47 anos da descida do homem na Lua.

Ir em baixo

spica 47 anos da descida do homem na Lua.

Mensagem  Bruno em Qua 20 Jul 2016, 22:20

Uma lembrança e homenagem para hoje dia 20 de julho de 2016, pelos 47 anos desde quando 3 homens (Armstrong, Aldrin e Collins) decolaram da terra no topo do foguete gigante Saturno V e chegaram em outro mundo, sendo que os dois primeiros tinham como missão descer nela pilotando o Módulo Lunar Águia, recolher amostras e retornar decolando da superfície da lua de volta para reencontrar com o Módulo de Comando, que os esperava orbitando solitariamente pilotado por Collins. Após o reencontro dos dois módulos retornaram os 3 de lá para a terra no Módulo de Comando. Não foi tarefa fácil, não sabiam realmente o que encontrar, poderiam ocorrer falhas na decolagem do Módulo Lunar ao regressarem, e não fossem os exaustivos treinamentos e nervos de aço, com apenas 30 segundos de combustível e ainda tendo de mudar o local de pouso nos últimos instantes a missão poderia ter acabado mal. Verdadeiros heróis, que foram à lua e literalmente desceram nela pilotando no braço.

Aldrin, Armstrong e Collins:
































Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: 47 anos da descida do homem na Lua.

Mensagem  Bruno em Dom 24 Jul 2016, 20:32

Relembrando mais um pouco da saga da missão Apollo 11, a segunda e não menos arriscada e vital parte da missão consistia na reentrada em segurança do Módulo de Comando, que trazia de volta da lua os 3 astronautas e as valiosas amostras lunares recolhidas. Teriam de ajustar perfeitamente a sua inclinação em relação à superfície da terra, e sem tirar as mãos dos controles manuais e utilizando seus impulsores, forçaram um giro no Módulo de modo que a sua base ficasse voltada para a superfície terrestre. Com isso eles ficaram sentados presos e amarrados ao seus cintos e de cabeça para baixo.
Na reentrada a temperatura na superfície da blindagem do Módulo de Comando ardeu a 1.515ºC, porém ela fora projetada para derreter e se desgastar quando aquecesse (blindagem "ablativa"  ou cujo material dissipa o calor enquanto vaporiza).
O contato do Módulo com a atmosfera fez com que essa funcionasse como um sistema de freio na espaçonave, para que a descida fosse mais lenta e facilitando o uso do sistema de paraquedas (3) prontos para o disparo, e depois pousarem num ponto do Oceano Pacífico. Se acidentalmente o pouso ocorresse de cabeça para baixo no oceano, os astronautas poderiam inflar 3 balões para desvirarem a espaçonave, e que ficavam alojados no topo da parte exterior da cabine que continha compressores de ar.

Módulo de Comando Colúmbia da Apollo 11 queimado após a reentrada:



Em órbita Lunar:





Por dentro:

















Posição na reentrada:



Fogo na reentrada a mais de 1500ºC:











Desembarque e indo para a quarentena:



A quarentena:



Imagem do exato momento em que os controladores de voo comemoram o êxito da missão, na sala de Controle e Operações do Centro Espacial Tripulado:


Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum