ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters Empty Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters

Mensagem  Xevious Qui 11 Fev 2016, 11:01

Pra quem não sabe, este é um exemplo de Cluster
Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters 1rb9VUj

Estrelas se formam apartir de nebulosas

Nebulosas tem dois tipos de origens
- De estrelas que explodiram
Neste caso elas contem vários elementos pesados.

- Ou são remanescentes da origem do universo
Neste caso elas tem praticamente só Hidrogênio

Mas como explicar um cluster que tem milhares de estrelas em formação?

Há, elas são formadas devido a nebulosa, ok.. mas ..
deveriam existir muitas estrelas que teriam explodido naquela região do espaço
deveriam ter explodido praticamente em série, como numa festa junina, uma explodindo a outra

nunca observamos explosões em série de estrelas..

e mesmo assim, alguma remanescente super-gigante, deveria ainda existir na região, mas não..

até onde tenho observado, a explicação mais conhecida, não serve para estes casos..

mas uma outra explicação serviria, para estes e inclusive para todos os outros casos..
mas antes de falar sobre ela vou fazer uma introdução

nós nunca podemos ver o desenvolvimento de uma estrela de verdade
porque para nós o universo é estático, como uma foto
com exceção dos astros que estão muito próximos de nós, todos parecem parados

então coletamos várias imagens de estrelas em estágios diferentes de evolução
e criamos uma ordenação lógica
e deu certo tanto que houve aceitação mundial

ah, também criamos fórmulas matemáticas e as enfiamos em simuladores e deu tudo certo tb..
mas.. a princípio, outras formulas poderiam dar um resultado igual..

bem agora vou a minha teoria
ela não é baseada somente nas minhas conclusões sobre os clusters, mas nela se parece mais evidente

de todas as minhas teorias esta nunca cheguei a escrever em lugar algum
por considera-la a mais radical de todas

mas ela é compatível com outras teorias minhas, pelo menos..

a explicação seria que .. tudo seria ao contrário, doq pensamos..

estrelas não se formariam apartir de nebulosas, mas surgiria matéria dentro delas..

a ciência já aceita a criação expontânea de matéria, em pleno espaço
mas a teoria atual é que apartir de um "nada" se forma um par de particulas, uma de matéria e outra de anti-matéria
e que na maioria das vezes elas se colidem e voltam ao estado inicial, do "nada" original..

bem.. mas nesta minha teoria, não seria "por aê"..

a matéria surgiria, já na sua configuração atual, ou seja já como matéria e não como par

ai quem esta lendo poderia pensar, "mas que furada, essa ofende a teoria da preservação da energia"
não é o caso

porque ela não surgiria "do nada" mas sim "de outro lugar"

aí que vem a compatibilidade com outras teorias minhas

a algum tempo tenho chegado a conclusões sobre a existência de outro universo
mas diferente de qualquer outra teoria, ele não seria paralelo, mas sim complementar

é dele que viria a matéria, ela "vazaria" para o nosso universo

então oq Stephen Walking idealizou no passado, do Buraco Branco é que seria a explicação
com a diferença de que na teoria original dele, a matéria que seria ejetada pelo Buraco Branco seria deste nosso próprio universo.

Bem, mas nesta teoria não, a matéria viria de outro.
E inclusive nesta minha teoria todas estrelas, galáxias, etc, teriam sido formados por esta ejeção de matéria vinda de outro universo

Agora.. porque nada assim foi pensado antes..

Ora bolas, porque não tínhamos as informações necessárias
chegamos a uma teoria lógica, de acordo com as evidências que tínhamos

e porque eu, fiz esta teoria e não algum cientista consagrado.

O caso é que eu tenho outras teorias, e estas são as bases para esta nova..

Não consegui encontrar todas minhas teorias anteriores neste fórum, mas elas podem ser encontradas certamente no fórum Intonses (http://intonses.com.br)

Neste fórum encontrei uma teoria, que é a mais apropriada para ser conhecida, para se ter uma base sobre o assunto deste tópico => https://astronomia.forumeiros.com/t1064-o-universo-quantico

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters Empty Re: Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters

Mensagem  deco27x Qui 11 Fev 2016, 14:18

Estrelas se formam apartir de nebulosas

Nebulosas tem dois tipos de origens
- De estrelas que explodiram
Neste caso elas contem vários elementos pesados.

- Ou são remanescentes da origem do universo
Neste caso elas tem praticamente só Hidrogênio

Mas como explicar um cluster que tem milhares de estrelas em formação?

Colega. Aparentemente sua dúvida se deve ao fato de não entender como e formam as grandes nuvens moleculares (nebulosas) que dão origem às estrelas.

As duas origens citadas para a origem às nebulosas formam um quadro incompleto, e por isso a aparente incongruência citada pelo colega.

O meio interestelar não é vazio em primeiro lugar, existe muita matéria no espaço interestelar,as nebulosas são meramente regiões onde esta matéria se encontra mais concentrada.

A matéria do meio interestelar se tem 3 origens principais:

1 - parte dela é matéria original remanescente
2 - parte vem da morte de estrelas
3 - boa parte tem origem na matéria que as estrelas perdem ainda em vida.

Todas as estrelas perdem parte de suas massas "ainda em vida", é um processo natural, junto com a radiação que emitem elas perdem massa também (átomos mais energéticos que acabam por ser ejetados), quanto mais massiva (e brilhante) a estrela, mas rapidamente ela perde massa. Numa a matéria perdida pelas estrelas, seja na forma de vento solar ou em suas mortes se espalha pelo meio interestelar, para depois se eventualmente se aglutinar em nebulosas que eventualmente formarão estrelas.

As nebulosas que geram estrelas como a nebulosa de Orion e da Águia e as resultantes da morte de uma estrela como a nebulosa do anel são bem diferentes, em especial porque as nebulosas de formação estão basicamente contraindo e se aglutinando em estrelas e podem ser muito massivas, com massas entre centenas e milhares de massas solares.
Nebulosas resultantes da morte de uma estrela representam a parte da massa da mesma que não foi perdida na forma de vento solar e nem colapsou na estrela moribunda. Portanto nunca tem mais que umas poucas dezenas de massas solares (geralmente bem menos) e normalmente estão em veloz expansão, tendo como destino se dissipar no espaço interestelar e muito futuramente talvez voltar a fazer parte de alguma nebulosa de formação de estrelas.

Sua confusão é perfeitamente compreensível colega.

Muito se fala sobre estrelas se formando de nebulosas e pouco se fala sobre como estas nebulosas se formam. A divulgação científica tem falhado muito neste sentido.
Procurei algumas referências para lhe passar mais estas foram das poucas razoáveis que tocam o assunto que encontrei até o momento:

http://astro.if.ufrgs.br/ism/ism.htm

http://www.astro.iag.usp.br/~jane/aga215/apostila/cap14.pdf

http://www.on.br/ead_2013/site/conteudo/cap14-meio-interestelar/meio-interestelar.html

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABG5UAG/nuvens-moleculares

Algumas das informações destas fontes estão um pouco desatualizadas na verdade. Hoje sabemos que há mais matéria no meio interestelar das galáxias do que pensávamos, principalmente porque o halo de matéria em torno das galáxias é maior que supúnhamos anteriormente.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters Empty Re: Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters

Mensagem  deco27x Qui 11 Fev 2016, 14:22

Aqui uma referência sobre o tamanho atualmente estimado do halo de matéria existente na nossa galáxia e na de Andrômeda:

http://www.galeriadometeorito.com/2015/05/via-lactea-ja-esta-em-contato-com-andromeda.html#.VrzC3ubG1-8
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters Empty Re: Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters

Mensagem  Jonas J Qui 11 Fev 2016, 14:49

Que foto impressionante. É possível observar o núcleo com maior densidade de estrelas e a beleza da nebulosidade em torno. Quem é o autor dessa foto?
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters Empty Re: Dúvida sobre formação de estrelas em relação a Clusters

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos