ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nebulosas e galáxias.

4 participantes

Ir para baixo

Nebulosas e galáxias.  Empty Nebulosas e galáxias.

Mensagem  Renatofurtadojr Sex 21 Ago 2015, 21:42

Com uma ocular 25mm e barlow 2x terei 72x de aumento. Se comparado que tamanho eu veria uma galáxia. Como se fosse do tamanho de que?

Renatofurtadojr
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/08/2015
Idade : 27
Localização : São José SC / Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas e galáxias.  Empty Re: Nebulosas e galáxias.

Mensagem  AGM Sex 21 Ago 2015, 21:55

Renatofurtadojr escreveu:Com uma ocular 25mm e barlow 2x terei 72x de aumento.  Se comparado que tamanho eu veria uma galáxia. Como se fosse do tamanho de que?

Ela ficaria pequena no campo visual do telescópio. Aberturas de 150mm no mínimo são necessárias para resolver uma galáxia. Para aberturas menores, é preciso um bom céu, sem poluição luminosa excessiva, verá uma manchinha na forma dela, ou pela astrofotografia, o CCD das câmeras em grandes exposições, podem lhe prover imagens que mesmo com o olho na ocular você não veria.

Uma abertura de 200mm já começa, dentro de boas condições atmosféricas, a mostrar uma estrutura, padrão e forma de cada uma.

Colegas aqui com telescópios MAIORES poderão lhe esclarecer o que eles vêem na prática.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas e galáxias.  Empty Re: Nebulosas e galáxias.

Mensagem  Lucas87 Sex 21 Ago 2015, 22:16

AGM escreveu:
Renatofurtadojr escreveu:Com uma ocular 25mm e barlow 2x terei 72x de aumento.  Se comparado que tamanho eu veria uma galáxia. Como se fosse do tamanho de que?

Ela ficaria pequena no campo visual do telescópio. Aberturas de 150mm no mínimo são necessárias para resolver uma galáxia. Para aberturas menores, é preciso um bom céu, sem poluição luminosa excessiva, verá uma manchinha na forma dela, ou pela astrofotografia, o CCD das câmeras em grandes exposições, podem lhe prover imagens que mesmo com o olho na ocular você não veria.

Uma abertura de 200mm já começa, dentro de boas condições atmosféricas, a mostrar uma estrutura, padrão e forma de cada uma.

Colegas aqui com telescópios MAIORES poderão lhe esclarecer o que eles vêem na prática.

Olá colegas, é possível ver algumas galáxias, não muitas, com teles de 100mm para baixo. Esses dias observei a galáxia M77 na constelação de Baleia e pude notar claramente um centro condensado, como se fosse uma estrela desfocada, rodeado por um tênue "halo" escuro. Além desses detalhes em céu escuros deve ser possível notar algumas galáxias com formas mais distintas, ora mais redonda, ora mais alongada... Mas como o AGM falou a partir de 150mm e 200mm as coisas ficam mais legais no ramo das Galáxias.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas e galáxias.  Empty Re: Nebulosas e galáxias.

Mensagem  Lucas87 Sex 21 Ago 2015, 22:23

Ah, apenas complementando, também já observei M104 e M83 com meu Mak 102mm na poluição luminosa da minha cidade, mas M77 foi a mais bela. E considerando que fiz observações em uma ampliação de 52x, acho que para estas galáxias 72x já é ampliação demais. Mas isso é relativo, existem galáxias grandes e pequenas... A galáxia de Andrômeda fica muito melhor em um binóculo, por exemplo.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas e galáxias.  Empty Re: Nebulosas e galáxias.

Mensagem  AGM Sex 21 Ago 2015, 22:29

Valeu a contribuição Lucas, assim fica mais claro as situações em que podemos observá-las.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas e galáxias.  Empty Re: Nebulosas e galáxias.

Mensagem  Renatofurtadojr Sáb 22 Ago 2015, 01:41

1 mas com uma ampliação maior não seria melhor?
2 com uma ocular de 25mm e barlow 2x, consegui ver saturno em 72x, porem qualquer mexida era um terremoto, alguma dica para ver com precisão sem encostar no tele?
estou agora com uma ocular de 9mm, imagina a tremeceira que não vai ser. kkk 100x de ampliação

Renatofurtadojr
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/08/2015
Idade : 27
Localização : São José SC / Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas e galáxias.  Empty Re: Nebulosas e galáxias.

Mensagem  deco27x Sáb 22 Ago 2015, 20:11

É preciso encontrar o aumento adequado para cada objeto, e isto vai depender do brilho de superfície do objeto, da PL do local, seeing, transparência e do observador também. Não é à toa que observadores experientes tendem a ter um conjunto variado de comprimentos focais, pois há objetos que são melhor observados com mais aumento, e outros onde aumentos menores são preferíveis.

Vou dizer algo que se refere à minha experiência observando galáxias.

No que diz respeito a galáxias, quase sempre é melhor usar uma saída de pupila entre 4mm e 2,5mm. Pois elas tem baixo brilho de superfície, e no meu local de observação, objetos com brilho de superfície muito baixo quase sempre são melhor observados nessa faixa de aumento.

Você vai precisar descobrir o que funciona melhor pra você.

Há quem relate que observa melhor este tipo de objeto com aumentos muito baixos, com pupilas de saída entre 7mm e 5mm.

Há quem prefira o exato oposto! Pupilas de saída entre 2mm e 1mm.

Tente observar as galáxias mais brilhantes. Teste todas as ampliações à sua disposição. Aí vai descobrir qual a pupila de saída ideal para você observar objetos com baixo brilho de superfície.



deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Nebulosas e galáxias.  Empty Re: Nebulosas e galáxias.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos