ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

+2
thiagomandrade
ZelvisCch
6 participantes

Ir para baixo

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm Empty Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Mensagem  ZelvisCch Ter 01 Mar 2016, 09:39

Saudações.
Alguém poderia me dizer se é recomendável a aquisição de uma ocular de 2,5mm para ser usado em um refrator de D=90mm DF=910mm uma vez que teoricamente eu terei 364x aumento?

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm Ocular-tmb-planetary-type-ii-2-5mm-1-25-127692120-500x416
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm Empty Re: Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Mensagem  thiagomandrade Ter 01 Mar 2016, 10:35

Eu acredito que não seja o ideal, uma vez que o aumento teórico máximo do seu telescópio é 180X.
O melhor seria você comprar uma ocular de 5mm, ficando no limite teórico do telescópio (182X), evitando perder muito o foco. Pessoalmente indicaria uma Wideangle de 5mm, você aproveitará muito mais da ocular.

Como não possuo um telescópio de dimensões similares acho que alguém que já tenha feito a experiência possa ter uma opinião mais realista.
thiagomandrade
thiagomandrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 161
Data de inscrição : 06/02/2016
Idade : 36
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm Empty Re: Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Mensagem  ZelvisCch Ter 01 Mar 2016, 10:58

Eu tenho uma TBM 6mm e já fiz observações de Júiter usando uma Barlow 3x, ou seja, extrapolei muito o limite teorico. E fiquei satisfeito, porém, não plenamente, por isso gostaria de saber se sem a barlow, apenas usando a ocular, eu terei resultados melhores.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm Empty Re: Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Mensagem  AGM Ter 01 Mar 2016, 12:29

ZelvisCch escreveu:Alguém poderia me dizer se é recomendável a aquisição de uma ocular de 2,5mm para ser usado em um refrator de D=90mm DF=910mm uma vez que teoricamente eu terei 364x aumento?

É uma ampliação de 360x no 90mm/900, tal cifra de aumento é melhor em um telescópio de pelo menos 200mm, sendo ainda mais viável em um de 250mm ou 300mm. Ampliações com imagens bem equilibradas correspondem ao diâmetro do telescópio, por exemplo:
A melhor ampliação que obterá com um 90mm é com um aumento de 90x, ampliar 2x ou 2.5x o diâmetro da objetiva, terá variações de acordo com a distância focal, da qualidade das lentes e ou espelhos além das oculares utilizadas.

90mm sendo F/10, tem melhor contraste do que um 90mm F/5, ambos tem o mesmo poder de ampliação porém, no F/5, para ver com o mesmo contraste teria de ampliar a metade do F/10 observando a mesma imagem, pois o brilho seria mais excessivo perdendo assim a definição dos detalhes. Há telescópios refratores a F/7, relatados por que os usou, que tem uma resolução afiada além de suportar grandes ampliações, porém são esses os "apocromáticos" e custam caro, muito caro.

Para um 90mm ampliações de até 225x é o céu para esse telescópio, caso a atmosfera esteja em condições mais do que favoráveis. Com o Virtuoso 114mm, para melhores observações que fiz em Júpiter, utilizei uma TMB 7mm ampliando 71x. Com uma barlow 3x mas usando apenas a lente no modo de 2.5x ampliando 178x e foi o máximo que já consegui até o momento e salvo por determinada noite!!! Pois nestas duas noites decorrentes, a atmosfera encontrava-se com ventos baixos, céu limpo e cristalino e baixa PL, pois choveu durante o dia, o calor dissipou e a noite a temperatura mais amena permitiu tal observação.

Para quem acha que observar um planeta como Júpiter, com apenas 50x é pouco, lembre-se do que você consegue ver a olho nu!!! Apenas uma pequena bolinha brilhante e nem percebe suas luas. Um planeta gasoso como esse, para ampliações mais elevadas, é preciso de uma objetiva maior, com mais resolução e de uma noite com condições propícias.

Teoricamente meu 114mm suporta 228x, sim, essa cifra seria muito útil para alguns objetos do sistema solar se, ele fosse um F/9 no mínimo. Então, prefiro usar 114mm x 1.5x devido ao foco tão curto que nem mesmo chega a F/5. Imagens com até 150x com esse telescópio são o limite, e para planetas como Júpiter, só consegui ver a Grande Mancha Vermelha usando um filtro Dark Sky E-1.

Não fosse a atmosfera, poderia usar uma ocular de 1mm!!! mas a barreira das correntes de ar quente e fria, aerossóis, poluição luminosa e industrial nos afetam incessantemente e estamos limitados a certos valores para as observações.

Minha opinião, se o seu telescópio suporta 225x, que é o valor teórico máximo, invista em uma ocular que amplie no máximo o dobro da objetiva, ou seja, 180x e ainda assim, eu compraria uma que ampliasse 1.5x a objetiva com ampliação de 135x. Lhe digo isso fundamentado em que, serão "raras" as noites durante um ano inteiro que poderá utilizar 225x de ampliação com tal ocular. Sendo assim, o uso dela será quase que nulo e o proveito da mesma assim como o investimento irão pelo ralo. Quando tiver um telescópio com uma objetiva MAIOR, então, invista em oculares para maiores ampliações.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm Empty Re: Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Mensagem  Bruno Qua 02 Mar 2016, 08:21

AGM escreveu:Quando tiver um telescópio com uma objetiva MAIOR, então, invista em oculares para maiores ampliações.
Apenas lembrando aqui que embora a ampliação máxima e mínima estejam diretamente relacionadas com a abertura, na escolha de oculares para ampliações mais elevadas como geralmente elas são de distâncias focais mais curtas (6mm para baixo), não esquecer também de levar em conta a distância focal do instrumento. Quanto mais longa ela for menos se farão necessárias oculares de distâncias focais muito curtas, para evitar que elas forneçam aumentos que ultrapassem o limite resolutivo da objetiva ou espelho do telescópio.
Por exemplo, um refrator de 70mm e outro com 90mm sendo ambos com a mesma distância focal (900mm por exemplo), se usarem uma mesma ocular de 4 mm terão 225x de aumentos, porém a abertura de 90mm suporta 225x enquanto que a de 70mm terá o seu limite resolutivo de 175x extrapolado.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm Empty Re: Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Mensagem  André Pira Qua 02 Mar 2016, 11:12

Sem contar que a pupila de saída ficaria demasiadamente pequena. Pelos cálculos (senão estiverem errados) seria de 0,25 mm.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm Empty Re: Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Mensagem  André Pira Qua 02 Mar 2016, 11:20

Muito pequena. Sendo que o mínimo aconselhável "acho" que seria em torno de 0,5 mm.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm Empty Re: Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Mensagem  deco27x Qua 02 Mar 2016, 14:18

O uso de aumentos muito elevados (entre 2x e 3x a abertura) depende de uma ótica muito boa e seeing muito bom.

Normalmente não se recomenda usar ampliações acima de 3x a abertura. Geralmente não compensa em nenhum instrumento.

Além disso, o uso de ampliações muito altas é questão de gosto também. Não é todo mundo que consegue tirar proveito de ampliações acima de 3x a abertura.

Conheço pessoas que acham proveitoso o uso de ampliações desta ordem, mas para isso é necessário treinar bastante a visão para saber tirar proveito de ampliações muito fortes, além é claro de depender de uma ótica e seeing muito bons.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm Empty Re: Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos