Problema com montagem HEQ-05, estalando e travada no eixo RA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Problema com montagem HEQ-05, estalando e travada no eixo RA

Mensagem  romulogq em Seg 15 Jun 2015, 10:59

Bom dia Pessoal,

Ontem a noite estava no final da minha sessão de astrofotografia, e fui "inventar" de colocar minha DSLR em piggy back sobre o meu telescópio refletor de 200mm e na hora de apertar a câmera sobre o parafuso, acho que forcei um pouco além do que deveria e isso acabou sem querer causando algum dano na montagem HEQ-05, depois de um tempo ela começou a dar uns estalos durante o movimento sideral dela e fui ver o gráfico de autoguiagem e a estrela guia estava muito longe, como se o eixo RA estivesse travado, apesar disso, dei o comando de estacionamento da montagem e ela foi normalmente para a posição. Desliguei tudo e religuei novamente e os movimentos rápidos da montagem funcionam aparentemente normalmente, somente o movimento sideral é que fica dando esses estalos e não funciona direito.

Estava já com sono e de cabeça quente e desliguei o setup e fui dormir.

A minha pergunta agora é: O que faço agora? Algum colega já passou por situação semelhante? Vale a pena tentar abrir o mecanismo da montagem para avaliar? Caso eu não consiga resolver, existe alguma assistência técnica aqui no Brasil?

Desde já agradeço e qualquer ajuda será bem vinda.

Rômulo G. Queiroz

romulogq
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.astronomiaemvix.blogspot.com.br

spica Re: Problema com montagem HEQ-05, estalando e travada no eixo RA

Mensagem  Dry em Seg 15 Jun 2015, 11:11

Olá Rômulo.
Não entendi quando vc diz que "na hora de apertar a câmera sobre o parafuso, acho que forcei um pouco além do que deveria e isso acabou sem querer causando algum dano na montagem HEQ-05". O parafuso usado para câmera não tem nada a ver com a movimentação da montagem. Ou vc quer dizer que forçou a montagem ao colocar a câmera, fazendo com que ela se movimentasse ? Se for isso, não acredito que tenha causado algum dano. O melhor é deixar a montagem somente com o tele e fazer um teste. Pode ser que com o peso da câmera, os motores estejam no limite, causando estes estalos.
Dry
Membro Expert
Membro Expert

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Mensagem  romulogq em Seg 15 Jun 2015, 11:54

Olá Dry,

É porque montei a câmera sobre o telescópio e o telescópio estava preso a montagem, então acabou que a força que eu fiz foi aplicada em todo o conjunto, inclusive a montagem.

Pode ser que o peso da câmera esteja influenciando sim, vou tentar tirá-la para verificar e depois posto aqui.

Rômulo.

romulogq
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.astronomiaemvix.blogspot.com.br

Mensagem  André Pira em Qui 16 Jul 2015, 13:55

Recentemente adquiri uma montagem HEQ 5 no Armazém do Telescópio e ontem estava terminando de instalar um guidescope que comprei para a câmera de guiagem (basicamente alinhando-o) quando percebi que uma das pernas estava se abrindo lentamente além do limite.
Imediatamente verifiquei tudo e vi que o limitador, na verdade uma pequena saliência metálica na articulação das pernas que restringe o movimento de abertura total, tinha simplesmente gasto. O detalhe que a montagem não tem 2 meses de uso.
Pois bem, fiz um pequeno vídeo e enviei bem a noite para o pessoal do armazém relatando o ocorrido e para minha surpresa hoje de manhãzinha já havia uma mensagem do próprio armazém solicitando a peça para substituição - sem custos e com reembolso de envio.
Enfim, independente do problema ou do ocorrido, senti necessidade de postar a experiência pelo excelente atendimento oferecido por parte do ADT: MUITO RÁPIDO!!! Isso reforça todas as indicações feitas em inúmeros tópicos ao referido site de compras.
Costumamos reclamar quando as coisas saem erradas (o que é normal) mas as vezes é bom comentar e divulgar as que são boas e positivas também! Foi o caso do atendimento do pessoal do Armazém - EXTREMAMENTE PROFISSIONAIS E COMPETENTES!!!
Show de bola...

André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Mensagem  Dry em Qui 16 Jul 2015, 14:32

Legal ! O Armazém realmente é uma das poucas empresas que fazem de tudo para atender o cliente de forma satisfatória.
Dry
Membro Expert
Membro Expert

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: