ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida de novato - Celestron 130EQ

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Sáb 20 Fev 2016, 12:59

Olá.

Estou querendo começar na astrofotografia e como a maioria, estou na dúvida com relação a novos equipamentos. A camera eu já tenho: uma canon 70D. A dúvida é com relação ao telescopio. Estou pensando em pegar um Celestron 130EQ que esta em promoção no ML por 1.490,00. Porém, nao sei se é um bom equipamento ou não. Sei que este modelo a venda nao tem os motores, porém no futuro gostaria de comprar, se for opcional. Este modelo suporta motorização? é um bom modelo para começar?
Também goste bastante do Maksutov, porém o que me desanimou nele é ser 'apenas' 90mm. O skywatcher é bem interessante, ainda mais por ter base motorizada. Porém, me desanima o fato da obrigatoriedade de usar uma barlow para conseguir focar.

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  BrunoAuditore Sáb 20 Fev 2016, 14:33

Olá jmaurin, vi o anuncio no ML, o preço está bacana e com frete grátis para todo o Brasil mais já deu uma garimpada para ver se encontra um usado, porém em boas condições e com mais acessórios e oculares ?

Sobre o motor drive, existe sim um motor drive para o equipamento mencionado e abaixo segue um vídeo.
BrunoAuditore
BrunoAuditore
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 30
Localização : Latitude: 06º 15' 39" S | Longitude: 36º 31' 04" W

http://www.astronomobrunodesouza.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Sáb 20 Fev 2016, 14:48

BrunoAuditore escreveu:Olá jmaurin, vi o anuncio no ML, o preço está bacana e com frete grátis para todo o Brasil mais já deu uma garimpada para ver se encontra um usado, porém em boas condições e com mais acessórios e oculares ?

Sobre o motor drive, existe sim um motor drive para o equipamento mencionado e abaixo segue um vídeo.
Não, ainda nao procurei nao. O motivo é simples: falta de conhecimento. Nao sei se o equipamento é bom ou nao para astrofotografia, por isso nem fui atras ainda. O driver eu acabei achando no site da celestron.....esta por cerca de $37,00 lá fora.
Ai me surgiu outra dúvida: a maioria das bases mais em conta possuem opção de motor em somente um eixo, correto? Nesses casos, é impossivel utilizar algum equipamnento de GoTo? E no caso de bases motorizadas não-equatoriais, como o Skywatcher que tem no armazem (114m), como ele movimenta os dois eixos e possui encoders de precisao, porque não utilizar um software para movimentar o telescopio nos dois eixos afim de seguir o objeto, como um equatorial faz mecanicamente?

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Sáb 20 Fev 2016, 15:04

Bom, voltando a busca de infos pelo 130EQ, andei lendo em uns forums de gringos que ele realmente nao é indicado para astrofotografia....e de volta a estaca zero! :(
Nao sei se falei, mas minha ideia é encontrar um equipamento de até uns 1.500,00 (se dividir pelo ML, como eu faria com esses que citei) para astrofotografia. Lembrando que a camera eu já tenho.

Mais uma dúvida: normalmente, a camera vai conecta diretamente ao telescopio? Isto é, eu utilizo ou não as lentes do telescopio (barlow, 25mm, etc)? Porque a maioria dos adaptadores que vejo, a camera é acoplada diretamente ao focalizador do telescopio.

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  BrunoAuditore Sáb 20 Fev 2016, 15:19

Faça o seguinte, eu encontrei um Telescópio Orion Newtoniano SpaceProbe 130 EQ2, segue o link Aqui
Ele tem uma montagem equatorial 2 e bem mais rígida em comparação a EQ1, é um refletor de f6.9 o que é ideal para DSO.

Sobre a dúvida da câmera, ela é acoplada direto no focalizador do telescópio (caso você tenha o adaptador T2).
BrunoAuditore
BrunoAuditore
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 30
Localização : Latitude: 06º 15' 39" S | Longitude: 36º 31' 04" W

http://www.astronomobrunodesouza.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Sáb 20 Fev 2016, 16:47

Bruno, o problema é comprar de um vendedor sem reputação no ML.

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Sáb 20 Fev 2016, 16:58

Em completando a dúvida: se a camera vai acoplada diretamente no telescopio, nao é possível modificar a ampliação? É sempre fixa?

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  CiceroS Sáb 20 Fev 2016, 17:21

Eu não manjo nada ainda de astrofotografia, a não ser o que eu li e tenho lido a respeito, e certamente vou demorar muito pra me aventurar nisso, mas...

Mas você já tem uma Canon 70D, que põe no chinelo muitas outras habituais câmeras pra astrofotografia, jmaurin?! http://snapsort.com/pt/câmeras/canon-eos-70d

Olha, no fundo, no fundo, eu acharia melhor você poupar mais (e enquanto poupa "capitalizar" maior conhecimento) e investir num equipamento astronômico à altura dessa câmera.

Porque mesmo na minha ignorância, tenho certeza de que essa DSLR (não modificada?) só pode dar o que ela pode dar merecendo uma montagem superior a uma EQ3-2 motorizada (em ambos os eixos, claro) e um refletor de no mínimo 200mm de abertura, ou um catadióptrico que concorra, ou um apocromático (APO) decente.

Mas aí, de novo, que os astrofotógrafos se adiantem.
CiceroS
CiceroS
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 94
Data de inscrição : 10/01/2016
Idade : 57
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Sáb 20 Fev 2016, 17:30

CiceroS escreveu:Eu não manjo nada ainda de astrofotografia, a não ser o que eu li e tenho lido a respeito, e certamente vou demorar muito pra me aventurar nisso, mas...

Mas você já tem uma Canon 70D, que põe no chinelo muitas outras habituais câmeras pra astrofotografia, jmaurin?! http://snapsort.com/pt/câmeras/canon-eos-70d

Olha, no fundo, no fundo, eu acharia melhor você poupar mais (e enquanto poupa "capitalizar" maior conhecimento) e investir num equipamento astronômico à altura dessa câmera.

Porque mesmo na minha ignorância, tenho certeza de que essa DSLR (não modificada?) só pode dar o que ela pode dar merecendo uma montagem superior a uma EQ3-2 motorizada (em ambos os eixos, claro) e um refletor de no mínimo 200mm de abertura, ou um catadióptrico que concorra, ou um apocromático (APO) decente.

Mas aí, de novo, que os astrofotógrafos se adiantem.  

Pois é....a minha maior dificuldade agora esta sendo encontrar equipamentos aqui no Brasil. Mesmo no ML: nada. Tentei pesquisar por vários modelos de bases conhecidas, é muito, muito dificil encontrar algo no Brasil...e olha que eu estou pesquisando apenas para ter ideias de preços heim! Ou, eu que nao estou sabendo pesquisar mesmo....
Os sites mais conhecidos (armazem, tellescopio, etc...) infelizmente nao tem muitas opções atualmente.

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  CiceroS Sáb 20 Fev 2016, 17:35

Ultimamente, por causa desse patamar de 4 reais por dólar, esse e outros tipos de equipamento você encontra mais no mercado de usados, que está bem aquecido. Mas aí tem que ser rápido no gatilho, né? rs. Por exemplo:

https://www.facebook.com/groups/mercadodaastronomia/
https://www.facebook.com/groups/balcaodaastronomia/




CiceroS
CiceroS
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 94
Data de inscrição : 10/01/2016
Idade : 57
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  BrunoAuditore Sáb 20 Fev 2016, 17:43

jmaurin escreveu:Bruno, o problema é comprar de um vendedor sem reputação no ML.

Sim, mais o mercado pago serve para isso caso seu produto não chegue você tem seu dinheiro de volta é fácil e prático.
BrunoAuditore
BrunoAuditore
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 30
Localização : Latitude: 06º 15' 39" S | Longitude: 36º 31' 04" W

http://www.astronomobrunodesouza.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  André Pira Sáb 20 Fev 2016, 17:56

Boa tarde jmaurin! Siga o conselho do amigo Cícero e guarde mais um dinheirinho para um tele à altura de sua câmera que é "show de bola" e merece um equipamento compatível com ela - com uma abertura de pelo menos 200 mm em uma montagem equatorial mais robusta: EQ 5, HEQ 5...
Com relação a acoplar a câmera direto no telescópio (foco primário ou direto) o aumento será fixo e dependerá do poder de ampliação do telescópio que ela estará acoplada. Já em projeção positiva (com o uso de oculares) logicamente a distância focal da ocular determinará a capacidade de visualização dos detalhes (aumento) do objeto na foto realizada. Tem várias marcas de oculares que se conectam direto na câmera, as Baader Hyperion fazem esse trabalho com perfeição. Afinal foram projetadas para isso.
Os grupos do face indicados são bem legais para compra de equipamentos seminovos. Hoje em dia com essa alta do dólar, muitas lojas estão literalmente com o freio de mão puxado...já comprei várias oculares por lá e sempre estavam em perfeitas condições. Dê uma olhada no face, em específico nos anúncios do Ronaldo Vasconcellos - o cara tem muita coisa a disposição, desde tubos até montagens.
Valeu....
Abs!


André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Sáb 20 Fev 2016, 18:16

André Pira escreveu:Boa tarde jmaurin! Siga o conselho do amigo Cícero e guarde mais um dinheirinho para um tele à altura de sua câmera que é "show de bola" e merece um equipamento compatível com ela - com uma abertura de pelo menos 200 mm em uma montagem equatorial mais robusta: EQ 5, HEQ 5...
Com relação a acoplar a câmera direto no telescópio (foco primário ou direto) o aumento será fixo e dependerá do poder de ampliação do telescópio que ela estará acoplada. Já em projeção positiva (com o uso de oculares) logicamente a distância focal da ocular determinará a capacidade de visualização dos detalhes (aumento) do objeto na foto realizada. Tem várias marcas de oculares que se conectam direto na câmera, as Baader Hyperion fazem esse trabalho com perfeição. Afinal foram projetadas para isso.
Os grupos do face indicados são bem legais para compra de equipamentos seminovos. Hoje em dia com essa alta do dólar, muitas lojas estão literalmente com o freio de mão puxado...já comprei várias oculares por lá e sempre estavam em perfeitas condições. Dê uma olhada no face, em específico nos anúncios do Ronaldo Vasconcellos - o cara tem muita coisa a disposição, desde tubos até montagens.
Valeu....
Abs!



Obrigado!
Vc tem indicação de alguns grupos com pessoal de confiança? Sei que nao da pra botar a mao no fogo pelos outros, mas se for um grupo com indicação de alguem que já esta no ramo, já vale!

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  André Pira Sáb 20 Fev 2016, 18:43

Realmente a questão da indicação é sempre complicado. Mas fiz vendas e compras com alguns deles e sempre correu tudo bem: Ronaldo Vasconcellos, Daniel Canovas, Bruno Ophiuchus, Pedro Pessoa, Jordan Patrick - no caso da modificação da câmera para astrofotografia...
Sempre dê uma olhada nos comentários que se seguem a publicação do item que está sendo vendido, mesmo que não seja um produto do seu interesse. Pelo menos dá para ter uma noção da reputação do vendedor. Todo cuidado é sempre bem vindo!!!
Abs...
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  André Pira Sáb 20 Fev 2016, 18:48

Puxa, tava me esquecendo. Também tem o Viktor da Pégasus, extremamente indicado em se tratando de confiança/credibilidade nas negociações e sempre anuncia no face.
Também tem muita coisa à venda...
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Sáb 20 Fev 2016, 21:50

Andei vendo uns tele de 305mm.....rapaz, o bixo é muito grande! Nao vai rolar nao!! rs
Com relação a base, vi uma no face (usada) por cerca de 1.100,00 (NEQ5), mas sem motores....nesse preço até que esta acessível, porém esta esta com umas modificações e acho que já foi vendida. Agora com relação ao tele, estou começando a achar que um cd 200 vai ficar meio q grande d+ pra mim. Alguma outra recomendação de telescopio com uns 150mm? Realmente, a diferença de preço de um novo p/ um usado é absurda e parece ter várias boas opções no face. Em um dos grupos até encontrei um virtuoso motorizado (114mm) por R$750! Se nao tivesse atrás de um equatorial teria pego ele...

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  CiceroS Sáb 20 Fev 2016, 22:45

Se você quer/precisa de portabilidade, então sua praia deve ser um catadióptrico. Se você considerou o Mak90 (um Maksutov-Cassegrain) da Skywatcher "fraquinho", então vai de um com 127mm de abertura. Mas um assim tem seu "preço", tá? E em comparação aos newtonianos, pra cada polegada a mais, bota preço nisso...rs.

Como o André já comentou, o Ronaldo Vasconcellos pode ser o canal. Eu vi que ele tem um Schmidt-Cassegrain, o Celestron XLT Omni 127mm, anunciado no Balcão da Astronomia.

http://www.celestron.com/browse-shop/astronomy/telescopes/omni-xlt-127-telescope

Ou não tem, não sei se o Ronaldo já vendeu e o anúncio não foi atualizado. Se não... morre 2500 dilmas, e tudo isso apenas pro OTA! Mas muito provavelmente ele terá uma montagem equatorial apropriada. E se tiver... bota dois preços nisso! rs.

Mas bater um papo com ele não custa nada, né, jmaurin?
CiceroS
CiceroS
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 94
Data de inscrição : 10/01/2016
Idade : 57
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Sáb 20 Fev 2016, 22:55

Cícero, na verdade eu ACHO o mak com um diâmetro pequeno...mas eu não tenho nenhum e nenhuma experiência. Eu não preciso de um tele muito portátil...porém vou apanhar da mulher se eu arrumar mais alguma coisa grande (jah sou fuçador, tenho uma fresadora CNC construída por mim, sou aeromodelista, radioamador, e por aí vai...) e TB estou pensando em começar mais devagar, sem gastar muito. Nesse meio tempo jah li um pouco e aprendi mais sobre Teles. Eu gostaria de investir em uma ótima base, mas acho q vou começar mais light.

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  CiceroS Sáb 20 Fev 2016, 23:53

Isso!, chegou no ponto: começar light. Que investimento pra astrofotografia não é nada light, já deu pra sentir, né?

Cara, se é pra comprar agora, se tá difícil segurar (e pra não apanhar da patroa...rs.), compra então um Makzinho90 zero bala. Pra ver se é isso mesmo que você quer, né? E não descobrir depois, cheio de pesar, com um equipamento que custou os olhos da cara, que era fogo de palha, que era só pra pegar carona nessa crista da onda da astrofotografia, ou porque o grande poder de fogo da tua DSLR assim o exigia, e por aí vai.

Que o que deve alimentar o interesse pela astrofotografia é o interesse pela astronomia, né? E o Mak90 é uma excelente porta de entrada pra ela.

E olha só: em comparação ao refletor de 114mm (Virtuoso), acho que você já notou no mercado de usados muita gente se desfazendo dele, e que o Mak90 é difícil de encontrar. Que quem tem, dificilmente se desfaz.

Ele não é "poderoso"? É, ele não é. Mas é de qualidade indiscutível (não que o Virtuoso não seja, tá?), e de fácil manutenção (colimar é raro), fácil de levar de lá pra cá...

Ah, a EQ1 não é lá essas coisas? Mas é uma equatorial, e motorizável. E mesmo que apenas num dos eixos, com ela é perfeitamente possível se iniciar na astrofotografia, salvo engano, se chega a um minuto de exposição com ela.

Assim como na astronomia, a astrofotografia tem a sua "curva de aprendizado", não dá pra fugir dela. E dominar um equipamento básico, com todas essas dificuldades, é um grande passo pra mandar bem num equipamento superior, não é verdade?

Isso sem falar naquilo tudo que você terá que aprender sobre configuração, processamento de imagem, tratamento...

É, jmaurin, devagar com andor, que o santo é de barro...rs. Mas devagar e sempre.
CiceroS
CiceroS
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 94
Data de inscrição : 10/01/2016
Idade : 57
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Dom 21 Fev 2016, 08:58

É Cicero, é bem isso ai. Eu 'conheci' a base EQ3-2 e achei ela MUITO parecida com a EQ5 (robusta), gostei bastante dela e ACHO que deve custar bem menos. O peso suportado por ela eu acredito que seja bom para começar (7Kg). Entao vou tentar encontrar uma usada e dependendo do preço compra-la. Caso nao consiga, provavelmente irei partir para o Mak90 mesmo, acho que vai ser a melhor opção.
Com relação a astrofotografia, eu ACHO que nao vou ter problemas nao...rs.....nao sou fotógrafo profissional nao, mas sempre gostei de fotos. Tinha uma T1i que comprei a cerca de 4 ou 5 anos, nao me lembro (comprei quando foi lançada) e depois que minha casa foi roubada ano passado, peguei o dinheiro do seguro e comprei a 70D. Já tenho um tripé manfrotto, mas nao tenho lentes boas pras céu (somente a do kit, uma 18-105). O bom da 70D é que já tem Wireless....posso controla-la de dentro de casa hehehehe. Também sou 'fuçador' em eletronica, arduino, etc......entao a minha ideia futura é desenvolver um módulo Wifi e um novo driver p/ o Stellarium para usar o telescopio remotamente, tudo a baixo custo usando peças baratas (por exemplo, um Arduino nano). Essa parte pra mim é bem 'fácil', trabalho na área.

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Dom 21 Fev 2016, 09:10

Alias, alguem aqui é admin dos grupos Baldao da Astronomia ou Mercado da Astronomia? Pedi para entrar neles ontem, mas ainda nao obtive nenhuma resposta.

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  CiceroS Dom 21 Fev 2016, 14:10

Ih, a minha permissão pra entrar no Balcão demorou uns dias, mas veio. Por enquanto o Mercado deve bastar, que a grande maioria dos anúncios são colocados em um e outro.

E pelo que vejo, jmaurin... É, esse seu lado "fuçador", como pré-requisito e base, vai te dar um bom encaminhamento para essa nova aventura. Principalmente nos primeiros desafios, de puxar os cabelos!, para quem se inicia nela: alinhamento, guiagem... Quem viver, verá! rs.

CiceroS
CiceroS
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 94
Data de inscrição : 10/01/2016
Idade : 57
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  jmaurin Dom 21 Fev 2016, 21:29

Bom, acabei de comprar um EQ5 zeado na caixa, nunca usado, por 1.150,00. Fiz um bom negócio? Somente o tripé foi usado e possui uma adaptação no parafuso dos pés, o que nao interfere em ada na utilização do mesmo. A cabeça/montante nunca foi usado, esta lacrado.
Agora vou montar a motorização DIY provavelmente usando o AstroEQ ou um personalizado, feito por mim, ainda nao decidi.
Tb falta o telescopio em si! hehehehe

jmaurin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2016
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto, SP

http://www.jonis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  CiceroS Dom 21 Fev 2016, 22:46

Então, Jonis... Pois é, vi esse anúncio. A cabeça da montagem parece estar zerada mesmo, mas aquele parafuso lá do tripé... Bom, só o pessoal que usa/conhece a EQ-5 e você tendo ela ao vivo e em cores pra saber mesmo se aquilo compromete ou não a estabilidade. Aliás, teve gente que reservou e logo desistiu, né? Mas, honestamente, de antemão eu não saberia avaliar. Exceto o preço, que era realmente tentador.

De qualquer forma, se a gambiarra lá não der problema, metade da brincadeira já está garantida. Metade, que o caminho pra sinfonia completa não será curto, nem livre de percalços, viu? rs.

CiceroS
CiceroS
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 94
Data de inscrição : 10/01/2016
Idade : 57
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de novato - Celestron 130EQ Empty Re: Dúvida de novato - Celestron 130EQ

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos