ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Imagem borrada

2 participantes

Ir para baixo

Imagem borrada Empty Imagem borrada

Mensagem  Bruno Pinto Sáb 12 Set 2015, 23:28

Olá amigos.

Preciso de uma ajuda. Comprei uma lente Celestron X-Cel LX 7mm. Chegou ontem dos EUA, estava empolgadaço. Hoje abriu o tempo depois de muito tempo de chuva e tempo feio aqui na região.

Fui usar a lente hoje mas au usa-la, percebi que a imagem fica um pouco borrada. Tentei de várias maneira dar um foco melhor nela mas não consegui.....

Seria o problema de seeing que teria que ter um bom seeing ou deve ser alguma problema da lente? Sei que X-Cel LX é uma boa lente e deveria ter uma imagem perfeita.

Fico no aguardo
Bruno Pinto
Bruno Pinto
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 45
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem borrada Empty Re: Imagem borrada

Mensagem  deco27x Dom 13 Set 2015, 01:18

Seu telescópio é um 8" f/10. Vai precisar de uma noite com seeing muito bom para tirar tudo o que essa ocular tem a oferecer em observações planetárias.

Eu tenho uma Meade HD-60 6,5mm. É a mesma ocular, muda só a roupagem. É uma bela ocular, tem me dado muitas alegrias e é a minha ocular principal para observação planetária. Mas mas telescópio é um 8" f/6, e nele esta ocular proporciona um aumento de 185x, usável na maioria da noites.

Tenho uma ocular de 5mm ainda melhor que essa HD 6,5mm. Uma ortoscópica Abbe Kokusai. Mas o seeing na maioria das noites não me permite usá-la (infelizmente, geralmente não dá pra usar 240x....), o seeing ruim faz a imagem parecer menos nítida na minha 5mm que na 6,5mm. Como já tenho um tempinho com essas oculares, já tive noites muito boas também e sei do que minha 5mm é capaz, embora tragicamente ela esteja subutilizada na grande maioria das noites.

Não é impossível que sua x-cel-lx tenha vindo com problema, mas me parece bem mais provável que o problema seja o seeing, afinal não são muitas as noites onde dá pra usar 286x de aumento.... Espere uma noite com seeing muito bom para tirar suas conclusões.

deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem borrada Empty Re: Imagem borrada

Mensagem  Bruno Pinto Dom 13 Set 2015, 08:57

Obrigado deco27x,

Imagino ser o seeing também, não é impossível vir com problema a ocular vir com problema, mas acho também que pode ser o seeing. Quando testar novamente com um seeing melhor, eu volto a avisar como foi a experiencia. Abs
Bruno Pinto
Bruno Pinto
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 45
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem borrada Empty Re: Imagem borrada

Mensagem  Bruno Pinto Dom 13 Set 2015, 17:44

Olá deco27x,

Hoje testei com observação terrestre e a imagem ficou boa, acho que o problema deve ser mesmo o seeing. Vou aguardar um tempo melhor para que eu possa ver o potencial desta ocular. cheers
Bruno Pinto
Bruno Pinto
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 45
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem borrada Empty Re: Imagem borrada

Mensagem  deco27x Dom 13 Set 2015, 19:39

Certo colega. Seja paciente e teste a ocular, procurando uma noite onde o seeing esteja realmente bom.

Muitas pessoas desejam logo comprar uma ocular que proporcione o máximo aumento útil do seu aparelho, o que faz sentido, afinal todo mundo que extrair o máximo do seu telescópio em observação planetária.

Mas, quando compramos uma ocular que proporcione uma pupila de saída menor que 1mm para um telescópio com 150mm de abertura ou mais, precisamos ter ciência de que esta ocular, infelizmente, não será útil na maioria das noites, onde o seeing está entre regular e ruim, apenas nas noites com seeing bom.

Pessoalmente, acho que vale a pena ter uma ocular que proporcione uma pupila de saída entre 0,8mm e 0,7mm (não acho aconselhável comprar oculares que proporcionem pupilas de saída menores para telescópios de abertura mediana para cima, para este propósito, acho preferível uma boa barlow afinal elas tem outras utilidades também), pois embora as ocasiões onde ela fará a diferença sejam poucas, é com ela que você poderá extrair todo o potencial do seu telescópio nas melhores noites! É uma ocular especial, para ocasiões especiais.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem borrada Empty Re: Imagem borrada

Mensagem  Bruno Pinto Dom 20 Set 2015, 22:51

Olá deco27x,

Hoje tive a oportunidade de usar a minha 7mm xcel lx com mais calma e o tempo estava muito bom, pena que fechou depois de 30 minutos.... Shocked Shocked Shocked

A minha 7mm entra naquela categoria " não empresto, não alugo e não dou pra ninguem "...rsrsrsrsrs

Muito top a lente. Para observação da lua até o momento foi perfeito. A definição da imagem foi excelente.

Valeu cada real investido... cheers cheers cheers
Bruno Pinto
Bruno Pinto
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 45
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem borrada Empty Re: Imagem borrada

Mensagem  deco27x Dom 20 Set 2015, 23:19

Eu conheço bem essa ocular, ela é muito boa mesmo. É minha ocular principal para observação planetária.

No seu caso, como proporciona um aumento muito forte, é a ocular para aquelas ocasiões especiais onde o seeing está muito bom.

É o caso da minha Ortoscópica Kokusai 5mm, fantástica, mas só mostra todo o seu potencial nas melhores noites.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Imagem borrada Empty Re: Imagem borrada

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos