ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nebulosas da Constelação de Orion

+3
Dry
ZelvisCch
Jonas J
7 participantes

Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Jonas J Seg 11 Jan 2016, 23:10

Colegas,
Recentemente estive observando o cinturão de Orion, em ótima altitude, e pude notar uma coloração avermelhada, quase vinho, principalmente em torno de Alnitak, onde acredito coincidam com as Nebulosas da Cabeça de Cavalo e da Chama.
O que me impressionou foi o vasto tamanho coberto por essa coloração.
Tentei repetir a observação, para confirmação, porém sem sucesso da segunda vez, contemplando apenas os aglomerados.
Após isso o céu manteve-se fechado, persistindo minha dúvida:
Como na primeira observação já era tarde da madrugada, e provavelmente eu já estivesse um pouco sonado, me questionei se a coloração avermelhada que observei era real, e não foi sugestionada pelas fotos que já vi. Se realmente é possível observar essa coloração, não sendo em astrofotografia. Tenho bastante convicção do que vi, porém não estou encontrando confirmação pela internet, pelo contrário, o que tenho lido me levou a mais dúvida.
Agradeço a atenção e qualquer esclarecimento sobre.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Jonas J Ter 12 Jan 2016, 20:40

Ninguém comenta?
Eu tinha esperança que alguém aqui confirmasse ou negasse isso.
A grande nebulosa de Orion observei em tons acinzentados (encantadora alias), mas essas outras nebulosas observei tonalidades vermelho escuro. Aparentemente não há confirmação por parte de outros observadores. Na próxima oportunidade farei um esboço, para depois comparar se coincide com registros fotográficos.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  ZelvisCch Qua 13 Jan 2016, 07:13

Jonas J escreveu:Colegas,  
Recentemente estive observando o cinturão de Orion, em ótima altitude, e pude notar uma coloração avermelhada, quase vinho, principalmente em torno de Alnitak, onde acredito coincidam com as Nebulosas da Cabeça de Cavalo e da Chama.
O que me impressionou foi o vasto tamanho coberto por essa coloração.

Tenho um equipamento igual ao seu, já fiz algumas observações no Cinturão de Orion, porém, mesmo com a baixa PL daqui, nunca tive esse privilégio de observar como em sua descrição.
Que oculares você utilizou?
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Jonas J Qua 13 Jan 2016, 08:15

De 25mm, e mesmo assim não contempla toda região.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Jonas J Qui 14 Jan 2016, 17:56

Algumas considerações adicionais.

- Observação em altitude é imprescindível. Muitos detalhes, de objetos já observados, se revelam quando observados novamente em maior altitude.
- No hemisfério Sul, onde provavelmente a maioria do fórum se encontra, a constelação de Orion é melhor observada durante o verão, justamente pela fato acima.
- Não pude identificar/localizar visualmente a cabeça de cavalo, nem a chama, mas sim o delineado circundante dessa região.
- Onde citei nebulosa da cabeça de cavalo, entenda-se nebulosa de emissão ao fundo.

As diferenças de coloração, que disse ter observado, ou sonhado ter, assemelham-se muito com as desta foto. Na parte de cima da foto principalmente.
Apenas que mais sutis, e sem essa expressão nas estrelas e demais corpos.

Nebulosas da Constelação de Orion Horsehead_sem_bias_filtered
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Dry Qui 14 Jan 2016, 20:29

Essas nebulosas são extremamente tênues e até mesmo para astrofotos são alvos desafiadores. Uma foto com um tele de f/ curto e grande abertura só mostra alguma coisa com um tempo de exposição muito alto, acima de 30 segundos. Por esse motivo acho difícil ver alguma coisa ali diretamente pela ocular.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  deco27x Qui 14 Jan 2016, 23:04

É possível observar a nebulosa da cabeça de cavalo, mas é necessário um céu muito, mas muito escuro, além de condições de transparência atmosférica excelentes, ausência de luzes parasitas e olhos muito bem treinados.

É um dos alvos mais difíceis que existem (mas que é possível)...
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Dry Sex 15 Jan 2016, 10:59

deco27x escreveu:É possível observar a nebulosa da cabeça de cavalo, mas é necessário um céu muito, mas muito escuro,  além de condições de transparência atmosférica excelentes, ausência de luzes parasitas e olhos muito bem treinados.

É um dos alvos mais difíceis que existem (mas que é possível)...
Observar com uma ocular e definir sua forma ? Rapaz, está falando de um tele de qual abertura e qual céu Laughing ?
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Jonas J Sex 15 Jan 2016, 11:09

Pesquisei sobre isso esses dias e depois de criar esse tópico, e vejo que o asunto é controverso, algumas pessoas em fórum em inglês, afirmam que conseguem sim localizar a cabeça de cavalo.
No caso Dry, quando você disse que é muito difícil observar a nebulosa, você se refere aos detalhes que a tornam identificáveis? Porque eu me referia apenas ao contorno total, que para mim ficava claro alguma alteração se coloração, ou no mínimo "relevo".
Infelizmente temo que será difícil ver outro céu como aquele para que eu mesmo possa comprovar. Um abc.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Dry Sex 15 Jan 2016, 11:44

Estou me referindo a tudo ! Alnitak está ali bem próxima e é uma estrela de magnitude importante, em torno de 1,85. Talvez seu brilho possa influenciar na observação e ter a impressão de que se está observando a Nebulosa Cabeça de Cavalo. Fiz várias fotos dessa região e a Nebulosa da Chama é relativamente fácil, mas Cabeça de cavalo, aja tempo de exposição e empilhamento de frames. Por isso acho muito difícil observar esta nebulosa, mas em momento algum irei duvidar de algum relato sobre essa possível observação.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Dry Sex 15 Jan 2016, 11:50

Veja esta foto que fiz: A Cabeça de Cavalo está lá, mas é muito difícil identificar. Tudo bem, foram "apenas" 10 frames de 30 segundos, mas veja a diferença pra Nebulosa da Chama !

Nebulosas da Constelação de Orion Dm63rc
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Bruno Sex 15 Jan 2016, 12:14

Jonas J escreveu:é muito difícil observar a nebulosa, você se refere aos detalhes que a tornam identificáveis? Porque eu me referia apenas ao contorno total, que para mim ficava claro alguma alteração se coloração, ou no mínimo "relevo".
Olá colegas Dry e Jonas J, sem querer interromper a discussão e apenas para tentar ajudar na observação visual dessa classe de objeto, um filtro H-beta aumenta o contraste entre as nebulosas de hidrogênio e o fundo do céu. Assim como na nebulosa Cabeça de Cavalo as regiões de emissão H-beta podem ter o contaste realçado visualmente. Existe um filtro que foi especificamente projetado para a observação de regiões H-beta de áreas escuras (como a nebulosa Cabeça de Cavalo), onde o contraste entre a linha H-beta emite a luz como uma "neblina" quando associada ao hidrogênio, sendo identificável visualmente contra o céu escuro ao fundo. Serão para tanto precisos telescópios de pelo menos 10" de abertura se quiser realmente ter a certeza de que a estará contemplando, mas nada impede de que se tente também com aberturas menores, principalmente pelo grande alcance da astrofotografia.
Esse filtro também bloqueia as linhas de emissão das lâmpadas de baixa e alta pressão (mercúrio e sódio ), e das linhas de aeroluminescências (aerossóis em suspensão na nossa atmosfera). A linha H-beta pode passar através do filtro com alta transmitância, com ele podendo ser usado rosqueado para a prática da astrofotografia com câmeras DSLR, mesmo sob alguma poluição luminosa.


Um filtro específico para a observação desse tipo de nebulosa:

Filtro Astronomik UHC-E (de 1.25" e 2")

Nebulosas da Constelação de Orion Astronomik-filtro-UHC-E-de-2-

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  André Pira Sex 15 Jan 2016, 13:18

Concordo com o amigo Dry! Acho uma nebulosa muito difícil de ser observada nas condições normais (seeing, P.L.) em que a maioria de nós (observadores) nos encontramos. Talvez (eventualmente) em condições de céu excepcionais, no campo em um céu muito escuro, essa possibilidade aumente um pouco. Contudo ainda assim será difícil.
Tentei várias vezes fotografá-la utilizando um filtro específico para isso, o H-Beta. Porém utilizava um telescópio de 90 mm de abertura (refrator) em uma montagem sem guiagem. Desnecessário dizer que os tempos de exposição eram insuficientes para tal registro. Mesmo assim (na época da tentativa) confesso que consegui um pequeno esboço do contorno da nebulosa, o quê me motivou na ocasião.
Dei um "up" na abertura, montagem e na guiagem. Mas infelizmente as chuvas atrapalharam e mesmo que dessem uma trégua a nebulosa já se encontra em uma posição desfavorável para o registro - no meu caso.
O jeito é se preparar melhor para o ano que vem, afinal o cultivo da paciência também faz parte da prática da astronomia!
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Dry Sex 15 Jan 2016, 13:34

É André, essa nebulosa é um desafio mesmo. Com a câmera Mallincam eu consegui alguma coisa, mas naquela época eu não usava empilhamento e com apenas 1 frame de 56 segundos saiu isso:

Nebulosas da Constelação de Orion 28rfm6h
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Jonas J Sex 15 Jan 2016, 13:36

Vamos considerar também que a astrofotografia consegue ir além dos limites da visão por conseguir exposições elevadas, porém se as exposições não forem suficientes, os registros fotográficos são menos sensibilizados que a visåo direta.

Uma coisa que me dá convicção de que algo eu vi, é o fato de ter ficado gravado na memória.
Quem observa entende isso. Uma coisa é ver uma foto, outra é observar diretamente, você nunca mais esquece. Por exemplo, uma constelação, vc pode já te-la visto no stelarium, em fotos, mas uma vez que vc a encontra no céu, vê suas dimensões, vc nunca mais a perde.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Bruno Sex 15 Jan 2016, 13:37

André Pira escreveu:O jeito é se preparar melhor para o ano que vem, afinal o cultivo da paciência também faz parte da prática da astronomia!
Mesmo para a astrofotografia e com uma câmera muito boa, a observação de objetos tênues e difusos precisam de uma grande abertura, por causa da magnitude alta delas. Acho que visualmente e mesmo assim com reservas seria preciso no mínimo um espelho de 250mm, ou talvez uma objetiva acromática de 120mm com uma boa câmera.
E me resta então também cultivar a minha paciência esperando por esse momento, pois há muito não vejo um review tratando do uso visual de um H-Beta.
Mantenha-nos informados.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Jonas J Sex 15 Jan 2016, 13:41

Dry, mas essa cor de fundo não me parece a cor normal do céu. Não? Talvez seja isso que tenha visto.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  André Pira Sex 15 Jan 2016, 13:57

Na época adquiri esse H-Beta exatamente com essa intenção do registro da cabeça de cavalo. Me lembro que fui advertido pelo amigo Dry que seria difícil e que pela abertura "talvez" não conseguisse. E aconteceu isso mesmo...
Hoje estou com o acromático de 120 mm, mas ainda tenho MUITO que aprender em captura e processamento de imagens. Talvez treinando durante todo esse ano, talvez consiga algo até a próxima visita da nebulosa em 2017.
Enquanto isso vejo se uso o H-Beta em algumas observações e se possível coloco as impressões aqui no fórum.
Abração!
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Dry Sex 15 Jan 2016, 13:59

Então Jonas, aquela região é tudo muito tênue, e a estrela Alnitak faz com que Chama e Cavalo fiquem menos visíveis ainda. Essa cor do fundo só aparece depois de vários segundos de exposição, do contrário fica tudo escuro. Tem mais essa que fiz da Chama, observe o fundo avermelhado.

Nebulosas da Constelação de Orion 2ugky1f
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Anderson Góes Sex 15 Jan 2016, 21:15

Acho difícil a ter visto, principalmente por ser uma nebulosa escura, ainda mais em tons avermelhados os quais nossos olhos não captam, tanto que nebulosas como a de Órion que se apresentam com um rosa/vermelho intenso não passa de tons acinzentados e no máximo azulados para olhos muito treinados.
Anderson Góes
Anderson Góes
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 103
Data de inscrição : 14/04/2013
Idade : 37
Localização : São Paulo

https://www.flickr.com/photos/118495293@N02/sets/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Jonas J Sex 15 Jan 2016, 23:31

Estava pesquisando sobre isso, ainda, e encontrei isso em outro fórum:

"Here's a rather crude 1st attempt at Horsehead_Flame in poor conditions tonight via 70mm ETX-70+SX Lodestar-C in 60sec"

"thanks nytecam. this crude image looks very realistic as i have seen in EP. i am talking about the B33 part of it. except no horsehead"


*EP seria ocular (eyepiece). Entendo que o usuário está afirmando que a imagem postada (no link acima) assemelha-se com observações realizada por ele.

fonte:
http://www.cloudynights.com/topic/356484-flame-nebula-observing-report/
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Jonas J Sex 15 Jan 2016, 23:36

Agradeço todas as colaborações. Entendo o que dizem. Ainda assim aguardarei nova oportunidade, com visibilidade e Orion a pino, para me dar por (con)vencido sobre tudo isso.
Espero que não me interpretem mal, como se eu estivesse fazendo afirmações sem sentido ou irresponsáveis aqui.

Se por um lado entendo o que dizem, por outro algumas informações coincidem. Como por exemplo as dimensões e a localização. Algo também que ficou marcado na minha memória é que só consegui perceber algo de diferente ao movimentar o telescópio, caso contrário, muito provavelmente nem teria notado.
Um abc.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  André Pira Sáb 16 Jan 2016, 09:59

Opiniões, percepções, relatos....tudo é muito bem vindo amigo Jonas. Não fique constrangido de postá-las no fórum SEMPRE que achar necessário. TODOS (sem exceção) sempre aprendemos durante as trocas de informações e idéias em uma postagem sobre qualquer tópico - isso caracteriza um fórum!!!
Estou torcendo para que suas impressões se confirmem, não é pelo fato da maioria não ter vislumbrado algo que ele não possa ser visto em ocasiões em que as condições favoreçam.
E faço um pedido: volte a postar suas experiências sobre isso quando tiver a oportunidade de observar novamente!
Abraços...
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Dry Sáb 16 Jan 2016, 10:17

Concordo com vc André. Se simplesmente aceitarmos que é "impossível", apenas porque alguém disse que é, perderemos a oportunidade de tentar.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas da Constelação de Orion Empty Re: Nebulosas da Constelação de Orion

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos