Telescópio Meade Etx 125 C/ Goto X OTA Refrator Apocromático ED 80mm

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Telescópio Meade Etx 125 C/ Goto X OTA Refrator Apocromático ED 80mm

Mensagem  skraktus em Qua 06 Jul 2016, 11:30

Olá Pessoal.

Estou querendo comprar um telescópio ja faz mais de um ano, namorando aqui e ali alguns modelos. Ja cheguei a me decidir a comprar um refletor de 150mmm (http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/telescopios/discovery150v4-detail) para ter boas imagens de nebulosas e tudo mais, mas com as pesquisas percebi que ele não é fácil de transportar e que dependendo das pancadas/balanços do carro tem que colimar.

Ai comecei a ver os Maksutov e percebi que tinha as qualidades que eu precisava (ver os objetos do sistema solar, de céu profundo e fácil transporte) além de não ser tão facil desalinhar os espelhos.

Primeiro namorei um Meade etx 90 com autostar, mas achei os preços salgados no ML (ainda mais que vi que o preço dele nos USA esta em U$399,00) e então vi este aparelho Meade Etx 125
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771966452-telescopio-meade-etx-125-c-goto-exc-estado-frete-gratis-_JM

Meio salgado o preço, mas fico com medo de pagar um preço salgado no de 90 no que seria melhor eu pagar salgada num 125 e ter um telescópio pra vida toda.

E pra piorar ainda mais minha indeisão eu vi este OTA Refrator Apocromático ED 80mm + maleta "http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/telescopios/bked80-detail que é portatil e diz que da pra ver objetos de céu profundo.

Gostaria da opinião de vocês, e se minha deduções acima estão corretas e qual dos dois vale o investimento. Valeu.
avatar
skraktus
Curioso
Curioso

Mensagens : 8
Data de inscrição : 06/07/2016
Idade : 34
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Telescópio Meade Etx 125 C/ Goto X OTA Refrator Apocromático ED 80mm

Mensagem  Bruno em Qua 06 Jul 2016, 20:43

skraktus escreveu:cheguei a me decidir a comprar um refletor de 150mmm (http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/telescopios/discovery150v4-detail) para ter boas imagens de nebulosas e tudo mais, mas com as pesquisas percebi que ele tem que colimar.

Ai comecei a ver os Maksutov além de não ser tão facil desalinhar os espelhos.

fico com medo de pagar um preço salgado no de 90 no que seria melhor eu pagar salgada num 125 e ter um telescópio pra vida toda.

E pra piorar ainda mais minha indecisão eu vi este OTA Refrator Apocromático ED 80mm + maleta "http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/telescopios/bked80-detail que é portatil e diz que da pra ver objetos de céu profundo.

Gostaria da opinião de vocês, e qual dos dois vale o investimento.
Seja bem vindo skraktus, um OTA apocromático de 80mm vai precisar de uma montagem, e os espelhos do Maksutov 90mm e do Star discovery 150mm (neste é fixo) não se desalinham tão facilmente como nos refletores newtonianos. Creio que o Star Discovery tem mais ou menos a portabilidade do Maksutov EQ-1, mesmo com o tubo um pouco mais comprido.
Quando for escolher entre vários telescópios, uma dica é em primeiro lugar avaliar qual possui a maior abertura (maior potência), e depois encontrar um com uma relação focal F de acordo com o que você pretende fazer com ele, se observações generalizadas (F mediano), se para observações visuais do céu profundo, dos objetos do sistema solar com aumentos mais modestos e astrofotografias (F curto), ou observações visuais dos objetos do sistema solar (lua e planetas) com ampliações mais elevadas ( F longo).
Dentre todos os apresentados por você e levando em conta o fator portabilidade, o Star Discovery 150mm parece ser o mais versátil. Quanto a um telescópio para toda a vida, isso você vai descobrir depois que observar as mais variadas classes de objetos siderais. Dessa forma vai saber qual a abertura e o F ideal para os tipos de observações que você pretende realizar com mais frequência.
Espero ter ajudado, e qualquer dúvida basta retornar.

Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Telescópio Meade Etx 125 C/ Goto X OTA Refrator Apocromático ED 80mm

Mensagem  skraktus em Qua 06 Jul 2016, 21:37

Muito obrigado Bruno! Ajudou muito.

Agora confirmou que o meu namoro com o StarDiscovery estava certo... Pena que este StarDiscovery só vai chegar no armazem em novembro pale

Duas coisas agora, a questão do abertura X relação focal indifere do tipo? (Refrator, refeltor ou Catadióptricos) e sobre as relações focais, tem como "baixar" o F de um telescopio que ja tem uma razão focal alta?
avatar
skraktus
Curioso
Curioso

Mensagens : 8
Data de inscrição : 06/07/2016
Idade : 34
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Telescópio Meade Etx 125 C/ Goto X OTA Refrator Apocromático ED 80mm

Mensagem  Bruno em Qua 06 Jul 2016, 21:59

A relação focal F nos catadióptricos é similar à dos refratores acromáticos ou seja, F curto quando abaixo de 5, médio em torno de F10 e longo de F15 para cima. Nos refletores o F abaixo de 6 é considerado curto, entre 6 e 8 mediano e acima de 9 ou 10 o F é considerado longo. Um F curto a mediano tende a mostrar as imagens mais brilhantes, já um F longo apresenta as imagens com menos brilho.
Quanto a diminuir o F não será possível mas tem como aumentar ele artificialmente diafragmando a abertura do instrumento, mas se o objetivo for reduzir algum brilho excessivo obtemos um bom resultado utilizando também filtros que atenuem qualquer brilho excessivo (polarizadores), e reforçadores de contraste nas imagens (visuais coloridos ou específicos).

Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum