ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuste fino de RA "TRAVADO"

+2
AGM
serveira
6 participantes

Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  serveira Sex 23 Out 2015, 07:19

Bom dia amigos,

Ontem o meu telescópio Skywatcher Mak90 chegou, e fiz belas observações da lua, apesar de não ser nada familiar com a montagem, entretanto, uma coisa tem me incomodado um pouco. O ajuste fino de RA do telescópio tem o movimento um pouco "travado" (p. ex. +/- do jeito que um parafuso giraria quando encaixado fora do lugar) quando comparado ao ajuste fino de DEC, que gira perfeitamente. É preciso forçar bastante para girar o de RA para um dos lados, sabes me dizer se isso é normal? Eu notei que aquela parte é coberta de vaselina, e pensei que talvez pudesse ser a falta dela que está ocasionando o problema, mas o que realmente me parece é que tem algo desencaixado. Alguém já passou por situação semelhante?

Muito obrigado!
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  AGM Sex 23 Out 2015, 07:38

Olá Serveira!
Sim, minha EQ-1 do Mak 90 também tem um problema parecido, como já fiz um review certa vez e na semana passada fui novamente conferir numa loja em Porto Alegre, as montagens EQ dos telescópios Greika que pude avaliar fisicamente são melhores do que as que vem no Skywatcher, principalmente nos ajustes finos, são mais precisos, suaves e o tripé um pouco mais robusto para sustentar o conjunto.

Eu ainda pretendo desmontar e lubrificar a EQ-1 do Mak 90, fiz isso com uma EQ antiga de um refrator que tenho, assim, podemos analisar como funciona sua mecânica e onde podemos dar aquela pingadela de óleo. Lembrando também que no mesmo AR ocorre uma pequenina folga ao quando giramos novamente para um lado contrário.

Mas isso não impedirá de fazer suas observações, creio que é até importante envolver-se com a manutenção, faz parte, além de tudo, nos deixa mais experientes e cientes de todo o equipamento.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  serveira Sex 23 Out 2015, 08:46

Olá!
Obrigado pela resposta!

Exatamente! A folga quando se gira para o outro lado é bem maior, dentro do aceitável, mas para o lado que "tranca" é muuuuito penoso girar... Estranhei porque o ajuste DEC é perfeito, muito suave. Bem... Acho que tenho que me acostumar com isso! Mas será que se eu passar cuidadosamente um pouco de vaselina isso ajude um pouco?
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  AGM Sex 23 Out 2015, 08:53

Vou conseguir lhe responder melhor assim que eu desmontar a EQ-1 e ver o que rola lá dentro, pode ser algo simples de resolver e que ajuste permanentemente, assim como fiz com o espelho secundário do 114mm Heritage. A "mola" de colimação empurra o pequeno espelho, inverti, e agora, quando ajusto os três parafusos "alen" para fazer o alinhamento, ele puxa, nunca mais perdeu a colimação.

É importante literalmente "fuçar" nos equipamentos, assim, as surpresas deixarão de nos pegar de surpresa.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  serveira Sex 23 Out 2015, 09:41

Sem problemas!

Exato, eu ainda tenho que fuçar muito nesse telescópio... mas já estou muito satisfeito com ele. Só estou tratando ele como se fosse "de vidro", tenho medo e locomover ele ainda, mas acho que essa fase passa, hehe.
Quanto ao ajuste, acho que não vá atrapalhar muito, pois girar para um lado funciona muito bem, para o outro vou ter que me acostumar.

Abraços
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  Bruno Sex 23 Out 2015, 11:36

serveira escreveu:Skywatcher Mak90
apesar de não ser nada familiar com a montagem
O ajuste fino de RA do telescópio tem o movimento um pouco "travado" (p. ex. +/- do jeito que um parafuso giraria quando encaixado fora do lugar) quando comparado ao ajuste fino de DEC, que gira perfeitamente. É preciso forçar bastante para girar o de RA para um dos lados, sabes me dizer se isso é normal?
Olá serveira, por acaso você se lembrou de apertar as duas travas de movimento ao utilizar as manoplas de movimento lento? Quando centramos o objeto na ocular deve-se apertar as travas de movimento, para assim dar firmeza no uso das manoplas durante o acompanhamento manual do astro observado.

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Skywacther-mak2

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  serveira Sex 23 Out 2015, 12:46

Olá Bruno!

Obrigado pela resposta!
Sim, a tentativa de girar o ajuste fino de RA foi feito com as travas de movimento apertadas. Crying or Very sad
E é só esta manopla que apresenta esse problema... a outra funciona perfeitamente. Notei que esta manopla tem uma "molinha" que se encaixa com as ranhuras da engrenagem do eixo, e quando a manopla é girada, essa molinha vai apertando/soltando e girando o telescópio. Para um dos lados o movimento é leeeevemente mais suave, mas para o outro é necessário fazer força para que gire. O estranho é que não há nada aparente! E eu vi um video do Armazém onde um rapaz maneja este telescópio e, em determinado ponto, ele gira esta manopla com facilidade. Neutral Será que estou fazendo algo de errado ou, conforme o Adriano este é um "problema" da montagem mesmo?
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  serveira Sex 23 Out 2015, 12:59

Pessoal,

Mandei uma mensagem pro pessoal do Armazém, que muito prestativos me sugeriram a afrouxar os seguintes parafusos:

Parafusos

Vou tentar e manterei vocês informados Very Happy
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  Bruno Sex 23 Out 2015, 13:03

Faz sentido serveira, tente aí e nos dê um retorno. De fato eu sempre dou uma conferida em todos os parafusos na montagem equatorial, procurando deixar tudo sempre firme.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  serveira Dom 25 Out 2015, 21:57

Boa noite galera,

Tentei o que foi sugerido pelo AdT e funcionou perfeitamente!
Obrigado pelas respostas!
serveira
serveira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/09/2015
Idade : 28
Localização : Vera Cruz - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  ZelvisCch Dom 25 Out 2015, 22:11

serveira escreveu:Boa noite galera,

Tentei o que foi sugerido pelo AdT e funcionou perfeitamente!
Obrigado pelas respostas!

Valeu pelo tópico. Eu estava com o mesmo problema e fiz o que foi recomendado aqui, FUNCIONOU!
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  BrunoAuditore Dom 25 Out 2015, 22:54

é também acabei resolvendo este mesmo problema em minha montagem graças a esta dica, chegava a ser incomodo ao usar tanta força.
BrunoAuditore
BrunoAuditore
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 30
Localização : Latitude: 06º 15' 39" S | Longitude: 36º 31' 04" W

http://www.astronomobrunodesouza.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  Jhango Ter 22 Mar 2016, 11:30

O ajuste fino de RA da minha EQ1 estava funcionando normalmente, mas ontem a noite ela travou em um dos sentidos, so vai para um dos lados, vou tentar mexer nesse parafuso para ver se resolve, mas antecipadamento agradeço pelas dicas acima.

Jhango
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste fino de RA "TRAVADO" Empty Re: Ajuste fino de RA "TRAVADO"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos