ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ajuda nas minhas observaçoes

4 participantes

Ir para baixo

ajuda nas minhas observaçoes  Empty ajuda nas minhas observaçoes

Mensagem  Wendy Seg 18 Jan 2016, 09:23

ola pessoal!

Bom, recentemente comecei a me interessar pela astronomia e na empolgação comprei o telescópio refrator de 70mm da marca Sky Watcher. O problema é que não sei muito isso e por consequência não sei para onde apontar o telescópio. Consegui fazer algumas observações da lua, mas só. Então queria algumas dicas para adentrar neste mundo, algum roteiro de observações ou algo do tipo. Queria conseguir observar principalmente aglomerados e estrelas duplas.  


Obrigada a todos.

Wendy
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda nas minhas observaçoes  Empty Re: ajuda nas minhas observaçoes

Mensagem  Bruno Seg 18 Jan 2016, 12:13

Wendy escreveu:recentemente comecei a me interessar pela astronomia e na empolgação comprei o telescópio refrator de 70mm da marca Sky Watcher. O problema é que não sei muito isso e por consequência não sei para onde apontar o telescópio. Consegui fazer algumas observações da lua, mas só.
queria algumas dicas para adentrar neste mundo, algum roteiro de observações ou algo do tipo. Queria conseguir observar principalmente aglomerados e estrelas duplas.
Obrigado por se conectar ao fórum Wendy, é sempre útil ter um guia (um livro ou algum software como o Stellarium por exemplo), que possa te mostrar o que você está vendo no céu, e como observar determinado objeto de interesse. Particularmente eu recomendo iniciar com um Guia do céu, como o Guia Zahar de Astronomia, por que ele te mostrará com exatidão onde se encontram os princiapais objetos do espaço profundo (aglomerados e nebulosas), e como ou com o quê observá-los:

ajuda nas minhas observaçoes  5e2b645a63238e03ce8523fc82c1c493737d107a

Onde encontrar:

http://www.estantevirtual.com.br/busca?q=guia+zahar+de+astronomia

Para a observação da lua e dos planetas basta primeiro identificá-los entre as estrelas, e para isso é bom consultar uma "tábua de efemérides" ou tabela, contendo  os principais acontecimentos astronômicos dia a dia durante todos os meses do ano:

http://www.momentoastronomico.com.br/index_janeiro2016

Além dos objetos do céu profundo a observação dos objetos do sistema solar (lua, planetas etc...), será melhor aproveitada com o uso de também um guia para esses tipos de objetos celestes, com as ampliações indicadas e o que observar de acordo com a potência (abertura) do seu telescópio. Seguem abaixo duas dicas:

Manual do Astrônomo (Ronaldo Mourão):

ajuda nas minhas observaçoes  0b9b6f3ca4406acb53e61c06c1e9b2b1cdbf311d

Onde encontrar:

http://www.estantevirtual.com.br/busca?q=ronaldo+rogerio+de+f+mourao+manual+de+astronomo

O nosso colega Observatouro também disponibiliza livros aqui no fórum (com ebook grátis), bastando enviar uma Mensagem Privada - MP - para ele.

Manual do Astrônomo Amador do colega Observatouro com ebook grátis:

ajuda nas minhas observaçoes  2015_02_25_HIGH_13



Onde encontrar também: http://www.estantevirtual.com.br/busca?q=manual+de+astronomo+amador+jean+nicolini

E não se esqueça de que você pode também retornar sempre aqui nesse tópico, e se preciso pedir orientações que certamente aparecerão colegas inclusive com o mesmo aparelho sempre dispostos a ajudar.

Apenas para complementar, esse seu telescópio Sky-Watcher 70mm AZ2 é o mínimo ideal para começar a se familiarizar com os principais aspectos do céu noturno. A abertura dele com 70mm de diâmetro trabalha bem até com 140x (ocular de 10mm + barlow 2x). Utilize a ocular de 10mm para ampliar mais as imagens da lua e dos planetas. Deixe para usar a barlow 2x depois que você tiver desenvolvido melhor a sua capacidade de observar os detalhes através das oculares que vieram junto com o seu telescópio (10mm-70x e 25mm-28x).
Para observar os aglomerados de estrelas e as nebulosas, use a ocular de 25mm (28x) que ela servirá perfeitamente.
A observação dos objetos do sistema solar (lua e planetas) com ampliações entre 70x e 140x te mostrarão na lua inúmeras crateras, montanhas, vales, ranhuras, detalhes nos pisos dos "mares", raias luminosas partindo das crateras mais brilhantes, as sombras dos paredões das crateras no interior delas, as fases de mercúrio e vênus, a calota polar em marte e a configuração escura mais evidente no disco do planeta (Syrtis Maior), as faixas equatoriais e as zonas polares de jupiter, e depois de ter adquirido experiência em observar (desenvolver a acuidade visual), será possível você visualizar  a posição da Grande Mancha Vermelha numa falha na faixa equatorial sul desse planeta, poderá ver também a passagem da sombra das 4 maiores luas diante do disco assim como a ocultação delas por trás dele, em saturno o anel e na sua fase de maior abertura a divisão de cassini, a sua maior lua titã além de uma faixa pálida no seu equador, urano como um pequeno disco esverdeado, netuno pequeno e azulado além de várias estrelas duplas.
Para aumentar a gama de aumentos você pode também desenroscar a lente barlow e rosqueá-la na ocular (a rosca externa da lente barlow rosqueada na ocular). Nesse caso a barlow vai passar a ampliar 1.5 x, e utilizada com a ocular de 25mm proporcionará 42x (bom para céu profundo), e com a de 10mm terá 105x (bom para a lua, os planetas e estrelas duplas).
Mais para a frente alguns filtros visuais coloridos poderão ser utilizados, afim de melhorar o contraste nas imagens. Os filtros são acessórios que ao diminuírem a intensidade da luz coligida por uma determinada abertura, permitem balancear as cores corrigindo as imagens.
Para a observação dos objetos do sistema solar como a lua e os planetas, os filtros mais comumente utilizados são:
Lua, mercúrio e vênus: Densidade neutra
Marte: #21-laranja ou o #12-amarelo.
Jupiter e saturno: #80A-azul e #82A-azul claro.
Para a observação das nebulosas um filtro UHC será o suficiente.

Como eu disse antes, diante de qualquer dúvida basta retornar aqui no tópico.
Grande abraço e espero ter ajudado.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda nas minhas observaçoes  Empty Re: ajuda nas minhas observaçoes

Mensagem  meives Ter 09 Fev 2016, 11:35

Olá novamente, a pouco tempo tentei fazer observações de alguns planetas porém só o que consegui ver foi uma bola incolor e com algumas crateras, estava assim para os dois planetas que apontei (não sei explicar muito bem) queria saber se é normal para um telescópio de 70mm.

meives
Curioso
Curioso

Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda nas minhas observaçoes  Empty Re: ajuda nas minhas observaçoes

Mensagem  deco27x Ter 09 Fev 2016, 14:12

Há uma série de fatores que podem estar limitando suas observações dos planetas.

1 - tem certeza que está ajustando o foco com cuidado?

É preciso ajustar o foco o melhor possível, uma pequena diferença de ajuste pode fazer toda diferença entre ver ou não ver detalhes nos planetas

2 - O a agitação atmosférica (seeing) pode estar atrapalhando.

A maior parte do tempo as observações dos planetas são prejudicadas pela agitação atmosférica, isto pode deixar os planetas quase sem detalhes quando o seeing está muito ruim. O melhor horário para observar costuma ser de madrugada, quando a atmosfera tende a estar mais estável e com o planeta o mais próximo possível do zênite, pois quanto menos ar na frente, melhor

3 - Pode estar faltando experiência ao colega. Detalhes planetários não são muito fáceis de ver, principalmente em pequenas aberturas, exige treinamento. Quanto mias treinar sua visão, mais detallhes vai conseguir ver.

deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda nas minhas observaçoes  Empty Re: ajuda nas minhas observaçoes

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos