ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diário do primeiro dia de observações

3 participantes

Ir para baixo

Diário do primeiro dia de observações Empty Diário do primeiro dia de observações

Mensagem  PauloM Ter 24 Fev 2015, 21:50

Olá amigos.

Antes de mais nada, peço desculpas pela quantidade de erros e equívocos que com certeza foram cometidos, porém eu fiz questão de, mesmo sem nenhuma experiência observacional, relatar meu primeiro dia de observações.

As informações em relação a graus de zênite e elevação, provavelmente estão erradas e outras coisas nesse sentido também, pois, eu me cobrei colocar uma informação nesse sentido para eu entender e depois avançar nessa parte.

Fiz o diário "na marra" pra eu mesmo depois poder rir e ver a minha evolução, por tanto desconsiderem os erros  Shocked

Dito isso, segue o meu primeiro dia de observações.

--------------------------

Diário de observação
 
Telescópio refletor 150mm Skywatcher StarDiscovery
 
29/01/2015 = Às 19:41h, no azimute 45 graus e 30 graus de elevação, com uma ocular de 32mm, pude observar pela primeira vez júpiter. Júpiter se apresentou apenas como um disco branco muito iluminado e com as suas 4 luas galileanas. Fiquei fascinado com a imagem ao perceber que de fato havia encontrado o planeta Júpiter.
Às 20:10h Após algum tempo, coloquei uma Barlow de 2x. Júpiter então passou de um disco branco para um lindo planeta, com duas grandes faixas e uma região mais escura no polo norte. Durante esta mesma observação, pude observar o trânsito de Gaminedes, projetando uma sombra grande em Júpiter.
Às 20:50, com júpiter a 70º se aproximando do zênite, utilizei uma Barlow de 2x com uma ocular de 6mm. Encontrar o foco ficou mais difícil, porém havia pouca turbulência atmosférica, propiciando uma boa observação.  Pude observar maiores detalhes das faixas, mais sem conseguir exemplifica-las.
Às 21:30 fui em direção a constelação de Órion, na tentativa de encontrar a Nebulosa M42. Usando uma ocular de 32mm,  encontrei a estrela Alnilam. Segui em direção oeste vasculhando a constelação, quando consegui observar uma formação parecida com uma fumaça cinza, eu havia encontrado a M42. 
Parei por alguns instantes para conter a euforia e voltei a observação. A Nebulosa de Órion se apresentava magnífica, com uma formação que me lembrava uma “boca” ou uma pinça. Ao utilizar uma Barlow de 2x, pude observar uma grande concentração de estrelas. Intrigado com o fato, coloquei uma ocular de 6mm e pude observar o trapézio. Uma bela formação do aglomerado que forma o Cúmulo do Trapézio.
 
Às 22:50h, tentativa sem sucesso de observar a Galáxia de Andrômeda (M42)
Às 23:20, tentativa sem sucesso de observar a Galáxia do Sombrero (M104)
Às 23:40, com uma ocular de 32mm, pude observar a lua. Ainda sem conhecer suas crateras, pude observar detalhes incríveis dos mares e crateras. Pude observar a cratera Copérnico.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Diário do primeiro dia de observações Empty Re: Diário do primeiro dia de observações

Mensagem  Anderson Góes Qui 26 Fev 2015, 21:01

Muito legal Paulo seus registros!! cheers É realmente fantástico observar objetos celestes pela primeira vez.

Com relação as observações de andrômeda, infelizmente agora nesta época já não é mais possível observá-la, somente para julho e durante a madrugada. Para sombrero, somente mais tarde, a partir das 3h na madrugada.

Boas observações Very Happy

Abraço.
Anderson Góes
Anderson Góes
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 103
Data de inscrição : 14/04/2013
Idade : 37
Localização : São Paulo

https://www.flickr.com/photos/118495293@N02/sets/

Ir para o topo Ir para baixo

Diário do primeiro dia de observações Empty Re: Diário do primeiro dia de observações

Mensagem  PauloM Qui 26 Fev 2015, 22:57

Olá Anderson, muito obrigado pelo apoio meu amigo  cheers

O que eu fiquei chateado é que eu imaginei  (não sei pq) que saturno não estava visível e nem procurei nas observações.. rsrs..

Mas agora quando o telescópio voltar eu tenho ainda mais coisas pra descobrir! Smile

Um abraço!
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Diário do primeiro dia de observações Empty Re: Diário do primeiro dia de observações

Mensagem  Bruno Qui 26 Fev 2015, 23:03

PauloM escreveu:Fiz o diário "na marra" pra eu mesmo depois poder rir e ver a minha evolução, por tanto desconsiderem os erros 
Fique tranquilo porque erro seria não registrar as suas primeiras observações. Elas serão um ótimo guia para você acompanhar a evolução das suas habilidades em observar o céu.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Diário do primeiro dia de observações Empty Re: Diário do primeiro dia de observações

Mensagem  PauloM Seg 09 Mar 2015, 22:08


Valeu Bruno, muito obrigado pela força!
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Diário do primeiro dia de observações Empty Re: Diário do primeiro dia de observações

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos