Barlow para 150mm/750mm

Ir em baixo

spica Barlow para 150mm/750mm

Mensagem  Junior Zancan em Sex 08 Maio 2015, 02:28

Boa noite pessoal. Adquiri um SkyWatcher 150mm a menos de 2 meses no Armazém do Telescópio. Já fiz várias observações com ele, utilizando as oculares que o acompanham (10mm e 23mm). Mas não estou muito satisfeito com o tamanho de Júpiter e muito menos com Saturno. Em Saturno, é possível, com a lente de 10mm e com muita paciência, observar os anéis, mas fica muito pequeno.

Também já consegui visualizar alguns DSOs, como a nébulosa de Órion (mas ela fica muito escura, só consigo ver uma "massa"). Consegui ver a galáxia do sombreiro, com muita dificuldade e somente se utilizar a visão periférica.

Como posso melhorar isso um pouco?

Ver Júpiter e Saturno maiores com mais detalhes (Uma Barlow de 2.5x GSO resolveria?). E para ver as nebulosas mais coloridas, filtros?

Muito obrigado.

Junior Zancan
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Barlow para 150mm/750mm

Mensagem  AGM em Sex 08 Maio 2015, 11:27

[quote=...não estou muito satisfeito com o tamanho de Júpiter e muito menos com Saturno. Em Saturno, é possível, com a lente de 10mm e com muita paciência, observar os anéis, mas fica muito pequeno.[/quote]
Júpiter é um planeta GRANDE, ampliações de 135x já são o suficiente para uma ótima observação, pois é um planeta gasoso. Em boas condições atmosféricas poderá ampliar entre 150x e até um pouco mais, seu telescópio já tem uma boa abertura para melhor potência (resolução) nas imagens.
Saturno é bem visível em qualquer telescópio, embora esses dias, ao observá-lo, mal consegui um foco concebível, pois os ventos em grandes altitudes derivados das correntes de ar quente e fria estavam muito fortes. Em boas condições numa noite qualquer, poderá usar ampliações para Saturno com até 200x.


Também já consegui visualizar alguns DSOs, como a nébulosa de Órion (mas ela fica muito escura, só consigo ver uma "massa"). Consegui ver a galáxia do sombreiro, com muita dificuldade e somente se utilizar a visão periférica. escreveu:
Com a ocular de 23mm você terá 32x de ampliação, ótima cifra para aglomerados e nebulosas, no caso de alguma galáxia, para ver alguma estrutura, um telescópio de pelo menos 300mm se faz necessário. Para nebulosas pode usar também sua ocular de 10mm (75x), pois sua abertura resolve bem os detalhes.

Como posso melhorar isso um pouco? Ver Júpiter e Saturno maiores com mais detalhes (Uma Barlow de 2.5x GSO resolveria?). E para ver as nebulosas mais coloridas, filtros? escreveu:
Compre uma barlow 2x, é o suficiente, nebulosas coloridas somente o olho (CCD) de uma câmera poderá mostrar, nossos olhos não vêem esses comprimentos de onda emitidos por elas, mas uma câmera com um filtro adequado mostrará as cores, pelo telescópio, normalmente elas se mostram azuladas.
Pesquise aqui no Astro Fórum sobre algum tópico de filtros para "observação", talvez algum realce tais cores.


"Não se engane que ampliação é tudo, seu instrumento tem ótima potência para uma boa resolução de imagens, essas fotos que você vê, são resultados de Astrofotografia, tempo de exposição e compilação dos frames das imagens para gerar uma única foto. Não se decepcione, você tem um ótimo instrumento, que permite ampliações de 150x a 225x e até 300x para a Lua e planetas, com atmosfera estável é claro. Nem todos os planetas são bem vistos com ampliações muito elevadas, se a turbulência na atmosfera estiver muito forte, não há nada o que fazer."

avatar
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 45
Localização : Novo Hamburgo - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Barlow para 150mm/750mm

Mensagem  Junior Zancan em Sex 08 Maio 2015, 12:55

Obrigado pela resposta AGM. Você acha que com uma Barlow de 2.5x vai funcionar também? Eu vi alguns comentários negativos de alguns compradores quanto a de 2x do site onde eu vou comprar.

Junior Zancan
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Barlow para 150mm/750mm

Mensagem  AGM em Sex 08 Maio 2015, 13:17

Você acha que com uma Barlow de 2.5x vai funcionar também? escreveu:

Uma barlow 2x é mais versátil, removendo a lente do corpo cilíndrico, você poderá rosquear essa lente na ponta de qualquer ocular, ampliando 1.5x ao invés de 2x. Como a lente barlow é um elemento a mais além da ocular, 2.5x gera um aumento muito maior, perdendo qualidade nas imagens, não é necessário uma além de 2x para o seu telescópio.
avatar
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 45
Localização : Novo Hamburgo - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Barlow para 150mm/750mm

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum