Faleceu Edgard Mitchell.

Ir em baixo

spica Faleceu Edgard Mitchell.

Mensagem  Bruno em Dom 07 Fev 2016, 21:13



Edgar Mitchell, que há 45 anos se tornou o sexto homem a pisar na lua, faleceu na quinta-feira passada (04 de fevereiro de 2016), na véspera do aniversário de seu pouso lunar. Ele foi o piloto do módulo lunar Antares a bordo da missão Apollo 14 da NASA em 1971. Edgard Mitchell morreu tranquilamente enquanto dormia, em sua casa em West Palm Beach nos EUA.
Como todos os primeiros astronautas ele era considerado um herói, e não se cansava de incentivar os outros astronautas através do seu exemplo a se esforçarem ao máximo para explorar o espaço. Esteve durante nove horas na superfície da lua explorando as terras altas no planalto lunar de Fra Mauro. Assim como os seus antecessores E. Mitchell também enfrentou graves problemas a bordo do módulo lunar, e que quase o levaram a abortar a missão por duas vezes num curto período de poucos segundos. Segundo a Nasa e o próprio Mitchell quando eles estavam pertos da alunissagem perceberam a luz de alerta para abortar a missão, mas mesmo assim Mitchell entrou no módulo lunar ou seja, ele estava definitivamente decidido a pousar o Antares e pisar na lua. Por conta própria e mesmo diante do sinal de alerta indicando que o problema era real, em conjunto com uma manobra realizada pelos controladores de voo de volta à terra E. Mitchell conseguiu retomar o controle da alunissagem, em que além de controlar manualmente a descida, ele precisaria fazer uma correção no computador de bordo, que compreendia em acionar mais de 80 teclas e dispondo de apenas poucos segundos. Ainda assim uma vez contornado esse problema não demorou muito para surgir outro quando chegaram a 20.000 pés (cerca de 6.100 m), pois outra luz de alerta de emergência disparou indicando que não tinham mais o radar de pouso, portanto não teriam além do visual o desembarque monitorado por radar, mas dessa vez e no último instante mesmo com a luz de alerta acesa o disjuntor do radar voltou a funcionar, restaurando assim o acesso aos dados de altitude e velocidade de descida vertical para que Mitchell pousasse com segurança. Foi assim que Edgard Mitchell salvou a missão, a vida dele e à do seu companheiro e comandante da Apollo 14 Allan Shepard (primeiro astronauta americano a ir ao espaço em 1961).
Assim que a luz de contato do pouso acendeu nos painéis, as primeiras palavras reportadas por Mitchell pelo rádio ao Centro de Controle da missão em Houston foram "Foi por pouco".
Uma coragem à toda prova e nervos de aço forjaram esses primeiros heróis do espaço, e o astronauta E. Mitchell foi um exemplo vivo disso.

Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Faleceu Edgard Mitchell.

Mensagem  Roberto_Moura em Ter 09 Fev 2016, 17:40

Ele teve um prêmio único... Ver a terra do espaço...
Agora, um segundo prêmio... Morrer dormindo.

Acho que é o desejo de todo ser humano: Morrer dormindo... Tranquilamente.

Que descanse em Paz.
avatar
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 61
Localização : São Sebastião-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum