Diferença de claridade entre a Lua e Marte

Ir em baixo

spica Diferença de claridade entre a Lua e Marte

Mensagem  mateuseiti em Ter 05 Jul 2016, 08:26

Olá.
Sou novo no fórum e extremamente leigo (peço desculpas por isso) no assunto de astronomia, no entanto, gosto de ver e observar o que acontece e as descobertas que são feitas diariamente sobre o assunto.
Hoje estava olhando uma matéria aonde um grupo afirmou ter visto um "verme" na superfície marciana. Comecei então a olhar algumas fotos tiradas pela sonda Curiosity e pela primeira vez reparei que Marte tem uma claridade diurna realmente, como se fosse um deserto terráqueo, e a Lua tem uma iluminação completamente diferente, como se fosse uma noite iluminada. Fiquei bastante curioso principalmente pelo falo de a Lua estar mais próxima ao Sol do que Marte.
Não sei se é pelo fato de haver alguma atmosfera em Marte ou pela superfície avermelhada. Segue duas imagens:







Gostaria que alguém me explicasse e mais uma vez peço desculpas por ser tão leigo.
Obrigado.

mateuseiti
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/07/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Diferença de claridade entre a Lua e Marte

Mensagem  Bruno em Ter 05 Jul 2016, 14:40

mateuseiti escreveu:Comecei então a olhar algumas fotos tiradas pela sonda Curiosity e pela primeira vez reparei que Marte tem uma claridade diurna realmente, como se fosse um deserto terráqueo, e a Lua tem uma iluminação completamente diferente, como se fosse uma noite iluminada. Fiquei bastante curioso principalmente pelo falo de a Lua estar mais próxima ao Sol do que Marte.
Não sei se é pelo fato de haver alguma atmosfera em Marte ou pela superfície avermelhada. Segue duas imagens:
Seja bem vindo mateuseiti, a atmosfera da lua é tênue de tal forma que os gases escapam para o espaço, já a atmosfera marciana é constituída basicamente por 95% de dióxido de carbono, e os 5% de outros gases como o argônio e vestígios de metano e oxigênio por exemplo. Em relação à atmosfera lunar a atmosfera de marte é densa o suficiente para reter esses gases. Como a lua tem uma atmosfera que pode na prática ser desconsiderada (cerca de menos de cem trilhonésimos da atmosfera terrestre no nível do mar), uma parte da luz solar que incide na lua é absorvida por ela e outra é refletida ou reenviada de volta para o espaço, e não encontrando no caminho gases para ser refletida o céu visto desde o satélite da terra continua completamente escuro tanto durante o dia quanto na noite lunar.

Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum