Graduação astronomia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Graduação astronomia

Mensagem  Roullien em Qua 04 Nov 2015, 20:10

Galera queria saber a opinião de vocês a respeito dessa área aqui no Brasil. Alguem aqui é formado nisso? Até onde sei o curso superior só é disponível na UFRJ e na USP. Vocês fariam? Oque acham dos empregos fornecidos pra essa área?
avatar
Roullien
Curioso
Curioso

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/10/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Graduação astronomia

Mensagem  Bruno em Qua 04 Nov 2015, 20:27

Olá Roullien, se eu entendí o seu questionamento quanto a estudar astronomia primeiramente certifique-se de que você gosta muito de matemática, alías apenas gostar não basta, é preciso muita dedicação. Inicialmente você terá de cursar Física ou Matemática,  ou ambas as disciplinas, e depois então graduar em Astronomia. Aqui no Brasil os únicos cursos de graduação em Astronomia estão no Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. No Estado de São Paulo o Instituto de Física da Universidade de São Paulo tem um curso de Bacharelado em Física com graduação em Astronomia. Também em Porto Alegre no Rio Grande do Sul  a Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem um curso de Física com graduação em Astronomia, e em Alagoas no Estado de Sergipe a Universidade Federal de Sergipe também tem um bacharelado com  graduação em Astronomia.
No  Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) há o Departamento de Astronomia com algumas disciplinas voltada para essa ciência.
Você poderá seguir a carreia acadêmica (licenciatura) nas Universidades, ou então trabalhar em algum observatório profissional (essa é a melhor parte), principalmente no Observatório Nacional, no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) ou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e até mesmo em avançados projetos aeroespacias como os desenvolvidos no ITA em São José dos Campos, onde há o Departamento de Astrofísica também para mestrado e doutorado dentro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Muitos astrônomos também acabam por participar de projetos de cooperação internacional como é o caso dos observatórios no Chile. Como se pode ver as perspectivas são muito amplas. Os astrônomos no Brasil normalmente são todos funcionários públicos e os seus salários são estabelecidos pelo governo. Hoje em dia um professor ou pesquisador com doutorado, recebe em média um salário que varia entre R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00 por mês.
O Brasil conta com cerca de 250 doutores em astronomia e aproximadamente 150 estudantes de pós-graduação.
Se essa for a sua opção profissional então não perca tempo, comece a estudar já, e muito!
Boa sorte.

Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Graduação astronomia

Mensagem  deco27x em Qua 04 Nov 2015, 20:37

Eu sou Físico, eu gostaria de ter feito graduação em astronomia mas a ausência de um curso aqui na Bahia (à época, agora algumas coisas estão acontecendo em Feira de Santana e talvez passemos a ter um curso de astronomia) e a falta de perspectiva de trabalho aqui no Brasil me desanimaram.

As coisas melhoraram um pouco de uns anos pra cá. Seria legal você tentar entrar em contato com astrônomos brasileiros. Para ver que tipo de orientação eles podem dar nesse sentido, já que conhecem a área.

Mas já adianto que é melhor ter disponibilidade para ir para fora se quiser mesmo seguir carreira nessa área.....
avatar
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 929
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum