Tirando proveito do jato subtropical.

Ir em baixo

spica Tirando proveito do jato subtropical.

Mensagem  Bruno em Sex 25 Maio 2012, 21:44

Foram muitas as noites em que fiquei sem poder observar por causa da interferência do jato subtropical e de outros jatos de correntes atmosféricas associados à ele, como os jatos polares por exemplo.
Quando estamos sob a ação dessas correntes de jatos de ar que chegam a 300km/hora na troposfera, as imagens lunares, planetárias e de estrelas duplas ficam fortemente distorcidas, impossibilitando o uso de aumentos elevados. O mesmo não parece acontecer com objetos de céu profundo tais como os aglomerados estelares. Por causa da ação dessas correntes atmosféricas, a luz das estrelas e até dos planetas cintilam muito. Na observação de aglomerados tais como ômega centauro, M13 em Hércules ou 47 tucano, quando utilizamos aumentos medianos (até 100x) podemos separar (resolver) algumas das estrelas nesses aglomerados em pontos luminosos, que às vezes necessitam de uma visão oblíqua (de soslaio) delas dependendo da abertura do instrumento, e assim são observadas com mais facilidade. Aí entra a ação "benéfica" do jato subtropical que ao fazer as estrelas cintilarem mais e rápidamente, faz com que as estrelas observadas se destaquem mais ao cintilarem no interior e nas bordas desses aglomerados, facilitando assim a observação dessas granulações no interior deles. É uma opção de observação interessante, já que estando sob a ação dessas fortes correntes de ar práticamente estarão inviabilizados outros tipos de observações. Confiram.
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Tirando proveito do jato subtropical.

Mensagem  gustavomazza em Seg 08 Out 2012, 23:44

Interessante, e vou testar assim que possivel. Nos sites internacionais essa informação é escassa possivelmente por causa da latitude média onde vivem a maioria dos participantes.

gustavomazza
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Tirando proveito do jato subtropical.

Mensagem  Bruno em Ter 09 Out 2012, 06:25

Olá gustavomazza, seja bem vindo. Você disse acertadamente, nas latitudes médias a influência do jato subtropical é inexpressiva, por isso as informações sobre ele nessas latitudes não são significativas. Com a entrada do verão a tendência dele será permanecer mais ao Sul do continente Sul americano. Atualmente ele se encontra fora das latitudes do território brasileiro, confira: http://tempo.cptec.inpe.br/
Mesmo assim é bom ficar de olho, pois realmente a observação telescópica dos aglomerados estelares sob a influência direta dele nas latitudes do observador, faz as estrelas nesses aglomerados cintilarem como se fossem "lantejoulas" no escuro, muito bacana mesmo. Até mesmo a olho nu, experimente com as Plêiades!
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Tirando proveito do jato subtropical.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum