Primeira noite de observação - SkyWatcher 70mm AZ2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Primeira noite de observação - SkyWatcher 70mm AZ2

Mensagem  rafaelonos em Dom 31 Jan 2016, 13:31

Olá. Meu SkyWatcher chegou na sexta-feira. Não tenho binóculos e não conheço muito o céu noturno. Meu conhecimento em astronomia é bem baixo, mas estou enriquecendo-o desde quando pensei em comprar um telescópio.
Antes dos relatos, gostaria de agradecer aos membros do fórum que sugeriram telescópios e resolveram dúvidas que eu tinha antes de comprar. Realmente fiquei muito feliz e admirado com as observações que realizei ontem. Ainda não domino muito o telescópio, mas gostei das observações.
E aqui vai:

No primeiro dia quis observar o Sol. O SW vem com um filtro solar. Com a ocular de 25mm consegui ver toda a estrela e uma mancha preta enorme. É muito fácil de apontar utilizando a própria sombra do telescópio. Uma dúvida: sem a utilização do filtro, usando a técnica de projeção..não há perigos de danificar o equipamento? Derreter algo, danificar algo?
Logo de noite, pouco antes da Lua nascer, estava observando por observar, restando as oculares, aprendendo a apontar o telescópio. Fui apenas olhando as estrelas. Fiquei impressionado pois, mesmo com o céu razoavelmente nublado, a quantidade de estrelas que consegui ver a mais que com o olho nú era surpreendente. Logo pensei em tentar observar a nebulosa de Orion. A constelação de Orion estava razoavelmente coberta pelas nuvens, a olho nú era necessário um pouco de esforço para identificá-la. Apontei para onde imaginava estar a nebulosa, e após uns 10 segundos de procura, encontrei algo que julgo ser ela (kkkk). Estava bem tênue. Parecia uma região esbranquiçada, com três estrelas nela. Usando a visão periférica ficava bem brilhante essa região.
Logo a Lua nasceu, e fui observá-la. Utilizando todos os jogos de lentes (25mm, 10mm e Barlow 2x) consegui uma riqueza de detalhes que me deixou estupefato, mesmo com nuvens encobrindo-a razoavelmente. Foi fácil apontar também usando a sombra do telescópio.
Não satisfeito com a noite ainda, usando o aplicativo Sky Map, visualizei um ponto parecido com uma estrela a noroeste da lua, muito brilhante. Pelo aplicativo, era Júpiter. Usando a ocular de 25mm, já identifiquei uma coloração diferente, e as 4 luas galileanas. Fiquei animado e usei a 10mm. Com isso, já consegui visualizar alguns detalhes, como umas linhas mais escuras no disco. Mesmo com a Barlow 2x, não consegui visualizar a mancha. As nuvens encobriam e quanto mais zoom eu aplicava, mais embaçado ficava.
Ainda não satisfeito, esperei Marte nascer. Vi ele como uma pequeníssima esfera avermelhada. Não consegui ver detalhes, mesmo com o maior zoom, pois as nuvens encobriam.
Ainda não satisfeito com a noite, lá pelas 4AM consegui ver Saturno. Com a ocular de 25mm parecia um objeto bem achatado. Com 10mm, já diferenciava o planeta de seus aneis. Aplicando o zoom máximo, Saturno estava bem brilhante. Não consegui ver detalhes do disco e nem a divisão do anel. Apresentava uma cor...meio laranja, meio amarelo.
Além dessas observações em que eu sabia onde apontar e o que era, quando estava brincando de apontar o telescópio para as estrelas, vi o que acredito serem aglomerados. Regiões onde haviam MUITAS estrelas, aparentemente próximas.
Fiquei impressionado em fazer tantas observações em aproximadamente 4 horas de observação, com pouco conhecimento do céu e um tempo horrível! Todos os apontamentos foram feitos com aproximação pois não consegui alinhar a buscadora.

rafaelonos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/10/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Primeira noite de observação - SkyWatcher 70mm AZ2

Mensagem  deco27x em Dom 31 Jan 2016, 14:08

Que bom que está feliz com o equipamento colega.

Uma dúvida: sem a utilização do filtro, usando a técnica de projeção..não há perigos de danificar o equipamento? Derreter algo, danificar algo?

A técnica de projeção solar precisa ser usada com muito cuidado, qualquer erro pode ser fatal. Eu uso esta técnica, pois não tenho filtro solar, mas sei dos riscos.

Se o feixe de luz tocar em qualquer coisa que não seja uma lente de vidro, ele a destrói, simples assim.

Durante a observação é necessário atenção extrema para manter o equipamento sempre perfeitamente apontado para o sol, senão o feixe toca na parte interna da ocular ou diagonal e derrete elas.

NÃO RECOMENDO ESTA TÉCNICA PARA INICIANTES.

RECOMENDO GANHAR MAIS EXPERIÊNCIA ANTES DE TENTAR ALGO TÃO PERIGOSO.

NÃO SE DEVE FAZER PROJEÇÃO SOLAR COM QUALQUER OCULAR, PRECISA TER TODAS AS LENTES DE VIDRO, LENTES DE ACRÍLICO OU PLÁSTICO DERRETEM (ASPHERIC 23MM POR EXEMPLO TEM UMA LENTE DE ACRÍLICO, QUE DERRETERIA), AS LENTES TEM QUE SER GRANDES PARA ACOMODAR O FEIXE DE LUZ SEM QUE O MESMO TOQUE EM MAIS NADA, OU SEJA, NO MÍNIMO UMA PLOSSL 25MM, MAS PREFERENCIALMENTE UMA PLOSSL 30MM OU 40MM.

SE USAR UMA OCULAR DE DISTÂNCIA FOCAL MAIS CURTA, OS RISCOS DE ACIDENTES SÃO MUITO GRANDES.

avatar
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 929
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Primeira noite de observação - SkyWatcher 70mm AZ2

Mensagem  Jonas J em Dom 31 Jan 2016, 18:17

Parabéns pela estreia com o telescópio.
Em que região você está?
Em São Paulo ontem o céu estava uma 'pasta'. Consegui observar a lua por algum tempo, e Júpiter, quando este chegou em torno de 47 graus de altitude, de resto praticamente nada, nem as constelações para orientação.
avatar
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Primeira noite de observação - SkyWatcher 70mm AZ2

Mensagem  rafaelonos em Dom 31 Jan 2016, 18:33

Estou em Jardinopolis-SP, cerca de 30 km de Ribeirão Preto

rafaelonos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/10/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Primeira noite de observação - SkyWatcher 70mm AZ2

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum