ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença de claridade entre a Lua e Marte

2 participantes

Ir para baixo

Diferença de claridade entre a Lua e Marte Empty Diferença de claridade entre a Lua e Marte

Mensagem  mateuseiti Ter 05 Jul 2016, 08:26

Olá.
Sou novo no fórum e extremamente leigo (peço desculpas por isso) no assunto de astronomia, no entanto, gosto de ver e observar o que acontece e as descobertas que são feitas diariamente sobre o assunto.
Hoje estava olhando uma matéria aonde um grupo afirmou ter visto um "verme" na superfície marciana. Comecei então a olhar algumas fotos tiradas pela sonda Curiosity e pela primeira vez reparei que Marte tem uma claridade diurna realmente, como se fosse um deserto terráqueo, e a Lua tem uma iluminação completamente diferente, como se fosse uma noite iluminada. Fiquei bastante curioso principalmente pelo falo de a Lua estar mais próxima ao Sol do que Marte.
Não sei se é pelo fato de haver alguma atmosfera em Marte ou pela superfície avermelhada. Segue duas imagens:


Diferença de claridade entre a Lua e Marte As11-40-5949b_0

Diferença de claridade entre a Lua e Marte Marte-777x437


Gostaria que alguém me explicasse e mais uma vez peço desculpas por ser tão leigo.
Obrigado.

mateuseiti
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença de claridade entre a Lua e Marte Empty Re: Diferença de claridade entre a Lua e Marte

Mensagem  Bruno Ter 05 Jul 2016, 14:40

mateuseiti escreveu:Comecei então a olhar algumas fotos tiradas pela sonda Curiosity e pela primeira vez reparei que Marte tem uma claridade diurna realmente, como se fosse um deserto terráqueo, e a Lua tem uma iluminação completamente diferente, como se fosse uma noite iluminada. Fiquei bastante curioso principalmente pelo falo de a Lua estar mais próxima ao Sol do que Marte.
Não sei se é pelo fato de haver alguma atmosfera em Marte ou pela superfície avermelhada. Segue duas imagens:
Seja bem vindo mateuseiti, a atmosfera da lua é tênue de tal forma que os gases escapam para o espaço, já a atmosfera marciana é constituída basicamente por 95% de dióxido de carbono, e os 5% de outros gases como o argônio e vestígios de metano e oxigênio por exemplo. Em relação à atmosfera lunar a atmosfera de marte é densa o suficiente para reter esses gases. Como a lua tem uma atmosfera que pode na prática ser desconsiderada (cerca de menos de cem trilhonésimos da atmosfera terrestre no nível do mar), uma parte da luz solar que incide na lua é absorvida por ela e outra é refletida ou reenviada de volta para o espaço, e não encontrando no caminho gases para ser refletida o céu visto desde o satélite da terra continua completamente escuro tanto durante o dia quanto na noite lunar.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos