Giordano Bruno.

Ir em baixo

spica Giordano Bruno.

Mensagem  Bruno em Ter 29 Maio 2012, 09:54

Mais conhecido como filósofo do que astrônomo, ele deixou a sua contribuição para a astronomia com afirmações muito além do seu tempo. Nasceu na Itália em Nola, Nápoles, em 1548 e foi condenado à morte na fogueira em 1600, pouco antes da utilização do telescópio para a observação do céu. Bruno foi um frade Dominicano que por proclamar idéias incompreensíveis para a sua época teve de abandonar o convento, tomando à partir daí uma vida errante ensinando a astronomia pela Europa com debates inflamados sobre cosmologia. Discutiu com os doutores em Oxford, Praga, Wittenberg e Munique, foi admirado por reis e rainhas, e ferozmente odiado pelos acadêmicos, acabando sempre em ter de ir de um país ao outro.
A sua visão do cosmo se baseava principalmente nas idéias de Copérnico e a sua cosmologia centrava-se na idéia de um universo infinito e povoado por infinitas estrelas como o Sol, e também por outros planetas que assim como a Terra, alguns abrigariam vida inteligente, e antecipou dessa forma o conceito sobre a existência dos exoplanetas.
Devemos também à ele o conceito de relatividade antecipando em séculos a teoria da relatividade de Einstein, afirmando que num universo infinito, qualquer perspectiva de qualquer objeto é sempre relativa à posição do observador, havendo assim infinitos referenciais possíveis e nenhum privilegiado em relação aos demais.
Outra de suas afirmações mais contundentes foi a de que os milhares de pontos luminosos que constituíam a Via-Láctea eram na verdade estrelas como o nosso Sol, alguns maiores e outros menores, e isso muito antes de Galileu observar o céu pela primeira vez através de uma luneta.
Para Giordano Bruno uma nova visão do cosmo devia corresponder à uma nova concepção do homem, porém isso era demais para a sua época, e foi assim nas trevas da Idade Média que ao receber a sua sentença de que seria queimado vivo numa fogueira disse aos seus inquisidores: "Tendes mais mêdo vós em proferirem a sentença do que eu em recebê-la".
Preferiu morrer à negar a verdade. Sabia que o seu espírito seria imortal.

avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Giordano Bruno.

Mensagem  Spectro7 em Sab 07 Jul 2012, 23:18

Por favor me corrijam se eu estiver sendo off topic, mas foi também Giordano Bruno o precursor da idéia de vida inteligente fora da Terra?
Spectro7.

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Giordano Bruno.

Mensagem  Bruno em Dom 08 Jul 2012, 09:02

Olá Spectro7, você não está sendo off topic, foi apoiado na idéia da pluraridade dos mundos é que Giordano Bruno viu a possibilidade da existência dos exoplanetas, e com eles a possibilidade de vida fora da terra em diferentes graus, inclusive vida inteligente tal qual a conhecemos.
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Giordano Bruno.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum