016, 19:12

Agradeço pelas respostas de vocês.
Estou pretendendo tirar o máximo do meu 70 mm, então estou desejando investir em filtros para melhorar a vizualização, e em alguns sites li que esse UHC serve tanto para teles de pequena como de grande abertura. Então agora é ver a prática.
Alexandre92
Alexandre92
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro UHC Empty Re: Filtro UHC

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos