ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barlow GSO 2x vs Barlow Serie 500 2x

3 participantes

Ir para baixo

Barlow GSO 2x vs Barlow Serie 500 2x Empty Barlow GSO 2x vs Barlow Serie 500 2x

Mensagem  Marcelo81 Ter 22 Dez 2015, 11:31

Ola a todos,

Alguém pode me dizer se existe muita ou alguma diferença entre a ótica dessas Barlow citadas?
Ambas são vendidas em lojas porem com preços diferentes. Há algo que justifique isso? confused
Barlow serie 500
Barlow GSO

Grato,

Marcelo
Marcelo81
Marcelo81
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/05/2015
Idade : 42
Localização : Araras/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow GSO 2x vs Barlow Serie 500 2x Empty Re: Barlow GSO 2x vs Barlow Serie 500 2x

Mensagem  AGM Ter 22 Dez 2015, 12:08

Olá Marcelo81!
A barlow 2x ou 3x Série 500 é um acessório de boa qualidade, e a lente pode ser removida e rosqueada na ponta da ocular, gerando assim respectivamente 1.5x e 2.5x de ampliação ao invés de 2x e 3x.
A GSO também é de boa procedência, não sei se a lente pode ser removida para usar separadamente com uma ocular ampliando menos para obter mais uma variação.
Estou satisfeito com a 2x e 3x da Série 500 e quanto a GSO, eu tinha uma de 2.5x, e para o único telescópio que eu tinha na época, eu não conseguia foco com ela, mas não era um problema da barlow.

Particularmente eu não sou fã de barlow, prefiro investir numa boa ocular, até mesmo numa Plossl Série 500 que estão todas em estoque no TELLESCOPIO.COM.BR ao usar a barlow para ampliar mais. Se eu pretendo atingir 100x, uso uma ocular que gere tal cifra de ampliação, pode ser um pouco menos ou um pouco mais, isso irá depender da distância focal do seu telescópio.

Como a barlow é um elemento a mais entre a objetiva e a ocular, a imagem tende a deteriorar um pouco, nada significativo em primeira instância. Mas uma boa lente barlow mesmo custa caro, uma que evite aberrações cromáticas, reflexos e que mesmo interpondo-se como mais um elemento venha a agregar e não degradar.
Creio que tal qualidade de barlow nos custaria pelo menos uns R$300# e não dispomos dessas no mercado atual aqui no país.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow GSO 2x vs Barlow Serie 500 2x Empty Re: Barlow GSO 2x vs Barlow Serie 500 2x

Mensagem  deco27x Ter 22 Dez 2015, 14:37

Eu li comentários de um colega de que tem tanto a Barlow séries 500 2x como a GSO 2x. Segundo ele, elas são aproximadamente equivalentes em termos de desempenho. Uma diferença prática entre elas é que uma é uma Barlow longa (120mm) e a outra uma Barlow curta (80mm). Num refletor isso pode não fazer diferença, mas num refrator a Barlow longa pode ser meio problemática, o que torna a GSO mais conveniente para refratores.

Até pouco tempo atrás tinha uma boa Barlow à disposição na Tellescopio. Uma Barlow ED2" 2x. Estava por apenas R$240. Mas servia apenas para telescópios que aceitam oculares padrão 2". Pena que já acabou.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow GSO 2x vs Barlow Serie 500 2x Empty Re: Barlow GSO 2x vs Barlow Serie 500 2x

Mensagem  Marcelo81 Ter 22 Dez 2015, 18:03

Obrigado AGM e Deco27x pelos esclarecimentos,

Já estava pendendo para o serie 500 mesmo, pois das duas é a mais barata, a duvida era em relação a qualidade de uma em relação, e se isso vale a diferença de preço de uma em relação a outra.
Pelo que eu entendi as duas são boas, são de baixo custo e ambas tem as suas características que as distinguem dependendo do tipo de telescópio que você for utilizar.

Marcelo
Marcelo81
Marcelo81
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/05/2015
Idade : 42
Localização : Araras/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow GSO 2x vs Barlow Serie 500 2x Empty Re: Barlow GSO 2x vs Barlow Serie 500 2x

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos