ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DIAGONAL | PRISMA

2 participantes

Ir para baixo

DIAGONAL | PRISMA Empty DIAGONAL | PRISMA

Mensagem  AGM Sex 15 maio 2015, 09:35

- Porquê uma diagonal de 45º que corrige a imagem invertida não é apropriada para a observação astronômica?

- Uma diagonal dielétrica é muito superior a uma comum?

Li nas especificações de uma diagonal série 500 que seu espelho é BK7.
- Existe Bk7, BK4 e se sim, dentre esses qual seria o melhor?

- Quais as especificações que devemos ficar atentos para escolher uma boa diagonal seja dielétrica ou comum?
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

DIAGONAL | PRISMA Empty Re: DIAGONAL | PRISMA

Mensagem  Bruno Sáb 16 maio 2015, 17:34

Em se tratando de diagonais sejam elas dielétricas ou comuns, as prismáticas serão mais indicados para os aparelhos de F longo, pois quando elas são usadas em telescópios de F curto podem surgir cores falsas nas imagens. As diagonais prismáticas são mais indicadas para os refratores e catadióptricos.
Praticamente não existem diferenças estruturais entre as diagonais de espelhos, sejam elas com polimentos de 1/7 ou 1/20 de precisão de onda com uma reflexão variando de 94% a 98% e 99%. A quantidade de camadas que determinam a refletividade seguem um padrão, sendo as mais simples com apenas uma camada de alumínio e 88% de reflexão, um segundo modelo que usa duas camadas e alcançando 91% de reflexão, outro mais aprimorado com 3 camadas e 94% de reflexão, e finalmente as dielétricas com até 22 camadas de alumínio e 99% de refletividade, fora a durabilidade delas (resistência mecânica) que pode durar a vida toda.
O mesmo não ocorre nas diagonais prismáticas quando uma parte da luz no interior do prisma será absorvida. Apesar de oferecerem resistência ainda que mínima à luz, os prismas são mais indicados para os refratores de F longo, mesmo que o brilho vá diminuir mais. Acontece que uma diferença se faz notar porque com a diagonal de prisma a luz chegará à ocular refratada e não refletida. Isso implica numa diferença e não numa inferioridade entre a imagem refratada e a refletida. Uma das melhores diagonais de prisma é a Takahashi, que custa pouco mais de 100 dólares + taxa$ de importação.
Então a grande vantagem da diagonal dielétrica é que o seu grau de refletividade é muito alto (99%), e que faz dela perfeita para os telescópios refletores e um poderoso auxílio na observação com os refratores acromáticos e catadióptricos.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos